A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
AVALIAÇÃO recuperação Ação Supervisora

Pré-visualização | Página 1 de 2

niciado em
	terça, 3 Nov 2020, 14:39
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	terça, 3 Nov 2020, 15:17
	Tempo empregado
	37 minutos 28 segundos
	Avaliar
	8,67 de um máximo de 10,00(87%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Completo
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Dermeval Saviani (2001) fala de dois grandes grupos de tendências pedagógicas, e propõe ainda uma terceira. Associe as alternativas:
	Incluem a Teoria do Sistema como Violência Simbólica (proposta pelo sociólogo francês Pierre Bourdieu), a Teoria da Escola como Aparelho Ideológico do Estado – AIE (enunciada por Antonio Gramsci e Louis Althusser) e a Teoria da Escola Dualista (originada das pesquisas de C. Baudelot e R. Establet sobre a escola na França), nas quais a Educação aparece como fator agravante, responsável pela marginalidade por meio da discriminação
	Resposta 1
	Incluem a Pedagogia Tradicional, a Pedagogia Nova e a Pedagogia Tecnicista, que consideram a Educação como uma panaceia milagrosa, capaz de erradicar a marginalidade da sociedade
	Resposta 2
	Proposta por Saviani, ressalta que os dois primeiros grupos explicam a marginalização pela forma de relação entre Educação e sociedade.
	Resposta 3
Questão 2
Completo
Atingiu 0,67 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Associe corretamente:
	Trata-se de apresentar as definições ou conceitos básicos dos termos ou expressões mais evidenciados, como interesses, aptidões, desejos e valores. Esses termos serão mais expressivos partindo-se de dados que possibilitem o entendimento de seus conceitos e suas relações quanto à escolha profissional.
	Resposta 1
	Esse momento aprofunda a questão anterior e possibilita ao candidato uma reflexão mais detalhada sobre o tema proposto, enquanto se propõe a uma compreensão dos termos já expressos. Assim, o segundo momento traz uma possibilidade de revelação sobre o material básico que se tem em mãos.
	Resposta 2
	Esse é o momento da sensibilização, ao oferecer elementos que permitam uma aproximação da realidade individual, provocando um primeiro contato com os conceitos que interagem na escolha profissional. Assim, o primeiro momento faz um retrato da situação, esclarecendo, informando e orientando a partir das conceituações necessárias.
	Resposta 3
	As atividades propostas são direcionadas para favorecer a elaboração que mantém tanto do que é oferecido externamente quanto da bagagem interna do sujeito.
	Resposta 4
	Trata-se de uma maior compreensão do que foi visto anteriormente, com a inserção dos termos e reflexões em pequenos textos que fundamentem a apresentação inicial. Esses textos podem ser produzidos para tal finalidade ou extraídos de um texto já elaborado, uma notícia de jornal ou outros documentos adequados a esse fim.
	Resposta 5
	Essa é a hora da análise do candidato frente aos dados já levantados e explicitados. Nesse momento, ele se coloca frente aos conceitos básicos e procura se posicionar a partir de suas próprias condições e particularidades. Para facilitar, a metodologia a ser utilizada será a de questionamentos, seguidos de exercícios que facilitem essa análise.
	Resposta 6
Questão 3
Completo
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Para que surja a Pedagogia do Oprimido, manifestada pela Educação libertadora, são necessárias as seguintes características: colaboração, união, organização e síntese cultural. Freire (1984) fala de cada uma delas, a seguir.
Escolha uma:
a. Colaboração – a ação dialógica só se dá coletivamente, entre sujeitos; “[...] ainda que tenham níveis distintos de função, portanto de responsabilidade, somente pode realizar-se na comunicação” (p. 197).
b. Organização – “[...] é o momento altamente pedagógico, em que a liderança e o povo fazem juntos o aprendizado da autoridade e da liberdade verdadeiras que ambos, como um só corpo, buscam instaurar, com a transformação da realidade que os mediatiza” (p. 211).
c. União – a classe popular deve estar unida e não dividida, pois isso significa “[...] a união solidária entre si; implica essa união, indiscutivelmente, numa consciência de classe” (p. 205).
d. todas as alternativas
e. Síntese cultural – consiste na “[...] ação histórica, se apresenta como instrumento de superação da própria cultura alienada e alienante”, assim como “[...] faz da realidade objeto de sua análise crítica” (p. 214-215).
Questão 4
Completo
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Marque (V) Verdadeiro ou (F) Falso, sobre o texto da Resolução 1, de 15 de maio de 2006, instituindo as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Pedagogia, licenciatura, e revoga a Resolução CFE 2, de 12 de maio de 1969 e demais disposições em contrário:
Art. 3.º [...]
Parágrafo único. Para a formação do licenciado em Pedagogia é central:
I - o conhecimento da escola como organização complexa que tem a função de promover a educação para e na cidadania;
II - a pesquisa, a análise e a aplicação dos resultados de investigações de interesse da área educacional;
III - a participação na gestão de processos educativos e na organização e funcionamento de sistemas e instituições de ensino.
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso
Questão 5
Completo
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Mudança é processo, transformação progressiva, resultado de ações conjuntas. Nesse sentido, Benavente et al. (1990, p. 24) afirmam com propriedade que:
(     ) [...] a mudança das instituições processa-se por um jogo de pressões no qual as lógicas dos diversos atores e a ocupação dos espaços profissionais de cada um tem uma função determinante. As instituições não mudam “por decreto”, embora mudanças estruturais e de finalidades, com as consequentes medidas políticas, possam ser elementos fundamentais de facilitação e desafio ou, ao contrário, de limitação e de bloqueio da ação dos protagonistas das práticas e da vida cotidiana da instituição; as decisões governamentais determinam um quadro de referência estruturante, mas são as práticas dos atores diretos da vida escolar que potencializam, contrariam e contradizem ou ainda desafiam e “empurram” os limites das normas e medidas governamentais.
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso
Questão 6
Completo
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
No que diz respeito à orientação profissional, deve-se pensar nos pontos que merecem atenção nesse processo:
Escolha uma:
a. Verificar as diferenças e semelhanças entre orientação profissional e orientação vocacional.
b. Discutir as abordagens relativas à relação Educação e trabalho, verificando o que se entende, hoje, por trabalho e emprego.
c. Comparar o trabalho em determinada época com o trabalho atual, verificando os pontos comuns, os desafios e as transformações.
d. Refletir sobre a questão dos valores implícitos na escolha da profissão: valor de uso-necessidade; valor de troca-consumo; valor de ser-autonomia/iniciativa.
e. todas as alternativas corretas.
Questão 7
Completo
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Para Berger e Berger (1977), as características essenciais das instituições sociais são:
	as instituições possuem uma história em praticamente todos os casos experimentados pelo indivíduo, a instituição existia antes que ele nascesse e continuará a existir depois de sua morte, as ideias corporificadas nas instituições foram acumuladas durante um longo período, por meio de inúmeros indivíduos cujos nomes e rostos pertencem ao passado.
	Resposta 1
	as instituições possuem uma autoridade moral, ou seja, não se mantêm apenas por meio da coercitividade, mas invocam um direito à legitimidade, que varia de acordo com a instituição.
	Resposta 2
	são objetivamente reais, já que todos (ou quase todos) admitem que de fato elas existem, e existem de uma determinada maneira.
	Resposta 3
	instituições são experimentadas como algo dotado de realidade exterior e situam-se fora do indivíduo, de certa maneira diferindo da realidade formada pelos pensamentos, sentimentos e fantasias do indivíduo.
	Resposta 4
Questão 8
Completo
Atingiu 1,00 de 1,00

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.