Buscar

AD2 Relações Interpessoais_2019 1º CEDERJ

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA – AD2 
Período - 2019/1º 
Disciplina: Relações Interpessoais 
Coordenadora: 
 
Questão 01 
Leia atentamente o texto a seguir e escreva uma pequena resenha, concordando ou discordando com o ponto de vista do autor. Justifique sua resposta, expressando sua opinião, mas sempre utilizando os conteúdos das aulas 04 a 07 da disciplina Relações Interpessoais. Utilize no máximo 300 palavras. (vale 4,0 pontos) 
Resposta:
Concordo com o discurso constante no fragmento do texto de Jeronimo Teixeira. O exemplo que vem de cima, a liderança utilizando-se de variadas técnicas de persuasão e sendo exercida sobre os indivíduos, seja na vida social ou na vida profissional, faz toda diferença e determina o comportamento e atitudes das pessoas. De acordo com BORNSTEIN e SMITH (2004 apud SOUSA NETO, 2014) “Liderança tem sido considerada o resultado de pessoas talentosas, com traços dignos, influenciando seguidores”. (BORNSTEIN e SMITH, 2004). É justamente assim que vemos na história do mundo e bem exemplificado por Jeronimo. Somos constantemente influenciados pelos nossos líderes, seguindo seu modelo, mesmo que muitas vezes isso vá contra aos nossos próprios objetivos pessoais; seja por medo, por recompensa ou por admiração. Entretanto, cabe a cada um de nós utilizar nosso poder de raciocínio para refletir e agir eticamente em todas as situações cotidianas independente das influencias externa. Por isso, no meu entendimento, o estudo da ética, filosofia e sociologia é muito importante em uma sociedade. 
Questão 03 
 
Leia os três fragmentos abaixo e desenvolva um texto de no máximo 300 palavras, apresentando a sua opinião sobre o tema abordado nos três fragmentos. A avaliação desta questão estará relacionada à sua capacidade de síntese e de defesa de seus argumentos. Lembre-se: A questão pede a “sua opinião”, portanto não há certo ou errado. A questão terá maior valor quanto melhores forem seus argumentos. (Vale 03 pontos) 
 
Resposta:
Após a Revolução industrial e a fragmentação das atividades, o trabalho tornou-se alienado e vazio de sentido para o trabalhador, deixando de ser uma atividade realizadora. Com mercado de trabalho cada vez mais exigente e competitivo e a concorrência entre as organizações cada vez mais acirrada, o fator humano passa a ser o principal diferencial da organização e o fator motivação passa a ser uma preocupação para as que querem se manter vivas, saudáveis e competitivas. Nos últimos anos muitas empresas já reconhecem a necessidade de manter seus funcionários motivados para que possam atingir sempre os melhores resultados. Para tanto conforme estudado na aula 3, é necessário se respaldar nas teorias motivacionais, que procuram explicar os motivos específicos que levam as pessoas a agir (Teoria da Expectativa, Teoria Behaviorista, Teoria da Equidade, Teorias das Necessidades, Teoria dos dois Fatores, Teoria da Necessidades adquiridas de McClelland). Acredito que a motivação é composta por um conjunto de incentivos internos e externos que estão ligados sem dúvida as necessidades básicas de sobrevivência, também é crucial que os trabalhadores tenham a real noção do impacto das suas atividades dentro da organização, se sentirem reconhecidos e seguros, ter perspectivas para realizar seus desejos profissionais e pessoais. Desta forma, sentirá motivação para buscar conhecimento e aprimoramento constante, se mantendo atualizado e acompanhado a evolução do mercado de trabalho, podendo contribuir cada vez mais nos ciclos de melhoria contínua dos processos e aumentando seu desempenho em prol do alcance das metas definidas.

Outros materiais