Buscar

ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS

Prévia do material em texto

Aula 1: O Universo da Remuneração
ANTES: 
O relacionamento era antagônico e conflitante (ganha-perde), situação limitada, estreita e sem visão. Os objetivos da organização são diferentes dos das pessoas.
HOJE: 
Canalizar os esforços das pessoas para que também estas atinjam seus objetivos individuais e que ambas as partes saiam ganhando (ganha-ganha).
		Exercício: GST1660_EX_A1_201803125292_V1 
	12/03/2019 (Finaliz.)
	Aluno(a): ELIANA FELINTO
	2019.1 EAD
	Disciplina: GST1660 - ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS 
	201803125292
	
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	De acordo com o que foi apresentado em nossa disciplina, o salário pode ser visto sob diferentes ângulos. Qual alternativa, entre as que seguem, melhor se ajusta à referida ideia:
		
	
	Constitui uma medida de valor de uma pessoa para a organização; coloca a pessoa dentro de uma hierarquia de status; determinada o que cada um pode ou não fazer dentro de uma empresa; despreza as parcerias internas;
	
	Coloca a pessoa dentro de uma hierarquia de status; determina o nível de ambição e de atitude em relação ao seu chefe e pares; não necessita de parcerias no âmbito organizacional;
	
	O salário é pagamento de um trabalho; constitui uma medida de valor de uma organização para uma pessoa; coloca o status de uma pessoa dentro de uma hierarquia;
	
	Constitui o valor de uma pessoa, intrinsecamente, para a organização e para a comunidade da qual a pessoa faz parte;
	 
	É o pagamento de um trabalho; constitui uma medida de valor de uma pessoa para a organização; coloca a pessoa dentro de uma hierarquia de status;
	
Explicação: O salário constitui-se como contrapartida ao trabalho realizado, neste sentido é o pagamento de um trabalho.
Ele também se constitui como uma medida de valor de uma pessoa para a organização, pois ele estabelece a importência do cargo para a organização.
E o salário também coloca a pessoa dentro de uma hierarquia de status, póis oa estabelecer a importãncia do cargo também estabelcermos o status hieráquico deste cargo para a organização.
	
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	As políticas de recursos humanos referem-se às maneiras pelas quais a organização pretende lidar com seus membros e por intermédio deles atingir os objetivos organizacionais, permitindo condições para o alcance de objetivos individuais. Na organização tradicional de RH, compõem a equipe de Divisão de Higiene e Segurança os seguintes profissionais, com exceção:
		
	 
	Enfermeiras
	
	Especialistas em qualidade de vida
	 
	Especialistas em benefícios
	
	Engenheiros de segurança
	
	Médicos
	Explicação:
Como vimos em nossa aula que trata sobre políticas de RH, os especialistas em benefícios não compõem a equipe de Divisão de Higiene e Segurança
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Sobre a seguinte frase: "... é vinculada a metas de desempenho dos indivíduos, das equipes ou da organização, além de incluir a participação nos lucros e a remuneração por resultados." Tal afirmação trata-se de:
		
	
	Treinamento
	
	Critérios de admissão
	 
	Avaliação de desempenho
	
	Questões trabalhistas
	 
	Remuneração variável
	Explicação:
A remuneração variável é vinculada a metas de desempenho dos indivíduos, das equipes ou da organização, além de incluir a participação nos lucros e a remuneração por resultados. 
	 4a Questão
	
	
	
	
	Com relação aos conceitos preliminares que envolvem a área de Cargos e Salários, marque a alternativa INCORRETA:
		
	
	TAREFA é um conjunto de procedimentos que requer o esforço humano, seja mental ou físico, para determinado fim. Exemplo: classificar mercadorias no estoque, de acordo com sua natureza e origem.
	
	FUNÇÃO é um conjunto de tarefas e responsabilidades atribuídas a uma pessoa. Exemplo: controlar e registrar o movimento de materiais.
	
	CARGO é um conjunto de funções semelhantes na maioria dos aspectos mais importantes que identificam um determinado cargo. Exemplo: Almoxarife;
	
	SALÁRIO é a contrapartida básica atribuída a determinado cargo. Exemplo: Valor do salário-base R$ 1.000;
	 
	REMUNERAR é o conjunto de retribuições recebidas não habituais pelo empregado pela prestação de serviços, seja em dinheiro ou em utilidade, provenientes do empregador ou de terceiros, mas decorrentes do contrato de trabalho, de modo a satisfazer suas necessidades básicas e de sua família¿.
	Explicação:
O erro da alternativa está em afirmar que a remuneração é um conjunto de retribuições não habituais, quando na verdade a característica da remuneração é sua habitualidade.
	
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Assinale a alternativa que contem apenas formas de compensação financeira direta:
		
	 
	Salário, bônus, prêmios e comissões.
	
	Horas extas, bônus, prêmios e salário.
	
	Salário, gorjeta, adicional de periculosidade  e horas extras.
	
	Seguro de vida, alimentação subsidiada e salário.
	
	Adicional noturno, participação nos resultados e salários.
	
Explicação:
São formas de compensação financeirta direta:Salário, bônus, prêmios e comissões.
	
	
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	O ser humano faz comparações para avaliar suas condutas, não sendo diferente no ambiente empresarial. Nesse contexto surgem expressões como valor relativo do cargo (ou salário relativo) e valor absoluto do cargo (ou salário absoluto). Qual das opções a seguir melhor caracteriza a ideia de valor absoluta?
		
	
	É o que pode ou não ser comprado pelo empregado com seus recursos pessoais;
	
	É a distância salarial entre os empregados, considerando-se as áreas de staff e as áreas de linha;
	 
	É o valor (salário) efetivamente é pago para o exercício do cargo.
	
	É o que pode ser poupado (investimento) pelo empregado, relativamente ao que não seria poupado se o aumento salarial não fosse aplicado;
	
	É o valor provisório a ser pago a um determinado empregado;
	
Explicação:
O valor absoluto é o salário expresso em termos monetários; corresponde ao valor efetivamente pago e inserido no contracheque do empregado.
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	O salário representa, a um só tempo, custo e investimento. Qual das opções a seguir melhor auxilia na compreensão dos termos custo e investimento?
		
	 
	O salário representa custo porque encontra-se refletido no custo final do produto ou serviço. Representa investimento, por outro lado, porque reflete a aplicação de dinheiro em um fator de produção;
	
	O salário representa investimento porque encontra-se refletido no valor agregado final do produto ou serviço. Representa custo, por outro lado, porque encontra-se conectada à aplicação de dinheiro em um fator de produção;
	
	O salário representa custo variável porque encontra-se refletido na margem de lucro final do produto ou serviço. Representa investimento, por outro lado, porque reflete a aplicação de dinheiro em um fator de comodidade ao trabalhador;
	 
	O salário representa investimento fixo - ou variável - porque encontra-se refletido no lucro final do produto ou serviço aos trabalhadores. Representa custo, por outro lado, porque assume o valor de aplicação de dinheiro em um fator de risco volátil;
	
	Representa custo fixo porque encontra-se refletido no preço final do produto, serviço, salário ou remuneração. Representa investimento - ou custo variável - por outro lado, porque se ajusta à ideia de aplicação de dinheiro em um fator de transição;
	Explicação:
O salário é um custo pois  representa o desembolso de valores do caixa da empresa para o pagamentodos empregados. Ao mesmo tempo é um investimento pois espera-se que como resultado daquilo que está sendo pago aos empregados seja gerado uma quantidade de trabalho que gere resultados econômicos para a empresa, ou seja, lucro.
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Paulo afirma para seu amigo João que considera essa condição como " o meio pelo qual proporciona satisfação de suas necessidades e das de sua família, sendo para ela a principal razão para trabalhar" ele está se referindo a qual das opções a seguir:
		
	 
	Pagamento.
	
	Remuneração.
	
	Salário Nominal.
	
	Salário Real.
	 
	Salário.
	
Explicação:
O salário representa um valor estipulado no contrato de trabalho. Já a materialização deste salário se dá através do pagamento, que é o ato de atribuir salário a um empregado, no periodo estabelecido em contrato.
		ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS
1a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
		Exercício: GST1660_EX_A1_201803125292_V2 
	13/03/2019 (Finaliz.)
	Aluno(a): ELIANA FELINTO
	2019.1 EAD
	Disciplina: GST1660 - ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS 
	201803125292
	
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Considerando as atividades gerais desenvolvidas pela área de cargos e salários em uma empresa, assinale a opção que NÃO é atividade dessa área.
		
	
	Pesquisar os salários praticados em nível nacional
	
	Elaborar o Plano de Cargos e Salários da empresa
	
	Analisar os requisitos dos cargos da empresa
	 
	Preparar a folha de pagamento
	
	Realizar a padronização dos cargos da empresa
	
Explicação:
A preparação da folha de pagamento não é uma atividade da área de cargos e salários ou área de remuneração. Esta é uma atividade da área de administração de pessoal ou departamento de pessoal.
	
	
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Quando se pensa em políticas de compensação, pensa-se na administração de salários praticada pela organização. Um dos pontos fundamentais dessa administração é a manutenção de uma estrutura salarial equilibrada. A manutenção do equilíbrio externo se dá por meio de
		
	
	Avaliação de desempenho.
	 
	Pesquisa de salários praticados pelo mercado.
	 
	Pesquisa de satisfação dos funcionários da organização.
	
	Confronto entre o que o funcionário faz e o que deveria fazer.
	
	Identificação das atividades dos funcionários confrontadas com as atividades dos funcionários da concorrência.
	
Explicação:
Os objetivos fundamentais da administração de cargos e salários é manutenção dos equlibrios internos e externos dos salários.
O equlibrio interno ou a garantia de que os salários praticados para cada cargo são justos em relação às suas contribuições e importância de cada cargo é garantido pela processo de análise e avaliação dos cargos.
Já o equlibrio externo diz respeito ao processo de assegurar que os salários praticados pela organziação são competitivos com os salários praticados por outras empresas. Este equlibrio é garantido pela realização de pesquisas salariais periódicas.
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Assinale a alternativa que contem apenas formas de compensação financeira direta:
		
	
	Horas extas, bônus, prêmios e salário.
	
	Seguro de vida, alimentação subsidiada e salário.
	 
	Salário, bônus, prêmios e comissões.
	
	Salário, gorjeta, adicional de periculosidade  e horas extras.
	
	Adicional noturno, participação nos resultados e salários.
	
Explicação:
São formas de compensação financeirta direta:Salário, bônus, prêmios e comissões.
	
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	O sistema de remuneração tradicional é conhecido por possuir determinadas características que traduzem a sua forma aplicação. Marque a opção que NÃO representa uma dessas características do sistema de remuneração tradicional.
		
	
	Ultrapassado
	
	Pouco ojetivo
	
	Inapropriado para Inapropriado para ambientes dinâmicos
	
	Arcaico como forma de remuneração
	 
	Próprio para ambientes competitivos
	
Explicação:
O sistema tradicional de cargos e salários fica defasado quando comparado a sistemas estratégicos de remuneração. Por isto nnao podemos considerar que ele seja proprio apra ambiente competitivos.
	
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	De acordo com o que foi apresentado em nossa disciplina, o salário pode ser visto sob diferentes ângulos. Qual alternativa, entre as que seguem, melhor se ajusta à referida ideia:
		
	 
	É o pagamento de um trabalho; constitui uma medida de valor de uma pessoa para a organização; coloca a pessoa dentro de uma hierarquia de status;
	
	Constitui uma medida de valor de uma pessoa para a organização; coloca a pessoa dentro de uma hierarquia de status; determinada o que cada um pode ou não fazer dentro de uma empresa; despreza as parcerias internas;
	
	Constitui o valor de uma pessoa, intrinsecamente, para a organização e para a comunidade da qual a pessoa faz parte;
	
	Coloca a pessoa dentro de uma hierarquia de status; determina o nível de ambição e de atitude em relação ao seu chefe e pares; não necessita de parcerias no âmbito organizacional;
	
	O salário é pagamento de um trabalho; constitui uma medida de valor de uma organização para uma pessoa; coloca o status de uma pessoa dentro de uma hierarquia;
	
Explicação:
O salário constitui-se como contrapartida ao trabalho realizado, neste sentido é o pagamento de um trabalho.
Ele também se constitui como uma medida de valor de uma pessoa para a organização, pois ele estabelece a importência do cargo para a organização.
E o salário também coloca a pessoa dentro de uma hierarquia de status, póis oa estabelecer a importãncia do cargo também estabelcermos o status hieráquico deste cargo para a organização.
	
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Sobre a seguinte frase: "... é vinculada a metas de desempenho dos indivíduos, das equipes ou da organização, além de incluir a participação nos lucros e a remuneração por resultados." Tal afirmação trata-se de:
		
	
	Treinamento
	
	Critérios de admissão
	 
	Remuneração variável
	
	Avaliação de desempenho
	
	Questões trabalhistas
	
Explicação:
A remuneração variável é vinculada a metas de desempenho dos indivíduos, das equipes ou da organização, além de incluir a participação nos lucros e a remuneração por resultados. 
	
	
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	No contexto desta disciplina o salário é observado em duas perspectivas: o salário nominal e o salário real. Qual opção, entre as que seguem, melhor auxilia na compreensão das expressões citadas?
		
	 
	Salário ideal é o volume de dinheiro fixado em contrato individual de trabalho; salário nominal, por outro lado, representa a quantidade de bens que o empregado pode adquirir com determinado volume de dinheiro. O salário real fornece a dimensão do poder de compra do salário;
	
	Salário nominal é o dinheiro fixado em contrato individual de trabalho; salário irreal, por outro lado, representa a quantidade de bens e serviços que o empregado pode adquirir com determinado dinheiro. O salário real, por outro lado, fornece a dimensão do poder de compra do salário;
	 
	Salário nominal é o volume de dinheiro fixado em contrato individual de trabalho; salário real, por outro lado, representa a quantidade de bens que o empregado pode adquirir com determinado volume de dinheiro. O salário real fornece a dimensão do poder de compra do salário;
	
	Salário real é o volume de dinheiro fixado em contrato individual de trabalho; salário nominal, por outro lado, representa a quantidade de bens que o empregado pode adquirir com determinado volume de dinheiro. O salário nominal fornece a dimensão do poder de compra do salário;
	
	Salário nominal é o dinheirofixado em contrato de trabalho, individual ou coletivo; salário ideal, por outro lado, representa a quantidade de bens que o empregado pode adquirir em função de suas necessidades e expectativas pessoais e profissionais;
	
Explicação:
O salário nominal é o valor estipulado no contrato de trabalho. 
Já o salário real expressa o poder de compra de um salário em um determinado momento. Vejam que o poder de compra de um salário pode variar de um mês para o outro, em função da inflação e da variação dos preços dos produtos consumidos por uma família ou por um empregado. Se os preços caem o seu poder de comrpa com o mesmo salário aumenta. Por outro lado, se os preços sobem o poder de compra deste messmo salário diminui.
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	De acordo com Chiavenato, existe uma grande complexidade no comportamento das pessoas numa organização, pois depende de 02 fatores. Um deles é decorrente das características organizacionais, como sistemas de recompensas e punições, fatores sociais, políticos, de coesão grupal existente etc. Estamos falando de fatores:
		
	
	Pessoais;
	 
	Externos;
	
	Culturais;
	 
	Internos;
	
	Grupais;
	
Explicação:
De acordo com Chiavenato, existe uma grande complexidade no comportamento das pessoas numa organização, pois depende de 02 fatores: Internos e Externos.
Os fatores externos são aqueles decorrentes das características organizacionais, como sistemas de recompensas e punições, fatores sociais, políticos, de coesão grupal existente etc. Estamos falando de fatores:
		ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS
2a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
		Exercício: GST1660_EX_A2_201803125292_V1 
	03/04/2019 (Finaliz.)
	Aluno(a): ELIANA FELINTO
	2019.1 EAD
	Disciplina: GST1660 - ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS 
	201803125292
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	A administração de cargos e salários é uma especialização dentro da função Recursos Humanos que, por sua vez, é uma especialização dentro da Administração. A principal preocupação da Administração de Cargos e Salários é:
		
	
	Elaborar todas as atividades que cada indivíduo desempenha na organização, no que se relaciona com as responsabilidades necessárias que os ocupantes dos cargos devem atender, possibilitando determinar um valor relativo que se traduza em valor absoluto, não considerando a estrutura da empresa.
	
	Conhecer todas as atividades que cada indivíduo desempenha na organização, no que se relaciona com as responsabilidades necessárias que os ocupantes dos cargos devem atender, possibilitando determinar um valor relativo que se traduza em valor absoluto, não considerando a estrutura da empresa.
	
	Encontrar a justa correlação entre o valor relativo e o valor concernente par a organização.
	 
	Descrever de forma organizada, sem considerar os requisitos necessários que os ocupantes do cargo devem ter e objetivando determinar com segurança um valor relativo que se traduz em valor absoluto, compatível com as expectativas do mercado de trabalho.
	 
	A manutenção do equilíbrio interno e externo, em consonância com o equilíbrio orçamentário.
	
Explicação:
A administração de cargos e salarios exige um conhecimento profundo de cada função do conjunto de cargos de uma empresa, no que diz respeito aos requisitos mínimos estabelecidos para poder atribuir, com segurança, um valor relativo (o peso atribuído ao cargo) que se traduza em um valor absoluto (salário atribuído ao cargo) justo, compatível com a estrutura de cargos da empresa, suas disponibilidades econômico-financeiras e com o mercado de trabalho concorrente. 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Assinale o conceito adequado para Valor Relativo de Salários
		
	 
	É o valor efetivamente pago pelo trabalho.
	
	É a soma do salário direto com o salário indireto.
	
	É o volume de dinheiro fixado em contrato de trabalho.
	
	Diz respeito a remuenração recebida pelo empregado.
	 
	Percepção do peso do cargo para a organização.
	
Explicação:
O Valor Relativo de Salários diz respeito a percepção do peso do cargo para a organização. Não é uma medida monetária de salário, mas sim a percepção de importância do cargo.
	 3a Questão
	
	
	
	
	Vroom (1997) apresenta um modelo mostrando que o nível de produtividade depende de três forças básicas em cada indivíduo. Qual das alternativas abaixo, traz essas três forças básicas:
		
	
	Recompensas, Bonificações, Relações entre recompensas e bonificações;
	 
	Recompensas, bonificações, remuneração variável;
	
	Bonificações, cargo, Relações entre cargo e bonificações;
	 
	Expectativas, Recompensas, Relações entre expectativas e recompensas;
	
	Remuneração variável, meritocracia, benefícios.
	
Explicação:
Vroom (1997) apresenta um modelo mostrando que o nível de produtividade depende de três forças básicas em cada indivíduo, a saber:
EXPECTATIVAS São os objetivos individuais, que podem incluir dinheiro, segurança no cargo, aceitação social, reconhecimento e uma infinidade de combinações de objetivos.
RECOMPENSAS É a relação percebida entre produtividade e alcance dos objetivos individuais.
RELAÇÕES ENTRE EXPECTATIVAS E RECOMPENSAS É a capacidade percebida de aumentar a produtividade para satisfazer suas expectativas com as recompensas.
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A remuneração variável é uma das práticas avançadas de remuneração, sobre ela, analise as características a seguir. I - É determinada pela função e ajustada ao mercado e o pagamento é proporcional ao período de tempo dedicado ao trabalho e está dissociada do desempenho ou do resultado. II - É destinada a proporcionar mecanismos de salário fixo ao pessoal técnico da empresa. III - É determinada pela formação dos funcionários e desloca o foco do cargo ou função para o indivíduo. IV - É vinculada a metas de desempenho dos indivíduos, das equipes ou da organização, além de incluir a participação nos lucros e a remuneração por resultados. Está correto APENAS o que se afirma em:
		
	
	III e IV.
	
	II.
	 
	I, II e III.
	 
	IV.
	
	I e III.
	
Explicação:
I - É determinada pela função e ajustada ao mercado e o pagamento é proporcional ao período de tempo dedicado ao trabalho e está dissociada do desempenho ou do resultado. NÃO ESTÁ DISSOCIADA DO DESEMPENHO, MUITO PELO CONTRÁRIO, É TOTALMENTE VINCULADA A ELE.
II - É destinada a proporcionar mecanismos de salário fixo ao pessoal técnico da empresa. COMO O PRÓPRIO NOME DIZ, O SALÁRIO É VARIÁVEL 
III - É determinada pela formação dos funcionários e desloca o foco do cargo ou função para o indivíduo. NENHUM FOCO É DADO AO INDIVÍDUO, MAS SIM AO SEU DESEMPENHO E AO ALCANCE DE RESULTADOS.
IV - É vinculada a metas de desempenho dos indivíduos, das equipes ou da organização, além de incluir a participação nos lucros e a remuneração por resultados. CORRETO!
	
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	No contexto da Gestão de RH podemos afirmar que um Plano de Cargos e Salários (PCS) atinge seus objetivos quando consegue ser percebido como:
		
	
	Capaz de produzir motivação intrínseca; capaz de produção motivação extrínseca; capaz de produzir vantagem competitiva para a atividade produtiva;
	
	Saudável financeiramente; dentro do valor orçado para o ano; justo para os empregados, empregadores, sindicatos e líderes sindicais;
	 
	Justo internamente; competitivo externamente; compatível com as condições econômicas da organização;
	
	Compatível com as condições econômicas da organização; competitivo internamente (aspectos ambientais); justo entre os empregados das empresas concorrentes;
	 
	Competitivo externamente; justo para governos e sindicatos de classe; adequado para o ministério do trabalho e emprego (MTb);
	
Explicação:
Quando atinge o equilíbrio interno e externo.6a Questão
	
	
	
	
	Dentre os objetivos da Administração de Cargos e salários temos a manutenção do equlibrio econômico-financeiro. A que se refere este equilibrio?
		
	
	É obtido através da adequação do plano de salários da empresa com os cargos similares no mercado
	
	A fixação de um teto remuneratório apra a organização.
	
	Ao condicionamento da implantação de um Plano de Cargos e Salários ao aumento de lucros da empresa.
	
	É obtido através de uma correta avaliação dos cargos, de modo que estabeleça uma hierarquia. 
	 
	Corresponde à adequação dos custos provenientes das despesas salariais às condições econômicas da organização,
	
Explicação:
O equilíbrio econômico-financeiro corresponde à adequação dos custos provenientes das despesas salariais às condições econômicas da organização, pois normalmente os salários têm um peso significativo nas despesas das organizações, ou seja, isso exige o pagamento do valor correto para cada função desempenhada, evitando assim gastos desnecessários. 
	 7a Questão
	
	
	
	
	O salário constitui o centro das relações de intercâmbio entre as pessoas e as organizações. Todas as pessoas dentro das organizações dispensam o seu tempo e esforço e, em troca, recebem dinheiro, que representa o intercâmbio de uma equivalência entre direitos e responsabilidades recíprocos entre as partes. Os tipos de pagamentos, chamados compensação, podem ser financeira ou não-financeira. Identifique as compensações não-financeira:
		
	
	Horas extras;
	
	Gratificações, bônus;
	
	Comissões;
	 
	Reconhecimento e auto-estima;
	
	Férias;
	
Explicação:
Reconhecimento e auto-estima são compensações não-financeiras, atreladas à remuneração.
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Instrumento que permite à empresa administrar seus recursos humanos nas movimentações horizontais (mérito) e verticais (promoções) e assim reter seus talentos, possibilitando a ascensão do profissional de acordo com suas aptidões e desempenho, e subsidiando o desenvolvimento do plano de carreira. Trata-se de :
		
	 
	avaliação de desempenho.
	
	planejamento estratégico.
	
	treinamento e desenvolvimento.
	 
	cargos e salários.
	
	motivação e clima organizacional.
	
Explicação:
Plano, Programa, Gestão de Cargos e Salários é o Instrumento que permite à empresa administrar seus recursos humanos nas movimentações horizontais (mérito) e verticais (promoções) e assim reter seus talentos, possibilitando a ascensão do profissional de acordo com suas aptidões e desempenho, e subsidiando o desenvolvimento do plano de carreira
		ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS
3a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
		Exercício: GST1660_EX_A3_201803125292_V1 
	29/04/2019 (Finaliz.)
	Aluno(a): ELIANA FELINTO
	2019.1 EAD
	Disciplina: GST1660 - ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS 
	201803125292
	
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	A implantação de um Plano de cargos e salários exige a elaboração de relatorios preliminares. assinale a alternativa que contenha somente informações adequadas para estes relatorios iniciais:
		
	 
	Número  e cargos existentes; Grupos ocupacionais existentes; Quantidade de cargos em cada grupo ocupacional;
 
	
	Número  e cargos existentes;Grupos ocupacionais existentes; salarios dos concorrentes no mercado
 
	
	Quantidade de cargos em cada grupo ocupacional; Salarios dos concorrentes no mercado;  Quantidade de empregados por cargo;
 
	
	Número  e cargos existentes; Grupos ocupacionais existentes; valor da mediana de mercado
 
	
	Número  e cargos existentes; Quantidade de cargos por area; satisfação dos empregados com os salarios
	
Explicação:
As informações que devem ser fornececidas por relatorios iniciais para a implantação de cargos são:
1) Número  e cargos existentes;
2) Grupos ocupacionais existentes;
3) Quantidade de cargos em cada grupo ocupacional;
4) Quantidade de emrepgados por cargo;
5) Quantidade de cargos por area.
	 2a Questão
	
	
	
	
	O uso da Consultoria interna para implantação de um Plano de Cargos e Salários justifica-se por possuir contingente suficiente para a realização do trabalho. Ela só NÃO se justifica:
		
	
	Quando o processo empregado é transparente.
	
	Na melhora do nível de aceitação do trabalho.
	
	Pelo seu envolvimento em todo o trabalho.
	 
	Pela ausência de "know-how" na realização do trabalho.
	 
	Por adotar sistema adequado para elaboração das etapas mais técnicas.
	
Explicação:
Se há ausência de Know-how interno para a realização do PCS então não se justifica o uso da consultoria para esta atividade.
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Sobre remuneração variável, podemos elencar várias vantagens como:  - ajusta a remuneração às diferenças individuais das pessoas; - Funciona como motivação direta (auto-realização); - Premia o bom desempenho e incentiva o desempenho excepcional. Mas também possui suas desvantagens. Identifique nas alternativas a seguir, uma DESVANTAGEM considerada pela literatura:
		
	
	Pode ser usado como diferencial para a organização, em termos de benefícios;
	
	Não produz impacto sobre os custos fixos da organização;
	
	Estimula o trabalho e o empenho do colaborador no atingimento de metas;
	
	Foca os resultados individuais, grupais e institucionais;
	 
	Pode provocar queixas por parte dos colaboradores não contemplados;
	
Explicação:
A remuneração variável, possui vantagens mas também desvantagens Uma desvantagem citada na literatura é o fato de poder provocar queixas por parte dos colaboradores não contemplados.
	
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Identifique abaixo a única alternativa que não pode ser considerada como vantagem no uso da consultoria externa no processo de implantação de um Plano de Cargos e Salários:
		
	
	Garantia da privacidade das informações das empresas participantes.
	
	Estrutura técnica especializada em pesquisa.
	
	Utilização de sistemas próprios que facilitam e agilizam a tabulação de dados.
	 
	Garantia de aumento salarial.
	
	Bancos de contatos já estabelecidos.
	
Explicação:
O uso de uma consultoria externa na implementação de um projeto de Cargos e Salários não garante aumentos salariais. Nem mesmo o uso de consultoria interna irá garantir isto.
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A divulgação do Plano de Cargos e Salários na organização é importante para o clima organizacional. Assinale abaixo a única alternativa não contemplada em nosso material sobre os princípios de uma boa divulgação do Plano de Cargos e Salários:
		
	
	Etapas do projeto.
	
	Formas de divulgação.
	 
	Metodologia.
	
	Esclarecimento dos objetivos do projeto.
	 
	Comparação com os Planos de Cargos e Salários das empresas concorrentes.
	
Explicação:
Não faz partes dos objetivos  de um PCS e nem mesmo dos objetivos da implantação do PCS a comparação do Plano que a empresa está elaborando com os planos elaborados por outras empresas. Cada empresa terá um plano adequado à sua realidade.
	
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Existem diversas formas de divulgar e sensibilizar os colaboradores da organização no processo de implantação de um Plano de Cargos e Salários. Em relação a este assunto qual das afirmativas abaixo está correta?
		
	
	Na fase de implantação do Plano de Cargos e Salários não existe discussão com os gerentes para evitar conflitos entre os mesmos.
	
	Na fase de implantação do Plano de Cargos e Salários não existe discussão com os gerentes uma vez que este é sempre de fácil implantação.
	
	Por ser a última etapa de todo o processo do Plano de Cargos e salários a discussão perde o sentido restando apenas aos colaboradores aceitaro novo sistema.
	
	Na fase de implantação do Plano de Cargos e Salários não existe discussão com os gerentes uma vez que isto já foi praticado numa etapa anterior.
	 
	Na fase de implantação do Plano de Cargos e Salários está o levantamento e análise das sugestões das gerências.
	
Explicação:
Antes da divulgação do projeto de PCS para os colaboradores a empresa deverá discutir o projeto com as gerências. Nesta etapa serão ouvidas sugestões e realizadas alterações no projeto. Esta é uma ação fundamental para garantir o apoio das gerências ao projeto.
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Sob a nova ótica da administração de cargos e salários, os planos devem ser concebidos como mecanismos para o desenvolvimento de carreiras profissionais. Durante a Pesquisa de Mercado, o uso na consultoria externa traz alguns aspectos que favorecem o resultado alcançado, EXCETO:
		
	
	Estrutura técnica especializada em pesquisa;
	 
	Levantamento de custo de implantação do processo;
	
	Banco de contatos (network);
	
	Utilização de sistemas próprios que facilitam e agilizam a tabulação de dados;
	
	Garantia da privacidade das informações das empresas participantes;
	
Explicação:
Vimos que na Pesquisa de Mercado a o uso da consultoria externa no processo favorecem o resultado alcançado, tais como: Garantia da privacidade das informações das empresas participantes; Utilização de sistemas próprios que facilitam e agilizam a tabulação de dados; Banco de contatos (network); Estrutura técnica especializada em pesquisa
	
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	O cronograma de implantação de um Plano de Cargos e Salários assume um papel importante ao assegurar o compromisso da empresa no desenvolvimento de todo o processo nas datas estabelecidas. São fases deste cronograma, exceto:
		
	 
	Definição da estrutura produtiva.
	
	Avaliação dos cargos.
	
	Definição da política salarial.
	
	Levantamento dos custos de enquadramento.
	
	Análise dos cargos.
	
Explicação:
A definição da estrutura da organização não é uma etapa do cronograma de implantação de um PCS. no cronograma do PCS entram todas as atividades inerentes à construção do PCS, mas a definição de estrutura produtiva não é uma destas etapas.

Continue navegando