Buscar

Avaliação parcial pesquisa e prática-1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Desempenho: 7,0 de 10,0
	Data: 28/09/2015 09:04:53 (Finalizada)
	
	 Código de referência da questão.1a Questão (Ref.: 201503831951)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As reflexões e os debates teórico-práticos problematizados nos encontros-aula da disciplina PPE I, no Curso de Pedagogia, compreendem:
	
	
	
	Formar o pedagogo na visão tecnicista e limitada na perspectiva da pesquisa, reforçando a reprodução ideológica do sistema dominante.
	
	Ampliar as ideias reflexivas sobre a Pesquisa em Educação e relacioná-las a uma concepção de Educação Positivista.
	
	Formar pedagogo competente para ministrar aulas sobre a Pesquisa em Educação/Conhecimento Científico no ensino médio.
	 Certo
	Ressignificar saberes sobre a prática da Pesquisa em Educação e a sua contribuição curricular para desnaturalizar a ideia de senso comum e promover desejos e fazeres a partir do conhecimento científico.
	
	Contribuir para uma ação docente eficaz e liberal, pois não é importante uma atitude reflexiva e investigativa.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 Código de referência da questão.2a Questão (Ref.: 201503792633)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Todas as atividades abaixo referem-se ao conhecimento científico, EXCETO:
	
	
	
	É um conhecimento sistemático que se caracteriza pela capacidade de analisar, de explicar, de desdobrar, de justificar, de induzir e de predizer.
	 Errado
	Caracteriza-se pelo conhecimento racional, sistemático, exato, verificá­vel e, por conseguinte, falível.
	
	Conhecimento racional, certo ou provável, obtido metodicamente sistematizado e verificável, que fazem referência a objetos de uma mesma natureza."
	 Certo
	Este conhecimento também pode derivar de experiências casuais, através de erros e acertos, sem a fundamentação dos postulados metodológicos.
	
	Parte do real. Lida com os fatos, isto é, toda forma de existência que se manifesta de algum modo.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 Código de referência da questão.3a Questão (Ref.: 201503285094)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	É por meio do trabalho que homens e mulheres transformam e adaptam a natureza e extraem dela os meios que garantem a sua subsistência. Assim, o trabalho lhes possibilita irem além da pura natureza, podendo, então, assumir uma postura de contraposição, como sujeitos, ao mundo dos objetos. Podemos assim afirmar que do ponto de vista ontológico o ser humano se diferencia dos animais pela necessidade de:
	
	
	
	Imitar outros seres existentes na natureza
	
	Reproduzir ações mecânicas
	
	Alimentar a si e aos outros.
	 Certo
	Produzir as suas próprias condições de vida.
	
	Docilizar o seu corpo e o corpo do outro
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 Código de referência da questão.4a Questão (Ref.: 201503685794)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"A relação que homens e mulheres estabelecem com a natureza é uma relação social, pois reflete a ação puramente humana¿. Nesse sentido podemos afirmar que:
	
	
	
	O sentido dialético desse processo indica que este movimento é uno , ou seja, não há uma polarização homem-natureza, isto é, o homem e a natureza estão em relação antagônica.
	
	Nenhuma das respostas acima.
	
	As relações entre homem e natureza dão-se pela atuação de indivíduos isoladamente;
	 Certo
	O ser humano, ao dominar e transformar a natureza, como ser natural e ativo, a desencanta e, consequentemente, se transforma.
	
	A naturalização do homem e a humanização da natureza não constituem o mundo da cultura.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 Código de referência da questão.5a Questão (Ref.: 201503388931)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na idade média a sociedade era composta por camponeses e servos, nobres e pelo clero, embora houvesse uma proporção desigual de representantes em cada segmento social. Esta estratificação social predominou até o século XV. Pode-se afirmar que naquela época a estratificação social apresentava, como maioria de representantes
	
	
	
	A Igreja.
	
	O papa e os bispos.
	
	Os nobres.
	
	Os senhores feudais.
	 Certo
	Os camponeses e os servos.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 Código de referência da questão.6a Questão (Ref.: 201503384097)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	De acordo com Marcondes (2006), escolástica é um termo que designa todos que pertencem a uma escola de pensamento e ensino que compartilha os dogmas do cristianismo. Em 1070 a reforma gregoriana decretada pelo papa Gregório VII estabeleceu que cada abadia e catedral tivesse uma escola com os elementos básicos da época: trivium (gramática, lógica e retórica) e quadrivium (música, geometria, aritmética e física), formando assim o septrivium (sete artes liberais). Portanto, a escolástica que surgiu em torno dos sécs. XI e XII ficou conhecida como:
	
	
	
	Filosofia Grega
	
	Filosofia Romana
	
	Filosofia Renascentista
	
	Filosofia Moderna
	 Certo
	Filosofia Medieval
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 Código de referência da questão.7a Questão (Ref.: 201503694062)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O estudo sobre as universidades públicas no Brasil teve como um de seus principais analistas o educador Anísio Teixeira, As Críticas feitas por esse intelectual demonstram que as escolas superiores que existiam no Brasil até o final do Império em 1889, e o início da República só atendiam a uma  seleta elite, Dentre as críticas feitas por Anísio Teixeira está a precarização da formação de professores para os colégios secundários.
Para Anísio Teixeira, a formação inadequada desse futuros educadores era resultado de que fatores?
	
	
	
	A falta de escolas para população urbana.
	 Errado
	A falta de recursos para investimento na Educação Básica.
	
	A falta de escolas para população rural.
	
	A falta de profissionais para formar educadores.
	 Certo
	A falta de estudos superiores de tipo acadêmico.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 Código de referência da questão.8a Questão (Ref.: 201503845829)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova se vincula à formação dos professores para os colégios secundários. Em 1989 Anísio Teixeira já alertava que:
	
	
	 Errado
	A formação dos professores no Rio de Janeiro para suprir os colégios secundários deveria ser o exemplo para todo o país;
	
	Os colégios secundários deveriam ser orientados segundo o modelo jesuíta do o Ratio Studiorum;
	 Certo
	A falta de estudos superiores de tipo acadêmico havia de tornar extremamente precária a formação de professores para os colégios secundários;
	
	A formação dos professores no Estado de São Paulo para suprir as escolas primárias deveria ser pautada nos moldes jesuíticos.
	
	Os professores que lecionavam nas escolas primárias da capital baiana eram considerados de alto nível de formação;
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 Código de referência da questão.9a Questão (Ref.: 201503832018)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Há uma discussão do "ser" professor pesquisador que envolve a diferenciação entre a pedagogia do professor e a pedagogia do mestre. A função do professor é ensinar a todos a mesma coisa e a do mestre, anunciar, a cada um, uma verdade particular, uma resposta singular e uma realização. Nesse sentido, o mestre é o condutor do discípulo até si mesmo, um agente de seu processo de individuação. O discípulo confia no mestre para que o instrua e o conduza enquanto ele não for capaz de se conduzir sozinho, entendendo que a condição de discípulo é provisória. Assim, a experiência do mestre, adquirida através da prática e da sagacidade, é, na verdade, a capacidade de discernimento dos espíritos que, ao pressentir as possibilidades de cada um, propõe-lhes fins ao seu alcance, assim como os meios de alcançá-los, através da utilização
das suas capacidades. As ideias do texto afirmam Há uma discussão do "ser" professor pesquisador que envolve a diferenciação entre a pedagogia do professor e a pedagogia do mestre. A função do professor é ensinar a todos a mesma coisa e a do mestre, anunciar, a cada um, uma verdade particular, uma resposta singular e uma realização. Nesse sentido, o mestre é o condutor do discípulo até si mesmo, um agente de seu processo de individuação. O discípulo confia no mestre para que o instrua e o conduza enquanto ele não for capaz de se conduzir sozinho, entendendo que a condição de discípulo é provisória. Assim, a experiência do mestre, adquirida através da prática e da sagacidade, é, na verdade, a capacidade de discernimento dos espíritos que, ao pressentir as possibilidades de cada um, propõe-lhes fins ao seu alcance, assim como os meios de alcançá-los, através da utilização das suas capacidades. As ideias do texto afirmam I - a confiança do discípulo na figura do mestre; II - a busca de padrões nos processos de individuação; III - o entendimento das limitações e possibilidades de mestres e discípulos; IV - a percepção do mestre como condutor às verdades. De acordo com o texto podemos considerar corretas as afirmativas:
	
	
	
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	
	As afirmativas I e II estão corretas.
	
	As afirmativas II, II e IV estão corretas.
	 Certo
	As afirmativas I e III estão corretas.
	
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	
	
	
	 Código de referência da questão.10a Questão (Ref.: 201503285353)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Durante a ditadura militar tivemos na sociedade brasileira uma postura conservadora, de uma maioria representante da classe média brasileira e, tivemos uma parte da classe artística, com uma postura de oposição, estas posturas diferenciadas também existiram no campo educacional, ou seja, um grupo de professores, intelectuais e alunos que defendiam o regime e outro grupo que se opunha (tanto professores quanto os intelectuais e os estudantes). Assim, o campo educacional vai ser alvo de um controle severo por parte do governo militar sobre as instituições escolares e as universidades. Por que isto aconteceu?
	
	
	 Certo
	Porque a universidade é um campo de formação política, intelectual e científica
	
	Porque a universidade favorece a reprodução de conhecimentos eruditos
	
	Porque a universidade negava os conhecimentos da classe popular
	
	Porque não cabia a universidade desenvolver pesquisas
	
	Porque a universidade trabalhava a favor do governo

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?