simulado av1 uan
7 pág.

simulado av1 uan


DisciplinaAdministração de Unidade de Alimentação e Nutrição - Ua125 materiais169 seguidores
Pré-visualização2 páginas
1a Questão (Ref.:201602019963)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	A elaboração dos cardápios constitui a etapa inicial para a previsão e compra de gêneros. Além do per capita, há necessidade de outro indicador essencial, para que seja efetuado o cálculo do peso bruto, que é denominado:
		
	
	Margem de segurança.
	
	Estoque existente.
	
	Frequência de cardápio.
	
	Custo previsto.
	 
	Fator de correção.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201602075794)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	A produção de refeições em Unidades de Alimentação e Nutrição (UANs), de modo geral, obedece aos princípios da organização de trabalho taylorista, com ritmo acelerado, gestão de múltiplas tarefas, às vezes em condições de trabalho inadequadas. Nesse contexto, considere um funcionário de 43 anos de idade, que trabalha há 15 anos em uma UAN institucional. Há cinco anos ele vem relatando cansaço, dores musculares, fraqueza, alterações do sono, com reflexos na saúde e no comportamento: hipertensão, dispepsia, taquicardia, tensão e ansiedade. Considere, ainda, que recentemente a empresa em que esse funcionário trabalha recebeu visita de fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego, que identificou o descumprimento de requisitos exigidos nas seguintes Normas Regulamentadoras (NR): NR-6, NR-7, NR-9 e NR-17. Com base na situação hipotética relatada acima, avalie as afirmações a seguir. I. A NR-7 sugere a elaboração, pelas empresas empregadoras, do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), com o objetivo de se promover e preservar a saúde do conjunto dos seus trabalhadores. II. Os Programas de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) devem estabelecer critérios e mecanismos de avaliação da eficácia das medidas de proteção implantadas, considerando os dados obtidos nas avaliações realizadas no controle médico previsto na NR-7. III. Para evitar acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, é necessário implantar um conjunto de medidas técnicas, educativas, médicas e psicológicas, cabendo ao empregador cumprir e fazer cumprir as normas de segurança no trabalho. IV. Uma UAN bem planejada, entre outras vantagens, proporciona aumento da produtividade, redução de acidentes de trabalho e da ocorrência de doenças relacionadas ao trabalho, o que pode contribuir para minimizar os sintomas apresentados pelo referido funcionário. É correto apenas o que se afirma em:
		
	
	II e III.
	
	I e II.
	
	I e IV.
	
	I, III e IV.
	 
	II, III e IV.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201601304793)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	O Glossário da Resolução CFN N° 380/2005 (anexo I) diferencia a Ficha Técnica de Preparações da Ficha Técnica de Produto.
De acordo com a Resolução CFN N° 380/2005 a Ficha Técnica de Preparações é o formulário de especificação de preparações dietéticas, destinado aos registros dos componentes da preparação e suas quantidades per capita, das técnicas culinárias e dietéticas empregadas, do custo direto e indireto, do cálculo de nutrientes e de outras informações, a critério do serviço ou unidade de alimentação e nutrição;
Enquanto que a ficha Técnica de Produto é o formulário de especificações do produto, constando as características gerais e nutricionais, como descrição do produto, finalidade, composição, embalagem, validade, informação nutricional, registro no Ministério da Agricultura ou da Saúde, entre outros dados;
		
	
	A primeira descrição esta correta e a segunda descrição esta errada.
	
	Ambas as descrições estão corretas mas a segunda não se aplica à área de atuação do nutricionista.
	 
	Ambas descrições estão corretas.
	
	Ambas descrições estão erradas.
	
	A primeira descrição esta errada e a segunda descrição esta correta.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201602233469)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Numere a segunda coluna de acordo com a primeira e informe a alternativa correta: 1. Organograma 2. Fluxograma 3. Roteiro 4. Rotina ( ) Padronização de atividades ( ) Impedimento de cruzamento de atividades ( ) Definição de horários para as tarefas ( ) Mostra das relações funcionais
		
	
	3; 1; 2; 4.
	 
	4; 2; 3; 1.
	
	2; 3; 4; 1.
	
	3; 2; 1; 4.
	
	4; 1; 2; 3.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201602085436)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	A teoria clássica da administração foi idealizada por Henry Fayol e apresentava como principal característica:
		
	
	A aceitação da estrutura informal como procedimento para melhor a satisfação dos funcionários.
	
	O reconhecimento do papel fundamental da comunicação, da participação e da liderança como forma de maior produtividade.
	 
	Ênfase na estrutura organizacional para garantir a máxima eficiência de todas as partes envolvidas.
	
	O reconhecimento de que a produção de um trabalhador é determinada por sua capacidade social e não física.
	
	A aceitação do poder como forma de minimizar os conflitos.
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201601452865)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Uma nutricionista especialista em alimentação coletiva recebeu uma proposta de trabalho para coordenar o serviço de alimentação de um hospital de referência em assistência à saúde materno-infantil. Durante a contratação foi explicado que as instalações físicas e estruturais e os equipamentos do serviço de alimentação são do próprio hospital, enquanto os manipuladores de alimentos e a matéria-prima são de responsabilidade de uma empresa chamada GRNUTS. Com base nas informações qual a classificação desse serviço de alimentação quanto aos objetivos e a forma de gestão, respectivamente?
		
	 
	Hospitalar e concessão
	
	Industrial e concessão
	
	Autogestão e industrial
	
	Social e refeição convênio
	
	Institucional e autogestão
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201601878830)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Quanto às modalidades de serviços ou tipo de gestão em UAN: I - A modalidade de serviço, refeições convênio, tem sido adotada por empresas que não dispõem de instalações adequadas, volume de funcionários reduzidos ou como forma prática de atender e não administrar reclamações. II ¿ Na modalidade de Mandato, a refeição não possui um preço de venda e o cliente paga uma taxa de administração para a prestadora do serviço, além de reembolsar as despesas com pessoal, matéria ¿prima e manutenção de equipamentos e instalações III - Pode-se afirmar que a modalidade por concessão do tipo preço fixo, corresponde a contratação de uma empresa especializada em produção de refeições, que se dispõe a produzir refeições e vender, por um valor e quantidade estipulado contratualmente, podendo atuar nas instalações do cliente ou transportando das suas instalações IV ¿ A modalidade de serviço tipo autogestão ou serviço próprio, é responsável pela contratação e a administração de pessoal, mas não de compras e manutenção de equipamentos e instalações. V ¿ Quando a modalidade convênio substitui o cartão refeição pelo alimentação considera-se um benefício maior para a saúde do trabalhador e produtividade da empresa que passa a ter uma garantia da qualidade e quantidade das refeições ingeridas.
		
	
	São verdadeiras as alternativas I,II e IV;
	
	São verdadeiras as alternativas II, III e V;
	
	São verdadeiras as alternativas I, II,III e V;
	 
	São verdadeiras as alternativas I, II e III;
	
	São verdadeiras as alternativas I,II, III, IV e V;
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201601308874)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Avalie as questões abaixo e classifique como V (verdadeira ) e F(falsa):
(  ) Para evitar problemas de U.A.N. uma boa iluminação é essencial. Para isso é relevante observar nas áreas que não haja ofuscamento, sobras, reflexos fortes. Não interferindo a cor da parede no tipo de iluminação. Outro detalhe é que as janelas ou outras aberturas deverão não incidir luz direta na superfície de trabalho. 
(  ) Nas áreas de preparações prévias de refeições, preparo de carnes, verduras sobremesas