Buscar

PROVA II MATEMÁTICA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PROVA II- METODOLOGIA E CONTEUDOS BASICOS DE MATEMÁTICA
	1.
	No início do século XX, o ensino da matemática dava-se por meio da repetição e do treinamento. O ensino por meio de resolução de problemas começa a ser discutido como uma nova orientação para a compreensão da matemática. Diante disso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O ensino por meio da resolução de problemas começa a ser pensado como metodologia, mas um dos problemas enfrentados era o despreparo dos professores em aplicar as novas ideias.
(    ) De acordo com os PCN, a educação vem lutando por mudanças há muitos anos, mas ainda não conseguiu mudar as práticas pedagógicas adotadas pelo professor.
(    ) Podemos dizer que a matemática ensinada por muitos professores ainda está baseado em conceitos e formas mecânicas.
(    ) A resolução de problemas como metodologia do ensino deve possibilitar que os alunos realizem atividades elaboradas pelo professor de forma pronta e acabada. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	V - F - V - F.
	2.
	O professor não pode deixar de inserir as novas tecnologias e novas metodologias educativas para promover habilidades operatórias nos alunos. Para que ocorra o aprendizado, os conteúdos abordados devem fazer relação de maneira significativa com outros fatos já conhecidos pelas crianças. Diante disso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O professor deverá priorizar o diálogo e a interação entre os alunos, mas a sua relação com a turma deverá ser de verticalidade.
(    ) Ao elaborar as atividades, o professor deve lembrar que tanto a sequência utilizada pelo aluno para adquirir o conhecimento quanto a cronologia para esse conhecimento é a mesma para todas as crianças.
(    ) A mais adequada forma de ensinar é utilizar diferentes metodologias, quando o aluno apresenta dificuldades em compreender, para que ele possa progredir na avaliação.
(    ) Permitir a ação da criança é necessário para o seu desenvolvimento. Somente a partir das atividades que a criança vivencia e experimenta, é que ela consegue atribuir significados e construir o conhecimento.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - F - V - V.
	3.
	A ideia de número foi construída e aperfeiçoada ao longo dos séculos conforme a necessidade humana de utilizar os objetos para fazer a contagem. Podemos dizer que foi desta forma que iniciou a construção do conceito de número. Diante disso, analise as sentenças a seguir:
I- A criança consegue construir de forma progressiva o conceito de número quando realiza várias ações, como classificação, seriação e quantificação.
II- Quando a criança decorou a sequência de números, podemos dizer que ela já construiu a estrutura de número.
III- Quando a criança separa os objetos que serão contados daqueles que não serão contados, ela está classificando.
IV- A criança precisa ordenar os objetos para que sejam contados uma única vez.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	4.
	O professor precisa planejar suas aulas para alcançar os objetivos propostos. Para isso, é necessário que o planejamento seja flexível, permitindo fazer alterações quando percebe que os alunos não compreendem os conteúdos de matemática. Diante disso, analise as sentenças a seguir:
I- O planejamento deve ser elaborado pensando nos melhores alunos da classe.
II- Os resultados apresentados pelos alunos podem ser utilizados como parâmetros para termos uma noção das necessidades de aprendizagem.
III- O planejamento não pode contemplar espaço para debates em sala de aula, pois isso poderá atrasar o conteúdo a ser abordado.
IV- É importante que o professor faça os ajustes em seu planejamento e, à medida que for necessário, retomar os conteúdos quando não compreendidos pelos alunos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	5.
	O conhecimento acontece quando a ação do aluno sobre o objeto se dá de forma ativa, pois é necessário desenvolver as habilidades nas crianças ao invés de só acumular conteúdos. Diante disso, quanto às habilidades operatórias que devem ser desenvolvidas na Educação Infantil para o processo de alfabetização, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Desenvolver a habilidade de compreensão é incentivar o aluno a memorizar para conseguir atingir de forma mecânica o conhecimento.
(    ) Comparar é uma habilidade que permite ao aluno examinar os objetos, relacionando suas semelhanças e diferenças.
(    ) As habilidades de separar ou reunir não devem ser desenvolvidas na educação infantil, pois os alunos não possuem o domínio da compreensão.
(    ) A habilidade de localização no espaço pode ser explorada por meio de atividades que permitem ao aluno se perceber no espaço. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - F.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	6.
	As crianças, desde cedo, já possuem a habilidade de contar os números de 1 a 10. Contudo, será que a criança conhece o número e sabe quantificar o que ele realmente representa? E como ela constrói o conceito de número?
	 a)
	A construção do conceito de número ocorre quando a criança consegue construir uma relação mental de forma gradual.
	 b)
	A formação de conceito de número ocorre por meio de atividades que permitam copiar várias vezes os números.
	 c)
	A construção do conceito de número vai ocorrendo rapidamente por meio de situações vivenciadas no dia a dia.
	 d)
	A formação do conceito de número ocorre por meio da repetição mecânica dos numerais.
	7.
	O ensino da matemática por meio da resolução de problemas passou a ter maior ênfase na década de 80. Os professores recebiam diversas  listas de exercícios e de problemas para aplicarem durante as aulas. Quanto à importância de ensinar matemática contemplando a resolução de problemas, analise as sentenças a seguir: 
I- Ensinar matemática utilizando a resolução de problemas foi uma proposta que não trouxe mudanças para o aluno, pois contempla a memorização dos exercícios matemáticos.
II- Ensinar matemática por meio da resolução de problemas é uma forma significativa de abordar o conteúdo, pois desenvolve habilidades matemáticas.
III- O ensino da matemática, quando prioriza a resolução de problemas, permite que os alunos utilizem os conhecimentos que já possuem e consigam relacionar com as novas informações.
IV- O ensino da matemática por meio da resolução de problemas dá oportunidades ao aluno de ampliar seu conhecimento e a conhecer como se aplica a matemática no dia a dia.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	8.
	As atividades desenvolvidas pela criança, de caráter pedagógico ou de caráter lúdico, estimulam diversas habilidades operatórias. O estímulo pode ser maior ou menor, dependendo de como o professor trabalhará as atividades. Sobre o papel do professor da Educação Infantil no desenvolvimento das habilidades operatórias, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Na fase da Educação Infantil, a criança não tem capacidade ainda de perceber as características dos objetos,
como as cores, as formas e os tamanhos, por isso não é relevante elaborar atividade que estimulem essa capacidade.
(    ) É importante que o docente possibilite à criança explorar os objetos para ter contato com diferentes texturas, desenvolvendo a  sensibilidade tátil.
(    ) As habilidades operatórias são construídas de forma progressiva por meio de atividades pedagógicas, até que a criança consiga interpretar a matemática e compreender as operações concretas.
(    ) Os jogos podem ser usados para o desenvolvimento de habilidades operatórias, podendo ser aplicado com crianças de qualquer idade, independentes delas terem maturidade ou não para a sua compreensão.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - F.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - V - F - F.
	9.
	A criança aprende de forma progressiva e é função do professor criar possibilidades para que ela participe de forma ativa na construção do seu conhecimento. Na construção do conceito de número é importante que a criança conheça os conceitos para depois realizar a escrita do número. Diante disso, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O professor deve elaborar atividades de memorização para facilitar a aquisição do conceito do número.
	 b)
	É fundamental não envolver o lúdico nas atividades, pois essa metodologia não apresenta bons resultados para a construção do conceito de número.
	 c)
	Introduzir o lúdico como sugestão de metodologia permite à criança construir o conceito de número brincando.
	 d)
	Mesmo sabendo que o desenvolvimento humano ocorre em etapas, o professor deve priorizar os conteúdos, deixando de lado as atividades lúdicas.
	10.
	O professor, quando trabalha atividades que envolvam as operações matemáticas, respeitando os conhecimentos que o aluno já possui, possibilita que ele adquira o aprendizado e participe da elaboração dos conceitos. Diante disso, analise as sentenças a seguir:
I- As crianças que não frequentaram a pré-escola não conseguem resolver nenhuma atividade matemática, pois ainda não possuem estes conhecimentos.
II- A escola tem o papel de ampliar os conhecimentos prévios, possibilitando que os alunos estabeleçam vínculos com os novos conteúdos que vão construir.
III- Para as crianças da Educação Infantil, o currículo deve estar voltado para o ?cuidar? e não para o ?educar?, pois, nesta etapa, elas ainda não conseguem lidar com novas linguagens.
IV- As atividades práticas elaboradas pelo professor devem propor situações-problema para que o aluno construa novos conhecimentos e dê sentido a eles.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais