Buscar

Libras - Atividade 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

O Decreto 5626/2005 define escola bilíngue:
“São denominadas escolas ou classes de educação bilíngue aquelas em que a Libras e a modalidade escrita da Língua Portuguesa sejam línguas de instrução utilizadas no desenvolvimento de todo o processo educativo.”
Leia um trecho de uma matéria da Revista Nova Escola:
 “É importante lembrar que, mesmo que não alcancem os mesmos resultados obtidos pelos alunos ouvintes, os estudantes com deficiência auditiva precisam participar de todas as aulas. Se o aluno surdo ainda não for capaz de escrever um texto, faça com que ele contribua para as atividades escrevendo listas ou frases sobre o tema abordado. Produções coletivas ou em pequenos grupos também ajuda o aluno a se expressar melhor pela escrita.”
http://revistaescola.abril.com.br/formacao/desafio-ensinar-lingua-portuguesa-alunos-surdos-613092.shtml
Agora veja a situação seguir:
Maria Lúcia é professora do 5º ano do ensino fundamental. Sua sala contém 30 alunos, sendo 5 deles surdos. Maria Lúcia não sabe Libras, os alunos ouvintes não sabem mais que o alfabeto manual. Maria Lúcia conta com uma professora bilíngue que a auxilia em sala, mas os alunos surdos estão sempre atrasados em relação ao aluno ouvinte: não sabem produzir textos, vocabulário em língua portuguesa extremamente pequeno. No entanto, a comunicação em Libras é muito boa.
Importante: A sala da professora Maria Lúcia não é bilíngue, é uma sala inclusiva. Por que? Lembre-se que bilinguismo significa que todos os envolvidos conhecem as duas línguas e não apenas uma pessoa. Já uma sala inclusiva é aquela que possui alunos surdos e ouvintes juntos e a comunicação entre eles é mediada pelo professor bilíngue ou intérprete de Libras.
Objetivo da atividade: Escreva um texto dissertativo mostrando como você faria para ajudar a sala da professora Maria Lúcia se tornar bilíngue, de forma que os alunos surdos pudessem acompanhar os alunos ouvintes e todo o processo educativo fosse feito em Libras e Português escrito. 
 Lembre –se: toda e qualquer citação deve conter autor e ano, se usar trechos de internet devem ser citados na referência bibliográfica. 
A situação da sala da Professora do 5ª ano Maria Lúcia não é alguma novidade no Brasil, principalmente no ensino público Brasileiro, temos milhares de escolas espalhadas no Brasil com alunos com deficiência auditiva e que não temos um processo educativo bilíngue tanto por parte da instituição que não conta com professores bilingues em libras e português escrito quanto por parte do alunos que infelizmente por não terem esse tipo de ensino e cultura não sabem libras, fazendo com que se torne cada vez mais difícil a inclusão social desses deficientes a sociedade como estudos de qualidade e empregos o dificultando-os a terem uma vida digna e normal. 
Agora se tratando da sala da Professora Maria Lúcia por ser uma exceção e conter uma professora auxiliar bilíngue que a auxilia no dia a dia de aprendizagem podemos tomar ações corretivas para que os alunos surdos acompanhem os alunos sem deficiência. Primeiramente precisamos fazer um intensivo somente com os alunos surdos que estão atrasados em relação aos alunos sem deficiência por conta dessa defasagem de ensino Brasileiro, com a ajuda da professora bilíngue fazendo com que eles acompanhem o restante dos alunos em produção de textos e principalmente no desenvolvimento do vocabulário em língua portuguesa, além de os ajudar no desenvolvimento da escrita podendo se expressarem totalmente por meio do português escrito. 
Com isso temos o mesmo nível de português para toda a sala e seus alunos, assim podemos entrar na segunda etapa de processo de evolução para essa turma, com os esforços das professoras e ao longo do tempo são implementadas as aulas de libras fazendo com que se torne uma matéria oficial de ensino, com isso reforçamos libras para os alunos surdos, além de todos os alunos com o tempo aprenderem libras tendo uma formação educativa bilíngue em português e libras, além de principalmente promover a inclusão social aos deficientes auditivos, todos os alunos podendo se comunicar com os surdos tendo uma interação social muito melhor e os surdos podendo ter uma vida normal, acredito que o ensino de Libras deveria ser obrigatório nas escolas em todo brasil já que Libras é a segunda língua falada no Brasil.

Continue navegando

Outros materiais