Buscar

Estimulação de Bebês

Prévia do material em texto

Curso: Pedagogia Turma: 2019/2 Semestre: 4º 
Disciplina: Estimulação de Bebês
Professora: Georgia Borges
Polo: Santo Antônio da Patrulha- RS
Acadêmico: Larine Rodrigues Martins RGM: 053.17615
ATIVIDADES
Será um único portfólio de atividades com 4 questões. Vejam a seguir.
Sejam objetivos e claros nas suas respostas! Escreva seu entendimento, NÃO copie textos da internet. (Exercite a síntese em suas respostas)
1)Qual é influência da afetividade no processo de aprendizagem da criança? Por que as primeiras experiências do bebê se tornam tão importantes para a aprendizagem? Relacione sua resposta com o vídeo Conceitos Fundamentais: 1 - As experiências moldam a arquitetura do cérebro. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=eSAHbDptGh4 (valor:2,0)
 
A afetividade ocorre na vida da criança nos primeiros meses de vida, por serem muito pequenos e frágeis se sentem protegidos na presença dos pais. O afeto é algo de muita importância, pois contribui para o processo de aprendizagem, na criação da confiança, respeito e motivação. Isso ajuda a desenvolver a capacidade de construir algo que será para o seu desenvolvimento, e a escola dará continuidade ao que os pais começaram em casa.
2) Diante do que você leu sobre a teoria do apego, qual é a importância do desenvolvimento do Apego Seguro para o processo de desenvolvimento saudável do bebê. Relacione sua resposta com o vídeo: Conceitos Fundamentais: 3 - O stress tóxico prejudica o desenvolvimento saudável. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=dZazltqAti0 (valor:2,0)
A criança em seus eus primeiros meses de vida cria um apego muito forte em primeira instância com os pais, e sucessivamente com familiares e conhecidos. A medida que crescem e se tornam maduros as crianças enfrentarão inevitavelmente diversos desafios previsíveis, como por exemplo, o primeiro dia na escola, e imprevisíveis, por exemplo a perda de um ente querido. Esses desafios dão a criança a oportunidade de aprender a como gerenciar o estresse com eficácia, e a como regular a emoção e desenvolver recursos sociais, comportamentais e cognitivos de adaptação, necessários para superar esses obstáculos. 
A presença de cuidadores sensíveis e responsáveis pode ajudar a criança a adquirir as ferramentas necessárias para lidar com estresse de forma saudável.
3) A estimulação precoce é uma ciência baseada principalmente nas neurociências, na pedagogia, e nas psicologias cognitivas e evolutiva; é implementada através de programas construídos com a finalidade de. Discorra sobre a finalidade da estimulação precoce. (valor:3,0)
A estimulação precoce deve propiciar o desenvolvimento de habilidades básicas de crianças com o atraso no desenvolvimento em seus primeiros anos de vida ou ainda bebês com alto risco, com o intuito de prevenir ou minimizar déficit futuros. A estimulação precoce tem como objetivo desenvolver e potencializar através de jogos, exercícios, técnicas, atividades e de outros recursos as funções do cérebro do bebê, beneficiando assim seu lado físico e sua atividade. Um bebê bem estimulado aproveitará sua capacidade de aprendizagem e de adaptação ao seu meio, de uma forma mais simples e rápida.
4) Escolha um enfoque de programa de estimulação descrito na aula 4 e crie um exemplo de atividade, usando: (valor:3,0)
	Nome da atividade
	Brinquedos e brincadeiras com jogos de encaixe
	Objetivo da atividade 
	O objetivo principal da atividade é que a criança seja estimulada a encaixar , empilhar e a colocar argolas em canos e garrafas.
	Enfoque de estimulação
	Noção de profundidade e coordenação visomotora.
	Área de estimulação pretendida e Benefícios para a criança
	
Estimulação visual, postura ao sentar, tato e visão.
	Desenvolvimento da atividade
	
Utilizar peças de encaixe, jogos de empilhar e outros diversos tipos de jogos de encaixe para realizar a atividade.
Promover brincadeiras onde a criança seja estimulada a realizar os jogos com autonomia, alegria e diversão através de músicas e danças.
Pode-se utilizar somente um ou vários tipos de jogos dependendo se a criança está apta ou não a executar tarefas mais complexas.

Continue navegando