Buscar

Fundamentoos da educação infatil-port 1

Prévia do material em texto

Disciplina: Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil (3° semestre)
Leia atentamente as informações:;
· Você deverá enviar no portfólio 01, TODAS as atividades referentes às aulas, 01, 02, 03 e 04.
· Não serão aceitas atividades atrasadas e retiradas da internet, assim como cópia fiel do material, ou seja, você deverá escrever com suas próprias palavras.
· Cada atividade deverá conter no mínimo 8 e no máximo 15 linhas.( 0 número mínimo e máximo é para cada atividade e não para a aula ), na atividade da aula 02, você pode utilizar o limite de linhas para cada teórico.
· Cada atividade vale até 1,25 por aula, totalizando 5,0 (Cinco) pontos cada portifólio.
· As atividades que não estiverem corretas, em branco ou iguais a de algum colega, não serão aceitas o reenvio, por isso, estejam atentos.
· AS ATIVIDADES DEVERÃO SER ENTREGUES NO PORTIFÓLIO ATÉ O DIA 27/04 PARA QUE SEJA POSSÍVEL A CORREÇÃO ANTES DA PROVA.
Aula 01
1. Disserte sobre a construção da concepção de Infância.
A concepção da infância é um assunto de grande importância. É nessa fase que se estipula os aprendizados, o desenvolvimento do lado psicomotor da criança e da sua infância.
Esse é o momento onde a diversão e a alegria se torna parte principal de uma criança, e se for saudável é o momento em que as brincadeiras as ajudam a melhorar seus sentidos e dessa maneira ter um crescimento saudável. É nessa fase que a gente molda criança cria ela para o mundo, a infância é a etapa mais importante e nossas vidas.															
Aula 02
(01) Destaque as principais ideias dos pensadores abaixo e busque exemplos de suas contribuições na prática escolar atual:
· Froebel (1782–1852)
(a) Ideias pedagógicas: A essência pedagógica era as ideias de atividade e liberdade, criou brincadeiras e jogos.
(b) Contribuições na prática pedagógica atual: 
· A essência pedagógica era as ideias de atividade e liberdade, criou brincadeiras e jogos.
· As principais técnicas utilizadas atualmente na Educação Infantil são provindas de ideias de Froebel, ele que fundou os jardins-de-infância para crianças menores de 8 anos, os espaços destinados a brincadeiras e jogos são mantidos já que esses são os primeiros passos para a aprendizagem. Os conceitos de autoeducação e o autoconhecimento que são adquiridos impactam a vida em sociedade como um todo. Valorizou a atividade lúdicas no trabalho com as crianças por perceber o significativo funcional do jogo e do brinquedo para o desenvolvimento sensório-motor e inventou método para aperfeiçoar as habilidades.
· Defendeu alegria do jogo como estratégia pedagógica fundamental para a educação da criança para aceitar o trabalho de forma mais tranquila;
· Destacou-se as ocupações tecelagem dobrados recortes e também o canto e a poesia como instrumentos importantes para facilitar sobretudo a educação moral e religiosa da criança.
(c) 
· Montessori (1870-1952)
· (a)Ideias pedagógicas: 
· (b)Contribuições na prática pedagógica atual: 
Ela direcionou a carreira para a psiquiatria e logo se interessou por crianças com retardo mental. Ela acreditava que a educação é uma conquista da criança, pois percebeu que já nasceram com a capacidade de ensinar a nós mesmos, se nos for dada as condições. O outro aspecto fundamental da teoria Montessori é deslocar o enfoque educacional do conteúdo para a forma de pensamento, pois propõe desenvolver sua totalidade da personalidade da criança e não somente suas capacidades intelectuais. Seu método empregava um abundante material didático cubos prisma sólidos bastidores para enlaçar caixas cartões destinando a desenvolver a atividade dos sentidos esse material tem o caráter peculiar de ser outo corretor.
 Ela deixou algumas técnicas e uma série de cinco grupos de materiais didáticos.
· Célestin Freinet (1896– 1966)
(a) Ideias pedagógicas:
(b) Contribuições na prática pedagógica atual:
Ele afirma a existência de uma dependência da escola e o meio social de forma a concluir que não existe educação ideal sò uma educação de classes daí sua opção pela classe trabalhadora e a necessidade de tentar uma experiência renovada do ensino.
Suas ideias pedagógicas foram inovadores a sala de aula não era ambiente adequado para ele sua proposta pedagógica era centrada na observação cuidadosa da natureza e interesses das crianças aula passeio reflexos orais da observação texto-livre apropriação da leitura escrita espontânea jornal-escola trabalho coletivo registro sobre as aulas texto livre uma sala de aula para a criança colocar no papel sua imaginação criatividade.
· Jean Piaget (1896– 1980)
(c) Ideias pedagógicas:
(d) Contribuições na prática pedagógica atual:
· Para ele a aprendizagem é construida internamente e depende do nível de desenvolvimento do sujeito para isso ele procurou estudar os processos de formação de pensamento da criança isso ocorre por meio da ação do sujeito com o meio. 
· Para ele conhecer e organizar estruturar e explicar a partir ds experiências e ação de cada um sobre o meio cada um aprende de uma maneira diferente a mesma. Para ele era necessário transformar a escola por dentro, pois é exatamente ali que se mostram as contradições sociais, e mais, em sua teoria o trabalho e a cooperação tem prioridade, a ponto de defender que não é o jogo que e natural da criança, mas o trabalho, o seu maior objetivo era criar uma escola do povo, uma educação capaz de formar cidadão para o trabalho livre e criativo.
· O educador deve encorajar estimular e apoiar a exploração a construção e invenção sua função e tabem de facilitar objetivando que cada aprendiz avance na construção de conhecimento.
· A crítica de Piaget a escola tradicional e acida segundo ele os sistemas educacionais objetiva mais acomodar a criança aos conhecimentos tradicionais que formar inteligências inventivas e críticas. Suas técnicas inovadoras são as aulas-passeio ou estudo de campo e os cantinhos pedagógicos entre outros.
· Lev Semenovitch Vygotsky (1896-1934)
(a) Ideias pedagógicas:
· Contribuições na prática pedagógica atual: 
· Segundo Vygotsky existem duas zonas de desenvolvimentos a real e a proximal enquanto uma afirma que a criança em tese faz sozinha com autonomia e Independência sem precisar de terceiros a segunda diz que a criança pode produzir sozinha mas com a ajuda de alguém nesse caso os mediadores.
· E ai entra a zona proximal onde o professor atua intensificando o desenvolvimento da criança através do aprendizado e percebendo o andamento que vai do aspecto social para os aspectos pessoais da criança.
· O professor trabalha para aproximar as duas zonas dando a criança condições de fazer coisas que na faixa estaria dela não seria possível mas em um ambiente estimulado as trocas de significativos intensificam esse desenvolvimento através das trocas entre culturas e o meio social.
Aula 03
 Leia o texto e aponte os principais avanços em relação a educação infantil no Brasil. 
Com a modificação da estrutura familiar onde os pais precisam sair para trabalhar, surge então a necessidade de um local para deixar seus filhos. Neste contexto surguem as primeiras creches e pré-escolares que no começo eram mantidas pelo próprios usuários e depois se tornaram públicas. Com a constituição federal 1988 ficou estabelecido que a educação seria direito de todas as crianças e dever do estado ocorrendo um aumento no número de escolas e uma melhor formação de profissionais.
No Brasil historicamente falando, percebemos grandes avanços na educação das crianças de 0 a 6 anos. O primeiro fator se da pela necessidade de atendimento as crianças de 0 a 6 anos, que vem crescendo a cada dia miais em nossa sociedade, resultados de intensas transformações eu englobam fatores sociais econômicos e culturais.
O segundo fator se da pelo melhor esclarecimento sobre qual o verdadeiro papel da educação infantil, que tem ocorrido diante de inúmeras pesquisas realizadas e também pela pratica reconhecida dos educadores.
O último fator, que engloba o maior comprometimento de políticos, ou seja, a maneira como o estado participa da organização efuncionamento de vários setores da sociedade, elas oferecem a esses setores, metas e diretrizes que orientam o desenvolvimento dos mesmos.
Aula 04
Aponte os principais acontecimentos que nortearam a História da Educação Infantil no Brasil. Utilize o período histórico para retratar as mudanças educacionais que impactaram aspectos referentes à educação da criança pequena em cada época pequena em cada época.
Até 1874 exista a casa dos expostos o roda para atendimento de crianças brasileiras abandonadas nas primeiras idades, para os maiores de doze anos, a escoa de aprendizes marinheiros.
 Em 1908, teve início à primeira creche popular cientificamente dirigida a filhos de operários até dois anos. 
Em 1909, foi inaugurado o jardim de Infância Campos Salles, no Rio de Janeiro. 
Em 1919 foi criado o departamento da criança no Brasil, cuja responsabilidade seria do estado. Porém, não foi o ocorrido. 
No ano de 1922, o departamento da criança no Brasil organizou o primeiro congresso brasileiro de proteção à infância.
Em 1930 foi criado o ministério da educação e saúde pública. 
Em 1940, surgiu o departamento nacional da educação da criança, vinculado ao ministério da educação. 
De 1956 a 1960 foi implantada uma política de incentivo aos serviços sociais com ênfase no bem estar das crianças e da infância. 
Os ministérios da educação e cultura instrutiva em 1975, a coordenação da educação pés escolar. 
Em 1977 foi criado o projeto casulo, um programa nacional da educação pré-escolar de massa para dar oportunidade à mãe de ingressar no mercado de trabalho e em 1983, foram atendidas 600 mil crianças.

Continue navegando