TRABALHO DE CONCLUSÃO APOIO 2018
13 pág.

TRABALHO DE CONCLUSÃO APOIO 2018


DisciplinaPedagogia92.728 materiais590.990 seguidores
Pré-visualização2 páginas
CENTRO PEDAGÓGICO DE QUALIFICÇÃO PROFISSIONALCORUJINHA SAPECA
CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA PROFISSIONAIS DE 
APOIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
REGISTRO N.º 006/2016 \u2013 SMED/POA
	NOME
	
	TURMA
	
Porto Alegre, 2018,
RELATÓRIO DA PRÁTICA 
PEDAGÓGICA SUPERVISIONADA
Professora Responsável: Luciana Brum
PORTO ALEGRE / RS
2018
SUMÁRIO
Introdução 									...........
Apresentação 										
Projeto			.								
Planejamento 										
Conclusão 										
Referências 										
INTRODUÇÃO
A introdução tem a função de apresentar resumidamente ao leitor do seu texto, o tema que será desenvolvido, sua importância de forma sintetizada e deve ilustrar brevemente os objetivos e razões de sua elaboração.
Por exemplo:
O presente relatório tem a intenção de documentar minhas experiências do estágio de Educação Infantil, onde vivenciei na prática, tudo que tenho aprendido na teoria. O relatório irá apresentar a descrição do local, onde foi realizado o estágio, período de duração e as atividades desenvolvidas, além de reflexões em torno da prática realizada. O estágio de docência na Educação Infantil teve como objetivos, aprimorar a prática em sala de aula, propiciar a aproximação concreta da realidade profissional, através de situações reais de trabalho, envolvendo supervisores, estudantes e campo de estágio. No estágio, é onde temos a oportunidade de vivenciar, tudo o que aprendemos no curso de pedagogia, como planejar conforme a realidade dos alunos, refletir sobre nossas práticas, e também aprender as formas de agir, em todo contexto escolar.
APRESENTAÇÃO
Momento de apresentar a Escola que foi realizado a prática. Todos os dados importantes como, nome da escola, endereço, faixa etária,numero de alunos, rotina da turma.Pode ser citado as dependencias físicas e estruturais que a escola apresenta e tudo que foi observado no decorrer da prática.
Por exemplo:
A Prática Pedagógica Supervisionada, foi realizada na Escola de Educação Infantil Corujinha Sapeca, situada na rua São Lucas, 139, no bairro Bom Jesus, na cidade de Porto Alegre. A turma a qual realizei a prática foi de berçário, contendo 8 alunos( 2 meninos e 6 meninas), na faixa etária dos 6 meses à 1 ano e 8 meses de idade.A escola recebe crianças com todas as deficiências e trabalha para fazer a integração das mesmas com os outros alunos, baseada na lei 9394/96 a escola faz questão de trabalhar a inclusão como uma das suas metas. O relacionamento entre educadores, funcionários, alunos e coordenação  acontece de forma tranquila e cooperativa.
Abaixo a descrição da rotina da turma:
7h às 8h- 	Acolhida dos alunos e brinquedos livres
8h às 9h -	Estimulação no colchonete
9h às 9h 30min - 	Lanche e mamadeira
9h 30 às 9h 50min - 	Rodinha: saudação ao grupo; musicais e novidades.
9h 50min às 10h 20 - 	Atividades
10h 20 às 11h - 	Estimulação no pátio: brinquedos no colchonete, pneus, piscina de bolinhas e outros estímulos.
11h às 12h - 	Almoço, Higiene e Preparação para o Repouso
12h às 13h 30min \u2013 Repouso
13h 30min - 	Brinquedos livres e Acolhida aos alunos do turno da tarde.
13h 30min às 14h \u2013 Rodinha: saudação e combinações.
14h às 14h 30min - 	Lanche e mamadeira
14h 30min às 15H - 	Atividade
15h às 15h 30 - 	Estimulação no pátio: brinquedos no colchonete, pneus, piscina de bolinhas e outros estímulos.
15h 30 ás 16h - 	Estimulação na sala de aula
16h às 17h \u2013 Janta, Higiene e Preparação para a Saída.
17h às 18h 	-.Estímulos com livrinhos de pano, fantoches e histórias.
18h às 19h - 	Brincadeiras alternativas e Saída.
Obs.: As trocas são realizadas após as refeições e quando houver necessidade.
PROJETO
Descrever todo projeto aplicado na Prática Pedagógica Supervisionada.
PLANEJAMENTO
Descrever o planejamento dia a dia com todas as atividades desenvolvidas na Prática Pedagógica Supervisionada.
RELATÓRIO
O relatório de observação do estágio supervisionado estabelece a relação de ser uma ferramenta de registro fundamental, pois nele são apontados de forma crítica os momentos de conflitos e diversidades existentes no contexto escolar durante a observação Além de ser uma fonte de pesquisa, em que tem como propósito instigar o leitor a pensar e repensar sobre o processo de ensino-aprendizagem e as metodologias que são aplicadas na atualidade escolar. Descrever tudo que foi observado. Momento de descrever as atividades que foram desenvolvidas pela professora com a intervenção da aluna. Como foi a reação dos alunos, do que gostaram mais e do que rejeitaram ou tiveram resistência e de que foram foi feita essa condução. Citar algum teórico fundamentando o que você está falando. Ilustrar com imagens.
Por exemplo:
Nas primeiras horas fiquei observando a turma e a condução da professora com os alunos. Eles ficaram curiosos com a minha presença, mas logo se acostumaram.
No dia seguinte diante da roda de conversa, pude observar que a integração e a socialização entre as crianças, realmente acontecem, pois a professora passa a conhecer melhor o cotidiano de cada aluno. Os conteúdos abordados durante o estágio foram; Roda de conversa, roda de histórias, roda de música, pois a música faz parte do nosso dia a dia, além disso, ela contribui com a sensorialidade da criança.
Segundo Gonçalves (2008, p 4) \u201ca Criança tem de ser sensibilizada para o mundo dos sons; quanto maior for à sensibilidade para o som, maior será a integração, o desenvolvimento motor, a memória a sensibilidade e a atenção\u201d.~
Nesse sentido, a música além de levar a criança para um mundo prazeroso ela também contribui com o ensino aprendizagem da mesma. Também foram trabalhada modelagem com massinha, brinquedos pedagógicos, que são úteis para o processo de aprendizagem, e servem de estímulo para a criatividade e desenvolvimento do raciocínio, aula de informática, pois é importante inseri-los desde cedo no mundo tecnológico, já que vivemos na era da tecnologia.O planejamento da professora é feito semanalmente, onde recebe todo apoio necessário da coordenação pedagógica, com sugestões de atividades diferenciadas, que contribui com o desenvolvimento das crianças.
Diante das minhas observações e confirmada pela professora, à escola utiliza a proposta construtivista, onde o aluno é valorizado como um ser capaz de se participar ativamente do seu próprio aprendizado e os professores estão sempre participando de capacitações dentro da proposta de alfabetização construtivista. 
À hora do lanche, acontecem por etapa, às crianças da educação infantil vão primeiro fazem sua refeição e em seguida faz a escovação, tomam água vão ao banheiro e retornam a sala, depois vão os alunos do ensino fundamental. Do mesmo jeito acontece com o recreio, só que a ordem é invertida, primeira vai os alunos ensino fundamental depois as crianças da educação infantil, terminado o recreio todos retornam as salas e dão continuidade até o fim das atividades diária.
Um dia inesquecível para mim, foi o dia em que tive que substituir a professora durante quase todo período da tarde, pois a mesma tinha alguns problemas para resolver então me pediu para que eu assumisse a sala, fiquei encantada, ao mesmo tempo apreensiva, pois era a minha primeira experiência em sala.
A professora me deixou instruções e sugestões, pediu-me que mantivesse a rotina se possível e me deixou livre para aplicar as atividades a eles.
Acolhi as crianças, deixei os por alguns minutos bem à-vontades para que brincassem e escrevessem no quadro, quando já estavam todas calmas e entrosadas comigo e o ambiente, acomodei-as na rodinha, expliquei a elas a ausência da professora,  fizemos a oração do dia, em seguida  pedi a elas que iniciassem as canções