Buscar

ATIVIDADE ESTIMULAÇÃO PARA BEBES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Curso: Pedagogia Turma: 2021/2 Semestre: 4º 
Disciplina: Estimulação de Bebês
Professora: Georgia Borges
Polo:_____Chapadao do sul_____ 
Acadêmico:_Rosimeri Webler_______________________________ RGM: 053.20075____________
ATIVIDADES
Será um único portfólio de atividades com 4 questões. Respondam a seguir.
Sejam objetivos e claros nas suas respostas! Escreva seu entendimento, NÃO copie textos da internet. (Exercite a síntese em suas respostas)
1) Diante do que você leu sobre a teoria do apego, qual é a importância do desenvolvimento do Apego Seguro para o processo de desenvolvimento saudável do bebê. 
Relacione sua resposta com o vídeo: Conceitos Fundamentais: 3 - O stress tóxico prejudica o desenvolvimento saudável. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=dZazltqAti0 (Valor:2,0)
Apego esta diretamente ligada ao sentido de segurança. Teoria do apego é de que as primeiras relações de apego, estabelecidas na infância, afetam o estilo de apego do indivíduo ao longo da sua vida . O apego seguro faz que os bebes sejam ativos nas brincadeiras, buscam contato com a mãe após uma breve separação e serem confortados com facilidade.
2) Qual é a influência da afetividade no processo de aprendizagem da criança? Por que as primeiras experiências do bebê se tornam tão importantes para a aprendizagem? 
Relacione sua resposta com o vídeo Conceitos Fundamentais: 1 - As experiências moldam a arquitetura do cérebro. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=eSAHbDptGh4 (Valor:2,0)
A afetividade é importante porque contribui para o processo de ensino e aprendizagem, na criação de um clima de compreensão, confiança, respeito mútuo e motivação. A afetividade torna-se um campo fundamental, pois mesmo quando o bebe começa a andar, por exemplo, esta promovendo os aspectos cognitivos e motores, As crianças se relacionam a partir do segundo ano de vida, iniciam uma transferência afetiva para as demais pessoas, começam a contribuir um intercâmbio social, e já se diferenciam em relação aos objetos.
3) A estimulação precoce é uma ciência baseada principalmente nas neurociências, na pedagogia, e nas psicologias cognitivas e evolutiva; é implementada através de programas construídos com a finalidade de. Discorra sobre a finalidade da estimulação precoce. (Valor:3,0)
Com a finalidade de favorecer o desenvolvimento integral da criança, a estimulação precoce se destina as crianças de 0 a 3 anos de idade. Ela é o conjunto dinâmico de atividades e de recursos humanos e ambientais incentivadores que são destinados a proporcionará criança, o objetivo principal seria propiciar o desenvolvimento de habilidades básicas da criança. A estimulação precoce utiliza de experiencias significativas, nas quais participam os sentidos, a percepção e o prazer da exploração, o autocontrole, o descobrimento, a expressão artística e o jogo. É essa fase na qual a criança poderá adquirir qualquer habilidade com muito mais facilidade.
4) Escolha um enfoque de programa de estimulação descrito na aula 4 e crie um exemplo de atividade, usando: (Valor:3,0)
· Nome da Atividade:
· Objetivo:
· Enfoque de estimulação:
· Área de estimulação pretendida:
· Benefícios para a criança:
· Desenvolvimento da atividade:
·

Outros materiais