Buscar

roteiro_relatorio_ped_educacao_infantil (1) (1)

Prévia do material em texto

DADOS DO ALUNO/CURSO
Curso:PEDAGOGIA
Instituição:UNIVERSIDADE UNICID
Nome:MARISE BATISTA DA SILVA
RGM: 20218443
Disciplina:ESTAGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Ano/semestre de realização do estágio: 2019/3
Quantidade de horas realizadas:100 
CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA
cei/emei Leonor Mendes de Barros, localizado na rua João Carlos Balio, 240 bairro Travessão, pertencente a rede pública de ensino do municipio de caraguatatuba estado de São Paulo. A unidade escolar é composta de 18 salas entre CEI(Centro de Educação Infantil) e EMEI(Escola Municipal de Ensino Infantil), totalizando 461 alunos, sendo 236 alunos no CEI (de 0 à 3 anos e 5 meses) e 225 alunos na EMEI(de 4 à 5 anos).
INTRODUÇÃO 
Foram realizadas 100 horas de estágio distribuidas em duas faixas etária, Berçário I (crianças de 0 a 1 ano e 5 meses) e Maternal I(1 ano e 6 meses a 2 anos e 5 meses). Foi observada que a escola é bem arejada, com uma boa iluminação, possue aparelho televisor para os alunos, parques movel e fixo, variedades de brinquedos pedagógicos, refeitório bem equipado com mobilhario apropriado para os alunos de 0 à 1 ano. No período de 01 à 19 de agosto acompanhei a rotina com a professora Valéria do maternal I, desde a recepção das crianças, alimentação e desenvolvimento de atividades pedagógicas.
Logo após o acolhimento seguimos para a roda de musica com canções de acolhimento, cantigas de roda e parlendas nos preparando para o café da manhã. Após a primeira refeição, eram realizadas atividades direcionadas com a professora entre elas: bolas de sabão, contação de histórias, imitações de bichos sons e gestos, rolar no tatame, passeio no parque, pintura e caretas no espelho priorizando as necessidades de cada educando. No berçáio I acompanhei a rotina com a professora Adriana que realizava a recepção dos alunos, após a chegada de todos era oferecida a mamadeira, seguindo para roda de música. A professora trabalhava o lúdico com atividades “achou-sumiu”, piscina de bolinha, passeio no edredom, solário e exploração de brinquedos dentre outras. Presenciei nessas atividades o carinho e a atenção que a equipe tácnica e as professoras tinham com as crianças.
PERFIL DOS PROFESSORES
 Neste estágio foram realizado 100 horas na educação infantil. Foi acompanhada por duas pro- 
fessoras.
	Professor(a)
	Ano que atua
	formação
	Tempo de 
 docência
	Tempo de trabalho na escola
	Valéria
	Maternal 1
	Pedágogia
	15 anos
	5 anos
	Adriana
	Berçário 1
	Pedágogia
	8 anos
	2 anos
 
PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES
A partir da observação das aulas da professora Valéria do maternal I, é possível descrever que nas aulas ela está sempre atenta a sua fala, gestos e escolhas além de ser segura, firme e amavél, dando espaço para o aluno se expressar. Pude observar nas atividades a seguir o insentivo ao desenvolvimento. 
Na atividade “Bolas de sabão” elas desenvolvem a criatividade, a imaginação e a percepção tatil e visual do aluno. As crianças deixam a imaginação fluir, se esforçando para criar bolhas grandes, unir umas as outras e dessa forma trabalham seu desenvolvimento.
Outra atividade que me chamou a atenção foi a “contação de história” que estimula a criatividade e a manifestação de varias formas de se expressão. É uma prática que colabora para o desenvolvimento da escrita e oralidade.
Já nas aulas da professora Adriana do berçário I pude observar que apesar de maior necessidade dos educandos seja o cuidar, por se tratar de alunos bem pequenos(0 à 1 ano 11 meses), ela nao se descuida das atividades, do incentivo a expressão e principalmente das descobertas dos alunos.
Na atividade “caretas no espelho”, existe a exploração sensorial, somada a diversos gestos que são feitos por elas em frente ao espelho e ajuda no auto reconhecimento.
A atividade do “achou-sumiu” é rica para o desenvimento de observação da criança e ajuda a entender que o ir embora não é pra sempre.
FOCOS DE OBSERVAÇÃO PARA EDUCAÇÃO INFANTIL
FOCO 1. História, Geografia e Ciências
A atividade que mais me chamou a atenção nas observações realizadas foi: “Um peixe no aquário”.
O que mais chamou a atenção foi o encantamento das crianças ao verem um animal em sala.
A atividade foi realizada pela professora da seguinte forma: foi levado um peixe em um pequeno aquário, e os alunos puderam observá-lo e ouvir a professora descrever as caracteristicas dele e depois puderam colocar a mao na aguá do aquário e ate alimentá-lo. A atividade foi finalizada com a produção de um cartaz feito com guache e com as mãos, transformando mãozinhas em peixes.
Posso citar entre as fundamentações teóricas observadas nas atividades ligadas aos meus estudos no ambiente virtual que levar para sala de aula recursos externos podem despertar o aprender de forma divertida e lúdica. Me inspirando na formação docente da seguinte forma, sempre buscar formas diferentes de despertar o conhecimento.
FOCO 2. Contação de Historia
Tive a oportunidade de acompanhar a preparação para a FLIC (Feira Literária de Caraguatatuba) e foi uma das melhores experiências, pois me intriguei com o fato de trabalhar em uma feira literária com crianças tão pequenas e que não são alfabetizadas.
A atividade foi desenvolvida da seguinte forma: Exploração das obras que tinhamos disponíveis, folheando-as. Em um segundo momento lendo as obras de forma cênica e produzindo cartazes com participação dos alunos. E um terceiro e último momento fantasiar as crianças com o tema do livro “Menina bonita do laço de fita”, de Ana Maria Machado.
Posso citar a importância do brincar e da ludicidade. As observações e reflexões realizadas nesta atividade, contribuiram para minha formação através da utilização de várias estratégias e o interesse da docente, que faz toda a diferença nos resultados que queremos alcançar.
 
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O estágio foi uma experiência e pude me aprofundar na prática os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do curso. Percebi o quanto o estágio é importante na formação do docente, nos deixando em um contato com a prática enriquecendo o que aprendemos na teoria.
A realização desse estágio contribuiu para a formação, nas reflexões e contribuições aqui descritas, nos diferentes momentos do processo de ensino e aprendizagem.
 
REFERÊNCIAS
Craidy, Carmem Maria, and Gládis E. Kaercher. Educação infantil: pra que te quero?. Artmed Editora, 2009
Silva, Francisca Lima da. "A importância da música para a educação infantil." (2014).
Mateus, Ana do Nascimento Biluca, et al. "A importância da contação de história como prática educativa na educação infantil." Pedagogia em Ação 5.1 (2013).
de Freitas Bezerra, Ezenice Costa, Telma Cristina Martins dos Santos, and Juracy Machado Pacífico. "Oralidade e a linguagem musical: encontros e desencontros na educação infantil." EDUCA-Revista Multidisciplinar em Educação 4.9 (2018): 159-176.
Craidy, Carmem Maria, and Gládis E. Kaercher. Educação infantil: pra que te quero?. Artmed Editora, 2009.
Barbosa, Maria Carmen Silveira, and Maria da Graça Souza Horn. Projetos pedagógicos na educação infantil. Artmed Editora, 2009.