Buscar

Psicofarmacologia 1 questionario respondido

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PSICOFARMACOLOGIA: 5º PERIODO DE PSICOLOGIA
Exercícios do módulo I
1) Quais são as fases da farmacocinética?
Absorção, Distribuição, Metabolização e Excreção.
2) Quais são as principais vias de administração dos fármacos? Cite suas vantagens e desvantagens.
Via Oral- Vantagens: 90% dos fármacos são administrados assim pela facilidade e pelo fato de ser fácil a administração facilita à adesão ao medicamento.
Desvantagem: Metabolismo de primeira passagem (passagem do fármaco pelo fígado levando uma perda % do que você administrou.); Biodisponibilidade (quantidade de fármaco que exerce efeito terapêutico, sendo somente uma pequena % que faz efeito) e maior número de interações medicamentosas;
Via Intravenosa- Vantagens: Rapidez (velocidade); Não tem absorção porque o medicamento cai direto na veia e 100% biodisponivel (tudo que se ingere faz efeito).
Desvantagem: Maior probabilidade de ter efeito adverso (toxidade) e invasivo.
Via Sublingual- Vantagens: Ação mais rápida e não invasiva e não sofre efeito de metabolismo de 1° passagem.
Desvantagem: Difícil absorção (poucos fármacos que atravessam a membrana sublingual) 
Via intramuscular- Vantagens: Serve de reservatório (libera de forma prolongada a medicação para a corrente sanguínea).
Desvantagem: Maior toxidade (efeitos adversos) que a oral e menor que a intravenosa.
Via subcutânea- Vantagens: serve de reservatório (liberação prolongada).
Desvantagens: Existem poucos medicamentos que ultrapassam a derme (pele).
Via Retal- vantagens: Extremamente útil para criança e pacientes com náusea; Alta biodisponibilidade em comparação a oral; Não tem mecanismo de primeira passagem e não é invasivo.
Desvantagens: Incomodo e dificuldade de encontrar medicamentos por essa via. 
3) A barreira lipídica da membrana citoplasmática não permite a passagem de alguns fármacos, dificultando o processo de absorção. Comente essa afirmativa, considerando a forma neutra ou iônica do fármaco e o órgão de absorção (estômago, duodeno, íleo e jejuno). 
Os fármacos se difundem através da membrana celular de uma região de alta concentração (p. ex., líquidos gastrintestinais) para outra de baixa concentração (p. ex., sangue). O índice de difusão é diretamente proporcional ao gradiente, mas também depende de solubilidade lipídica, tamanho e grau de ionização da molécula e da área da superfície de absorção. Como a membrana celular é lipoide, os fármacos solúveis em lipídios difundem-se de modo mais rápido. As moléculas menores tendem a penetrar pelas membranas mais rapidamente que as maiores.
A maior parte dos fármacos é um ácido ou uma base orgânica, ocorrendo sob formas ionizadas ou não ionizadas em um ambiente aquoso. A forma não ionizada é habitualmente solúvel em lipídio (lipofílica) e difunde-se imediatamente através de membranas celulares. A forma ionizada tem baixa lipossolubilidade (mas alta solubilidade aquosa — i. e., hidrofílica) e alta resistência elétrica e, por isso, não pode penetrar facilmente na membrana celular.
4) Cite quatro fatores que podem afetar a biodisponibilidade de fármacos pela via oral. Metabolismo Hepático, metabolismo de primeira passagem, características individuais do paciente, solubilidade da droga e administração associada a outros fármacos. 
5) Por que o mesmo medicamento normalmente apresenta uma dosagem menor quando administrado por via sublingual que quando administrado por via oral?
Porque não tem mecanismo de primeira passagem (Passagem do fármaco pelo fígado após a administração via oral levando uma perda % do fármaco administrado) e por via sublingual é direcionado direto para corrente sanguínea.
6) Um mesmo medicamento administrado na mesma dose apresentou efeito diferente em dois pacientes. Em um deles a dose foi subterapêutica e em outro a dose foi terapêutica. O primeiro paciente apresenta hiperalbuminemia, uma doença que aumenta a produção da proteína albumina no fígado. Explique a relação entre a doença e a diferença entre os dois pacientes. 
Todo paciente com hiperalbuminemia há o aumento na produção de albumina, consequentemente um aumento das conexões à proteínas, e todo o fármaco ligado à proteína perde efeito(perda da biodisponibilidade). Por isso o primeiro paciente a dose foi subterapêutica.
O primeiro paciente ele teve um % menor de fração livre (não se liga a proteína exercendo o efeito terapêutico) do que o segundo paciente que teve % menor de conexões à proteína.
7) Porque medicamentos administrados como soluções apresentam efeito mais rápido que seus análogos sólidos comprimidos e cápsulas? 
Comprimidos- É o meio mais usado para administração de fármacos. A compressão do fármaco e excipientes faz dele uma apresentação conveniente e eficaz. A dissolução e, conseqüentemente, a solubilidade poderiam limitar a velocidade do fornecimento de um fármaco para a circulação sistêmica.
Cápsulas- Uma cápsula é um invólucro duro de gelatina e, para garantir a estabilidade física, usam-se compactantes como a lactose para preencher a cápsula. Usam-se, também, desintegrantes como o amido que, após o início da dissolução da cápsula e em contato com o meio aquoso, intumescem e causam a ruptura da cápsula.
As cápsulas de invólucro mole podem conter líquidos. Com isso, fármacos de baixa solubilidade podem ser solubilizados, aumentando sua absorção. A absorção é igual ou maior do que a obtida pela administração de uma solução de fármaco. 
Soluções- Não têm absorção porque o medicamento cai direto na veia e 100% biodisponivel (tudo que se ingere faz efeito) e Serve de reservatório (libera de forma prolongada a medicação para a corrente sanguínea).
8) Qual é a principal função da metabolização dos fármacos no corpo humano? Transforma os fármacos em produtos com maior afinidade por água. O fígado (O principal órgão metabolizador) amplia a afinidade do fármaco por água.
 
9) Dê exemplos de órgãos responsáveis pela excreção dos fármacos no corpo humano. Rim; Trato biliar e as fezes; ar expirado, saliva, leite e suor.
10) Qual a diferença entre efeito adverso e efeito colateral? 
Efeito adverso- efeitos ruins (não esperado)
Efeito colateral- efeitos já esperado pela medicação

Continue navegando