Buscar

AD2 Gestão Estratégica de Pessoas UNISUL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
	
	Atividade de Avaliação a Distância 2 – AD 2.
Curso: Administração
Disciplina: Gestão Estratégica de Pessoas
Professor: Geraldo Gama Salles Filho
Nome do aluno: 
Data: 
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média fina
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Leia Atentamente o Enunciado das Questões e Responda
1) Um dos processos de gestão de pessoas, segundo Vizoli (2010), é o Recrutamento e Seleção de Pessoas.
Diga o que é Recrutamento de Pessoas.
R: O Recrutamento de Pessoas consiste em identificar profissionais que apresentam o perfil para assumir o cargo disponível na organização.
Diga o que é Seleção de Pessoas
R: Seleção de Pessoas é a escolha do profissional que melhor ocuparia o cargo vazio na organização, ou seja, promove a comparação das características pessoais e profissionais do candidato com as exigências do cargo, além de também realizar a comparação entre os candidatos.
Comente a importância desses processos para a organização.
R: Estes tipos de processos são fundamentais para captação de recursos humanos com competências e habilidades coerentes com as funções a serem desempenhadas na organização.
2) Segundo nossos estudos podemos dizer que, embora o processo de treinamento e desenvolvimento seja um investimento destinado a capacitar a equipe de trabalho, existe uma diferença entre eles.
Diga qual a diferença entre treinamento e desenvolvimento segundo nossos estudos.
R: De acordo com o conteúdo estudado, treinamento é o processo de aprendizagem, voltado para o condicionamento da pessoa para a execução de tarefas. É um processo de assimilação cultural em curto prazo que objetiva repassar ou atualizar conhecimento, habilidade ou atitudes relacionadas à execução de tarefas ou à otimização no trabalho. A maior parte dos treinamentos visa atualizações e aperfeiçoamento das habilidades técnicas dos funcionários. Já o desenvolvimento é o resultado deste processo de aperfeiçoamento e aprendizagem, de modo a se constituir como política utilizada para a melhora do funcionário junto à organização. Sendo, portanto, um processo de aprendizagem, porém voltado ao crescimento da pessoa em nível de conhecimento, habilidade e atitude. Sendo assim, o treinamento ajuda a criar um clima organizacional, enquanto que o desenvolvimento apresenta um conjunto de atividades que objetiva a aprendizagem e a capacidade produtiva.
3) Vimos que com a mudança nas relações de emprego, o emprego para a vida toda está sendo substituído pela empregabilidade das pessoas para a vida toda.
Diga o que é empregabilidade.
R: Para SAAD, significa gerar trabalho e renda. Para CHIAVENATO trata-se do conjunto de competências e habilidades necessárias para uma pessoa manter-se colocada em uma empresa, com a capacidade de conquistar e de manter um emprego de maneira sempre firme e valiosa. MIRANELLI dizia que esta pode ser conceituada como a capacidade de ter emprego. Por fim, podemos afirmar que Empregabilidade significa desenvolver um conjunto de habilidades, aptidões e conhecimentos compatíveis com as exigências do mercado de trabalho, de forma a consolidar um perfil profissional interessante e atraente para futuros empregadores.
Diga o que o indivíduo deve fazer para se manter com empregabilidade.
R: Alguns fatores são fundamentais na manutenção da empregabilidade, ou seja, para se manter com empregabilidade, e a atribuição desses fatores sustenta-se sob dois aspectos básicos: o ambiente organizacional instável, pois exige uma constante necessidade de adaptação e o estabelecimento de um novo perfil profissional, capaz de superar a competitividade humana e tecnológica que se apresenta nos dias de hoje.
O indivíduo deve ter alta capacidade de adaptação a mudanças, ou seja, estar pronto para as constantes mudanças no ambiente de trabalho e na sociedade, tendo flexibilidade, fácil adaptação a novos cenários, visão de futuro, bom relacionamento interpessoal e também autoconfiança em sua qualificação.
Um dos fatores mais importantes para a manutenção do nível de empregabilidade dos profissionais neste momento, ter um perfil adequado à profissão, ou seja, é ter um perfil harmonizado à profissão em que atua. Além dos conhecimentos específicos na função, as empresas estão buscando em seus profissionais competências comportamentais.
Uma rede de relacionamentos também é fundamental, pois ela é responsável pela imagem que se forma do profissional. E para fortalecer esse network, é preciso desenvolver um relacionamento sustentável, mantido com esforço e dedicação, baseado em valores compartilhados. Por meio dessa rede que se difundem as competências, os conhecimentos, as experiências e aspirações. Desta forma, a empregabilidade aumenta no momento em que estas características são disseminadas, pois as pessoas que têm acesso a essas informações são selecionadas e alinhadas aos objetivos do profissional.
E por último, podemos citar uma educação continuada, pois é sabido que para obter sucesso, as empresas dependem de colaboradores motivados e qualificados e, em razão dessa inter-relação, a importância da educação e dos treinamentos corporativos está consolidando-se nas organizações como um fator primordial para um desenvolvimento sustentável e contínuo ao longo do tempo.
4) Segundo nossos estudos o planejamento de recursos humanos deve ser realizado de forma estratégica.
Diga o que significa Planejamento estratégico de Recursos Humanos.
R: Planejamento estratégico de Recursos Humanos, é um conceito da administração de empresas cujo nome é autoexplicativo. Planejar se refere ao ato de pensar em um futuro almejado, portanto, sobre a necessidade dos empresários planejarem aonde querem chegar com seus negócios.
A palavra estratégico significa que esse planejamento deve ser feito com inteligência. Usar a estratégia implica em identificar detalhadamente os recursos disponíveis, reconhecer as possibilidades realistas, antecipar tendências, estudar a concorrência e muitas outras ações direcionadas aos objetivos do negócio. E ainda garantir que todos os passos do planejamento tenham coerência de acordo com o caminho traçado. Assim, o planejamento estratégico parte da criação da Missão, Valores, Competências e Visão da organização.
Diga qual a importância de se planejar estrategicamente.
R: Planejamento Estratégico é um instrumento precioso para qualquer organização, permitindo identificar metas, objetivos, traçando sua missão, visão, valores, conhecendo as oportunidades e ameaças que a cerca, os seus pontos fortes e fracos, configurando a situação atual da organização, com profundidade e clareza, construindo uma base sólida de informações para tomada de decisão, no presente, com base no passado e projetando o futuro, os desafios, na busca incessante da qualidade, da produtividade e competitividade, numa verdadeira luta pela sobrevivência, impondo uma análise constante de suas estruturas, seus modelos de avaliação e gestão, com uma ampla visão, orientado para o desempenho e inovação dos métodos e processos relacionados à sua performance. Subestimar essa realidade é sinônimo de desperdício, de ineficiência, de incapacidade de sobreviver neste novo cenário de mercado, impulsionados pela crescente demanda por novos serviços, produtos e processos com maior lucro e menor custo, afinal, sobreviverá a organização que melhor se conhecer e melhor empregar recursos e pessoas, sob pena de se tornar obsoleta, ou seja, de perder valor e mercado para a concorrência. Por estes motivos é de extrema importância e necessidade se planejar estrategicamente.

Continue navegando