A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
prova de Pesquisa (ação supervisora)

Pré-visualização | Página 2 de 2

um pouco sobre ela, deixando claro porque foi classificada como rotina ou como inovação. Portanto, classifique o que são ações rotineiras e ações inovadoras.
Ação supervisora e a dinâmica do cotidiano escolar [...] um meio social baseado na informação e nas comunicações; a tendência a que tudo seja planejado; uma situação de crise em relação ao que se deve aprender e/ou ensinar em um mundo onde imperam a incerteza e a mudança vertiginosa; o novo papel do educador como gestor e mediador de aprendizagem. O mesmo autor continua, falando sobre as demandas que a inovação apresenta à instituição escolar: [...] análise da obsolescência dos processos, dos materiais e das ferramentas de aprendizagem existentes; diagnóstico das novas necessidades dos alunos; busca de novas motivações dos alunos para a aprendizagem; grande influência do meio social na aprendizagem; busca de novos métodos; gestão coletiva da aprendizagem; utilização dos meios tecnológicos; formação permanente como parte intrínseca da profissão de educar e como compromisso na aprendizagem durante toda a vida (IMBERNÓN, 2000, p ). Outro autor que se dedica ao estudo das tecnologias de informação, comunicação e processamento na sociedade moderna é Castells (1996, p. 62), que fala de uma sociedade rede e procura definir as características do paradigma da tecnologia da informação. Para ele, são cinco essas características: a informação é a própria matéria-prima deste paradigma tecnológico segundo Castells, são tecnologias para agir sobre a informação, não apenas informação para agir sobre a tecnologia, como nas revoluções tecnológicas anteriores; a penetração dos efeitos das novas tecnologias porque a informação é parte integral de toda atividade humana, todos os processos de nossa individual ou coletiva existência são diretamente afetados (embora certamente não determinados) pelos novos meios tecnológicos ; a existência de uma lógica própria das redes de comunicações em qualquer sistema ou conjunto de relações usando essas novas tecnologias da informação; o paradigma da tecnologia da informação é baseado na flexibilidade não apenas os processos são reversíveis, mas organizações e instituições podem ser modificadas pela reorganização dos seus componentes; a crescente convergência de tecnologias específicas para um sistema altamente integrado no qual cada tecnologia em separado torna-se absolutamente indistinguível. A práxis supervisora: entre a rotina e a inovação Quando se fala no desafio da inovação educacional enfrentado pela supervisão, não se está fazendo referência apenas ao uso do computador ou à substituição das circulares e recados pelo correio eletrônico. Assim, muitos supervisores vivem a contradição entre a formação tradicional que receberam e a rapidez das mudanças que estão sendo discutidas neste estudo.
6. A supervisora pedagógica da minha escola só se preocupa com quadros, gráficos e planilhas. Ela quer que nós elaboremos planos de aula de acordo com o roteiro que apresentou, e sempre tenta nos fazer aplicar uma taxonomia de objetivos educacionais.
Tendência pedagógica:
Libertária – Procura a transformação da personalidade num sentido libertário e autogestionário. Parte do pressuposto de que somente o vivido pelo educando é incorporado e utilizado em situações novas, por isso o saber sistematizado só terá relevância se for possível seu uso prático. Enfoca a livre expressão, o contexto cultural, a educação estética.
Avaliação de Pesquisa: Ação Supervisora

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.