Buscar

APOL 2-LUDICIDADE NOTA 100

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

APOL 2- Ludicidade – Nota100
Questão 1/5
 Leia a seguinte passagem de texto: 
“O jogo de regras [...] começa a se manifestar por volta dos cinco anos, desenvolve-se principalmente na fase dos 7 aos 12 anos. Este tipo de jogo continua durante toda a vida do indivíduo (esportes, trabalho, jogos de xadrez, baralho, RPG etc.). Os jogos de regras são classificados como: sensório-motor, exemplo futebol, e intelectuais (exemplo xadrez)”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PORTAL EDUCAÇÃO. Tipos de jogos. <https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/tipos-de-jogos/26051>. Acesso em: 04 jul. 2018. 
De acordo com os conteúdos do livro-base O universo lúdico no contexto pedagógico sobre os jogos de regras, é correto afirmar que, na perspectiva de Piaget, para haver reciprocidade dos jogadores na aplicação das regras estabelecidas ou na elaboração de novas regras:
	
	A
	Deve-se fazer de um tudo para comprometer a reciprocidade entre os jogadores.
	
	B
	Basta que os jogadores sigam as regras sem fazer uma reflexão crítica sobre elas.
	
	C
	É preciso que os jogadores sejam bem desiguais no que se refere à habilidade ou à força física, por exemplo.
	
	D
	É necessário que sejam eliminados fatores de grande desigualdade, como força física e habilidades. 
	
	E
	Basta eliminar as regras de um jogo, pois elas segregam e promovem a desunião.
 
Questão 2/5 - 
Considere o seguinte trecho de uma notícia: 
“O presidente Lula sancionou, no dia 18 de agosto de 2008, a Lei Nº 11.769, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de música nas escolas de educação básica. A aprovação da Lei foi sem dúvida uma grande conquista para a área de educação musical no País. Todavia, há também grandes desafios que precisam ser enfrentados para que possamos, de fato, ter propostas consistentes de ensino de música nas escolas de educação básica”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ABEM – Associação Brasileira de Educação Musical. Boletim Arte na Escola. Música nas escolas: Lei nº 11.769. <http://abemeducacaomusical.com.br/artsg2.asp?id=20>. Acesso em 16 jul. 2018. 
De acordo com os conteúdos do livro-base O universo lúdico no contexto pedagógico sobre a lei 11.769/2008, que trata do ensino de música nas escolas públicas e particulares, é correto afirmar que essa lei:
	
	A
	Determina que o ensino de música seja trabalhado exclusivamente como uma disciplina curricular.
	
	B
	Considera que trabalhar com cantigas de rodas seja suficiente para o cumprimento do ensino de música. 
	
	C
	Obriga que o ensino de música seja trabalhado apenas por meio da transversalidade.
	
	D
	Permite que as escolas decidam como trabalhar com o ensino de música; pode ser de forma transversal, interdisciplinar ou mesmo como disciplina.
	
	E
	Orienta para que o ensino de música em toda a educação básica seja de caráter facultativo, nunca obrigatório.
Questão 3/5 - 
Leia o seguinte extrato de texto: 
“A leitura é uma ponte necessária que leva à escrita. Nesse sentido, que ela seja uma prioridade no trabalho do professor, em todas as áreas do conhecimento, especialmente na construção e na formação de nossos alunos”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MELLO, Francieli Corrêa de et al. Literatura, leitura e ludicidade no processo ensino-aprendizagem. FAEL. <https://fael.edu.br/tcc/literatura-leitura-e-ludicidade-no-processo-ensino-aprendizagem/>. Acesso em 19 jun. 2018. 
A leitura é uma das experiências lúdicas mais fascinantes que uma criança pode ter. A esse respeito, conforme os conteúdos do livro-base O universo lúdico no contexto pedagógico, é correto afirmar que:
	
	A
	Dependendo de como são utilizados nas práticas pedagógicas, diversos gêneros textuais, como quadrinhos, podem ser trabalhados de forma lúdica.
	
	B
	A contação de histórias por um adulto é sempre uma experiência muito mais lúdica do que a leitura que uma criança faz sozinha de um livro infantil.
	
	C
	Todo livro, mesmo que não tenha significado para a criança, pode ser considerado prazeroso e, portanto, lúdico.
	
	D
	Os gibis são considerados passatempo e distração para as crianças, porque limitam seu potencial lúdico.
	
	E
	Tendo em vista as dificuldades de aprendizagem que as crianças apresentam, a escola deve determinar os livros que elas precisam ler; a criança jamais poderá escolher o livro a ser lido.
Questão 4/5 - 
Analise o seguinte trecho de texto: 
“A era da informação ou era digital são termos frequentemente utilizados para designar os avanços tecnológicos advindos da Terceira Revolução Industrial e que reverberaram na difusão de um ciberespaço, um meio de comunicação instrumentalizado pela informática e pela internet”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PENA, Rodolfo F. Alves. Era da informação. Mundo Educação. <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/era-informacao.htm>. Acesso em 12 jul. 2018. 
De acordo com os conteúdos do livro-base O universo lúdico no contexto pedagógico sobre o fato de a era digital e de a internet terem influenciado significativamente o modo como se estabeleceram os aspectos lúdicos nos dias atuais, é correto afirmar que:
	
	A
	É importante considerarmos tudo o que se apresenta na internet como verdadeiro.
	
	B
	A cibercultura nasceu no início do século XVII como cultura digital.
	
	C
	A ludicidade não foi afetada pela cultura das novas tecnologias.
	
	D
	Com a Web 2.0, a produção de conteúdos na internet aumentou significativamente.
	
	E
	A internet contribuiu para a aproximação das pessoas fisicamente.
Questão 5/5 - 
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“É ‘normal’ que as meninas, aos poucos, passem a ter necessidade também de brincar de carrinho e de polícia e ladrão; enquanto os meninos também, de casinha, de boneca, dentre outras; pois é por meio do faz de conta que a criança se apropria da realidade social, interage e conhece o mundo real”.
 Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VOLPATO, Gildo. Jogo, brincadeira e brinquedo: Usos e significados no contexto escolar e familiar. 2. ed. São Paulo: Annablume, 2018. p. 80.
 Conforme os conteúdos do livro-base O universo lúdico no contexto pedagógico sobre o valor e o significado das brincadeiras de faz de conta na infância, relacione cada um dos seguintes autores às suas respectivas premissas a respeito do faz de conta:
Jean Piaget
Lev Vygotsky
Henri Wallon
Maria Montessori
Donald Winnicott
Rudolf Steiner
Rubem Alves 
(  ) O faz de conta está representado pelos jogos de ficção.
( ) Por meio do faz de conta, as crianças se inserem em contextos que serão vividos na fase adulta.
( ) A criança brinca de faz conta para obter sua satisfação, e os brinquedos utilizados podem ser objetos transicionais.
(  ) O faz de conta permite que a imaginação brinque com nós mesmos.
( ) O ambiente deve ser organizado e favorável às brincadeiras de faz de conta.
(  ) O faz de conta está condicionado às regras e às relações culturais.
(  ) Os jogos simbólicos representam o faz de conta. 
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	7 – 5 – 2 – 1 – 4 – 3 – 6  
	
	B
	3 – 6 – 5 – 7 – 4 – 2 – 1
	
	C
	4 – 1 – 3 – 5 – 2 – 6 – 7
	
	D
	3 – 6 – 4 – 7 – 1 – 2 – 5  
	
	E
	4 – 1 – 5 – 6 – 3 – 7 – 2

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais