Buscar

Colaborativo curriculos e programas pedagógicos

Prévia do material em texto

Desafio colaborativo
Olá, caro (a) aluno (a)!
Bem-vindo (a) ao nosso fórum avaliativo!
Leia o trecho a seguir:
Como foi visto durante o estudo da disciplina Currículo, Programas e Projetos Pedagógicos, desde o início do século XVI o “Currículo” serve de base para o planejamento educacional das escolas e que sofria forte pressão da sociedade local, seja por suas influências políticas ou econômicas. No Brasil, a partir do século XX, tudo é orientado com base nas diretrizes regidas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, documento oficial do Ministério da Educação.
Agora, responda aos questionamentos a seguir:
Você acha que os Programas Educacionais no Brasil ainda sofrem influências políticas e econômicas nos dias atuais? Por quê?
De acordo com o PCN seu objetivo é garantir a todas as crianças e jovens brasileiros, mesmo em locais com condições socioeconômicas desfavoráveis, o direito de usufruir do conjunto de conhecimentos reconhecidos como necessários para o exercício da cidadania. E sabemos que todas as escolas brasileiras usufruem de um currículo norteador, mas que muitas vezes desatualizado com a nossa situação atual tem dificuldade em escolher conteúdos adequados, fa um mal aproveitamento das novas tecnologias, instituições de ensino em regiões socialmente problemáticas tendem a apresentar um currículo inadequado e desatualizado. Podemos dizer que ainda existem muitos problemas ligado a política, que interferem nas melhorias em nosso país. Um deles é a desvalorização com relação aos professores, que vem enfrentando situações críticas de trabalho. E muitos desses problemas deve-se a crise política econômica atual em nosso país, e consequentemente influenciando na educação. 
Da mesma forma, qual a sua opinião sobre a recente reforma do ensino médio? 
Acredito que seja um caminho novo e diferente, mas com inovações que podem despertar mais interesse nos alunos, trazendo grandes benefícios e melhorias para a educação em nosso país.
Traz mais ou menos vantagens para os alunos e para a nação?
Com toda certeza trará mais vantagens aos alunos e também para nação. Um dos motivos diz respeito a BNCC, que pretende promover a elevação da qualidade do ensino no país por meio de uma referência comum obrigatória para todas as escolas de educação básica. E também o aluno irá ter a oportunidade em se especializar na área de conhecimento que já vem de sua capacidade inata, ou seja um dom, área que gosta e se identifica, tornando o ensino e aprendizagem prazeroso e instigante a fazer novas descobertas. È preciso deixar claro o que cada aluno precisa aprender em cada etapa da Educação Básica, ano a ano ou a cada bloco de anos, a Base Nacional Comum Curricular estipula um patamar de qualidade na Educação. A partir daí, poderá haver um alinhamento de todo o sistema educacional em torno dela. A formação e a capacitação dos professores, a troca de experiências bem sucedidas entre docentes, escolas e redes, a produção de materiais didáticos, a elaboração de avaliações padronizadas que medem os avanços educacionais (como a Prova Brasil), tudo isso passa a ser pensado, planejado e praticado a partir desse conjunto de conhecimentos e habilidades essenciais. 
Lembre-se: além de responder às perguntas acima, debata as respostas dos seus colegas, aqui no fórum.
Contamos com sua participação!
Ao indicar com precisão quais são as competências que todos os alunos devem desenvolver e que habilidades são essenciais para o seu desenvolvimento, as redes e os sistemas de ensino poderão adequar seus currículos tomando a Base como referência e levando em conta as necessidades e as possibilidades dos seus estudantes, assim como as suas identidades. Da mesma forma, escolas e professores passarão a ter clareza do que os seus alunos devem aprender e o que devem ser capazes de fazer com esse aprendizado e, assim, poderão planejar seu trabalho anual, sua rotina e os eventos do cotidiano escolar considerando as características próprias do seu alunado. Assim, a superação da fragmentação das políticas educacionais, o fortalecimento do regime de colaboração entre as três esferas de governo e o alinhamento dos currículos e das propostas pedagógicas à BNCC deve ajudar a promover a qualidade da educação garantindo igualdade e equidade para todos.

Continue navegando