Buscar

MAT2 AD1 2020 2 (2) (1)


Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Centro de Ciências Humanas e Sociais – CCH
Licenciatura em Pedagogia- EAD
UNIRIO/CEDERJ
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância 
do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Primeira Avaliação a Distância - 2020.2
Disciplina: Matemática na Educação II
	Nome: Cantagalo
	Matrícula: 18216080037
	Email: mariiguzzo@gmail.com
	Polo: Cantagalo
	Prazo:
	Nota:
	
	
	Nota do Fórum:
	
	
	Total:
	
Prezado (a) aluno (a),
Essa é a sua Primeira Avaliação a Distância – AD1. Leia os enunciados com atenção e procure ser claro e objetivo na elaboração de suas respostas.
Instruções:
· Você vai encontrar 3 questões nesta prova;
· Leia atentamente todas as questões antes de respondê-las;
· Revise suas respostas e verifique se as ideias estão claras;
· Escreva com letra legível;
· Busque responder com suas próprias palavras.
Boa avaliação!
1) Na Aula 1, você teve oportunidade de aprender que a História da Matemática revela essa ciência como uma criação humana. O tempo todo construímos conhecimentos, muitos deles no espaço informal: na rua, em casa, nas brincadeiras, assistindo aos noticiários da televisão etc. Nessa aula, você viu também que cada conceito matemático possui a sua história e que o professor pode fazer vários usos dessa história para favorecer a aprendizagem dos estudantes. Com base no que foi estudado, faça o que é pedido a seguir:
a) (1,0 ponto) Explique com suas palavras os tipos de uso que o professor pode fazer da História da Matemática em suas aulas. 
Bom, o professor pode fazer uso da história da matemática de forma ornamental, ou seja para tornar a matéria ensinada mais atrativa ou de modo ponderativo. No modo ornamental ela aparece muito nos livros didáticos, como notas históricas, no início ou fim dos capítulos em que está sendo contada a história da matemática, ou na forma da bibliografia de algum matemático importante para a sua história e o uso ornamental da história da matemática não está ligado e não é um recurso para a formação dos conceitos da matemática. E o ponderativo, mesmo que não seja tão comum o seu uso para o ensino direto da história da matemática, mas é ele o responsável pelo udo da história da matemática na criação dos conceitos matemáticos, propondo que esses conceitos sejam apresentados dentro de uma abordagem histórica, com promoção de discursos/debates sobre esses conceitos e dentro do uso ponderativo encontramos os usos: Novelesco, episódico, manipulativo, sendo os dois primeiros os principais e o último que desencadeia deles. No novelesco é o uso onde o aluno segue a trilha da história da matemática durante todo o tempo em que está sendo desenvolvido o conteúdo e pode ser cansativo as vezes(vai depender da teoria), já o uso episódico é o que propõe que a história seja utilizada de forma equilibrada durante alguns tópicos apresentados e é o uso menos intenso, o manipulativo é o que surge proporcionando a história da matemática como matéria-prima para as atividades dadas em sala de aula, essa manipulação pode ser tanto novelesca quanto episódica, mas supõe que seja utilizado atividades estruturados e materiais manipulativos que permitam que o aluno aja e redescubra essa história e seus conceitos.
b) (2,0 pontos) Faça uma síntese da história dos números racionais apresentada na Aula 2.
A história dos números racionais surgiu no Egito antigo quando surgiu a necessidade de representar número que não são inteiros, devido as inundações que o rio Nilo causava e se tornava necessário que o terreno fosse medido mais uma vez e cada vez que isso acontecia não encontravam um número inteiro para representar essas medidas, então, assim surgiu os números fracionários, surgiu as frações que em latim significa "parte de um todo", com o objetivo de saber a real medida de algo e de quebra pagar o tributo de forma proporcional ao rei.
c) (3,0 pontos) Planeje uma aula que introduza o conceito de número racional positivo numa turma de 5º ano do Ensino Fundamental, tendo como principal recurso didático aspectos da história desse conceito.
(Observação: No planejamento de uma aula, é necessário colocar: o objetivo, a duração, como a classe vai ser organizada, os recursos didáticos, o passo a passo das atividades realizadas e os procedimentos para avaliação!)
Plano de Aula
Matéria: Matemática
Aula: A história dos números racionais, como surgiram os números racionais positivos e como usar.
Objetivo: Ensinar a história dos números racionais, como surgiram, o que são os números racionais positivos, sua importância e como utilizamos.
Duração da Aula: Será realizado em duas aulas de 1 hora, ou seja, em 2 horas de aula. Sendo uma em um dia da semana para explicar a história, como surgiu e seus conceitos e a outra, em outro dia da semana para que os alunos realizem as atividades apresentadas e sejam avaliadas.
Organização da Classe: Individualmente
Recursos Didáticos: Livro didático, quadro e caneta de quadro, papel, lápis e borracha e sacos de balas.
Atividades Realizadas: Atividades do livro didático, atividades passadas pela professora no quadro e atividades realizadas com balas - onde os alunos terão que montar suas próprias frações com as balas e passar elas para o caderno para que a professora avalie.
* Cada aluno irá receber 10 balas da professora e seguindo as explicações sobre números racionais, irão montar números racionais com as balas(com a supervisão da professora) e anotar no caderno para que sejam avaliados.
Método de Avaliação: O método de avaliação será por meio de participação do aluno, por meio da observação da professora em relação a como o aluno está realizando as atividades, por meio da interação do aluno e também e ao final a professora avaliará o entendimento do aluno em relação ao conteúdo por meio da correção das atividades propostas.
2) (2,0 pontos) Na Aula 3, abordamos as diferentes representações dos números racionais positivos e suas aplicações em diferentes contextos. Tendo em vista essas ideias, elabore o roteiro de uma “live” com cerca de 90 minutos de duração, voltada para professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, sobre a importância do contexto no ensino de matemática, com ênfase no ensino de números racionais positivos. 
(Observação: Na elaboração do roteiro de uma live, você precisa ter claro onde vai começar e onde vai terminar, quais são os tópicos que você vai abordar, quanto tempo em média vai gastar para cada coisa… Para saber mais detalhes sobre como elaborar uma live, você pode consultar o site https://klickpages.com.br/blog/como-fazer-live/)
Live Aula
Tema: Números Racionais Positivos
Duração: 90 minutos
Público alvo: Professores dos anos iniciais do ensino fundamental.
Local: Youtube
Material:Figuras,cartazes,objetos(para demonstração de frações), brinquedos e doces. Além do celular ou computador que transmitirá a live.
Início: 19h
Roteiro: Iniciar a live: desejar boa noite e falar sobre o assunto para os professores assistindo a live. Dar início a explicação, que vai começar com a história dos números racionais e seu surgimento, o porque surgiram e a sua importância. Abordar a importância que a matemática tem na história da humanidade e depois em como eles podem trabalhar os números racionais positivos com os alunos de uma forma lúdica e interativa, que desperte o interesse e aguce a curiosidade deles. Mostrar como é fácil e legal montar frações( nessa hora terá demonstrações com doces diversos e brinquedos). Os cartazes, objetos e figuras serão usados na hora de falar da história e quando for falar em como trabalhar os números racionais positivos também.
Finalizar, tirar dúvidas e encerrar.
3) (2,0 pontos) Esta questão corresponde à sua participação do fórum Histórias pessoais nas Aulas de Matemática. Participe! 
Atenção: Este fórum ficará aberto à participação de 25/8 às 23:59h do dia 6/9.
 PAGE 2