Buscar

Orçamento Participativo e Ditatorial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Orçamento Participativo e Ditatorial
Definição e objetivos
Participativo: Os gestores de cada área fazem parte da definição do orçamento do seu setor, ou seja, colaboram ativamente para pensar e estabelecer suas metas para um determinado período.
Objetivos: É descentralizar o orçamento e tornar possível a participação de mais agentes. Os setores podem colaborar para a definição do seu próprio orçamento, o que pode trazer diversas vantagens à empresa.
Ditatorial: A alta gerência define gastos, despesas e investimentos. Aos níveis mais baixos da hierarquia cabem apenas elaborar o plano de trabalho de acordo com os objetivos fixados pela cúpula. 
Objetivos: É centralizar o orçamento na alta cúpula. A alta gerência cria as premissas orçamentárias, define o orçamento empresarial e o quebra em partes para cada centro de custo de acordo com a necessidade da empresa.
Validade do orçamento
Vantagens do orçamento
Participativo: Cada área passa a se concentrar em seus objetivos e a buscar alcançar suas metas. Assim, a alta gestão tem menos trabalho de coordenar as partes e pode concentrar seus esforços em outras ações estratégicas. As partes se sentem integrantes do todo, já que conseguem mensurar a sua contribuição com o resultado final, o que acaba servindo como motivação e também como ajuda aos gestores para conduzirem suas equipes.
Ditatorial: Para muitos especialistas, a vantagem dessa abordagem é que a responsabilidade da criação do orçamento empresarial não fica com gerentes de nível inferior, os quais podem não possuir experiência e acabar gastando um tempo que seria mais bem investido no gerenciamento da área propriamente dita.
Processo de elaboração
Participativo: As metas orçamentárias devem ser bem analisadas e negociadas antes de serem adotadas. Cada centro de custo deve ter um representante para assumir a responsabilidade e ajudar a estabelecer as suas metas. Estes representantes precisam ter recursos e autonomia suficientes para lidar com as restrições e para tomar as decisões necessárias. 
As metas precisam alavancar a empresa, mas não podem desestimular a equipe em função da sua dificuldade. Ou seja, precisam ser razoáveis e realistas para servirem de referencial aos gestores de todos os níveis.
Ditatorial: Os diretores definem metas da empresa para vendas, despesas e lucros. Geralmente, é papel do profissional de controladoria levar os totais aprovados e alocá-los por cada departamento. 
Importante ressaltar que a consolidação será sempre de responsabilidade do financeiro, pois isso garantirá que os objetivos gerais sejam cumpridos.
Modelo genérico do processo orçamentário (etapas e área responsável)
Cronograma
É importante que o Cronograma tenha datas definidas para acompanhamento. Geralmente, ele é realizado mensalmente, mas em alguns casos pode ser verificado toda semana.
Neste item, o profissional responsável deverá verificar se tudo está seguindo conforme o planejamento. Caso contrário, será necessário analisar as causas dos desvios e trabalhar para evitar que ocorram novamente. Se for o caso, pode-se optar pela revisão orçamentária.
Essa ferramenta garante ritmo ao planejamento e acompanhamento do orçamento. Isso é possível porque ele define uma ordem a todo o planejamento orçamentário e formaliza quando as atividades devem ocorrer. 
Exemplo:
Todo dia 10 serão identificados os desvios do planejado x realizado;
Todo dia 12 serão coletadas as justificativas pelos desvios;
Todo dia 15 faremos uma reunião com os diretores para apresentar planejado x realizado, desvios e justificativas.

Continue navegando

Outros materiais