A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
N2 - LIDERANÇA, CULTURA E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL PNA UAM

Pré-visualização | Página 1 de 2

Pergunta 1
0 em 1 pontos
	
	
	
	A motivação é um processo responsável pela intensidade, pela direção e pela persistência dos esforços de uma pessoa para alcançar determinada meta. Embora a motivação, de maneira geral, esteja relacionada ao esforço para atingir qualquer objetivo, podemos reduzir seu foco aos objetivos organizacionais, visando refletir sobre os impactos que ela gera no comportamento humano dentro do ambiente organizacional.
                                                                                  Robbins, S. Comportamento Organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. 14 ed. São Paulo: Pearson, 2010 (adaptado).
 
 
Segundo a Teoria de Vroom (ROBBINS, 2010), o nível de produtividade dentro da organização depende dos seguintes fatores:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
necessidades, ambiente e recompensas.
	Resposta Correta:
	 
expectativas, recompensas e capacidade.
	Feedback da resposta:
	Resposta incorreta. Segundo a Teoria de Vroom (ROBBINS, 2010), o nível de produtividade dentro da organização depende dos seguintes fatores: expectativas (desejos das pessoas), recompensas (relação percebida) e capacidade (relação expectativa x recompensa). Para saber mais sobre as teorias da motivação, releia o capítulo 3.4.3 do e-book .
	
	
	
Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	Compreender o comportamento organizacional permite que a empresa identifique os fatores que afetam internamente o desempenho dos funcionários. Com isso, a organização terá uma melhoria do seu ambiente interno de trabalho, gerando resultados positivos para a empresa.
KINICKI, A.; KREITNER, R. Comportamento Organizacional. 2 ed. São Paulo: McGrawHill, 2006 (adaptado).
 
 
Seguindo o mesmo raciocínio destes autores, Siqueira (2019) apresenta os principais resultados positivos que a empresa pode alcançar a partir da compreensão do comportamento organizacional, os quais estão listados a seguir. Analise cada um deles.
 
I. Redução do absenteísmo.
II. Redução do turnover. 
III. Aumento da capacidade de inovação.
IV. Melhoria da produtividade.
V. Aumento da eficácia organizacional. 
 
É correto apenas o que se afirma em
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II, IV e V.
	Resposta Correta:
	 
I, II, IV e V.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Compreender o comportamento organizacional permite que a empresa obtenha os seguintes resultados positivos: redução do absenteísmo, redução do turnover, melhoria da produtividade e aumento da eficácia organizacional.
	
	
	
Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	A Era da Informação trouxe a virtualização para dentro do ambiente interno das organizações e, consequentemente, as desafiou a se adaptarem a mudanças rápidas, intensas e descontínuas que invadiram e transformaram a vida das organizações e de seus membros. Para sobreviver nesse novo contexto de negócios virtuais as empresas precisam ser administradas por profissionais habilmente humanos, de forma que possam atingir seus objetivos organizacionais. 
CHIAVENATO, I. Comportamento Organizacional: a dinâmica do sucesso das organizações. 2 ed. São Paulo: Elsevier, 2010 (adaptado)
 
O novo contexto de negócios virtuais, retratado no fragmento do texto, gerou um grande desafio para os gestores atuais. Indique a alternativa que apresenta esse desafio.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Gerenciar, de forma eficaz, seus colaboradores.
	Resposta Correta:
	 
Gerenciar, de forma eficaz, seus colaboradores.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. No mundo cada vez mais virtual, gerenciar de forma eficaz seus colaboradores, tornou-se o grande desafio para todas as organizações.
	
	
	
Pergunta 4
0 em 1 pontos
	
	
	
	O funcionário típico dos anos 1960 e 1970 comparecia ao trabalho de segunda à sexta-feira e cumpria uma jornada diária de oito a nove horas claramente definidas, comportamento não mais observado em grande parte da força de trabalho atual. Entretanto, no mundo das organizações contemporâneas, apesar de serem oferecidas oportunidades para que os funcionários criem e estruturem seus papéis na empresa, eles se queixam de que a linha divisória entre os períodos de trabalho e à vida pessoal se tornou uma incógnita, tornando o ambiente interno estressante e provocando mais conflitos pessoais.
Robbins, S. Comportamento Organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. 14 ed. São Paulo: Pearson, 2010 (adaptado).
 
Para criar um ambiente interno, que propicie ao seu colaborador o prazer em estar ali com as pessoas que nele trabalham, é recomendado que o administrador:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
execute ações voltadas ao desenvolvimento das inteligências emocional e social dos seus colaboradores visando eliminar as diferenças de personalidade entre eles.
	Resposta Correta:
	 
passe a observar o comportamento dos seus colaboradores, o que falam e a energia que emanam para os outros.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está incorreta. No ambiente interno da organização, apesar das pessoas manterem seus valores e personalidade, o comportamento das mesmas é moldado pelos valores organizacionais. Além disso, o administrador não deve tentar eliminar as diferenças individuais e de personalidade dos seus colaboradores, pois estas contribuem para resultados positivos nos processos de inovação, pois permitem que os gerentes tenham acesso a um número maior de ideias e sugestões. Para lidar com essas diferenças é necessário que o administrador conheça os vários tipos de comportamento humano, além das inteligências emocional e social. Assim, para criar um ambiente interno, que propicie ao seu colaborador o prazer em estar ali e com as pessoas que nele trabalham, é recomendado que o administrador observe o comportamento dos seus colaboradores, o que falam e a energia que emanam para os outros. Procure reler a Introdução do e-book.
	
	
	
Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	A comunicação deficiente é provavelmente a principal fonte de conflitos interpessoais no trabalho. Como as pessoas passam quase 70 por cento das horas em que estão acordadas se comunicando — escrevendo, lendo, falando, escutando —, parece razoável afirmar que uma das principais forças inibidoras do bom desempenho de um grupo é a falta de uma comunicação eficaz. Por isso, ter uma boa capacidade de comunicação é essencial para o sucesso na carreira do colaborador e para o sucesso da organização.  
                                                                                                           ROBBINS, S. Comportamento Organizacional. 11 ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2006 (adaptado).
 
Sobre a comunicação no ambiente organizacional, é correto afirmar que:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
a mensagem é composta por códigos que devem ser compreendidos tanto pelo emissor, quanto pelo receptor.
	Resposta Correta:
	 
a mensagem é composta por códigos que devem ser compreendidos tanto pelo emissor, quanto pelo receptor.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Sobre a comunicação no ambiente organizacional, é correto afirmar que a mensagem é composta por códigos que devem ser compreendidos tanto pelo emissor, quanto pelo receptor.
	
	
	
Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	Em tempos de culto excessivo ao trabalho e cargas horárias cada vez mais pesadas, buscar uma rotina equilibrada pode salvar muitos profissionais da estafa. O Lazer, a obrigação e o pensar agressivamente, em doses sensatas, devem fazer parte do cotidiano de todos. Entretanto, trabalhar excessivamente é tão nocivo quanto faltar ao emprego por uma semana inteira. Assim, em qualquer tipo de trabalho, é fundamental ter um olhar correto para empreender a ação correta, no momento correto e na dose correta. 
GASPARINI, C. Como lidar com um colega de trabalho agressivo? Revista Você S/A, 22/01/2016 (adaptado). Disponível em https://exame.abril.com.br/carreira/como-lidar-com-um-colega-de-trabalho-agressivo/

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.