Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
Riciely Eloisa Ferrareze, RU 2239188, TURMA 2018
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ENSINO FUNDAMENTAL
Dois Vizinhos
2019
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
Riciely Eloisa Ferrareze, RU 2239188, TURMA 2018
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ENSINO FUNDAMENTAL
Relatório de Estágio Supervisionado: Ensino Fundamental apresentado ao curso de Licenciatura em Artes Visuais do Centro Universitário Internacional UNINTER.
Dois Vizinhos
2019
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.....................................................................................................4
INSTITUIÇÃO ESTAGIADA................................................................................5
CONCEPÇÃO PEDAGOGICA DA ESCOLA......................................................5
DESCRIÇÃO E ANALISE REFLEXICA DAS ATIVIDADES DE ESTAGIO.......6
CARACTERIZAÇÃO ESTRUTURAL..................................................................7
CARACTERIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS QUE ATUAM NA ESCOLA........8
CARACTERIZAÇÃO DAS TURMAS ESTAGIADAS.........................................8
PERFIL DO PROFESSOR, DESCRIÇÃO DAS AULAS E DESCRIÇÃO DE AVALIAÇÕES.....................................................................................................9
PLANO DE AULA...............................................................................................9
CONSIDERAÇÕES FINAIS..............................................................................13
REFERÊNCIAS.................................................................................................13
APÊNDICES......................................................................................................14
ANEXOS............................................................................................................15
INTRODUÇÃO
	O presente relatório tem como objetivo relatar o processo de estagio supervisionado, realizado pela aluna Riciely Eloisa Ferrareze, no Colégio Estadual de Dois Vizinhos, no período da manhã, entre os dias dezenove de novembro a dez de dezembro, nas aulas de Artes, nas turmas do ensino Fundamental de 6º ao 9º ano. O estagio escolar é uma exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº 9394/96), e faz com que possamos acompanhar de perto o processo educacional.
	Conciliar a teoria e a pratica em sala de aula é uma tarefa difícil, nos exige esforço, dedicação e acima de tudo comprometimento com a educação, estar dentro da sala de aula, vivenciar cada etapa, é uma oportunidade única e um desafio único também. Quando se está no âmbito escola nos deparamos com diversas situações e questionamentos. Ficamos frente a frente com a realidade no caso, da escola em questão, pública e com desafios diários, as varias lutas no qual a escola enfrenta, nos faz enxergar melhor o mundo em que vivemos, e nos prepara para enfrenta-lo. Ao longo do relatório vamos conhecer um pouco do dia a dia da escola e os desafios e realizações enfrentadas pelos educadores.
INSTITUIÇÃO ESTAGIADA
O Estágio Supervisionado: Ensino Fundamental foi realizado no Colégio Estadual de Dois Vizinhos, situado no perímetro urbano, à Avenida Dedi Barichelo Montagner, número 325, no bairro Centro Norte, CEP 85660-000, localizado na cidade de Dois Vizinhos, no estado do Paraná. O contato com a escola pode ser realizado através do telefone (46)35364585 e do e-mail dvzdoisvizinhos@seed.pr.gov.br
O Colégio Estadual de Dois Vizinhos oferta atendimento no ensino fundamental II, e no ensino médio no período matutino, vespertino e noturno, e ainda Educação profissionalizante. 
A instituição atende um total de 1017 alunos, desse total 15 são alunos em processo de inclusão.
	O estagio foi realizado no período de 19 de Novembro a 10 de Dezembro de 2018, no período matutino, sendo observadas as turmas de ensino fundamental, juntamente com a professora Inês Fracalossi Maziero.
CONCEPÇÃO PEDAGOGICA DA ESCOLA
Através de uma entrevista com o responsável pela gestão pedagógica da escola, foi possível identificar que a escola tem uma politica focada no projeto pedagógico seguindo as exigências propostas pelo Parâmetro Curricular do Paraná, garantindo desenvolvimento e sucesso na educação. A proposta da escola caracteriza-se por buscar uma escola de qualidade, democrática, participativa e comunitária, como espaço cultural de socialização e desenvolvimento dos educandos visando também prepara-los para o exercício da cidadania da pratica e cumprimento de direito e deveres.
O papel social da escola constitui em preparar os alunos através dos conteúdos interdisciplinares e projetos baseados em questões vivenciadas no dia-a-dia de cada um, preparando o aluno para ser atuante do mundo, contribuindo com seu conhecimento, para novas ideias, novas formas de resolver os problemas, através do exercício dos seus direitos e deveres de cidadão, etc. Tem por finalidade formar cidadãos conscientes, capazes, fornecendo conteúdos, proporcionando um ambiente de aprendizagem que respeita as diferenças, contemplando as potencialidades, indivíduos íntegros, com capacidade de utilizar plenamente sua intelectualidade e liderança, obtendo a consciência da importância da sua participação ativa na construção de uma sociedade mais humana, baseada na ética, justiça e respeito humano;
Nesse foco o Colégio Estadual de Dois Vizinhos pretende conquistar maior autonomia para a unidade escolar, abrindo possibilidades para a realização de experiências inovadoras, ousadas e desafiadoras. Com o objetivo de organizar e desenvolver situações de ensino: reconhecer e respeitar as diferenças relacionadas a fatores tais como nível socioeconômico-cultural, etnia, gênero, religião e outros, formulando objetivos de ensino contextualizados, possíveis de serem atingidos e expressos com clareza. 
 O Colégio seleciona conteúdos e estratégias de ensino e aprendizagem adequadas às condições dos alunos e aos objetivos pretendidos, os professores planejam instrumentos de avaliação diversificados, que sejam capazes de captar a gama de resultados obtidos com situações criadas e experiências vivenciadas; utilizando os conhecimentos sobre a realidade: econômica, cultural, política e social, para compreender o contexto em que está inserida a prática educativa, explicando as relações entre o meio social e a educação, comprometendo-se assim com a transformação dessa realidade. 
	As ações desenvolvidas no Estabelecimento visam: corroborar na formulação de propostas de intervenção pedagógica voltadas para a reorganização do trabalho escolar, tendo em vista o progresso e sucesso de todos os alunos da escola.
DESCRIÇÃO E ANALISE REFLEXIVAS DAS ATIVIDADES DE ESTAGIO
Se tratando de uma escola com poucos recursos, e níveis de desenvolvimento variados, quando cheguei me assustei um pouco, na primeira semana, minha tutora de estagio professora Inês, me questionou sobre minhas certezas referentes a licenciatura, alertou sobre as dificuldades e barreiras na qual eu possivelmente iria enfrentar. Quando se esta em um ambiente novo, a adaptação é um pouco demorada, se tratando do primeiro estagio supervisionado, tudo ainda é novo o ambiente escolar, a docência, o convívio em turma, os colegas de profissão. Passando essa fase de adaptação, pude conhecer cada aluno, cada espaço da escola e cada necessidade e desafio que os professores enfrentavam no dia a dia escolar. Consegui ver todo processo de ensino de perto, todas as fases de aprendizado e todo o reconhecimento que é possível adquirir ao optar pela docência, e a aprendizagem que se pode obter atuando em escolas como o Colégio Estadual de Dois Vizinhos, que detém de alunos que necessitam de uma base escolar para progredir na vida. Ao terminar o estagio informei com clareza para minha tutora da escola meus objetivos e estímulos nos quais me faz continuar na caminhada como educadora.
CARACTERIZAÇÃO ESTRUTURAL
Se tratandode uma escola pública localizada no Centro da cidade, a escola dispõe de um numero grande de alunos, mas conta com um bom espaço interno também, a distribuição de turma fica em torno de 20 a 30 alunos por classe, o número de professores também é equilibrado. 
Existe ar condicionado em todas as salas, as cadeira e mesas dos alunos são novas, o quadro negro foi trocado a pouco tempo pela lousa branca, uma vez que os quadros negros estavam velhos e danificados, a troca desse material foi feito através de campanhas e festas beneficentes. A merenda escolar foi bem variada, ao longo do tempo que realizei o estagio. A escola tem poucos recursos tecnológicos, existe apenas uma sala de vídeo com data show e um notebook, as impressões de atividades são monitoradas, algumas vezes as impressões são pagas pelos próprios alunos, porém com um valor simbólico. Existem adaptações para deficientes nos banheiros da escola. A biblioteca conta com uma quantidade razoável de livros didáticos, revistas, jornais e livros de leitura, e uma decoração aconchegante com almofadas coloridas para os alunos. A escola ainda conta com uma quadra aberta e outra fechada, para definir como auditório a parte fechada. E ainda estacionamento para os funcionários.
CARACTERIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS QUE ATUAM NA INSTITUIÇÃO
A escola conta com um diretor, um vice-diretor, três supervisoras, seis secretarias, duas para cada turno, todos os profissionais agem para que a escola caminhe da melhor forma possível, solucionando problemas, participando dos projetos, interações, e disponível para ajudar e estabelecer um melhor convívio com os alunos. No período que permaneci na escola durante o intervalo, ocorreu uma reunião no qual a supervisora informou aos professores sobre as dificuldades e problemas enfrentados por alguns alunos, e orientou os professores como poderiam auxiliar no melhor desempenho e bem-estar desses alunos.
CARACTERIZAÇÃO DAS TURMAS ESTAGIADAS
Se tratando de varias turmas do ensino fundamental total, não será possível contabilizar, o numero exato, o sexo dos mesmos. Posso descrever como turmas variadas, com alunos de diferentes idades e expectativas. Maioria de classe media, com interesse e ambição para o desenvolvimento escolar. A professora de Artes é muito querida e respeitada por todos os alunos. Se tratando de salas mescladas com alguns alunos interessados e outros indisciplinados, com variações de idades, o desenvolvimento em sala normalmente alto, e as aulas legais.
O ensino engessado e tradicional afasta o interesse dos alunos, mas ainda é possível ver entusiasmo em relação a temas específicos, como por exemplo, a arte dos Vitrais, no qual a professora passou um trabalho a respeito para as turmas de 9º ano, que no total são apenas duas turmas. Foi passado um trabalho pratico acerca do tema, onde os alunos e duplas teriam que fazer um vitral. Os alunos fizeram um trabalho maravilhoso. Grupos com vitrais impecáveis, tudo com extrema qualidade, que mostra com clareza o interesse dos alunos, casos é possível provar que existem alunos interessados e dispostos a caminhar na via escolar. A convivência entre os alunos é boa todos se respeitam e interagem.
PERFIL DO PROFESSOR, DESCRIÇÃO DAS AULAS, E DESCRIÇÃO DAS AVALIAÇÕES
Professora Inês Fracalossi Maziero, licenciada em Artes Visuais, pela Universidade de Cascavel, no Paraná, muito atenciosa e de conhecimentos amplos, com uma motivação e dedicação aparente. Muito pontual, as aulas sempre começam na hora certa, ela iniciava passando a parte teórica do conteúdo no quadro, os alunos copiavam, ao final das aulas ela explicava o conteúdo e informava em tópicos para a próxima aula. Basicamente as aulas seguiam dessa forma. A professora tinha uma atenção e interação muito boa com os alunos.
A professora trabalha com recursos diversos, com o livros didáticos referente a cada ano de ensino, incentivo a utilização de recursos tecnológicos nas apresentações de trabalho. A professora desenvolve um único projeto interdisciplinar, a feira de Artes que acontece na escola todos os anos no mês de Outubro, ela descreveu com bastante entusiasmo, de acordo com ela é um projeto diferenciado, que gera conhecimento e interação entre os alunos, uma vez que engloba um pouco de cada período da Arte, o evento dura dois dias seguidos, fui convidada a participar, e com certeza vou fazer questão de comparecer.
PLANO DE AULA
IDENTIFICAÇÃO
Estagiario(a): Riciely Eloisa Ferrareze
Escola/instituição: Colégio Estadual de Dois Vizinhos
Disciplina/curso: Estagio supervisionado: Ensino Fundamental, Artes Visuais.
Turma/serie/ano: 6º A.
Profº da disciplina de arte: Inês Fracalossi Maziero
Horário da aula: 07:15h as 11:00h
CONTEÚDO:
Textura
OBJETIVOS:
Produzir e apreciar trabalhos artísticos em composições desenvolvidas a partir de texturas naturais, valorizando a diversidade de formas existentes na natureza, obtendo conhecimento e a livre expressão na sua construção; desenvolver a criatividade.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DO CONTEÚDO TRABALHADO E METODOLOGIA DE ENSINO ADOTADA:
	A metodologia de ensino adotada para o conteúdo textura foi o uso da técnica Frottage. A palavra “Frottage” é de origem francesa - frotter, que significa “esfregar”. Consiste em colocar uma folha de papel sobre uma superfície áspera, que contém alguma textura, e esfregá-la, pressionando-a com um bastão de giz de cera, por exemplo, para que a textura apareça na folha. No campo da arte, essa técnica foi usada pela a primeira vez pelo o pintor, desenhista, escultor e escritor alemão Max Ernest (1891 – 1976), um dos fundadores do movimento “Dada” e posteriormente um dos grandes nomes do Surrealismo. 
Por se tratar, de certa forma, de um decalque sobre uma matriz, a frottage nos permite a repetição da ação e consequentemente reprodução do desenho várias vezes seguidas. A investigação das propriedades táteis dos objetos compreende a criação das mais ricas visualidades. Passamos a olhar os objetos de maneira diferente, prestando mais atenção às suas propriedades, sempre imaginando as possibilidades criativas que ele nos oferece. Partindo deste processo, podemos iniciar um trabalho de elaboração de desenhos e composições, articulando visualidades, campos de força, movimentos, pesos, tonalidades sobre o plano. Neste processo, trabalhamos diversos elementos das artes visuais referentes ao estudo da forma, composição, textura, estrutura do desenho etc, executando processos mentais que exploram a intuição e a percepção.
DESENVOLVIMENTO DA AULA:
	Falar em textura é falar na qualidade das superfícies e em Artes Plásticas. A textura é um dos elementos básicos que se impõe ao tato e ao visual, qualquer que seja a forma ou o material: pedra, madeira, pano ou papel e, cada um desses materiais tem sua textura inconfundível na obra de Arte.
A metodologia desenvolvida nesta aula teve como base a busca da matéria-prima oferecida pela natureza em suas diversas formas e texturas, como elemento visual e tátil nas composições artísticas dos alunos. Inicialmente foram desenvolvidas atividades de sensibilização dos sentidos (tato e visão), através de textos e imagens, abrangendo a natureza como um todo. Em seguida, os alunos foram a campo e recolheram o maior número de materiais que possibilitassem diferentes texturas para compor seus trabalhos.
Em sala de aula, os alunos selecionaram o material e através da técnica do decalque, com giz de cera, (colocamos o papel em cima da superfície e obtivemos a superfície desejada) os alunos fizeram vários experimentos com os objetos encontrados na natureza, obtendo inúmeras mostras de texturas multicoloridas. O processo de criação das composições abstratas e figurativas se deu a partir das texturas desenvolvidas com o material disponível. Usando criatividade os alunos fizeram varias composições, resultando em trabalhos artísticos criativos, representativos e realistas. Feitas às composições com muita cor e variadas texturas, os alunos apresentaram seus trabalhos, criando um intercâmbio de ideias entreeles.
RECURSOS
Quadro negro, giz de cera, folha a4.
REFERÊNCIAS
Nova Enciclopédia Barsa. São Paulo: E.B. do Brasil, 1998.
Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Diretrizes Curriculares da Educação de jovens e Adultos no Estado do Paraná. Textos elaborados nos encontros da CADEP e das chefias com vistas à construção do projeto Político Pedagógico.
APÊNDICES:
ANEXOS
CONCIDERAÇÕES FINAIS
Sem dúvida nenhuma o estagio mostra a realidade que não vemos nos livros, de como é a rotina de uma escola, as dificuldades, os desafios a serem superadas, as alegrias e as realizações, dos alunos, funcionários, equipe gestora e comunidade. O estágio mostrou ser uma confirmação dos meus sonhos e desejos para o futuro. Foi uma oportunidade de conhecer cada profissional da escola, seus objetivos, anseios, planos, e conhecer os alunos com problemas reais, e lutas diárias. Posso dizer que foi uma afirmação que estou no caminho certo, para cumprir meu proposito de fazer a diferença no mundo, mudando a vida de cada aluno que precisa.
REFERÊNCIAS
IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS CURSOS DE LICENCIATURA. Disponível em: <http://educador.brasilescola.uol.com.br/politica-educacional/importancia-estagio- supervisionado-nos-cursos-licenciatura.htm>. Acesso em: 20 de fevereiro. 2019.
Anderson Fernandes, Relatório de estagio. Disponível em: https://pt.slideshare.net/andrefp/relatrio-estgio-supervisionado-i .
Acesso em: 20 de fevereiro de 2019
AMARILHA, Marly. Alice que não foi ao país das maravilhas: a leitura crítica na sala de aula. Petrópolis: Vozes, 2006.
APENDICES
Estagio de grande valor, uma vez que pude confirmar minhas certezas quanto ao curso e a docência. Acompanhar de perto as fases do desenvolvimento escolar, e toda energia que se encontra em torno dela. Pude ver as dores e as delicias de ser um profissional da educação. Aprendi com determinadas situações, que se deve ter amor incondicional pelo seu trabalho, uma vez que dezenas de pessoas dependem de você. É somente você é capaz de fazer a diferença.
	
ANEXOS

Mais conteúdos dessa disciplina