Buscar

RESUMO PSICO HUMANISTA 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluno (a): Ketrin Barbosa Mariano
 RA: 1001752631
 Curso de Psicologia
 Disciplina de Psicologia humanista 
 
Podemos dizer que a psicologia humanista existencial traz um novo olhar sobre a compreensão do homem que vai muito além das teorias e filosofias, trazendo uma visão de ser no mundo, tentando compreender as vivências daquele paciente. O terapeuta, nessa abordagem se torna um guia, não é só uma pessoa que escuta o que o outro tem para dizer, mas sim se torna alguém que tenta entender, os sentimentos, as reações, se tornando assim um encontro entre duas pessoas. É trabalho do terapeuta esse esforço de ir ao encontro do outro, ele é quem deve estar sempre se colocando no lugar do outro, mantendo sempre uma postura de observação, sem interferir, sem julgar. Ao contrário de outras abordagens, a psicologia humanista traz o entender as dores do outro já como uma forma de intervenção, o tentar entender já pode ser a cura para esse cliente. Na clínica humanista não há “doente” para ser tratado, mas sim uma pessoa a ser ouvida, alguém que merece a atenção do terapeuta, merece o aqui e o agora. A terapia deve ser encarada como um processo, um processo na qual o paciente pode se resignificar, estar atento as palavras do paciente pois os significados estão nelas, pois a palavra nunca é somente um signo, mas sim um ato, uma manifestação de ser do outro. 
A qualidade do contato, é muito prezada na terapia humanista, assim como a escuta é sempre para o significado e nunca para o significante. A psicologia fenomenológica, é aquele que busca a compreensão da palavra, ou seja, o processo em que o paciente vive, buscar entender suas vivências e sair do discurso raso para um discurso profundo que transforma. A transformação do outro é permeada pela escuta do terapeuta, pois sua escuta é com sentido, escutar de fato, entrar em contato com as vivências e angustias. O terapeuta deve estar atendo a fala, pois a fala é o próprio ser humano, mesmo quando não há palavras, somente o silêncio, pode haver um pouco do outro. Ir no ritmo do cliente, caminhar com ele, e com a maneira única dele, supõe isso um compromisso com a totalidade dele, dar a ele não respostas prontas, mas sim possibilidades e deixar que o cliente faça suas escolhas. 
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA: 
Holanda, A. (2014). Compreender a Fenomenologia. p.21-34. In: Fenomenologia e Humanismo: Reflexões necessárias. Curitiba: Juruá.- Fenomenologia e Humanismo

Outros materiais