Buscar

Avaliação Online

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Prova de "Relações Interpessoais e Ética Profissional"	
1 - A teoria da inteligência emocional demonstra com metodologia científica que os sentimentos seguem uma lógica precisa, que se mostra ilógica apenas sob um ponto de vista puramente racional, tratando-se, de fato, de uma "psico-lógica". As capacidades relevantes por meio da Inteligência Emocional são, portanto, capacidades complementares, mas diferentes da inteligência racional cognitiva. Sobre a consciência emocional, pode-se afirmar: (Valor: 1)
A) 	É o controle da agressividade dirigida a você mesmo; capacidade de controlar os impulsos e reenviar/adiar a satisfação; capacidade de modular o próprio estado de ânimo, evitando que o sofrimento o impeça de pensar.
B) 	É a inclinação a reagir ativamente (com otimismo e iniciativa) aos fracassos e frustrações, sem cair em depressão.
C) 	Capacidade de canalizar, energizar e harmonizar as emoções, dirigindo-as à realização de um objetivo.
D) 	É a capacidade de distinguir e dominar emoções e sentimentos experimentados no cotidiano.
2 - Segundo o conteúdo do módulo, o que é Cultura Organizacional?
É o nome dado à especialização horizontal na organização por meio da criação de departamentos para cuidar das atividades organizacionais. É decorrente da divisão do trabalho e a homogeneização das atividades. (Valor: 1)
A) 	É a troca de informações entre indivíduos. Significa tornar comum uma mensagem; o fenômeno pelo qual um emissor envia uma mensagem a um destinatário e vice-versa por meio de um processo de transmissão e recepção através de um canal que os separa fisicamente.
B) 	É o sistema de crenças e valores compartilhados que se desenvolve dentro de uma organização ou dentro de uma subunidade e que guia e orienta o comportamento de seus membros.
C) 	São as competências estratégicas únicas e distintivas de uma organização que a tornam melhor do que os concorrentes e que as conduz a uma posição de liderança em seu setor.
D) 	Todas as opções anteriores.
3 - Segundo a discussão estabelecida no módulo, o que são as emoções? (Valor: 1)
A) 	São experiências adquiridas do passado e que interferem no desenvolvimento da vida presente.
B) 	É o sistema de crenças e valores compartilhados que se desenvolve dentro de uma pessoa em decorrência de sua atuação na organização ou dentro de uma subunidade e que guia e orienta o comportamento de seus membros.
C) 	É a influência interpessoal exercida numa situação e dirigida por meio do processo da comunicação humana para a consecução de um determinado objetivo; é o processo de influenciar e dirigir o comportamento das pessoas em direção ao alcance de objetivos.
D) 	São respostas químicas e elétricas que viajam por nosso organismo, cuja existência não é casual e nem é destacada do complexo contexto de funcionamento do nosso organismo.
4 - Considerando a Ética, o que é moral? (Valor: 1)
A) 	São os valores concernentes ao bem e ao mal, ao permitido e ao proibido, e à conduta correta, válidos para todos os seus membros. Culturas e sociedades fortemente hierarquizadas e com diferenças muito profundas de castas ou de classes podem até mesmo possuir várias morais, cada uma delas referida aos valores de uma casta ou de uma classe social.
B) 	É o estado íntimo que leva uma pessoa a se comportar de maneira a assegurar o alcance de determinado objetivo ou a se engajar em uma atividade para satisfazer necessidades pessoais. Refere-se às forças dentro de cada pessoa que a conduzem a um determinado comportamento.
C) 	São as ideias de que as propriedades de um sistema, quer se trate de seres humanos ou outros organismos, não podem ser explicadas apenas pela soma de seus componentes.
D) 	Nenhuma das opções anteriores.
5 - Na unidade 2, discute-se sobre o trabalho, seu significado ao logo da história e seu contexto social. Sobre o significado do trabalho pode-se afirmar: (Valor: 1)
A) 	As religiões constituem uma fonte de entendimento de como o trabalho é distintamente percebido.
B) 	O sentido e o significado do trabalho permanecem estável ao longo da existência humana.
C) 	O sentido etimológico da palavra, originado do trabalhium, significa bonificação atribuídas aos deuses gregos por seus trabalhos realizados e descritos nos mitos gregos.
D) 	Nenhuma das opções anteriores.
6 - Outra máscara do medo é a ___________, a tendência a desistir sempre que ocorrem obstáculos. Quer por egoísmo ou desejo de prejudicar os outros, essas pessoas destroem boas ideias e "puxam para trás" sempre que novos propósitos se colocam. Têm frequentemente exemplos de situações que não deram certo. Nos casos mais extremos, são capazes de se prejudicar para não ver os outros vencerem (Marque a opção que completa corretamente o sentido da sentença). (Valor: 1)
A) 	Postura Derrotista.
B) 	Fofoca e Boatos.
C) 	Agressividade.
D) 	Impulsividade.
7 - Leia as sentenças sobre o processo de interação é possível e marque a opção correspondente:
I - A maneira de lidar com diferenças individuais cria um certo clima entre as pessoas e tem forte influência sobre toda a vida em grupo, principalmente nos processos de comunicação, no relacionamento interpessoal, no comportamento organizacional e na produtividade.
II - Relações interpessoais e clima de grupo influenciam-se recíproca e circularmente, caracterizando um ambiente agradável e estimulante, ou desagradável e averso, ou neutro e monótono. Cada modalidade traz satisfações ou insatisfações pessoais e grupais. (Valor: 1)
A) 	Somente a sentença I está correta.
B) 	Somente a sentença II está correta.
C) 	As sentenças I e II estão corretas.
D) 	As sentenças I e II estão incorretas.
8 - Em relação às reflexões sobre a cultura organizacional, é correto afirmar: (Valor: 1)
A) 	Tais reflexões, dentre outras, permitem analisar os valores e crenças predominantes na cultura organizacional.
B) 	Possibilitam, ainda, entender a razão de posturas que se perpetuam, e que, independentemente de serem as mais indicadas, continuam sendo praticadas por hábito ou costume.
C) 	Analisando-se os indicadores da cultura organizacional, pode-se ter uma imagem da cultura organizacional. Mas não se deve avaliar a cultura como certa ou errada. É fundamental evitar discriminações e não julgar condutas sem entender seu contexto.
D) 	Todas as opções anteriores estão corretas.
9 - Marque a opção que apresenta o gênero de comunicação assertiva: (Valor: 1)
A) 	Os comunicadores assertivos invadem o espaço do ouvinte, falando de modo ameaçador e sarcástico, podem arremessar objetos, entender mal ou tentar intimidar o ouvinte. Procuram com frequência acusar o ouvinte, qualquer que seja a causa da discordância.
B) 	Os comunicadores assertivos evitam o cruzamento de olhares, evitam exprimir com exatidão seus sentimentos e tendem a ter baixa auto-estima. A sua raiva é dirigida antes a si mesmo do que à fonte da raiva.
C) 	Os comunicadores assertivos falam com um tom racional, olhando o ouvinte nos olhos, e declaram claramente as próprias necessidades, sentimentos e objetivos. Convidam quem escuta a obter uma solução para o conflito, racionalmente satisfatória para ambos. Influenciam conscientemente quem escuta com o próprio comportamento.
D) 	Nenhuma das opções anteriores.
10 - Wall (2008) nos mostra a importância da empatia, da sociabilidade, da influência pessoal e do domínio das metas e visão para as relações interpessoais. Segundo o conteúdo do módulo, o que significa Sociabilidade? (Valor: 1)
A) 	Sociabilidade é a habilidade de estabelecer vários relacionamentos interpessoais em toda a empresa.
B) 	Sociabilidade é a resposta afetiva apropriada à situação da outra pessoa e não à própria situação.
C) 	Sociabilidade é a capacidade de influenciar e fazer as coisas acontecerem dentro da organização.
D) 	Todas as opções anteriores estão corretas.

Outros materiais