Buscar

Avaliação Discursiva 4 - Veteranos

Prévia do material em texto

Questão A
A Educação de Jovens e Adultos é compreendida como uma modalidade educativa que exige um maior preparo e capacitação dos educadores, visto que este público é formado por indivíduos adultos que não tiveram oportunidades educativas quando mais jovens. Diante disso, é preciso que os educadores reprimam qualquer atitude de preconceito, de forma a restabelecer a autoestima e autonomia destes indivíduos, para que a educação possa ser representada como um elemento de transformação social. Partindo da perspectiva de que, o aluno que participa da Educação de Jovens e Adultos – EJA, são dotadas de inúmeros questionamentos sobre seu retorno a escola e a sua aquisição de conhecimentos, se faz necessário que o educador tenha uma visão diferenciada sobre esse aluno. Pois os alunos da EJA são pessoas que não tiveram a possibilidade de concluir os seus estudos no seu tempo regular, buscando a sua inserção na sociedade, melhorias profissionais e até a possibilidade de ingressar do ensino superior. O educador precisa estar preparado não somente para contemplar o sistema de linguagem e escrita, pois é necessário considerar o estudando do EJA como uma pessoa já com vida praticamente conclusa, e já tem uma vivencia a ser respeitada e aproveitada para desenvolver sua aprendizagem. É necessário enxergar os alunos como sujeitos inteligentes, que desenvolveram suas estratégias de sobrevivência na cultura escolar, considerar que esses sujeitos chegam à sala de aula com conhecimentos já construídos. E a partir disso construir e desenvolver o seu conhecimento.
Questão B
- O que o aluno jovem e adulto procura na escola que oferta EJA? Uma escola que prese o respeito, escuta, que permita o reconhecimento de diferentes culturais, uma aprendizagem significativa e uma construção coletiva do conhecimento.
- O que representa para o aluno jovem e adulto a retomada da escolarização? Realização pessoal, aumento da autoestima, afirmação e promoção profissional, continuidade nos estudos até chegar ao Ensino Superior, autonomia na busca por mais conhecimento.
- Que dificuldades o aluno jovem e adulto encontra, dentro e fora da escola, para concluir seus estudos? Dedicar tempo para os estudos, a dificuldade de ressignificar a escola, o dia a dia cansativo de trabalho.
- Que trabalho a escola que oferta EJA precisa fazer para que os alunos nela permaneçam e concluam com sucesso seus estudos? A escola deve preparar o aluno para lidar com o mundo globalizado de hoje e para entender a si e aos outros enquanto seres humanos que vivem coletivamente, fazendo com que o aluno consiga ressignificar a importância da escola. Precisa fazer com que o aluno entenda a importância do ensino para a sua vida, desde autonomia na busca por mais conhecimento, como realização pessoal e profissional, além desse aluno ter a possibilidade de ingressar no ensino superior.
A identidade desse aluno é a de um adulto na sua grande maioria, que por vários aspectos da sua vida, tiveram os estudos no período regular de ensino, interrompida, seja por receber uma educação bancaria que não respeitava a transferência mútua de conhecimentos, ou por situações de dificuldade financeira da família, que faz com que esse aluno se desligue da escola para ajudar seus familiares, ou por ser influenciado pela criminalidade no local em que reside. O perfil desses alunos na sua grande maioria são trabalhadores proletariados, desempregados, dona de casa, jovens, idosos. Existem diversos motivos para que esse aluno acabe por interromper os estudos. Contudo, esses jovens e adultos trabalhadores quando retornam aos estudos, buscam lutar para superar as suas condições de vida (moradia, saúde, alimentação, transporte, emprego, etc.) que geralmente é um fator predominante para a problemática do analfabetismo.
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Enade 2011 - A definição do desenvolvimento sustentável mais usualmente utilizada é a que procura atender ás necessidades atuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras o mundo assiste a um questionamento crescente paradigmas estabelecidos na economia e também na cultura política. A crise ambiental no planeta, quando traduzida na mudança climática, é um ameaça real ao pleno desenvolvimento das potencialidades dos países. O Brasil está em uma posição privilegiada para enfrentar os enormes desafios que se acumulam. Abriga elementos fundamentais para o desenvolvimento: parte significativa da biodiversidade e da água doce existentes no planeta; grande extensão de terras cultiváveis; diversidades étnica e cultural e rica variedade de reservas naturais. O campo do desenvolvimento sustentável pode ser conceitualmente dividido em três componentes: sustentabilidade ambiental, sustentabilidade econômica e sustentabilidade sociopolítico. Nesse contexto, o desenvolvimento sustentável pressupõe:
Escolha uma:
a. A redução do consumo das reservas naturais com a consequente estagnação do desenvolvimento econômico e tecnológico.
b. O reconhecimento de que, apesar de os recursos naturais serem ilimitados, deve ser traçado um novo modelo de desenvolvimento econômico para a humanidade.
c. A redefinição de critérios e instrumentos de avaliação de custo – benefício que reflitam os efeitos socioeconômicos e os valores reais do consumo e da preservação.
d. A distribuição homogênea das reservas naturais ente as nações e as regiões em nível global e regional.
Feedback
A resposta correta é: A redefinição de critérios e instrumentos de avaliação de custo – benefício que reflitam os efeitos socioeconômicos e os valores reais do consumo e da preservação..
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Enade 2014 - As transformações sociais decorrentes das Revoluções industrial e Francesa acarretaram análises diferente da sociedade contemporânea e o surgimento de diferentes maneiras de interpretar a relação entre a educação e a sociedade. Nos itens a seguir, avalie a correspondência entre o teórico destacado e as características de sua interpretação sobre a relação entre a educação e sociedade.
I. Émile Durkheim – a Educação tem a função de transmitir as tradições culturais regras sociais. A educação contribui para adaptação dos indivíduos à vida social, para que exerçam sua função social conforme, geralmente, sua origem de classe, e para a conservação da sociedade.
II. John Dewey – A educação é feito da Natureza, dos homens e das coisas; não é outra cosa senão um hábito. Por sua vez, a sociedade é um pacto, e o homem chega a ser cidadão após educar –se com liberdade.
III. Jean-Jacques Rousseau- A educação deveria formar um novo homem, sintonizado com um mundo em constantes transformações. Somente uma nova escola, que valorizasse a experiência e criasse as condições para o desenvolvimento de um ser autônomo e fosse um ambiente de vivência democrática, poderia educar indivíduos capazes de influir positivamente a sociedade, tornando-a mais cooperativa e participativa, o que impõe considerar a experiência um conceito central nesse processo.
IV. Anísio Teixeira – A educação não é um privilégio. A política educacional brasileira deve contemplar um sistema de administração em que se juntem as vantagens da descentralização e autonomia com a integração e unidade dos três poderes – federal, estadual e municipal- do país.
V.Theodoro Schultz – Deve –se ressaltar a ideia de capital humano, propondo-se a formação de indivíduos dotados de habilidades necessárias para o aumento da produtividade e dos lucros do capital, reforçando-se alguns princípios liberais, como o individualismo e o direito à propriedade.
São corretas apenas as correspondências estabelecidas em:
Escolha uma:
a. I, IV e V.
b. II, IV e V.
c. II, III e V.
d. I, III e IV.
Feedback
A resposta correta é: I, IV e V..
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O currículo, segundo a análise de Moreira (1999) constitui-se em um significativo instrumento utilizado por diferentes sociedades, tanto para desenvolver os processos de conservação, transformaçãoe renovação dos conhecimentos historicamente acumulados, quanto para socializar as crianças e os jovens segundo valores tidos como desejáveis. O currículo, para Moreira é definido como:
I.Listagem de disciplinas a serem ensinadas, e dentro de cada disciplina os conteúdos.
II.Currículo enquanto o conhecimento escolar, o conteúdo, a grade, etc.
III.Conjunto de experiências que o aluno vive na escola sob a orientação do educador.
IV. Currículo como um plano.
V.Currículo associado a listagem de objetivos.
Estão Corretas:
Escolha uma:
a. Apenas II, III e V estão Corretas.
b. Todas as alternativas estão corretas.
c. Todas as alternativas estão incorretas.
d. Apenas I, II, III e IV estão corretas.
Feedback
A resposta correta é: Todas as alternativas estão corretas..
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A Fundação Educar foi criada em 1985, onde promovia a:
Escolha uma:
a. Aprendizagem e planejamento de continências de reforços.
b. Política educacional de adultos como a incorporação de práticas de temas ligados ao desenvolvimento.
c. Execução dos programas de alfabetização por meio do apoio financeiro e técnico as ações de outros níveis de organizações não governamentais e de empresas, não havendo uma unidade e esforços do governo para a alfabetização de jovens e adultos.
d. Transmissão de conhecimentos, como se o processo de ensino e de aprendizagem circulasse em uma rua de mão única, tomando o alfabetizando como sujeito de sua aprendizagem, propondo uma ação educativa que não negasse a cultura.
Feedback
A resposta correta é: Execução dos programas de alfabetização por meio do apoio financeiro e técnico as ações de outros níveis de organizações não governamentais e de empresas, não havendo uma unidade e esforços do governo para a alfabetização de jovens e adultos..
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Enade 2014 - Muitos pais e funcionários de escolas são membros de conselhos e de colegiados, mas, usualmente exercitam um pacto de silêncio, não participando, de fato, dessas instâncias e servindo de “modelo passivo” para outros setores da comunidade educativa que compões colegiados. Por que eles se comportam assim? Porque, na maioria dos casos, estão presentes para referendar demandas corporativos, ou para fortalecer diretorias centralizadoras. Como elo mais fraco de poder, eles participam para “compor”, para dar o número e quórum necessário aos colegiados, contribuindo com esse comportamento para não construir nada e nada mudar. Embora os colegiados sejam um espaço legítimo e uma conquista para o exercício da cidadania, até por serem previstos em lei, essa cidadania tem de ser qualificada e construída na prática. Os projetos políticos dos representantes dos diferentes segmentos e grupos, seus valores e suas visões de mundo, interferem na dinâmica desses processos participativos. Para terem como meta projetos emancipatórios, eles devem ter como lastro de suas ações os princípios e igualdade e da universalidade. Os Colegiados devem construir ou desenvolver essa sensibilidade por meio de um conjunto de valores que venham a ser refletidos em suas práticas. Sem isso, temos uma inclusão excludente: aumento do número de alunos nas escolas e estruturas descentralizadas que não ampliam, de fato, a intervenção da comunidade na escola. GOHN, M. G. Educação não-formal na pedagogia social. Anais do I Congresso Internacional de Pedagogia Social, 2006 (adaptado) Considerando as ideias do texto, avalie as afirmações a seguir.
I. A gestão compartilhada, em suas diferentes formas de conselhos e colegiados, precisa desenvolver uma nova cultura de participação que altere as mentalidades, os valores e a forma de conceber a gestão pública em nome dos direitos da maioria, e não de grupos.
II. É uma utopia a articulação da educação, em seu sentido mais amplo, com os processos de formação dos indivíduos como cidadãos ou da escola com a comunidade educativa.
III. É preciso desenvolver sabres que orientem as práticas sociais, construindo novos valores por meio da participação de coletivos de pessoas diferentes, mas com metas iguais.
IV. Os projetos emancipatórios visam à formação de cidadãos éticos, ativos participativos com responsabilidade diante do outro e preocupados com questões universais e, para tal, devem priorizar as normatizações legais, em detrimento dos órgãos colegiados de natureza deliberativa.
V. A transformação das escolas em centros de referências civilizatórias nos bairros onde se localizam exige preparação contínua e aprendizado permanente no que diz respeito à participação da comunidade escolar em conselhos e colegiados.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. II e III.
b. I, II, IV e V.
c. II, III, IV e V.
d. I, III e V.
Feedback
A resposta correta é: I, III e V..