A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
27 pág.
EXERCÍCIOS DE PREPARAÇÃO - PLANEJAMENTO E GESTÃO DA QUALIDADE

Pré-visualização | Página 1 de 6

EXERCÍCIOS DE PREPARAÇÃO PARA PROVAS DE QUALIDADE – AP-2
 GABARITO
1-A questão ambiental tornou-se ponto crítico para os negócios, especialmente para as indústrias. A política ambiental passou a ser fator estratégico de competitividade, tornando-se fundamental para as empresas e cada vez mais necessária para avaliação e atualização dos impactos ambientais associados. A Auditoria Ambiental é uma ferramenta de gestão importante para as decisões gerenciais. Considere esse paradigma exposto, referente ao conjunto de normas ISO 14.000.
I - A implantação do SGA e da ISO 14.000 é obrigatória para empresas que exportam.
II - Uma auditoria de conformidade avalia a adequação à legislação, e a auditoria de descomissionamento avalia danos ao entorno pela desativação da unidade produtiva.
III - A realização da auditoria deve seguir diretrizes desenvolvidas para o tipo apropriado de auditoria ambiental. No caso da auditoria de SGA, a norma remete para a NBR ISO 14011.
São corretas as afirmações
(A) I, apenas. (B) III, apenas. (C) I e II, apenas. (D) II e III, apenas. (E) I, II e III.
Resolução
ISO14000 não é obrigatório para quem exporta, até porque quem exige certas condições é o comprador e o mundo inteiro não faria isso.
A II já entra no processo ISO, existem as auditorias de: conformidade, avaliação de desempenho, decomissionamento, responsabilidade, cadeia produtiva, pós-acidente, sistema de gestão. A afirmativa está correta.
III também está correta. Alt D.
2- Para uma boa administração da qualidade dos processos produtivos de uma empresa, podem ser usadas diversas ferramentas no controle desses processos, entre as quais NÃO se inclui a seguinte:
(A) programa 5s
(B) diagrama de Pareto
(C) análise de capacidade
(D) diagrama causa-efeito
(E) análise de conformidade
Resolução
O gabarito definitivo é E, o que é um absurdo, uma vez que a própria definição de qualidade é estar conforme especificações do cliente.
“A análise de conformidade consiste em um dos principais mecanismos para assegurar a qualidade de um produto e/ou serviço” – já bastaria pra invalidar a alternativa.
A ferramenta que está menos ligada a qualidade é “análise de capacidade”, pois esta está mais relacionada a quantidade/volume de produção, esta seria a menos certa...
 Alt E.
3- Uma empresa está ampliando o programa de qualidade total para todos os seus setores. Nesse contexto, a contribuição do departamento de planejamento de pessoal à gestão da qualidade concretiza- -se por meio de diversos modos, EXCETO pela (o)
(A) elaboração de técnicas de desenvolvimento organizacional
(B) incorporação da qualidade na gestão de recursos humanos
(C) realização da avaliação dos funcionários
(D) incentivo ao trabalho em equipe mediante recompensas individuais
(E) treinamento de funcionários para coleta de dados relevantes ao programa de qualidade
4- Suponha que uma empresa está estudando implantar o programa Seis Sigma no setor de distribuição, sendo que o tempo de entrega dos serviços voltados às empresas de comércio eletrônico, certamente será um dos projetos prioritários. No estudo de viabilidade de implantação do programa, analisou-se a entrega postada na cidade de São Paulo, remetida ao município do Rio de Janeiro. Verificou-se que, para essa hipótese, o tempo médio das entregas é de, aproximadamente, 36 horas, com desvio padrão de 4 horas. Para caracterizar se o referido processo encontra-se de acordo com os parâmetros do Seis Sigma, a ferramenta mais indicada será o
(A) Programa 5S
(B) Diagrama de Pareto
(C) Mapeamento de Processos
(D) Análise de Capacidade
(E) Análise de Conformidade
Resolução
Outra prova, mesma banca e questão quase igual à 58 da Petrobras 2012 – Administrador, porém, esta é para engenheiro de produção.
Falou em tempo, desvio padrão, então não tem a ver com 5S, pareto, mapeamento.
Conformidade está relacionada com requisitos, controle de conformidade.
Seis sigma mexe com a capacidade de fazer certo, de evitar falhas. Alt D.
5- Uma das características marcantes do programa Seis Sigma é
(A) adotar uma abordagem segmentada e individualizada.
(B) valer-se, exclusivamente, de ferramentas estatísticas como critério de avaliação e priorização de projetos.
(C) estar voltado à alteração e construção de uma cultura organizacional de melhoria contínua, sem, necessariamente, estar vinculado a um objetivo imediato ou a projetos em execução.
(D) conjugar ferramentas estatísticas e não estatísticas, com uma integração do gerenciamento por processo e por diretrizes, mantendo o foco nos clientes, nos processos críticos e nos resultados da empresa.
(E) ser especialmente eficaz em processos produtivos que utilizam uma análise de capabilidade, como ocorre em indústrias com linhas de produção em massa, sendo de pouca valia para processos em que não se aplica tal análise, como no setor de serviços.
Resolução
O programa 6 Sigma visa reduzir ao máximo a quantidade de falhas nos produtos, para isso, trabalha com uma margem de desvio padrão bem pequena, para alcançar seus objetivos toda a empresa precisa estar envolvida. “Foco no cliente” é a diretriz principal da qualidade, por isso a alternativa está correta (segunda vez que aparece esta definição de 6 Sigma). Alt D.
6- A tabela abaixo apresenta a distribuição dos equipamentos de uma grande empresa.
Resolução
Total de inativo é 90 e o total de A é 110. No entanto, tem 60 que são inativo e A.
90/270 + 110/270 – 60/270 = 140/270 = 14/27. Alt B.
7- Considere as seguintes distribuições:
Sabe-se que 1% dos municípios com mais de 100.000 habitantes não possuem unidades de ensino superior, estádios ou ginásios poliesportivos, nem cinema. Nessa faixa de população, o número de municípios que possuem as três características, é, aproximadamente,
(A) 94 (B) 170 (C) 210 (D) 226 (E) 255
Resolução
Analisando a primeira e a última coluna, se em 81% das cidades tem ensino superior e em 81% das cidades tem ensino superior e estádio, todas as cidades que têm ensino superior também tem estádio. Na penúltima coluna, vemos que 64% têm ensino superior e cinema, agora, se dissemos que onde tem ensino superior tem estádio, então nesses 64% tem ensino superior e estádio e cinema. Os municípios com mais de 100 mil são 266 (229+37), então 64% de 266 são 170 municípios. Não importa a informação dada, que 1% não tem nada. Alt B.
8- No atual estágio de desenvolvimento das técnicas de controle de qualidade, várias ferramentas estatísticas contam com o prestígio dos setores especializados da indústria, cada uma direcionada a aferir um aspecto do processo de produção. Observe abaixo um modelo cujo objetivo é identificar variações dos resultados do processo que se encontrem fora do padrão de variação aleatória esperado.
Considerando-se o exposto, a ferramenta descrita e representada acima é o (a)
(A) Gráfico de Shewhart. (B) Método Taguchi. 
(C) Mapeamento de Processos. (D) Análise de Capacidade.
(E) Análise de Variância.
9- O benchmarking é o processo de aprender com os outros e envolve a comparação do seu próprio desempenho ou método com o de outras operações comparáveis.
As empresas usam o benchmarking para
(A) compreender melhor como empresas líderes atuam de maneira a aperfeiçoar seus próprios processos.
(B) copiar ou imitar operações bem-sucedidas de outras organizações.
(C) promover projetos isolados de melhoria de processos.
(D) comparar processos semelhantes de empresas similares do mesmo setor industrial.
(E) fazer espionagem industrial em grandes empresas.
Resolução
Benchmarking não é imitar, não é um projeto isolado, não precisam ser empresas do mesmo setor industrial, não é espionagem. É “compreender melhor como empresas líderes atuam de maneira a aperfeiçoar seus próprios processos”. Alt A.
10- Uma empresa possui uma frota de 20 veículos.