Buscar

ESTIMULAÇÃO DE BEBÊS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Curso: Pedagogia Turma: 2019/2 Semestre: 4º
Disciplina: Estimulação de Bebês
Professora: Georgia Borges
Polo: Taió 
Acadêmico: Viviane Patrícia Coelho Marian RGM: 053.18554
ATIVIDADES
Será um único portfólio de atividades com 4 questões. Vejam a seguir.
Sejam objetivos e claros nas suas respostas! Escreva seu entendimento, NÃO copie textos da internet. (Exercite a síntese em suas respostas)
1)Qual é influência da afetividade no processo de aprendizagem da criança?Por que as primeiras experiências do bebê se tornam tão importantes para a aprendizagem?Relacione sua resposta com o vídeo Conceitos Fundamentais: 1 - As experiências moldam a arquitetura do cérebro. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=eSAHbDptGh4(valor:2,0)
R. A afetividade entre a criança e o adulto é caracterizada pelo toque, mudança no tom de voz e expressões faciais que o adulto sempre fazem ao se comunicar com o bebê. Essas expressões vão se tornando cada vez mais cheias de sentido para ele, constituindo um meio de aprendizagem, a partir daí, a criança imita outras pessoas e cria suas próprias reações, como bater palmas, balançar o corpo, etc. Através da afetividade criam-se laços de compreensão, confiança, respeito e motivação, é no primeiro ano de vida que essa afetividade irá predominar, na interação e expressão da criança para com as pessoas. Logo após a fase sensório-motora é projetiva e o que se predominará é a inteligência, considerada como um conjunto de reações psíquicas de um individuo cheio de sentimentos, emoções e paixões. A afetividade no processo educativo é de suma importância para que a criança manipule a realidade e estimule a função simbólica, ela esta ligada a autoestima as formas de relacionamento entre aluno e professor.
2)Diante do que você leu sobre a teoria do apego, qual é a importância do desenvolvimento do Apego Seguro para o processo de desenvolvimento saudável do bebê. Relacione sua resposta com o vídeo: Conceitos Fundamentais: 3 - O stress tóxico prejudica o desenvolvimento saudável. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=dZazltqAti0(valor:2,0)
R. A expressão apego está relacionada ao desejo de estar próximo de alguém que não pode ser substituído. Estes laços podem ser recíprocos entre dois adultos, mas entre uma criança e um cuidador são baseados nas necessidades de segurança e proteção da criança, fundamentais na infância. A teoria propõe que crianças se apegam instintivamente a quem cuide delas, com a finalidade de sobreviver, incluindo o desenvolvimento físico, social e emocional. Seu princípio mais importante declara que um recém-nascido precisa desenvolver um relacionamento com, pelo menos, um cuidador primário para que seu desenvolvimento social e emocional ocorra normalmente. A teoria do apego é um estudo interdisciplinar que abrange os campos das teorias psicológica, evolutiva e etológica. Os bebês apegam-se a adultos que são sensíveis e receptivos às relações sociais com eles, e que permanecem como cuidadores compatíveis por alguns meses durante o período de cerca de seis meses a dois anos de idade. Quando um bebê começa a engatinhar e a andar, ele começa a usar as figuras de apego (pessoas conhecidas) como uma base segura para explorar mais e voltar de novo a eles. A reação dos pais leva ao desenvolvimento de padrões de apego; estes, por sua vez, levam aos modelos internos de funcionamento, que irão guiar as percepções individuais, emoções, pensamentos e expectativas em relacionamentos posteriores.
3)A estimulação precoce é uma ciência baseada principalmente nas neurociências, napedagogia, e nas psicologias cognitivas e evolutiva; é implementada através de programasconstruídos com a finalidade de.Discorra sobre a finalidade da estimulação precoce.(valor:3,0)
R. A estimulação precoce se destina às crianças de 0 a 3 anos de idade e, como medida de prevenção. É importante considerar que é nessa fase que se dá as mudanças de crescimento mais incríveis e que o ser humano é inteiramente sensível aos efeitos do meio em que vive, durante o período da primeira infância. Por estimulação precoce entende-se uma série de atividades efetuadas, direta ou indiretamente, com a criança desde a idade mais precoce possível. Com o objetivo de proporcionar-lhe a maior quantidade de oportunidade de interação afetiva e adequada com o meio ambiente, estimula seu desenvolvimento em geral ou em áreas específicas, tais como o desenvolvimento sensório motor, da linguagem etc. 
A família tem um papel fundamental na formação da criança. Os pais devem estar disponíveis e com tempo para transformar os momentos de estimulação em ocasiões ricas e agradáveis para todos. Não esquecendo que durante a convivência diária, além de estimular a criança, pode-se também observá-la e entender seus limites e dificuldades. 
4)Escolha um enfoque de programa de estimulação descrito na aula 4 e crie um exemplo de atividade, usando: (valor:3,0)
	Nome da atividade
	Brincadeiras Cantadas
	Objetivo da atividade 
	Trabalhar a sensibilidade das crianças, a capacidade de concentração e a memória, trazendo benefícios ao processo de raciocínio lógico.
	Enfoque de estimulação
	Cantigas de roda. Fazer com que as crianças se acalmem e que elas se concentrem nas canções é uma estimulação centrada nas áreas de desenvolvimento e no campo de aprendizagem.
	Área de estimulação pretendida e Benefícios para a criança
	Trabalhar com Brincadeiras Cantadas possibilita que as crianças desenvolvam sua sensibilidade musical, seus próprios ritmos e a liberdade de expressão, estimulando a ampliação do repertório musical como recurso de linguagem, favorecendo a socialização através de atividades com musicas criativas e, sobretudo, possibilitando um intenso contato físico. As experiências lúdicas de uma criança, desde bebê, vão sofisticando as representações do universo social. Pela brincadeira acontecem as adaptações, os acertos e erros, as soluções de problemas que vão torná-la sujeito autônomo. A natureza da criança é lúdica, de movimento, de curiosidade, de espontaneidade. Negar esta natureza é negar a própria criança.
	Desenvolvimento da atividade
	Brincadeiras de Roda: A Canoa Virou
Com as crianças de mãos dadas, intercalar uma vida para fora e outra para dentro da roda. No comando da música, uma a uma das crianças são chamadas a se virar. A brincadeira termina quando todos estiverem novamente de frente para o centro da roda. 
Cantar: 
“A canoa virou.
Por deixá-la virar,
Foi por causa do (NOME)
Que não soube remar.
Se eu fosse um peixinho
E soubesse nadar,
Tirava o (NOME)
Do fundo do mar.”
A sala de aula deve estar bem preparada para estimular as crianças, com brinquedos coloridos, ambiente confortável e higienizado. Trabalhando essas estratégias podemos promover a interação entre as crianças. Com essa prática podemos modificar a realidade social, interagindo com o desconhecido e com novas situações, priorizando o desenvolvimento das crianças no ensino aprendizagem para que elas compreendam a importância do brincar e proporcionando meios para que elas conheçam o verdadeiro sentido da brincadeira e se divirtam.

Continue navegando