Buscar

Nutrindo a Gestação

Prévia do material em texto

Página | 1
Nutrição 2020.1
Nutrindo a Gestação
 Jaboatão dos Guararapes
 2020
Conteúdo
 Capa.....................................................................................................................1
 Sumário................................................................................................................2
 Objetivo.................................................................................................................3
 Introdução............................................................................................................4
 Metodologia...........................................................................................................6
 Resultado Esperado..............................................................................................7
 Conclusão e Considerações Finais.......................................................................8
 Apêndice................................................................................................................9 
 Referências Bibliograficas.....................................................................................10
OBJETIVO
 Auxiliar mulheres a encontrarem o equilíbrio durante a gestação, apresentando-as a uma alimentação saudável e acessível, evitando qualquer tipo de transtorno alimentar, como o ganho excessivo de peso que pode acarretar em diabetes, epilepsia, entre outros problemas de saúde tanto para a mãe como para o bebê.
 O Doutor Alan Peaceman, chefe de medicina materna da escola de medicina Feinberg da Universidade Northwestern, pesquisador sobre a obesidade na gestação afirma: "Esse é um problema sério que ganhou relevância como nunca antes, e precisa ser trabalhado. Teremos que começar a falar com as mulheres que estão com sobrepeso ou obesas mesmo antes da gravidez e explicar-lhes o risco desse excesso de peso".
 E não menos importante, alertar mães que se preocupam excessivamente com o ganho de peso sobre o risco da pregorexia, um termo pouco conhecido, que se originou da junção da palavra "pregnant” ("grávida", em inglês) com anorexia, e tem sido usado para descrever o transtorno que faz a mulher ficar obcecada com o corpo magro durante a gestação, podendo acarretar na desnutrição do bebê.
INTRODUÇÃO
A gravidez provoca modificações fisiológicas no organismo materno, que geram necessidade aumentada de nutrientes essenciais. Seja em termos de micro ou macronutrientes, o inadequado aporte energético da gestante pode levar a uma competição entre a mãe e o feto, limitando a disponibilidade dos nutrientes necessários ao adequado crescimento fetal. Portanto, a literatura é consensual ao reconhecer que o estado nutricional materno é indicador de saúde e qualidade de vida tanto para a mulher quanto para o crescimento do seu filho, sobretudo no peso ao nascer, uma vez que a única fonte de nutrientes do concepto é constituída pelas reservas nutricionais e ingestão alimentar materna (MELO et al., 2007).
Atualmente, os países em desenvolvimento enfrentam duas situações antagônicas de mánutrição: a subnutrição e o aumento do sobrepeso (KOURY FILHO, 2010). O Brasil, particularmente, encontra-se numa fase de transição epidemiológica, com alteração no perfil de morbimortalidade populacional, na qual as doenças infecciosast e parasitárias estão dando lugar às doenças crônicas não transmissíveis, como a obesidade (PADILHA et al., 2007).
A inadequação do estado antropométrico materno, tanto pré-gestacional quanto gestacional, se constitui um problema de saúde pública, pois favorece o desenvolvimento de intercorrências gestacionais e influencia as condições de saúde do feto e a saúde materna no período pós-parto (PADILHA et al., 2007).
A alimentação balanceada e o fornecimento adequado de nutrientes no período gestacional são de fundamental importância, pois é a fase na qual as exigências nutricionais são elevadas a fim de permitir os ajustes fisiológicos no organismo materno e o desenvolvimento fetal (JOB, 2007).
Esse projeto tem como principal objetivo mostrar a importância da nutrição durante a gestação, como a alimentação pode influenciar no desenvolvimento do bebê. 
METODOLOGIA
 
 O Presente projeto foi realizado nos PSF (Programa de Saúde da Família) de comunidades onde há maior índice de gestantes através de estratégias pedagógicas interativas, a partir de ações educativas como: Palestras de conscientização sobre a importância de uma alimentação equilibrada durante a gestação visando à prevenção de doenças gestacionais e a promoção de saúde tanto para a mãe quanto para o bebê; Explicações de mitos e tabus; e degustação de alimentos IN NATURA ou minimamente processados, econômicos e acessíveis, mas que possuem alto valor nutricional, contendo todos os micronutrientes e macronutrientes que as gestantes necessitam.
 RESULTADO
ESPERADO
 Durante a gestação, mostrar ser necessária uma estratégia nutricional para o auxílio de ingestão de alimentos de níveis adequados. Sempre levando em conta a qualidade da dieta das gestantes do presente projeto do PSF (programa de saúde da família).
 O trabalho mostra a necessidade mais específica com educação alimentar nessa fase da vida.
CONCLUSÃO E CONCIDERAÇÕESFINAIS
 Uma alimentação saudável é muito importante no período da gestação, tudo que a gestante ingere está relacionada ao desenvolvimento do feto.
 Por isso é de extrema importância que a gestante faça uma alimentação saudável em nutrientes, visando uma dieta saudável e nutritiva tanto para mãe quanto para o feto. 
 Durante todo o período da gravidez é importante ingerir, alimentos rico em carboidratos, fibras, minerais, ferro, ácido fólico e vitamina b12. Ajudando assim a gestante amenizar os sintomas da gravidez. Sintomas esses como azia, vômitos e mal está.
 A alimentação saudável também ajuda a gestante. Na melhoria da sua saúde, evitando pressão arterial elevada na gestante, no aumento de peso excessivo durante o período da gestação, isso tudo também se relaciona com o desenvolvimento certo do feto, evitando que ele nasça prematuro ou acima do peso
APÊNDICE
O presente projeto se propôs a conhecer o estado nutricional das gestantes, desde o descobrimento até o dia do parto. Trata-se de estudo transversal com abordagem preventiva. A gestação é uma fase da vida em que a mulher necessita de cuidados específicos, diante disso é preciso uma alimentação equilibrada que contenha todos os nutrientes que darão suporte a mãe e ao bebê. Visando a melhor maneira de orientar e esclarecer dúvidas as futuras mamães, buscando métodos acessíveis de como obter uma alimentação saudável e de toda a sua importância. O estado nutricional inadequado é um risco de vida binômio mãe e filho, tornando-se um problema de saúde pública. 
o
REFERÊNCIAS 
BIBLIOGRÁFICAS
· mundoeducacao.bol.uol.com.br
www.rmmg.org - Artigo "Obesidade e gravidez", "Obesidade - a epidemia do século XXI".
· KOURY FILHO, Hélio Cezar. Estado nutricional de mulheres, mães de crianças menores de cinco anos – Jordão – Acre – Brasil. 2010. 77f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) – Universidade de São Paulo –São Paulo, 2010.
· PADILHA, Patricia de Carvalho et al . Associação entre o estado nutricional pré-gestacional e a predição do risco de intercorrências gestacionais. Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia., Rio de Janeiro, v. 29,n. 10, oct. 2007.
· JOB, H. G. C. Nutrição na gestação. Revista Racine, São Paulo, v. 17, n. 100, p. 88-96, 2007.
· MELO, Adriana Suely de Oliveira et al . Estado nutricional materno, ganho de peso gestacional e peso ao nascer. Revista Brasileira Epidemiologia, São Paulo, v. 10, n. 2, jun. 2007.

Continue navegando

Outros materiais