Buscar

APS 1 ETAPA GESTAO DE PESSOAS. 2018

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

APS – 1ª ETAPA – GESTÃO DE PESSOAS – 5º e 6º PERÍODO
DOCENTE: Prof.ª VÂNIA MARTINS 99947-7236
DISCENTE :____________________________________________________________________
Instrução: Leia o texto a seguir e atenda ao solicitado no final.
ALTÍSSIMA EMPREGABILIDADE
Seria ótimo ter em mãos uma fórmula mágica que impedisse o malfadado desemprego de bater na nossa porta. Como ela não existe e ninguém está imune ao contratempo, vale a pena investir na prevenção. Uma das formas mais eficazes é aumentar seu quociente de empregabilidade reforçando a cada dia a lista de motivos para o seu chefe não demiti-la e se empenhando em abrir muitas portas, que poderão ser úteis na eventual busca de um novo emprego. É quase como exercitar a direção defensiva no trânsito - e sabemos como ela evita acidentes graves...
Certamente, muitas das 12 sugestões que daremos a seguir já fazem parte do seu cotidiano. Mas um ou outro detalhe pode ter escapado. Investindo nele, sua tranqüilidade profissional vai aumentar.
1. Você adora o que faz? Começou bem.
É requisito básico. Quem trabalha com o que gosta realiza tudo com mais disposição, desenvoltura e interesse. Se você ainda não está na carreira dos seus sonhos, vá à luta. É exatamente lá que mora sua chance de alcançar o sucesso.
2. Mantenha o pé na escola. Basta alguém pensar que sabe tudo sobre a área em que atua para começar a ficar para trás. As novidades pipocam de todos os lados e o bom profissional precisa estar sempre atualizado. Então, caderno e caneta a postos. Descubra que tipo de curso irá valorizá-la e siga em frente. Talvez não traga resultados imediatos para o bolso, mas a responsabilidade de ser escolhida para levar o cartão vermelho diminui. "Também é um bom diferencial na hora da promoção ou da seleção para uma vaga", acrescenta Sandra Moreira.
3. O Inglês está ótimo? Parta para o espanhol. É muito importante demonstrar ao menos conhecimentos intermediários nessas duas línguas. O Inglês virou pré -requisito para boa parte dos cargos - além de ser vital para você alcançar posições mais altas. Já o espanhol está cada dia mais valorizado.
4. Marketing pessoal não é pecado. Se você optar pela total discrição, ninguém ficará sabendo do seu potencial. Por isso, não tenha medo de fazer marketing pessoal. "A maioria das pessoas ainda engatinha nesse campo", opina Helena Coelho, consultora da Career Center. procure sempre interagir com colegas e clientes, participar ativamente das reuniões e aproveitar as oportunidades para falar sobre os projetos em que está envolvida. "Não dá outra: para manter ou conquistar um bom emprego, você tem que se expor", completa Helena.
5. Fique íntima do computador. Isso significa ir muito além das pesquisas na Internet e do envio de e-mails. alguns programas se tornaram ferramenta básica de trabalho. Não há desculpa para não escrever um texto com boa apresentação no Word, montar uma planilha no Excel ou uma apresentação em Power Point. se você acha que não leva jeito para a coisa, tente fazer um curso rápido ou adquira um dos bons guias à venda nas livrarias.
6. Insista para ser avaliada. Tomar consciência dos seus pontos fortes e daqueles que devem ser aprimorados é tiro certo para manter o emprego – especialmente quando são seus superiores que dão o parecer. Aproveite qualquer oportunidade para pedir a opinião da empresa sobre seu trabalho e seu futuro - no mínimo, você demonstra disposição para se desenvolver.
7. Afine a sintonia com a empresa. Conhecer os objetivos da direção é uma forma de se orientar e apresentar idéias e atitudes conectadas com eles. Se a proposta agora for buscar mais lucro, fique de olho nas oportunidades. Se querem cortar custos, ajuste seu foco para essa meta, confira os avisos nos murais, as notícias na intranet e ligue-se nas diretrizes comentadas nas reuniões. Não hesite em tirar as dúvidas com o superior. É mais uma chance de demonstrar interesse.
8.A vez do equilíbrio emocional. A cada época as empresas apostam em um tipo de perfil. Agora colocam todas as fichas no funcionário bem-resolvido em todos os aspectos: pessoal, profissional, emocional, familiar e até espiritual. Quanto mais centrado, bem-humorado e positivo, mais interessante. "Isso sem esquecer o espírito de equipe, um atributo também em alta no mercado", comenta Sandra.
9. Exercite e divulgue suas habilidades. Dominar um tipo de trabalho e não se interessar por nada além dele é uma roubada. Tanto na hora de uma reestruturação na empresa como na busca de um novo emprego. "Poucos atributos são reconhecidos em um mundo mutante como o nosso que a flexibilidade", diz Sandra. "Por isso, prepare-se para mudanças de função aprendendo um pouco sobre o trabalho em outros departamentos e desenvolvendo o máximo possível de habilidades. Nunca se sabe quando você irá precisar delas"
10. Ler jornal e revista é mais que lazer. Em tempos de globalização, toda notícia dada em um canto do mundo influência outro. Mostre que é uma mulher bem informada e está preparada para dar seu ponto de vista sobre os mais diversos temas, seja no local onde trabalha, num almoço de negócios, seja numa entrevista de emprego.
11. Cultive sua rede de relacionamentos. Já não há mais dúvida quanto à eficácia dessa santa medida. Vale a pena reservar um tempinho para um almoço, uma happy hour ou um café da manhã com colegas e ex-chefes. assim como trocar muitas idéias e cartões em palestras, congressos e cursos.
NOVO EMPREGO
Conseguiu um novo emprego? Parabéns! Mas vá devagar...
Boa aparência é fundamental para nos sentirmos bem e também para o sucesso profissional. Mas também não quer dizer que você tenha que vestir um tailleur estilo secretária executiva ou estar sempre de paletó e gravata. Tenha bom senso. Preste atenção em como os colegas mais antigos se veste.
Jamais vá trabalhar de mini-saia, top, barriga de fora. São ótimos na praia, mas no trabalho fica deselegante e estranho. Para os homens, boné e bermuda nunca!
Novo emprego, vida nova... Você chegou cheio de energia, querendo se enturmar...Isso é ótimo, mas é sempre bom ir devagar. Agora, você é a novidade e as pessoas têm certa resistência ao novo, ao desconhecido. Não invada o espaço de seus novos colegas. Aos poucos você perceberá qual é o seu lugar. Ansiedade só complicará sua vida.
Não chegue achando que pode transformar o mundo, com novas metodologias. Você pode até tentar, mas não de uma só vez. Seus colegas aceitarão as novas ideias sem se chocarem se elas forem feitas com calma.
Nunca compare seu antigo trabalho. Dá a impressão de que você não dá valor à empresa que o contratou. Frases como: "onde eu trabalhava era assim...", não interessa a ninguém.
Se você for o chefe, seja gentil. É obrigação! O ambiente de trabalho será muito mais agradável e receptivo às suas instruções, aumenta a produtividade e tudo funciona com mais agilidade. Chefe não manda, instrui. A palavra "Chefe" já é aterrorizante e você não tem que piorar a situação. Chefes com tom de voz tranqüila conseguem muito mais que os "trovões". Ameaças nunca funcionam. Se algo grave aconteceu, tome as providências. Frases como "desta vez passa", acaba com a autoridade de qualquer chefe. 
Você até pode pedir algum tipo de serviço pessoal para seu funcionário, desde que tenha sido combinado na hora da contratação. Mas tome cuidado para não abusar.
Seu cartão profissional mostra quem você é e a empresa onde você trabalha. Eles podem ser branco ou perolado com seu nome ou nome da empresa no centro. Endereço e telefone ficam abaixo, no lado direito. Eles devem ser trocados apenas em ambiente de trabalho. Nunca entregue-o logo no início da conversa, pois dá impressão de estar com pressa de terminar a conversa. Entregue-o quando a pessoa for se despedir.
Estas dicas você deve praticar no dia-a-dia, independente se está procurando emprego ou não. Esperamos que agora você oriente-se melhor e tenha sucesso.
Boa Sorte!
Fonte: Luciana Fagundes. http://www.angelfire.com/mac/buscaemprego/dicas.html.
QUESTÃO 01
O texto apresentaorientações para a empregabilidade, a qual pode ser entendida como:
(A) Capacidade de conquistar oportunidades de trabalho.
(B) Capacidade de manter-se empregado.
(C) Capacidade de gerar renda.
(D) Todas as alternativas acima estão corretas.
(E) Nenhuma das alternativas acima está correta.
JUSTIFIQUE A SUA RESPOSTA:___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
QUESTÃO 02
 A Gestão de Pessoas é um conjunto integrado de processos dinâmicos e interativos. Os seis processos básicos de Gestão de Pessoas são os processos de agregar; aplicar; recompensar; desenvolver; manter e monitorar pessoas. O processo de agregar pessoas é utilizado para
(A) incluir novas pessoas na empresa. Podem ser denominados de processos de provisão ou suprimento de pessoal.
(B) acompanhar e controlar as atividades das novas pessoas que ingressam na corporação e de verificar seus resultados.
(C) capacitar e incrementar a adaptação das novas pessoas às atividades que deverão exercer. Incluem seu treinamento e desenvolvimento, gestão do conhecimento e das competências.
(D) incentivar e satisfazer as necessidades individuais mais elevadas de cada novo membro da empresa, por meio do qual se garante a retenção de talentos.
(E) criar condições psicológicas satisfatórias para as atividades das pessoas. Incluem pesquisas de clima e programas de qualidade.
JUSTIFIQUE A SUA RESPOSTA:___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Outros materiais