Buscar

ATIVIDADES FUNDAMENTOS E PRATICAS NO ENSINO DA CIÊNCIAS S5

Prévia do material em texto

ATIVIDADES FUNDAMENTOS E PRATICAS NO ENSINO DA CIÊNCIAS S5
No texto “Atividade práticas e o ensino-aprendizagem de ciência(s): mitos, tendências e distorções”, de Fernanda Bassoli, são citadas algumas categorias de concepções de aulas práticas e tipos de interatividade. Sobre isso, assinale a alternativa que contempla todas as modalidades apresentadas no texto:
	
	experimentos descritivos; lista de exercícios; atividade de campo; práticas no laboratório;
	
	atividade expositiva dialogada; experimentos práticos; experimentos investigativos; simulações.
	
	aulas de campo; simulações; pesquisas na Internet; trabalhos em grupo;
	
	experimentos investigativos; aulas dialogadas; demonstrações simplificadas;
	
	demonstrações práticas; experimentos ilustrativos; experimentos descritivos, e experimentos investigativos.
 
2-Os experimentos investigativos, ou atividades práticas investigativas, são aqueles que exigem grande participação do aluno durante sua execução. Sobre esse tipo de atividade prática, é incorreto afirmar:
	
	Diferem das outras atividades por envolverem, obrigatoriamente, discussão de ideias, elaboração de hipóteses explicativas e experimentos para testá-las.
	
	Trabalham com situação problemática aberta, capaz de favorecer a reflexão sobre o objeto de estudo, levando o estudante a elaborar hipóteses.
	
	São atividades que estimulam, ao máximo, a interatividade intelectual, física e social, contribuindo, sobremaneira, para a formação de conceitos.
	
	O professor demostra um determinado processo, ou conceito, e o estudante acompanha a exposição realizada pelo professor, realizando suas anotações.
	
	Favorecerem a integração entre os diversos campos do conhecimento, inclusive relacionando o experimento com questões cotidianas.
 
3-No ensino de Ciências é muito comum o uso ou a valorização da experimentação em sala de aula. Porém, quando se discute a experimentação em sala de aula, encontramos alguns mitos que precisam ser desvelados. Por isso, é correto afirmar:
	
	As atividades experimentais investigativas sempre são abertas, e a construção do conhecimento se dá em função de uma descoberta.
	
	As atividades experimentais investigativas podem ser desenvolvidas em uma sala de aula, não necessitam, obrigatoriamente, de um laboratório.
	
	As demonstrações não configuram atividades experimentais investigativas, pois o professor está realizando toda a atividade, o que pode ser desmotivante para o estudante.
	
	As atividades experimentais investigativas envolvem o uso da tecnologia, sem ela a atividade é inviável.
	
	As atividades experimentais investigativas envolvem experimentos e, por isso, só podem ser realizadas em laboratórios com equipamentos especializados.
 
4-A leitura e a escrita são práticas sociais. O leitor atribui sentidos àquilo que lê, e a leitura se estabelece como uma atividade dialógica. Nesse sentido, podemos afirmar que:
	
	Ler um texto é uma atividade simples, que o estudante aprende já no início da escolarização.
	
	Quando o estudante domina as regras gramaticais é capaz de interpretar completamente um texto.
	
	Saber ler é uma atividade simples, envolve o leitor interpretar fielmente o que o autor buscou dizer no texto.
	
	O leitor constrói sentido e significados para o texto que lê, realizando sua interpretação.
	
	Todo texto apresenta um significado único, já postulado pelo autor.
 
5-Professores de todas as disciplinas devem favorecer o desenvolvimento da competência leitora nos estudantes, pois essa envolve o entendimento da leitura como objeto de ensino e ferramenta de aprendizagem. Nas aulas de Ciências, por exemplo, a interpretação de gráficos, tabelas, imagens, informações científicas, assim como aprender a sistematizar dados e interpretar conhecimentos, fazem parte do desenvolvimento da alfabetização científica. Nesse sentido, podemos afirmar:
	
	O professor de ciências sempre considerou a leitura como um objeto de ensino para suas aulas.
	
	O professor de ciências deve ensinar os estudantes os significados dos termos técnicos utilizados, a isso se restringe o trabalho com a leitura.
	
	Ao trabalhar a leitura nas aulas de Ciências, pode-se aproximar o estudante dos conceitos próprios dessa área e contribuir para que construa suas interpretações.
	
	A leitura, nas aulas de ciências, precisa ser orientada pelo professor, ele mostrará os sentidos e significados para os estudantes.
	
	Ensinar a ler é tarefa das aulas de Língua Portuguesa, logo foge dos objetivos das aulas de Ciências.

Continue navegando