Buscar

História do Pensamento Geográfico_AP1_2020.1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina: História do Pensamento Geográfico (EAD 14008)
Coordenador: Hindenburgo F Pires
Nome: 
Polo: Curso: Nota: __________
Avaliação a Distância – APX1 – 1º Semestre de 2020.1 Esta atividade avaliativa (APX1) teve como ponto de partida os textos e artigos disponibilizados nas Aulas (1, 2, 3, 4 e 5). Espera-se que a partir da leitura dessas referências o (a) estudante consiga realizar esta avaliação e demonstre ter obtido conhecimento dos conteúdos e do material reunidos nessas Aulas.
1. Que expoente da geografia contemporânea rompeu com a narrativa evolutiva e historicista de construção da história linear do pensamento geográfico e também defendeu que o passado de nossa ciência, a Geografia, possibilitou um “avanço” em direção à formação de diferentes escolas de pensamento? Esse mesmo estudioso da história do pensamento geográfico sugeriu, em suas pesquisas, que existiu uma série de tradições geográficas que atuaram de forma transversal, não linear ou evolucionista, no desenvolvimento histórico do pensamento geográfico.
Assinale a resposta correta:
a) ( ) Paul Claval;
b) ( ) Horácio Capel;
c) ( ) David Harvey;
d) ( X ) David Livingstone;
e) ( ) Preston James.
2. Contrariando o ideário dos terraplanistas, desde o século 276 A.C., os gregos concluíram que a Terra era esférica (redonda) efetuando o cálculo de sua circunferência com uma precisão notável. Quem entre os gregos efetuou esse cálculo e contribuiu naquele período para o desenvolvimento da geografia pré-científica?
a. ( ) Anaximandro do Mileto.
b. ( ) Heródoto.
c. ( X ) Erastóstenes.
d. ( ) Pitágoras.
e. ( ) Aristóteles.
3. Como corrente filosófica que influenciou a história do pensamento geográfico, o positivismo foi herdeiro do renascimento. O positivismo eliminou as explicações _____________ do conhecimento e desenvolveu argumentos contra o Iluminismo e explicações metafísicas afirmando ser a experiência _____________ a única forma possível de conhecimento. Nesse período o positivismo operou uma profunda transição do _____________ para o antropocentrismo. Os geógrafos que seguiram positivismo, acreditavam que a geografia deveria se restringir a estudar os aspectos _____________ do real, possíveis de serem mensurados.
Assinale a resposta com o item que contém (preenche) as palavras correspondentes às sentenças enunciadas: 
a) ( ) fantasiosas, cognoscível, naturalismo, reconhecíveis;
b) ( X ) religiosas, sensível, teocentrismo, visíveis;
c) ( ) abstratas, perceptível, materialismo, práticos;
d) ( ) fábulas, aprazível, criacionismo, tangíveis.
e) ( ) com opiniões pessoais, factível, iluminismo, legíveis. 
4. Baseado no artigo da professora Inês Aguiar de Freitas, “A Geografia dos Naturalistas-Geógrafos no Século das Luzes”, publicado na revista Terra Brasilis, (6), em 2004, analise atentamente o texto a seguir sobre Brasil, produzido no início do século XIX, descrito pelo olhar de um naturalista e viajante e responda quem foi o autor do mesmo?
“No Brasil, não há nenhuma dessas doenças epidêmicas ou contagiosas que exterminam populações e das quais mesmo a lembrança é uma calamidade. 
Se você gosta de uma vida indolente e tranquila; se para você o repouso é a felicidade, suspenda sua rede nos trocos descasados das palmeiras, ou busque uma doce habitação na praia tocada pelas ondas preguiçosas, mas se você detestar a monotonia dos prazeres isentos de peripécias, permaneça onde está; pois, no Brasil, cada manhã da véspera parece a manhã do dia seguinte; e acredite que a nuvem que passa hoje sobre vossas cabeças é a nuvem que ontem acabou por vos proteger em sua sombra ou vos refrescou de sua cor de rosa.
No Brasil, diríamos que esta natureza forte e vigorosa que pesa sobre o solo é a mesma desde séculos e que ela nunca se renova.”
Assinale a resposta correta:
a) ( ) Alexander von Humboldt;
b) ( ) Hyacinthe de Bougainville;
c) ( X ) Jacques Arago;
d) ( ) Jean-François de La Pérouse.
5. Para os adeptos das concepções _________________, apenas o conhecimento científico baseado na observação é verdadeiro.
Marque a resposta correta.
a) ( X ) Positivistas;
b) ( ) Geográficas;
c) ( ) Marxistas;
d) ( ) Naturalistas;
e) ( ) Iluministas.
Boa Prova!