Buscar

APS 2 7 Per Dir Proc Tb RESPONDIDO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CURSO DE DIREITO
(ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA) 
(2ª Etapa – 2020/1º Sem.) 
	Disciplina:
	Direito Processual do Trabalho
	Professor:
	Antonio Ricardo Zany
	Período:
	7º
	Turma:
	
	Turno:
	Noturno
	Valor da APS:
	15,0
	Etapa:
	1ª
	
	Prazo para entrega:
	24/06/2020
	
	Orientações: deverão ser escolhidas pelo acadêmico 15 questões, as quais deverão ser transcritas, contendo: o nº da questão escolhida, a assertiva correta e breve justificativa da assertiva (fundamentada na legislação, na jurisprudência ou doutrina). 
Tal APS deverá ser entregue, IMPRETERIVELMENTE, na data marcada. 
Trabalhos intempestivos não serão aceitos.
Responda as perguntas abaixo, nos seus espaços correspondentes:
QUESTÕES OBJETIVAS 
Tema de estudo: Rito Sumaríssimo.
1. (OAB/Exame Unificado - 2016.2) Em audiência trabalhista sob o rito sumaríssimo, o advogado da ré aduziu que suas testemunhas estavam ausentes. Sem apresentar qualquer justificativa ou comprovante de comunicação às testemunhas, requereu o adiamento do feito. Diante disso, estando presentes as testemunhas do autor, o juiz indagou do advogado do autor se ele concordava ou não com o adiamento, requerendo justificativa. Sobre o caso relatado, na qualidade de advogado do autor, assinale a afirmativa correta. 
(a) Deve concordar com o adiamento, já que ausentes as testemunhas, essas poderão ser intimadas para comparecimento na próxima audiência. 
(b) Deve se opor ao adiamento, requerendo o prosseguimento do feito, pois, não havendo comprovação do convite às testemunhas, a audiência não poderá ser adiada para intimação das mesmas. 
(c) Deve se opor ao adiamento imediato, requerendo a oitiva de suas testemunhas e protestar por depoimentos pessoais para, na próxima audiência, serem ouvidas as testemunhas da ré. 
(d) Deve concordar com o adiamento, pois a lei não exige justificativa ou comprovação de convite às testemunhas. 
De acordo com o art.852-H, em seu paragrafo terceiro, foi comprovada a citação e ausência, por esse motivo o tramite deverá ser continuado. 
2. (OAB/Exame Unificado - 2015.3) Em sede de reclamação trabalhista sob o rito sumaríssimo, as testemunhas do autor não compareceram à audiência, apesar de convidadas verbalmente por ele. Na audiência, nada foi comprovado acerca da alegação do convite às testemunhas. Diante disso, assinale a afirmativa correta. 
(a) A audiência deverá prosseguir, pois não cabe a intimação das testemunhas, uma vez que não foi comprovado o convite a elas. 
(b) As testemunhas deverão ser intimadas porque a busca da verdade real é um princípio que deve sempre prevalecer. 
(c) As testemunhas deverão ser conduzidas coercitivamente, porque não se admite que descumpram seu dever de cidadania. 
(d) O feito deverá ser adiado para novo comparecimento espontâneo das testemunhas. 
O juiz continuara com o prosseguimento da audiência, sendo facultativo a ele, intimar coercitivamente a testemunha faltante. 
3. (OAB/Exame Unificado - 2013.3) Paulo ajuizou reclamação trabalhista pelo rito sumaríssimo em face da sua empregadora Carregada Ltda. Arrolou suas testemunhas na petição inicial e pediu a notificação das mesmas, solicitação que foi indeferida. Na audiência, o advogado de Paulo requereu o adiamento pela ausência das testemunhas, dizendo que protestava pelo indeferimento da notificação e por isso não convidou espontaneamente as testemunhas. O requerimento foi indeferido pelo juiz, que prosseguiu com a audiência. Sobre a decisão do juiz, a partir da hipótese apresentada, assinale a opção correta.
(a) A decisão foi equivocada, devendo ser deferido o adiamento, pois o prosseguimento do feito poderia gerar a nulidade por cerceamento de defesa. 
(b) A decisão foi correta, já que o procedimento sumaríssimo não contempla a oitiva de testemunhas. (c) A decisão foi correta, pois o procedimento sumaríssimo não admite a intimação de testemunhas. 
(d) A decisão foi correta, pois no procedimento sumaríssimo as testemunhas deverão comparecer à audiência independentemente de intimação. Em caso de ausência e mediante comprovação de convite, as testemunhas serão intimadas. 
No artigo 852-H, paragrafo 2, diz que “as testemunhas, até o máximo de duas para cada parte, comparecerão à audiência de instrução e julgamento independentemente de intimação”. 
4. (OAB/Exame Unificado - 2013.1) José ajuizou reclamação trabalhista contra a empresa Libertação Ltda., valendo-se do procedimento sumaríssimo. Contudo, José não liquidou os pedidos. De acordo com a CLT, o juiz deve 
(a) conceder prazo de 10 dias para que José sane o vicio; 
(b) enviar os autos ao calculista da Vara, que liquidará o pedido; 
(c) arquivar a reclamação trabalhista e condenar o autor em custa; 
(d) prosseguir na reclamação e enfrentar o assunto caso provocado pela ré. 
Artigo 852-B, “o pedido deverá ser certo ou determinado e indicará o valor correspondente”, portanto como ele não liquidou os pedidos é motivo de arquivamento. 
5. (OAB/Exame Unificado -2012.2) A respeito do procedimento sumaríssimo no processo do trabalho, assinale a afirmativa correta. 
(a) A apreciação da reclamação trabalhista deverá ocorrer no prazo máximo de quinze dias da data de seu ajuizamento. 
(b) A citação por edital somente é cabível se esgotadas todas as tentativas de se localizar o reclamado. 
(c) As partes devem ser intimadas da sentença por notificação postal. 
(d) Não cabe a interposição de recurso de revista. 
Está questão se encontra desatualizada, mas pelo meus estudos a alternativa mais correta é a A, pois de acordo com o artigo 852-B, III “a apreciação da reclamação deverá ocorrer no prazo máximo de quinze dias do seu ajuizamento, podendo constar de pauta especial, se necessário, de acordo com o movimento judiciário da Junta de Conciliação e Julgamento”.
6. (OAB/Exame Unificado-2012.1) Nos processos trabalhistas submetidos ao rito sumaríssimo, é correto afirmar que:
(a) não cabe a produção de prova pericial; 
(b) a citação por edital somente será permitida se efetivamente for comprovado pelo autor que o réu se encontra em local incerto ou desconhecido; 
(c) o recurso ordinário terá parecer circunstanciado escrito do Ministério Público do Trabalho nos casos em que o desembargador relator entender estritamente necessário, diante da existência de interesse público a ser tutelado; 
(d) se submetem ao rito sumaríssimo as causas cujo valor não exceda a quarenta vezes o salário-mínimo vigente na data do ajuizamento da ação. 
De acordo com o art. Art. 852-A. “Os dissídios individuais cujo valor não exceda a quarenta vezes o salário mínimo vigente na data do ajuizamento da reclamação ficam submetidos ao procedimento sumaríssimo”. 
7. (OAB/Exame Unificado - 2010.2) Com relação às provas no processo do trabalho, assinale a alternativa correta. 
(a) As testemunhas devem ser necessariamente arroladas pelas partes dentro do prazo estabelecido pelo juiz, a fim de que sejam notificadas para comparecimento à audiência. 
(b) Cada uma das partes não pode indicar mais de três testemunhas, inclusive nas causas sujeitas ao procedimento sumaríssimo, salvo quando se tratar de inquérito para apuração de falta grave, caso em que este número pode ser elevado a seis. 
(c) Na hipótese de deferimento de prova técnica, é vedada às partes a apresentação de peritos assistentes. 
(d) Nas causas sujeitas ao procedimento sumaríssimo, somente quando a prova do fato o exigir, ou for legalmente imposta, será deferida prova técnica, incumbindo ao juiz, desde logo, fixar o prazo, o objeto da perícia e nomear perito. 
De acordo com artigo 852-H, § 4º, da CLT, nos processos submetidos ao rito sumaríssimo, somente quando a prova do fato o exigir, ou for legalmente imposta, será deferida prova técnica, incumbindo ao juiz, desde logo, fixar o prazo, o objeto da perícia e nomear perito.
8. (OAB/Exame Unificado-2009.3) Assinale a correta acerca do procedimento sumaríssimo. 
(a) A ausência de pedido certo e determinado impõe, além do pagamento das custas sobre o valor da causa, o arquivamento da reclamação. 
(b) No âmbito desse procedimento,
não será possível a produção de prova técnica.
(c) Tal procedimento é aplicável aos dissídios individuais e coletivos; desde que o valor da causa não exceda quarenta vezes o salário mínimo vigente na data do seu ajuizamento. 
(d) Estão excluídas desse tipo de procedimento as demandas em que seja parte a administração pública direta, autárquica, fundacional ou sociedade de economia mista. 
Artigo 852-B, “o pedido deverá ser certo ou determinado e indicará o valor correspondente”, portanto como ele não liquidou os pedidos é motivo de arquivamento. 
9. (OAB/Exame Unificado - 2009.1) Com relação ao procedimento sumaríssimo estipulado na CLT, assinale a opção correta. 
(a) Nas reclamações enquadradas no referido procedimento, não é permitida a citação por edital, incumbindo ao autor a correta indicação do nome e do endereço do reclamado. 
(b) Nas reclamações enquadradas no referido procedimento, o pedido pode ser ilíquido, desde que não seja possível a parte indicá-lo expressamente. 
(c) O procedimento sumaríssimo é apropriado para reclamação trabalhista com valor de até sessenta vezes o salário mínimo vigente na data do seu ajuizamento. 
(d) O número máximo de testemunhas que cada uma das partes pode indicar é três, devendo elas comparecer à audiência de instrução e julgamento independentemente de intimação ou convite. 
Artigo 852-B, III “a apreciação da reclamação deverá ocorrer no prazo máximo de quinze dias do seu ajuizamento, podendo constar de pauta especial, se necessário, de acordo com o movimento judiciário da Junta de Conciliação e Julgamento”.
10. (OAB/Exame Unificado - 2009.3) Se, em reclamação trabalhista de rito não sumaríssimo, o reclamante arrolar seis testemunhas para provar a realização de horas extras e o juiz indeferir o depoimento de três, essa decisão do juiz 
(a) será correta, visto que cada uma das partes não pode indicar mais de três testemunhas, salvo quando se tratar de inquérito, caso em que esse número poderá ser elevado a seis. 
(b) será incorreta, pois somente na hipótese de inquérito o número de testemunhas se limita a três. 
(c) constituirá cerceamento de defesa, dada a possibilidade de a parte provar os fatos por todos os meios em direito admitidos. 
(d) ferirá o ordenamento jurídico; haja vista a garantia, conferida pela norma trabalhista, de o reclamante arrolar até três testemunhas para cada fato. 
Art. 821 “Cada uma das partes não poderá indicar mais de 3 (três) testemunhas, salvo quando se tratar de inquérito, caso em que esse número poderá ser elevado a 6 (seis)”. 
11. (OAB/Exame Unificado - 2008.1) Antônio moveu reclamação trabalhista contra a Empresa Sol Ardente, tendo o valor total das verbas pleiteadas correspondido a R$ 6.500,00. Na audiência de conciliação, a empresa reclamada não compareceu, e o juiz percebeu que a citação não fora realizada porque o reclamante havia fornecido o endereço da reclamada de forma incompleta. Nessa situação, o juiz deve 
(a) determinar o retorno do processo à secretaria da vara para tentativa de localização da reclamada; (b) determinar o arquivamento da reclamação trabalhista; 
(c) abrir prazo para que o reclamante informe o endereço correto da reclamada, determinando a designação de nova audiência; 
(d) aplicar a penalidade da revelia e confissão da reclamada. 
Art. 852-B. II “Não se fará citação por edital, incumbindo ao autor a correta indicação do nome e endereço do reclamado”.
§1. O não atendimento, pelo reclamante, do disposto nos incisos I e II deste artigo importará no arquivamento da reclamação e condenação ao pagamento de custas sobre o valor da causa.
12. (OAB/Exame Unificado - 2007.1) A respeito do procedimento sumaríssimo na Justiça do Trabalho, julgue os itens seguintes. 
I. O pedido deverá ser certo ou determinado e indicará o valor correspondente. 
II. As demandas em que é parte a administração pública direta, autárquica ou fundacional também podem se submeter ao procedimento sumaríssimo, se o valor pleiteado não exceder a quarenta vezes o salário mínimo. 
III. Não se fará citação por edital, incumbindo ao autor a correta indicação do nome e do endereço do reclamado. 
IV. As partes poderão arrolar até no máximo três testemunhas cada, que comparecerão à audiência de instrução e julgamento independentemente de intimação. 
Estão certos apenas os itens:
(a) l e ll. 
(b) l e lll. 
(c) ll e IV. 
(d) lll e IV. 
Art. 852-B. Nas reclamações enquadradas no procedimento sumaríssimo: I - o pedido deverá ser certo ou determinado e indicará o valor correspondente;  
Art. 852-B. Nas reclamações enquadradas no procedimento sumaríssimo:  II - não se fará citação por edital, incumbindo ao autor a correta indicação do nome e endereço do reclamado;
13. (OAB/Exame Unificado - 2006.2) Ana ajuizou reclamação trabalhista contra a pessoa jurídica Eta, pleiteando sua reintegração ao emprego, com base na alegação de ter sido acometida de doença profissional. Ana deu à causa o valor de R$ 7.430,00. Durante a audiência de instrução e julgamento, Maria, uma das testemunhas de Ana, que compareceria espontaneamente, faltou. Na mesma audiência, foi determinada a produção de prova pericial. Para a formulação dos quesitos à perícia, bem como para a nomeação de assistente técnico, os advogados foram intimados, por via postal, em seus respectivos escritórios profissionais. Considerando essa situação hipotética, assinale a opção incorreta. 
(a) Caso Eta seja uma fundação pública, a reclamação de Ana deve tramitar pelo procedimento ordinário. 
(b) Se o advogado de Ana tiver mudado o endereço de seu escritório sem comunicar o juízo, e a intimação para apresentação dos quesitos tiver sido encaminhada para o endereço antigo, é lícito que Ana obtenha restituição do prazo para a realização desse ato processual. 
(c) Ana somente poderia ter requerido intimação judicial de Maria se demonstrasse que esta foi efetivamente convidada e deixou de comparecer à audiência de instrução e julgamento. 
(d) A prova pericial pode ser corretamente produzida no procedimento sumaríssimo. 
Tema de estudos: Recursos no Processo do Trabalho.
14. (OAB/Exame Unificado - 2016.1) João foi empregado da sociedade empresária Girassol Terceirização Ltda. e trabalhou como vigilante terceirizado na sociedade empresária Passo Fundo Ltda. durante todo o seu contrato. João foi dispensado e não recebeu nenhuma verba da extinção contratual, motivando-o a ajuizar ação contra ambas as sociedades empresárias. Em audiência, a sociedade empresária Girassol Terceirização Lida. comprovou documentalmente ter sido decretada a sua falência, ao passo que a sociedade empresária Passo Fundo Ltda. comprovou, nas mesmas condições, ter conseguido a recuperação judicial. As partes estiveram regularmente representadas e assistidas, nenhuma delas requereu a sua exclusão da lide e o pedido foi julgado procedente em parte, com condenação principal da sociedade empresária Girassol e responsabilidade subsidiária da sociedade empresária Passo Fundo. Diante da situação retratada, da previsão legal e do entendimento do TST, considerando que as sociedades empresárias recorrerão, assinale a afirmativa correta. 
(a) Diante da situação jurídica das sociedades empresárias, elas ficam dispensadas do preparo. 
(b) A sociedade empresária Girassol precisará realizar preparo, mas a sociedade empresária Passo Fundo, não. 
(c) Ambas as sociedades empresárias precisarão realizar o preparo integralmente. 
(d) A sociedade empresária Girassol não precisará realizar preparo, mas a sociedade empresária Passo Fundo, sim. 
De acordo com a nova normativa de 2017, a questão A seria a mais correta. Art. 899... § 10.  São isentos do depósito recursal os beneficiários da justiça gratuita, as entidades filantrópicas e as empresas em recuperação judicial.
15. (OAB/Exame Unificado - 2015.2) A papelaria Monte Fino Ltda. foi condenada numa reclamação trabalhista movida pelo ex-empregado Sérgio Silva. Uma das parcelas reivindicadas e deferidas foi o 13º salário, que a sociedade empresária insistia haver pago, mas não tinha o
recibo em mãos porque houve um assalto na sociedade empresária, quando os bandidos levaram o cofre, as matérias primas e todos os arquivos com a contabilidade e os documentos da sociedade empresária. Recuperados os arquivos pela polícia, agora, no momento do recurso, a Monte Fino Lida. pretende juntar o recibo provando o pagamento, inclusive porque a sentença nada mencionou acerca da possível dedução de valores pagos sob o mesmo título. De acordo com o caso apresentado e o entendimento jurisprudencial consolidado, assinale a afirmativa correta. 
(a) É possível a juntada do documento no caso concreto, porque provado o justo impedimento para sua oportuna apresentação.
(b) O momento de apresentação da prova documental já se esgotou, não sendo possível fazê-lo em sede de recurso. 
(c) Pelo princípio da primazia da realidade, qualquer documento pode ser apresentado com sucesso em qualquer grau de jurisdição, inclusive na fase de execução, independentemente de justificativa. 
(d) Há preclusão, e o juiz não pode aceitar a produção da prova em razão do princípio da proteção, pois isso diminuiria a condenação. 
Súmula nº 8 do TST
JUNTADA DE DOCUMENTO (mantida) - Res. 121/2003, DJ 19, 20 e 21.11.2003
“A juntada de documentos na fase recursal só se justifica quando provado o justo impedimento para sua oportuna apresentação ou se referir a fato posterior à sentença”.
16. (OAB/Exame Unificado - 2015.1- Adaptada) No momento em que a sociedade empresária estava fazendo o recolhimento do preparo relativo ao recurso de revista que iria interpor em face de um acórdão, houve um lapso do departamento financeiro e o depósito recursal foi feito com uma diferença a menor, de R$ 5,00, o que somente foi verificado após o término do prazo. Diante da situação retratada e de acordo com o entendimento consolidado do TST, assinale a afirmativa correta. 
(a) A diferença é ínfima e deve ser desprezada, não prejudicando à apreciação imediata do recurso. 
(b) Somente haverá deserção do recurso se, concedido o prazo de 5 (cinco) dias, o recorrente não complementar e comprovar o valor devido. 
(c) O recurso será conhecido por deserto, mesmo que a diferença seja de pequeno valor. 
(d) Não havendo nenhuma disciplina a respeito, caberá a cada magistrado, valendo-se do seu poder diretivo do processo, determinar o que deve ser feito. 
Está questão está meio desatualizada, mas conforme meus estudos “em caso de recolhimento insuficiente das custas processuais ou do depósito recursal, somente haverá deserção do recurso se, concedido o prazo de 5 (cinco) dias previsto no § 2º do art. 1.007 do CPC de 2015, o recorrente não complementar e comprovar o valor devido”.
17. (OAB/Exame Unificado-2015.1) O Desembargador Relator de um recurso ordinário, ao verificar que a matéria posta em debate já era sumulada pelo TRT do qual é integrante, resolveu julgar, monocraticamente, o recurso. Diante do caso e da jurisprudência consolidada do TST, assinale a afirmativa correta. 
(a) A atitude está equivocada, pois, na Justiça do Trabalho, não cabe julgamento monocrático pelo TRT. (b) O julgamento monocrático está correto e dessa decisão não caberá recurso, com o objetivo de abreviar o trânsito em julgado. 
(c) É possível o uso subsidiário do art. 932 do CPC/2015, de modo que a decisão monocrática é válida na hipótese, e caberá recurso contra a decisão. 
(d) A única possibilidade de julgamento monocrático válido é aquele feito pelo TST. 
18. (OAB/Exame Unificado-2014.3) Simone, ré em uma demanda trabalhista ajuizada por sua ex-empregada doméstica, em audiência una requereu ao juiz o adiamento para juntada de documento suplementar, que não conseguiu obter, pois se referia ao depoimento prestado pela ora autora em outro processo como testemunha, no qual confessava nunca haver laborado em horário extraordinário. O documento não foi obtido por Simone, pois, logo após a audiência daquele processo, os autos seguiram para conclusão, sem que fosse permitido a ela o acesso ao depoimento. O juiz da causa ora em audiência indeferiu o adiamento requerido por Simone, e, ao sentenciar, condenou-a ao pagamento de horas extras. No prazo de recurso ordinário, Simone finalmente teve acesso ao documento que comprovava a inexistência do labor extraordinário. Diante da situação apresentada, assinale a afirmativa correta. 
(a) Simone poderá juntar o documento no recurso ordinário. 
(b) Não cabe juntada do documento em recurso ordinário. 
(c) Precluiu a possibilidade de produção da prova documental por Simone. 
(d) Simone só poderia juntar o documento em embargos de declaração. 
19. (OAB/Exame Unificado-2014.3) A Lei 5.010/1966, Art. 62, I, considera "feriados na Justiça Federal, inclusive nos Tribunais Superiores" os dias compreendidos entre 20 de dezembro e 6 de janeiro, inclusive. Na ótica do Tribunal Superior do Trabalho, o prazo para apresentação de recurso de revista, que se inicia três dias antes do início do recesso forense, deve ser contado do seguinte modo: 
(a) o prazo recomeça sua contagem, desde o início, no primeiro dia útil após o fim do recesso. 
(b) o prazo retoma sua contagem de onde parou, no primeiro dia útil após o fim do recesso. 
(c) o prazo continua a ser contado, prorrogando-se apenas o seu termo final para o primeiro dia útil após o fim do recesso. 
(d) o prazo se encerra ao atingir seu termo final, em razão da possibilidade de se cumprir o prazo por peticionamento eletrônico.
20. (OAB/Exame Unificado-2014.1) Em outubro de 2013, Gilberto ajuizou ação contra a empresa CSC Computadores Ltda., na qual ainda trabalha, postulando o pagamento de vale-transporte de 2 meses e o ticket refeição de 3 meses. O juiz julgou procedente o pedido e, para tanto, valeu-se da Lei 7.418/1985 (Lei do Vale-transporte) e da análise da norma coletiva da categoria do autor, que, na cláusula 8ª, garante o benefício da alimentação. A sentença foi prolatada de forma liquida, no valor total de R$ 657,00, mesmo valor de alçada arbitrado na audiência. Diante do que prevê a Lei, assinale a afirmativa correta. 
(a) Desta sentença não caberá recurso, tendo em vista a matéria discutida, bem como por se tratar de causa de alçada exclusiva da Vara. 
(b) Caberá recurso de apelação, já que a Constituição Federal garante o duplo grau de jurisdição. 
(c) Caberá recurso ordinário, no prazo de 8 dias, por qualquer dos litigantes. 
(d) Por envolver análise de Lei Federal, a sentença deve ser submetida ao duplo grau de jurisdição obrigatório. 
21. (OAB/Exame Unlficado-2013.3) A empresa Restaurante M foi condenada em reclamação trabalhista a pagar diversos direitos sonegados a um dos seus ex-empregados. Na sentença, entendendo que o ex-empregador teve um comportamento processual reprovável, o juiz ainda o condenou como litigante de má-fé. De acordo com o entendimento pacificado do TST, caso a empresa pretenda recorrer ordinariamente desta decisão, ela 
(a) deverá recolher as custas, o depósito recursal e o valor da multa por litigância de má-fé para viabilizar o recurso. 
(b) não havendo nenhum normativo a respeito, deverá opor embargos declaratórios, requerendo ao juiz que diga se o depósito da multa é necessário. 
(c) em razão da peculiaridade do Processo do Trabalho, deverá recolher a multa, imediatamente, pela metade e o restante quando do trânsito em julgado, caso mantida. 
(d) não precisará recolher o valor da multa, já que tal recolhimento não é pressuposto para interposição dos recursos trabalhistas.
22. (OAB/ExameUnificado-2013.1) Sobre o manejo do recurso adesivo na Justiça do Trabalho, assinale a afirmativa correta. 
(a) É cabível e a matéria nele veiculada não precisa estar relacionada ao recurso principal. 
(b) É incabível na Justiça do Trabalho porque não há previsão dele na CL T. 
(c) É cabível, pressupondo sucumbência recíproca e, caso interposto pela empresa, ela fica isenta de preparo. ´
(d) É cabível, mas a matéria nele veiculada precisa estar relacionada ao recurso principal. 
23. (OAB/Exame Unlficado-2013.1) Uma reclamação trabalhista é ajuizada em São Paulo (TRT da
2ª Região) e, na audiência designada, a reclamada apresenta resposta escrita sob a forma de contestação e exceção de incompetência relativa em razão do lugar, pois o autor sempre trabalhara em Minas Gerais, que na sua ótica deve ser o local onde tramitará o feito. Após conferida vista ao exceto, na forma do Art. 800, da CL T, e confirmada a prestação dos serviços na outra localidade, o juiz acolhe a exceção e determina a remessa dos autos à capital mineira (MG - TRT da 3ª Região). Dessa decisão, de acordo com o entendimento do TST, e independentemente do seu mérito, 
(a) cabe de imediato recurso de agravo de instrumento para o TRT de São Paulo, por tratar-se de decisão interlocutória; 
(b) nada há a fazer, pois das decisões interlocutórias, na Justiça do Trabalho, não é possível recurso imediato; 
(c) compete à parte deixar consignado o seu protesto e renovar o inconformismo no recurso ordinário que for interposto após a sentença que será proferida em Minas Gerais; 
(d) cabe de imediato a interposição de recurso ordinário para o TRT de São Paulo. 
24. (OAB/Exame Unificado - 2012.3.B) Em sentença prolatada numa reclamação trabalhista, o juiz reconheceu a garantia no emprego do reclamante, que é membro eleito da CIPA, e nela deferiu a tutela antecipada requerida na petição inicial para retorno imediato, determinando o magistrado a expedição de mandado reintegratório. Assinale a alternativa que indica o procedimento que a empresa deverá adotar para neutralizar essa decisão. 
(a) Interpor recurso ordinário que, por ser dotado de efeito suspensivo, automaticamente impedirá a expedição do mandado de reintegração. 
(b) Impetrar mandado de segurança contra a determinação judicial de reintegração imediata. 
(c) Interpor recurso ordinário e, paralelamente, impetrar mandado de segurança para desconstituir apenas a tutela antecipada. 
(d) Interpor recurso ordinário e ajuizar ação cautelar para conferir-lhe efeito suspensivo. 
25. (OAB/Exame Unificado - 2012.3.B) Uma empresa é condenada em reclamação trabalhista à entrega do perfil profissiográfico previdenciário (PPP), único pedido formulado pelo ex-empregado, que está com dificuldade de obtenção da aposentadoria especial junto ao INSS pela ausência deste documento. Com relação à obrigação de fazer, caso a empresa queira recorrer, assinale a afirmativa correta. 
(a) Deve pagar as custas e efetuar o depósito recursal na conta vinculada do empregado. 
(b) Deve efetuar o depósito recursal no valor do salário mínimo e não pagará as custas. 
(c) Deve pagar as custas e ficará dispensada de efetuar o depósito recursal. 
(d) Não deve pagar as custas nem efetuar o depósito recursal, haja vista inexistir condenação em pecúnia. 
26. (OAB/Exame Unificado - 2012.3.B) Ao receber decisão de agravo regimental que manteve o indeferimento de medida liminar postulada em mandado de segurança de competência originária do Tribunal Regional do Trabalho, o advogado pretende recorrer ao Tribunal Superior do Trabalho. Assinale a afirmativa que indica o procedimento processual correto. 
(a) O recurso cabível é o recurso de revista. 
(b) O recurso cabível é o recurso ordinário. 
(c) O recurso cabível é o agravo de instrumento. 
(d) O recurso é incabível, deforma que nada há a ser feito. 
27. (OAB/Exame Unificado - 2012.3.B) A decisão judicial que homologa acordo entre as partes não pode ser objeto de recurso ordinário interposto pelo próprio reclamante ou reclamado em razão, especificamente, da 
(a) preclusão lógica; 
(b) preclusão consumativa; 
(c) lealdade processual; 
(d) boa-fé objetiva. 
28. (OAB/Exame Unificado - 2011.3.B) Carlos José Pereira teve julgados procedentes os pedidos de equiparação salarial e de pagamento das diferenças salariais daí decorrentes. Iniciada a execução provisória, Carlos apresentou seus cálculos de liquidação, requerendo a sua homologação. O juiz, contudo, abriu prazo para que a parte contrária se manifestasse sobre os cálculos. Feito o contraditório, o juiz acabou por homologar os cálculos apresentados pela demandada e, com base nesse valor, expediu o mandado de citação, penhora e avaliação. Vinte e quatro horas após a expedição, o executado garantiu o juízo e requereu a expedição de alvará para o exequente, com a consequente extinção da execução. O juiz indeferiu o requerimento do executado, sob o argumento de que deveria aguardar o decurso de cinco dias a contar da garantia efetuada. Passados os cinco dias, o juiz julgou extinta a execução pelo cumprimento da obrigação e determinou a expedição de alvará em favor do exequente, intimando-o dessa decisão. Com base na situação acima descrita, é correto afirmar que o exequente tem o direito de interpor:
(a) apelação no prazo de 15 dias, uma vez que não foi intimado da garantia do juízo e, portanto, não lhe foi dada a oportunidade de impugnar a sentença de homologação dos cálculos; 
(b) agravo de petição no prazo de 8 dias, uma vez que não foi intimado da garantia do juízo e, portanto, não lhe foi dada a oportunidade de impugnar a sentença de homologação dos cálculos; 
(c) recurso ordinário no prazo de 8 dias, uma vez que não foi intimado da garantia do juízo e, portanto, não lhe foi dada a oportunidade de impugnar a sentença de homologação dos cálculos; 
(d) agravo de instrumento no prazo de 10 dias, uma vez que não foi intimado da garantia do juízo e, portanto, não lhe foi dada a oportunidade de impugnar a sentença de homologação dos cálculos. 
29. (OAB/Exame Unificado - 2011.3.B) Proferida decisão em reclamação trabalhista, foi o réu X, empresa pública estadual, fornecedor de energia elétrica e serviços, condenado ao pagamento das parcelas postuladas, bem como ao pagamento das custas processuais no valor de R$ 200,00, calculadas sobre o valor da condenação arbitrado em R$ 10.000,00. Ao interpor recurso ordinário, invocando o disposto no art. 790-A, I, da CLT, assevera a recorrente que não procederá ao recolhimento das custas, já que isenta. Diante da hipótese, é correto afirmar que (a) se considera deserto o recurso, e não será conhecido por falta de requisito extrínseco, já que os únicos entes isentos do pagamento das custas processuais são a União, os Estados, o Distrito Federal, os Municípios e respectivas autarquias e fundações públicas, que não explorem atividade econômica, além do Ministério Público do Trabalho; 
(b) se considera deserto o recurso interposto, porquanto a empresa pública estadual não goza de isenção de custas processuais, mas apenas as empresas públicas de âmbito federal; 
(c) não se considera deserto o recurso interposto porque, tratando-se de ente público da administração indireta, sempre será isento do pagamento das custas processuais; 
(c) não se considera deserto o recurso interposto, porque o reclamado, empresa pública, no caso especifico, não está obrigado ao recolhimento das custas, uma vez que o valor arbitrado à condenação não ultrapassa o limite de 40 salários mínimos. 
30. (OAB/Exame Unificado-2011.3.A) Uma ação é movida contra duas empresas integrantes do mesmo grupo econômico e uma terceira, que alegadamente foi tomadora dos serviços durante parte do contrato. Cada empresa possui um advogado. No caso de interposição de recurso de revista, 
(a) o prazo será computado em dobro porque há litisconsórcio passivo com procuradores diferentes; 
(b) o prazo será contado normalmente; 
(c) o prazo será de 10 dias; 
(d) fica a critério de o juiz deferir a dilação do prazo para não prejudicar os réus quanto à ampla defesa. 
31. (OAB/Exame Unificado -2011.2) No dia 22.07.2009 (quarta-feira), foi publicada a sentença de improcedência do pedido. O advogado do autor tomou ciência da decisão, mas, como estava viajando, localizando-se em outro Estado da federação, interpôs recurso ordinário via fac-símile no dia 27.07.2009 (segunda-feira). Ao retomar de viagem, o advogado do autor requereu a juntada do recurso original no dia 04.08.2009 (terça-feira). Entretanto, após este último ato do advogado do autor, o juiz considerou intempestiva a interposição do recurso ordinário, negando-lhe
seguimento. Diante dessa situação concreta, é correto afirmar que o advogado do autor deve 
(a) impetrar mandado de segurança, uma vez que o juiz violou o seu direito líquido e certo de interpor recurso ordinário no prazo de oito dias a contar da publicação; 
(b) ajuizar uma ação rescisória, uma vez que a sentença judicial se tomou irrecorrível diante da decisão judicial que negou seguimento ao recurso ordinário; 
(c) interpor agravo de instrumento, uma vez que atendeu o prazo de oito dias para a interposição do recurso ordinário e o prazo de cinco dias para a juntada do original; 
(d) ingressar com uma reclamação correicional, uma vez que o juiz praticou um ato desprovido de amparo legal. 
32. (OAB/Exame Unificado-2010.3) Determinada turma do Tribunal Superior do Trabalho não conheceu de recurso de revista interposto pela empresa Alfa Empreendimentos Lida. em razão de a decisão recorrida (proferida por Tribunal Regional do Trabalho em sede de recurso ordinário, em dissídio individual) estar em perfeita consonância com enunciado de Súmula de direito material daquela Corte Superior. Transcorrido in albis o prazo recursal, essa decisão transitou em julgado. Na condição de advogado contratado pela respectiva empresa, para ajuizamento de ação rescisória, é correto afirmar que a decisão rescindenda será a proferida pelo 
(a) Tribunal Regional do Trabalho, em recurso ordinário, tendo competência originária para o seu julgamento a Seção Especializada em Dissídios Individuais do Tribunal Superior do Trabalho. 
(b) Tribunal Superior do Trabalho, que não conheceu do recurso de revista, tendo competência originária a Seção Especializada em Dissídios Individuais do próprio Tribunal Superior do Trabalho. 
(c) Tribunal Regional do Trabalho, em recurso ordinário, tendo competência originária para o seu julgamento o próprio Tribunal Regional do Trabalho. 
(d) Tribunal Superior do Trabalho, que não conheceu do recurso de revista, tendo competência originária uma das turmas do próprio Tribunal Superior do Trabalho. 
33. (OAB/Exame Unificado - 2010.2) Assinale a alternativa que apresente requisitos intrínsecos genéricos de admissibilidade recursal.
(a) Capacidade, legitimidade e interesse. 
(b) Preparo, interesse e representação processual. 
(c) Representação processual, preparo e tempestividade. 
(d) Legitimidade, tempestividade e preparo. 
34. (OAB/Exame Unificado - 2010.2) Pedro ajuizou ação em face de seu empregador objetivando a satisfação dos pedidos de horas extraordinárias, suas integrações e consectárias. O seu pedido foi julgado improcedente. Recorre ordinariamente, pretendendo a substituição da decisão por outra de diverso teor, tempestivamente. Na análise da primeira admissibilidade recursal há um equívoco, e se nega seguimento ao recurso por intempestivo. Desta decisão, tempestivamente, se interpõe o recurso de agravo por instrumento, que tem seu conhecimento negado pelo Tribunal Regional, por ausência do depósito recursal referente à metade do valor do recurso principal que se pretendia destrancar, nos termos do artigo 899, § 7°, da Consolidação das Leis do Trabalho. Quanto à conduta do Desembargador Relator, é corretor afirmar que: 
(a) ela está correta, uma vez que o referido artigo afirma que nos casos de interposição do recurso de agravo por instrumento é necessária a comprovação do depósito recursal de 50% do valor do depósito referente ao recurso que se pretende dar seguimento; 
(b) ela está correta, uma vez que o preparo é requisito de admissibilidade recursal e, por isso, não pode estar ausente, sob pena de não conhecimento do recurso; 
(c) ela está equivocada, pois em que pese haver a necessidade do preparo para a interposição do recurso de agravo por instrumento, no problema acima, o pedido foi julgado improcedente sendo recorrente o autor, portanto, dispensável o preparo no que se refere a depósito recursal; 
(d) ela está equivocada, pois o recurso de agravo por instrumento, na esfera laboral é o único, juntamente com os embargos por declaração, que não necessita de preparo para a sua interposição. 
35. (OAB/Exame Unificado - 2010. 1) Acerca dos recursos no processo do trabalho, assinale a opção correta. 
(a) Nas execuções, cabe agravo de instrumento, no prazo de 8 (oito) dias, contra as decisões do juiz ou presidente. 
(b) Nas causas sujeitas ao procedimento sumaríssimo, somente será admitido recurso de revista por violação direta da CF. 
(c) Contra as decisões definitivas ou terminativas das varas e juízos cabe recurso ordinário para a instância superior, no prazo de 8 (oito) dias. 
(d) Nas reclamações sujeitas ao procedimento sumaríssimo, o recurso ordinário terá de ser imediatamente distribuído, devendo o relator liberá-lo no prazo máximo de 30 (trinta) dias. 
36. (OAB/Exame Unificado-2010.1) Em reclamação trabalhista, o advogado do reclamante interpôs recurso ordinário contra a sentença proferida pelo juiz de primeiro grau, que julgou improcedente o pedido de condenação em horas extras formulado pelo reclamante e indeferiu a oitiva das testemunhas arroladas, por entender que o depoimento do reclamante era suficiente para o julgamento da demanda. Argumentando a tese do cerceamento de defesa, o advogado formulou pedido de anulação dos atos processuais, sem requerer expressamente a análise, pelo tribunal, das horas extras negadas. Ao se julgar o recurso ordinário no TRT, foi reconhecido o cerceamento de defesa e condenada a empresa a pagar ao reclamante as horas extras pleiteadas. Em face dessa situação hipotética, assinale a opção correta a respeito da decisão do TRT. 
(a) O recurso ordinário devolve toda a matéria para a análise do TRT, logo, reconhecido o cerceamento de defesa, deve o tribunal analisar a questão das horas extras. 
(b) Não cabe ao TRT fazer nova análise de prova em sede de recurso ordinário, portanto o tribunal não poderia ter estabelecido condenação em horas extras. 
(c) Não tendo o advogado requerido análise das horas extras, o julgamento deve limitar-se ao que foi expressamente pedido, logo, não poderia o TRT estabelecer condenação em horas extras. 
(d) O TRT agiu equivocadamente, visto que, reconhecido o cerceamento de defesa, deveria ter designado data 'para a oitiva de testemunhas, e, só então, analisar o pedido de condenação em horas extras. 
37. (OAB/Exame Unificado-2010.1) Considere que, em processo trabalhista, as empresas Delta e Echo sejam condenadas, de forma solidária, pelo juiz do trabalho, que ambas interponham recurso ordinário, que apenas Delta efetue o depósito recursal, e nenhuma delas pleiteie a exclusão da lide. Nessa situação hipotética, o recurso apresentado pela empresa Echo 
(a) será deserto, em razão de não ter sido efetuado o depósito recursal; 
(b) será intempestivo, em razão de não ter sido efetuado o depósito recursal; 
(c) deverá ser conhecido, mas improvido, em razão de não ter sido efetuado o depósito recursal; 
(d) estará apto a ser conhecido, visto que, sendo a condenação solidária, o depósito efetuado pela empresa Delta aproveita à empresa Echo. 
38. (OAB/Exame Unificado - 2009.3) Assinale a opção correta com referência aos recursos no processo do trabalho. 
(a) As decisões proferidas pelos TRTs em processos de dissídios coletivos são irrecorríveis. 
(b) Nos recursos de revista, assim como nos recursos especiais, o recorrente apenas poderá fundamentar a afronta a dispositivo de lei federal, cabendo ao STF a análise de afrontas à CF. 
(c) O agravo de petição só será recebido quando o agravante delimitar, justificadamente, as matérias e os valores impugnados. 
(d) Omissões e contradições podem ser questionadas por intermédio de embargos de declaração, que deverão ser opostos no prazo de oito dias, contados da publicação da sentença ou acórdão. 
39. (OAB/Exame Unificado-2009.3) Assinale a opção correta no que diz respeito à interposição de recurso sob o rito sumaríssimo. 
(a) Em razão do princípio da celeridade, que norteia todo rito sumaríssimo, o prazo de interposição do recurso ordinário, em tal hipótese, é reduzido para 5
(cinco) dias.
(b) O parecer do representante do MP, se necessário, deve ser escrito e apresentado na sessão de julgamento do recurso. 
(c) Nas causas sujeitas ao procedimento sumaríssimo, somente será admitido recurso de revista por contrariedade a Súmula de jurisprudência uniforme do Tribunal Superior do Trabalho. 
(d) O recurso ordinário terá acórdão consistente unicamente na certidão de julgamento, com a indicação suficiente do processo e parte dispositiva, e das razões de decidir do voto prevalente; caso a sentença seja confirmada pelos próprios fundamentos, a certidão de julgamento, na qual se registra tal circunstância, servirá de acórdão. 
40. (OAB/Exame Unificado - 2009.2) O art. 899 da CLT dispõe que os recursos trabalhistas devem ser interpostos por simples petição. Segundo entendimento pacifico da jurisprudência, no tratamento da necessidade de fundamentação dos recursos apresentados, 
(a) o recurso deve ser fundamentado, visto que, na Justiça do Trabalho, exige-se que as razões ataquem os fundamentos da decisão recorrida; 
(b) a fundamentação recursal será necessária somente se o pedido não delimitar com precisão o objeto da irresignação, impossibilitando compreender-se a controvérsia em toda sua extensão; 
(c) não será necessária, ante a informalidade do processo trabalhista, a fundamentação dos recursos; (d) apenas os recursos de natureza extraordinária, por expressa previsão constitucional, devem ser fundamentados, sob pena de não serem conhecidos. 
41. (OAB/Exame unificado - 2005.1) A respeito do recurso de revista, assinale a opção correta. 
(a) Não cabe recurso de revista contra decisão proferida na fase de execução de sentença pelos tribunais regionais do trabalho ou por suas turmas, salvo na hipótese de ofensa direta e literal de norma da CF. 
(b) Não é cabível a interposição de recurso de revista nas causas sujeitas ao procedimento sumaríssimo. 
(c) Os requisitos de admissibilidade do recurso de revista devem ser apreciados pelo tribunal de origem, na pessoa do seu presidente, não cabendo recurso para atacar a decisão que lhe nega seguimento. 
(d) O presidente do tribunal recorrido pode conferir efeito suspensivo ao recurso de revista interposto, desde que a parte interessada assim o requeira. 
42. (OAB/Exame Unificado - 2009.1) O agravo de petição é o recurso cabível contra a decisão do juiz do trabalho, nas execuções. A respeito desse recurso, assinale a opção correta. 
(a) A simples interposição do agravo de petição suspende a execução na sua totalidade. 
(b) O prazo para a interposição do agravo de petição é de 10 (dez) dias. 
(c) O julgamento do agravo de petição cabe ao juiz do trabalho da vara onde estiver em curso a execução. 
(d) O agravo de petição somente será recebido se o agravante tiver delimitado, justificadamente, as matérias e os valores impugnados. 
43. (OAB/Exame Unificado-2009.1) Considerando o recurso de embargos, após a edição da Lei n. 11.496/2007, assinale a opção correta. 
(a) São incabíveis os embargos contra decisão proferida, em agravo, por Turma do TST, que lenham a finalidade de impugnar o conhecimento de agravo de instrumento. 
(b) São cabíveis os embargos contra as decisões que, tomadas por turmas do TST, contrariarem a letra de lei federal e(ou) da CF. 
(c) Cabem embargos para impugnar decisão não unânime prolatada em dissídio coletivo de competência originária do TST. 
(d) Cabem embargos contra decisão proferida pelo tribunal pleno, salvo se a decisão estiver em consonância com Súmula ou jurisprudência uniforme do TST. 
44. (OAB/Exame Unificado - 2008.2) Contra decisão definitiva proferida por TRT em mandado de segurança cabe 
(a) recurso ordinário para o TST, no prazo de 8 (oito) dias; 
(b) recurso ordinário para o TST, no prazo de 10 (dez) dias; 
(c) agravo de instrumento para o TST, no prazo de 8 (oito) dias; 
(d) agravo de instrumento para o TST, no prazo de 10 (dez) dias. 
45. (OAB/Exame Unificado - 2008.2) A oposição dos embargos de declaração:
(a) suspende o prazo para a interposição do recurso ordinário; 
(b) interrompe o prazo para a interposição do recurso ordinário; 
(c) impede a contagem do prazo para a interposição do recurso ordinário; 
(d) não afeta a contagem do prazo para a interposição do recurso ordinário. 
46. (OAB/Exame Unificado - 2008.1) No que diz respeito ao recurso de revista, assinale a opção correta. 
(a) Não é cabível a interposição de recurso de revista nas causas sujeitas ao procedimento sumaríssimo. 
(b) O prazo para interposição do recurso de revista é de 10 (dez) dias. 
(c) Tal recurso possui efeitos devolutivo e suspensivo em todos os casos. 
(d) Esse recurso é cabível contra decisões proferidas pelos tribunais regionais do trabalho ou por suas turmas, em execução de sentença, em casos de ofensa direta e literal de norma da Constituição Federal. 
47. (OAB/Exame Unificado - 2008.1) Considere que Antonino, advogado da Empresa Água Limpa Ltda., tenha apresentado recurso de revista contra acórdão proferido por tribunal regional do trabalho, de forma tempestiva, e efetuado corretamente o depósito recursal, mas não tenha assinado o referido recurso. Nessa situação, 
(a) o recurso deve ser considerado como inexistente, por falta de assinatura do advogado; 
(b) o recurso deve ser remetido ao TST, conhecido, e seu mérito analisado, visto que a falta de assinatura constitui mera irregularidade formal; 
(c) o desembargador-presidente do tribunal regional, ao aferir a admissibilidade do recurso, deve abrir prazo para o advogado assiná-lo e sanar a irregularidade; 
(d) o recurso deve ser encaminhado ao Tribunal Superior do Trabalho (TST), para que o ministro relator decida sobre a abertura de prazo para o advogado assinar o recurso ou sobre a. negativa de seguimento, com fundamento na irregularidade. 
48. (OAB/Exame Unificado - 2008.1) Antônio moveu reclamação trabalhista contra a Empresa Alfa Ltda. e formulou pedido de condenação solidária da Empresa Ômega Ltda. O juiz de 1 ª instância julgou procedente o pedido e estabeleceu condenação contra a Empresa Alfa Ltda. e condenação solidária da Empresa Ômega Ltda. As empresas possuíam advogados distintos, constituídos nos autos. A Empresa Ómega Ltda. interpôs recurso ordinário no 7° dia do prazo, e a Empresa Alfa Lida. o fez no 14° dia, fundamentando-se no art. 229 do Código de Processo Civil (CPC), que assim dispõe: "Os litisconsortes que tiverem diferentes procuradores, de escritórios de advocacia distintos, terão prazos contados em dobro para todas as suas manifestações, em qualquer juízo ou tribunal, independentemente de requerimento." Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta com relação ao prazo para a interposição do recurso ordinário. 
(a) O prazo em dobro previsto no CPC é inaplicável ao processo do trabalho, visto que é incompatível com o princípio da celeridade inerente ao processo trabalhista. 
(b) Ambos os recursos apresentados seriam intempestivos, visto que o prazo para apresentar recurso ordinário é de 5 (cinco) dias. 
(c) Sendo a CLT omissa, aplica-se subsidiariamente o disposto no CPC, de forma que o prazo é contado em dobro quando houver litisconsortes com procuradores distintos. 
(d) O advogado da Empresa Alfa Ltda não precisaria sequer invocar o CPC, pois a CLT também estabelece o prazo em dobro quando presentes litisconsortes com procuradores distintos. 
49. (OAB/Exame Unificado - 2007.3) Considerando que uma empresa que se encontre em liquidação extrajudicial apresente recurso ordinário de uma sentença de 1° grau, mas não efetue o pagamento das custas, tampouco realize o depósito recursal, assinale a opção correta. 
(a) As empresas em liquidação extrajudicial equiparam-se a uma massa falida, por isso gozam do privilégio de não precisar efetuar o depósito recursal, nem recolher as custas processuais para recorrer. 
(b) O recurso da empresa deve ser considerado deserto, pois empresa em liquidação extrajudicial não goza do mesmo benefício concedido às massas falidas.
(c) O juiz deve mandar intimar a empresa para fazer o recolhimento
das custas e efetuar o depósito recursal, no prazo de 5 (cinco) dias, sob pena de o recurso ser considerado deserto.
(d) O juiz deve mandar processar o recurso da forma como se encontra, e o tribunal julgará a questão do pagamento das custas e do depósito recursal.
50. (OAB/Exame Unificado - 2007.3) Alfredo, advogado da empresa Casa Nova, apresentou recurso de revista contra acórdão do tribunal regional do trabalho (TRT) que teria sido desfavorável à empresa. Nos fundamentos do recurso, Alfredo argumentou que o depoimento da única testemunha apresentada pelo reclamante não havia comprovado o direito alegado na inicial e que, portanto, a sentença de 1° grau, confirmada no TRT, deveria ser reformada. Considerando a situação hipotética acima, assinale a opção correta. 
(a) O recurso de revista deve ser conhecido e provido pelo TST, já que a prova apresentada pelo reclamante no processo não foi suficiente para comprovar o seu direito. 
(b) O advogado da empresa deveria ter interposto, juntamente com o recurso de revista, o recurso extraordinário para o STF. 
(c) Não é cabível a interposição de recurso de revista para reexame de fatos e provas. 
(d) Como a sentença de 1° grau foi confirmada pelo TRT, não seria cabível a interposição de qualquer recurso para o TST. 
51. (OAB/Exame Unificado - 2007.3) Assinale a opção correta no que diz respeito a recurso de revista na Justiça do Trabalho. 
(a) Das decisões proferidas pelos tribunais regionais ou por suas turmas, na fase executória, em nenhuma hipótese cabe recurso de revista.
(b) Das decisões proferidas pelos tribunais regionais ou por suas turmas, na fase executória, não cabe recurso de revista, salvo na hipótese de ofensa direta e literal de norma da Constituição Federal.
(c) Das decisões proferidas pelo juízo de primeiro grau na fase executória, não cabe recurso de revista, salvo na hipótese de dúvida de interpretação de lei federal.
(d) Das decisões proferidas pelo juízo de primeiro grau na fase executória, não cabe recurso de revista, salvo na hipótese de violação de Súmula do próprio tribunal regional a cuja jurisdição esteja ele subordinado. 
52. (OAB/Exame Unificado - 2007.3) A empresa Nuvem Branca Lida. foi condenada, em processo trabalhista, em 1ª instância. Com o objetivo de interpor recurso ordinário, o advogado da empresa providenciou o recolhimento das custas processuais e do depósito recursal, o qual foi pago na guia correta e recolhido na Caixa Econômica Federal. Contudo, as custas foram recolhidas em um banco particular, no qual a empresa possuía convênio. Com relação a essa situação hipotética, assinale a correta. 
(a) O recurso está apto a ser conhecido e provido, já que qualquer instituição financeira estaria apta a receber o valor correspondente as custas processuais. 
(b) O recurso está apto a ser conhecido e provido, já que, na Justiça do Trabalho, não existe a exigência expressa de obrigatoriedade no recolhimento de custas processuais para que se possa recorrer. 
(c) O recurso da empresa Nuvem Branca está deserto, visto que as custas somente poderiam ter sido recolhidas no Banco do Brasil S.A. 
(d) O recurso da empresa Nuvem Branca está deserto, uma vez que as custas deveriam ter sido recolhidas, obrigatoriamente, na Caixa Econômica Federal. 
53. (OAB/Exame Unificado - 2007.3) O recurso adesivo, embora não esteja disciplinado de forma expressa na CLT, é compatível com o processo do trabalho. O prazo para a interposição de um recurso adesivo ao recurso de revista é de 
(a) 5 (cinco) dias. 
(b) 8 (oito) dias. 
(c) 10 (dez) dias. 
(d) 15 (quinze) dias. 
54. (OAB/Exame Unificado - 2001.2) Severino, advogado da empresa Solar Ltda., interpôs agravo de instrumento contra decisão do presidente de tribunal regional do trabalho (TRT), que negou seguimento a recurso de revista. O prazo para a interposição do agravo de instrumento é de 8 (oito) dias. A decisão que negou seguimento a referido recurso foi publicada no Diário da Justiça em uma sexta-feira, 13/7/2007. Como o dia 23/7/2007 foi feriado focal, Severino protocolou o recurso no dia 24/7/2007, sem, contudo, juntar cópia aos autos da prova do feriado local, para atestar que o TRT não teve expediente no citado dia. A respeito dessa situação hipotética, assinale a opção correta. 
(a) A parte deve comprovar, quando da interposição do recurso, a existência de feriado local ou de dia útil em que não haja expediente forense para justificar a prorrogação do prazo recursal. 
(b) Caberia ao relator do processo no Tribunal Superior do Trabalho solicitar ao TRT a comprovação do feriado local. 
(c) Cabe ao TRT providenciar a juntada aos autos da respectiva certidão comprovando a existência de feriado local, com o não funcionamento do foro no respectivo dia. 
(d) Não existe necessidade de prova do feriado, nem de certidão emitida pelo TRT, já que o feriado local é constituído por lei estadual, publicada no respectivo Diário Oficial. 
55. (OAB/Exame Unificado- 2001.1) Considerando que a Lei n. 10.035/2000 autorizou o INSS a recorrer dos acordos que contenham parcelas indenizatórias, assinale a opção correta. 
(a) Apesar da possibilidade de recurso do INSS, o acordo homologado pelo juiz toma-se definitivo e põe fim ao processo.
(b) Caberá ao juiz, nessas situações, avaliar a pertinência ou não da intimação do INSS. 
(c) O INSS deverá ser intimado das decisões homologatórias de acordos que contenham parcela indenizatória, sendo-lhe facultado interpor recurso relativo às contribuições que lhe forem devidas. 
(d) Não existe necessidade de intimação do INSS, pois a Lei n. 10.035/2000 apenas previu possibilidade de recurso por parte do INSS, mas não a obrigatoriedade de recorrer. 
56. (OAB/Exame Unificado - 2001.1) No que diz respeito ao recurso de revista, assinale a opção correta. 
(a) O prazo para a interposição do recurso, em razão de sua natureza extraordinária, é de 15 (quinze) dias. 
(b) Nas razões do recurso de revista, é vedada a discussão a respeito de afronta direta e literal à Constituição Federal, já que tal matéria cabe apenas a análise do STF. 
(c) Não cabe recurso de revista para discutir interpretação de cláusula de contrato de trabalho. 
(d) Em sede de recurso de revista, não é cabível nenhum tipo de depósito recursal. 
57. (OAB/Exame Unificado-2008.3) Em processo movido contra determinada empresa, o juiz, na sentença de primeiro grau, julgou procedente o pedido formulado na inicial e estabeleceu como valor da condenação a quantia de R$ 8.500,00. Ao interpor o recurso ordinário, o advogado da empresa efetuou um depósito recursal no valor de R$ 5.000,00. Considerando-se, hipoteticamente, que a tabela de interposição de recursos estabeleça o recolhimento de R$ 5.000,00 para interposição de recurso ordinário, R$ 7.000,00 para interposição de recurso de revista e R$ 9.000,00 para interposição de recurso extraordinário e considerando-se, ainda, que a sentença não foi reformada, a quantia que o advogado deve depositar para interpor o recurso de revista é de: 
(a) R$ 7.000.,00. 
(b) R$ 8.500,00. 
(c) R$ 3.500,00. 
(d) R$ 5.000,00. 
58. (OAB/Exame Unificado - 2006.2) A pessoa jurídica Omega, com sede em São Paulo, celebrou contrato de empreitada para a construção de um edifício na cidade de Fortaleza - CE. Para execução da avença, Omega contratou diversos empregados moradores do município de Fortaleza. Durante as obras, Mário, que exercia a função de pedreiro, por não utilizar equipamentos de proteção individual, caiu do terceiro andar do edifício em construção, objeto do contrato de empreitada. Em virtude desse acidente, Mário perdeu a perna esquerda e a visão de um dos olhos. Inconformado, ajuizou ação de indenização por danos morais e estéticos contra sua empregadora. Omega contestou a pretensão de Mário e apresentou exceção de incompetência, que foi julgada improcedente, em 10/5/2005. O juiz da causa, em 20/3/2006, proferiu sentença que julgou procedente o pedido de Mário e condenou Omega ao pagamento de indenização no valor de R$150.000,00. A partir da situação hipotética acima
descrita, assinale a opção correta. 
(a) Considere que Omega tenha recebido notificação postal, em sua sede, em São Paulo, que informava o teor da sentença condenatória. Nesse caso, o prazo para interposição do recurso ordinário se inicia no dia da juntada aos autos da notificação. 
(b) É permitido, tanto às partes quanto aos seus procuradores, obter certidões do referido processo, independentemente de despacho do juiz, ainda que aquele tramite em segredo de justiça. 
(c) Para interposição de recurso ordinário, Omega deve recolher R$ 3.000,00 a título de custas processuais, acrescidos do valor correspondente ao depósito recursal. 
(d) Em sede de recurso ordinário, é defeso a Omega arguir a incompetência do juízo. 
59. (OAB/Exame Unificado-2006.2) Fernando ajuizou reclamação trabalhista contra sua antiga empregadora, a pessoa jurídica Gama, alegando direito a estabilidade provisória, em virtude do registro de sua candidatura para o cargo de dirigente sindical, pedindo sua reintegração ao emprego e, alternativamente, o pagamento das verbas rescisórias devidas. Gama apresentou contestação sob a alegação de que não houvera, da parte do sindicado, comunicação oportuna, que tivesse informado a respeito da candidatura de Fernando e sob o argumento de que todas as verbas haviam sido pagas corretamente. A primeira instância julgou parcialmente procedente o pedido de Fernando, condenando Gama ao pagamento das verbas rescisórias devidas. Ambos recorreram. Na segunda instância, a sentença foi mantida. Dessa decisão, somente Fernando interpôs recurso de revista, que foi protocolado no nono dia, em virtude de feriado criado por lei estadual. Como fundamento do recurso de revista, Fernando alegou dissídio jurisprudencial não especifico. Com base nessa situação hipotética, assinale a opção correta. 
(a) É incabível a interposição de recurso adesivo ao recurso de revista de Fernando. 
(b) O fato de o dissídio jurisprudencial não ter sido específico não inviabiliza a apreciação do recurso de revista, que deve ser conhecido. 
(c) Para comprovação da tempestividade do recurso de revista, Fernando deve comprovar a existência do feriado estadual. 
(d) Qualquer omissão existente no acórdão que julgar o recurso de revista interposto deve ser objeto de embargos à SDl-1, do Tribunal Superior do Trabalho, não ocorrendo preclusão se não forem opostos embargos declaratórios. 
60. (OAB/Exame Unificado-2006.2) Justiniano ajuizou reclamação trabalhista contra seu antigo empregador, a pessoa jurídica Zela, pleiteando o recebimento de complementação de aposentadoria, indevidamente suprimida, e verbas trabalhistas. O juízo de primeira instância, em 22/8/2003, ao analisar a questão, julgou parcialmente procedente o pedido de Justiniano, condenando Zeta ao pagamento das verbas, observando-se o prazo prescricional das parcelas anteriores a 5 (cinco) anos do ajuizamento da ação, e improcedente o pedido de complementação de aposentadoria. Justiniano e Zeta recorreram. O recurso de Justiniano não foi conhecido por sua manifesta intempestividade. O recurso de Zeta foi improvido. Zeta, então, interpôs recurso de revista, que foi julgado procedente, considerando-se indevida a condenação ao pagamento das verbas rescisórias. O acórdão transitou em julgado no dia 13.03.2004. Inconformado, Justiniano ajuizou ação rescisória pedindo a desconstituição do acórdão, para condenar Zela ao pagamento das verbas trabalhistas e da complementação da aposentadoria. Com relação à situação hipotética descrita, assinale a opção incorreta. 
(a) Considere que o tribunal, ao analisar a ação rescisória ajuizada por Justiniano, profira decisão condenando Zela. Nesse caso, para interposição do recurso ordinário desse acórdão, Zela deve recolher o valor do depósito recursal. 
(b) A competência para julgar a referida ação rescisória, relativamente aos dois pedidos, é do tribunal regional do trabalho. 
(c) O prazo decadencial para a propositura de ação rescisória que vise desconstituir a decisão que julgou improcedente o pedido de condenação de Zeta ao pagamento de complementação de aposentadoria iniciou-se em 30/8/2003. 
(d) É juridicamente impossível o pedido de desconstituição do acórdão quanto à decisão que julgou improcedente o pedido de condenação de Zeta ao pagamento de complementação de aposentadoria. 
61. (OAB/Exame Unificado-2006.1) Renato ajuizou reclamação trabalhista contra sua antiga empregadora. A sentença de primeira instância julgou improcedente o pedido de Renato. Inconformado com a decisão, Renato interpôs recurso ordinário. O TRT, ao analisar o referido recurso, reformou a sentença e condenou a reclamada ao pagamento de R$ 4.000,00 a título de verbas rescisórias. A reclamada protocolou recurso de revista, no quinto dia do prazo, e juntou o comprovante da realização do depósito recursal somente no oitavo dia do prazo recursal. Com base nessa situação hipotética, assinale a opção incorreta. 
(a) Para a interposição de recurso de revista é necessária a realização de depósito recursal, no valor de R$ 4.000,00. 
(b) Se for aumentado o valor inicialmente atribuído à condenação, será necessária a complementação do depósito recursal para a interposição do recurso extraordinário. 
(c) O recurso deve ser considerado deserto, em face de o depósito recursal ter sido efetivado apenas no oitavo dia do prazo e não juntamente com a interposição do recurso. 
(d) Na fase de execução, após garantido o juízo, não há necessidade de realização de depósito recursal, como pressuposto de admissibilidade dos recursos. 
Tema de estudo: Execução.
62. (OAB/Exame Unificado-2016.1) Na fase de execução de uma reclamação trabalhista, as partes se apresentaram ao juiz da causa postulando a homologação de acordo que envolveria 80% do valor que estava sendo executado. Diante dessa situação, de acordo com a CLT e o entendimento consolidado do TST, assinale a afirmativa correta. 
(a) O juiz não pode homologar o acordo porque estará violando a coisa julgada, pois o pagamento estará sendo feito em valor inferior àquele determinado pela Justiça. 
(b) O juiz tem a obrigação de homologar o acordo, se essa é a legitima vontade das partes, sem vicies ou dúvidas. 
(c) O acordo, uma vez homologado, faz coisa julgada material para todos, sem exceção, somente podendo ser desconstituído por ação anulatória. 
(d)· É possível a homologação do acordo, que pode ser realizado a qualquer momento, mas ficará a critério do juiz fazê-lo à luz do caso concreto. 
63. (OAB/Exame Unificado-2015.2) No bojo de uma execução trabalhista, a sociedade empresária executada apresentou uma exceção de pré-executividade, alegando não ter sido citada para a fase de conhecimento. Em razão disso, requereu a nulidade de todo o processo, desde a citação inicial. O juiz conferiu vista à parte contrária para manifestação e, em seguida, determinou a conclusão dos autos. Após analisar as razões da parte e as provas produzidas, convenceu-se de que a alegação da sociedade empresária era correta e, assim, anulou todo o feito desde o início. Diante desse quadro, assinale a afirmativa correta. 
(a) Contra essa decisão caberá agravo de petição. 
(b) Trata-se de decisão interlocutória e, portanto, não passivei de recurso imediato. 
(c) Caberá a interposição de recurso ordinário. 
(d) Caberá a interposição de agravo de instrumento. 
64. (OAB/Exame Unificado-2015.2) A sociedade empresária Beta S.A. teve a falência decretada durante a tramitação de uma reclamação trabalhista, fato devidamente informado ao juízo. Depois de julgado procedente em parte o pedido de diferenças de horas extras e de parcelas rescisórias, nenhuma das partes recorreu da sentença, que transitou em julgado dessa forma. Teve, então, início a execução, com a apresentação dos cálculos pelo autor e posterior homologação pelo juiz. Diante da situação, assinale a afirmativa correta. 
(a) Há equívoco, pois, a partir da decretação da falência, a ação trabalhista passa a ser da competência do juízo falimentar, que deve proferir a sentença. 
(b) O pagamento do valor
homologado deverá ser feito no juízo da falência, que é universal. 
(c) A execução será feita diretamente na Justiça do Trabalho, porque o título executivo foi criado pelo Juiz do Trabalho. 
(d) Essa é a única hipótese de competência concorrente, ou seja, poderá ser executado tanto na Justiça do Trabalho quanto na Justiça comum. 
65. (OAB/Exame Unificado - 2014.3) A sociedade empresária "V" Ltda., executada em ação trabalhista, apresentou embargos à execução arrolando testemunhas, o que foi indeferido pelo juiz, ao argumento de que não se tratava de processo de conhecimento. Sobre o caso apresentado, assinale a afirmativa correta. 
(a) Correta a decisão do juiz, pois já fora ultrapassada a fase de conhecimento. 
(b) Errada a decisão do juiz, pois era cabível a prova testemunhal em sede de embargos à execução, podendo o juiz indeferir as testemunhas se desnecessários os depoimentos. 
(c) Errada a decisão do juiz, sendo cabível a prova testemunhal, não podendo indeferir as testemunhas, cabendo, nesse caso, arguição de nulidade da decisão. 
(d) Correta a decisão do juiz, já que a matéria da execução está restrita a valores. 
66. (OAB/Exame Unificado - 2013.1) A requerimento do credor e após não localizar bens da pessoa jurídica ex-empregadora, o juiz desconsiderou a personalidade jurídica numa reclamação trabalhista, incluiu um dos sócios no polo passivo e o citou para pagamento. Este sócio, então, depositou a quantia exequenda, mas pretende questionar o valor da execução. Assinale a alternativa que indica a maneira pela qual ele materializará seu inconformismo. 
(a) Ação Rescisória. 
(b) Embargos de Terceiro. 
(c) Impugnação de Credor. 
(d) Embargos à Execução. 
67. (OAB/Exame Unificado -2012.3.A) A liquidação tem por objetivo a apuração do quantum debeatur nas sentenças proferidas de forma ilíquida e que tenham deferido, ao menos em parte, a pretensão deduzida. De acordo com a CLT, assinale a alternativa que indica as formas possíveis de liquidação da sentença nas obrigações de dar (pagar) e, caso o juiz conceda prazo às partes para manifestação, o número de dias para a impugnação. 
(a) Artigos, cálculo ou arbitramento. Prazo de 8 dias. 
(b) Cálculo, arbitramento ou artigos. Prazo de 10 dias. 
(c) Artigos ou arbitramento. Prazo de 15 dias. 
(d) Cálculo ou arbitramento. Prazo de 5 dias. 
68. (OAB/Exame Unilicado-2012.3A) De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho, assinale a afirmativa correta. 
(a) não há citação para a execução, uma vez que a fase executiva pode ser iniciada de ofício; 
(b) a citação na execução será realizada por via postal; 
(c) a citação na execução será realizada por mandado; 
(d) a citação na execução será realizada por mandado, mas, se o executado não for encontrado após três tentativas, caberá a citação por edital. 
69. (OAB/Exame Unificado - 2012.2) Em 30/7/2008 foi efetuada a penhora de um veículo BMW, modelo X1, por meio de carta precatória executória. Depois de devolvida a carta, o executado Eliezer Filho, proprietário do veículo, opôs embargos à execução em 4/8/2008, dirigindo essa ação incidental ao juízo deprecante. Em seus embargos, alegando a existência de um grosseiro vicio, o embargante apontou para a irregularidade na avaliação do bem, uma vez que constou do auto da constrição judicial sua avaliação em R$ 15.000,00, montante muito abaixo do valor de mercado. Logo, por força do princípio da execução menos onerosa ao devedor, requereu a reavaliação do bem, sob pena de nulidade da execução. Com base nesse caso concreto, é correto afirmar que o juiz deprecante:
(a) deve remeter os autos ao juízo deprecado, uma vez que o ato de avaliação foi por ele praticado, sendo sua a competência para decidir; 
(b) deve realizar o julgamento antecipado da lide e acolher os embargos, haja vista o notório erro de avaliação; 
(c) deve determinar a realização de perícia, a fim de aferir o correto valor de mercado do bem; 
(d) não deve conhecer dos embargos e extinguir o processo sem julgamento do mérito, haja vista a sua intempestividade. 
70. (OAB/Exame Unificado - 2012.1 - Adaptada) Relativamente à execução trabalhista, assinale a afirmativa correta. 
(a) Pode ser por título judicial ou extrajudicial. São títulos extrajudiciais os termos de ajuste de conduta firmados perante o Ministério Público do Trabalho, os termos de conciliação firmado perante as Comissões de Conciliação Prévia e os cheques sem fundo passados pelo empregador ao empregado, sem relação com a atividade laboral.
(b) Pode ser por título judicial ou extrajudicial. São títulos judiciais unicamente as decisões passadas em julgado com efeito suspensivo e são títulos extrajudiciais os termos de ajuste de conduta firmados perante o Ministério Público do Trabalho e os termos de conciliação firmado perante as Comissões de Conciliação Prévia. 
(c) Dependem de prévia liquidação, pelo que só podem ser executados a sentença e o acordo não cumpridos. 
(d) Pode ser, por título judicial, caso do acordo descumprido, e por título extrajudicial, caso do termo de ajuste de conduta firmado perante o Ministério Público do Trabalho. 
71. (OAB/Exame Unificado-2011.1) Assinale a alternativa correta no que diz respeito à execução trabalhista. 
(a) As partes devem ser previamente intimadas para a apresentação do cálculo de liquidação, exceto da contribuição previdenciária incidente, que ficará a cargo da União. 
(b) Tratando-se de prestações sucessivas, por tempo indeterminado, a execução compreenderá inicialmente as prestações devidas até a data do ingresso na execução. 
(c) Em se tratando de execução provisória, não fere direito líquido e certo do impetrante a determinação de penhora em dinheiro, quando nomeados outros bens à penhora, uma vez que obedece à gradação prevista em lei. 
(d) Na execução por carta precatória, os embargos de terceiro serão oferecidos no juízo deprecante ou no juízo deprecado, mas a competência para julgá-los será sempre do juízo deprecante. 
72. (OAB/Exame Unificado - 2010.3 - Adaptada) Em relação aos embargos de terceiro na execução por carta precatória, é correto afirmar que 
(a) devem ser oferecidos no juízo deprecado, salvo se indicado pelo juízo deprecante o bem constrito ou se já devolvida a carta. 
(b) devem ser oferecidos no juízo deprecante, pois a carta precatória se presta apenas para que se pratiquem atos em outra localidade, mantida a competência para atos decisórios no juízo principal da execução. 
(c) devem ser oferecidos no juízo deprecado, que possui competência por delegação para a execução em outra localidade. 
(d) devem ser oferecidos no juízo deprecante, exceto quando se tratar de vicio ou irregularidade de penhora, avaliação ou alienação dos bens, praticados pelo juízo deprecado.
73. (OAB/Exame Unificado - 2010.2 - Adaptada) Com relação à execução trabalhista, assinale a afirmativa correta. 
(a) A execução deve ser impulsionada pela parte interessada, sendo permitido ao juiz promovê-la de ofício, em qualquer caso. 
(b) O termo de compromisso de ajustamento de conduta firmado perante o Ministério Público do Trabalho, para que possa ser executado no processo do trabalho, depende de prévia homologação pelo juiz que teria competência para o processo de conhecimento relativo à matéria. 
(c) Conforme disposição expressa na Consolidação das Leis do Trabalho, considera-se inexigível o título judicial fundado em lei ou ato normativo declarados inconstitucionais pelo Supremo Tribunal Federal ou em aplicação ou interpretação tidas por incompatíveis com a Constituição Federal. 
(d) Garantida a execução ou penhorados os bens, é de 10 (dez) dias o prazo para o executado apresentar embargos à execução, cabendo igual prazo ao exequente para impugnação. 
74. (OAB/Exame Unificado-2009.3) Assinale a opção correta no tocante aos embargos à execução e à sua impugnação na Justiça do Trabalho. 
(a) Dado o princípio da celeridade, se, na defesa, tiverem sido arroladas testemunhas, é defeso ao juiz ou ao presidente do tribunal a oitiva das citadas testemunhas. 
(b) Considera-se inexigível o título
judicial fundado em lei ou o ato normativo declarados inconstitucionais pelo STF ou em aplicação ou interpretação consideradas incompatíveis com a CF. 
(c) Garantida a execução ou penhorados os bens, terá o executado 8 (oito) dias para apresentar embargos à execução, cabendo igual prazo ao exequente para a respectiva impugnação. 
(d) A matéria de defesa nos embargos à execução será restrita às alegações de cumprimento da decisão ou do acordo. 
Tema de estudo: Ações Especiais.
75. (OAB/Exame Unificado - 2015.3) A empresa XPTO Ltda., necessitando dispensar empregado estável, ajuizou inquérito para apuração de falta grave em face de seu empregado. No dia da audiência, a empresa apresentou seis testemunhas, protestando pela oitiva de todas. O empregado apresentou três testemunhas, afirmando ser este o limite na Justiça do Trabalho.
Assinale a alternativa que mostra qual advogado agiu da forma determinada na CLT. 
(a) O advogado da empresa agiu corretamente, pois trata-se de inquérito para apuração de falta grave. (b) O juiz determinou que a empresa dispensasse três das seis testemunhas, pois é necessário o equilíbrio com a outra parte. Logo, ambos os advogados agiram corretamente, levando o número de testemunhas que entendiam cabível. 
(c) O advogado do empregado está correto, pois o limite de testemunhas para o processo de rito ordinário é de três para cada parte. 
(d) Os dois advogados se equivocaram, pois o limite legal é de três por processo no rito ordinário, sendo as testemunhas do juízo. 
76. (OAB/Exame Unificado - 2014.2) Geraldo requereu na sua petição inicial, e teve deferida, a concessão de tutela antecipada para sua imediata reintegração, haja vista ser dirigente sindical. O ex-empregador, cientificado, impetrou Mandado de Segurança, no qual obteve liminar revogando a tutela antecipada concedida. Logo depois, a reclamação trabalhista de Geraldo foi instruída na Vara do Trabalho e encaminhada para sentença, que julgou procedente o pedido, tendo o juiz concedido novamente a tutela antecipada, agora na sentença. Diante do quadro retratado, de acordo com o entendimento sumulado pelo TST, assinale a opção correta. 
(a) O juiz poderia conceder a tutela na sentença, e, nesse caso, o Mandado de Segurança perde o objeto. 
(b) O Juiz não poderia conceder novamente a tutela antecipada, haja vista que ela havia sido revogada pelo Tribunal. 
(c) Se a tutela antecipada foi revogada, somente havendo autorização do TRT ela poderia ser revigorada, de modo que o juiz subverteu a ordem processual vigente, cabendo reclamação correicional. 
(d) Poderá a parte ré impetrar novo mandado de segurança, agora contra a tutela antecipada concedida na sentença. 
77. (OAB/Exame Unificado-2014.1) Rômulo impetrou mandado de segurança contra ato praticado por Juiz do Trabalho que teria violado um direito seu, líquido e certo. Por descuido, Rômulo deixou de juntar os documentos pertinentes, indispensáveis. Verificando o equívoco, o Relator deverá, de acordo com a jurisprudência consolidada do TST, 
(a) conceder prazo improrrogável de 10 dias para o impetrante sanar o vício, sob pena de indeferimento da petição inicial. 
(b) prosseguir normalmente no trâmite processual, pois a matéria não pode ser conhecida de ofício. 
(c) indeferir a petição inicial de plano e extinguir o processo sem resolução do mérito. 
(d) solicitar à autoridade coatora que, juntamente com as informações que serão prestadas, envie cópia dos documentos faltantes. 
78. (OAB/Exame Unificado-2013.2) Tendo em vista a proximidade de realização de grande evento na área de esportes, a cidade de Tribobó do Oeste decidiu reformar seu estádio de futebol. Para tanto, após licitação, contratou a empresa Alfa Ltda. para executar a reforma no prazo de um ano. Faltando dois meses para a conclusão da obra e a realização do mega evento, os operários entraram em greve paralisando os trabalhos integralmente. Diante destes fatos, assinale a afirmativa que se coaduna com a legitimidade ativa para instauração do dissídio coletivo. 
(a) Tanto a empresa Alfa Ltda. como o Sindicato da categoria dos empregados poderá instaurar a instância, sendo o ato privativo das partes litigantes. 
(b) Apenas o Sindicado dos Empregados poderá requerer a instauração do dissídio coletivo, já que se trata do sujeito ativo no caso de greve, sendo a empresa Alfa ré no processo. 
(c) Por haver interesse público a legitimidade ativa é exclusiva da empresa e do sindicato, bem como do Ministério Público do Trabalho, em caráter excepcional. 
(d) O dissidio poderá ser instaurado pelas partes por representação escrita ao Presidente do Tribunal; bem como por iniciativa do próprio Presidente e, ainda, por requerimento do Ministério Público do Trabalho. 
79. (OAB/Exame Unificado - 2011.1 - Adaptada) Quanto ao cabimento do mandado de segurança na Justiça do Trabalho, assinale a alternativa correta. 
(a) É permitido o exercício do jus postulandi das partes quando da impetração do mandado de segurança na Justiça do Trabalho. 
(b) Cabe a impetração de mandado de segurança da decisão que indefere liminar ou homologação de acordo. 
(c) O mandado de segurança impetrado contra decisão liminar que concedeu a tutela antecipada perde o objeto quando da superveniência de sentença nos autos originários. 
(d) Tratando-se de execução provisória, fere direito líquido e certo do impetrante a determinação de penhora em dinheiro, ainda que nomeados outros bens à penhora, uma vez que obedece à gradação da lei processual. 
80. (OAB/Exame Unificado-2010.3) Tício, gerente de operações da empresa Metalúrgica Comercial, foi eleito dirigente sindical do Sindicato dos Metalúrgicos. Seis meses depois, juntamente com Mévio, empregado representante da CIPA (Comissão Interna para Prevenção de Acidentes) da empresa por parte dos empregados, arquitetaram um plano para descobrir determinado segredo industrial do seu empregador e repassá-lo ao concorrente mediante pagamento de numerário considerável. Contudo, o plano foi descoberto antes da venda, e a empresa, agora, pretende dispensar ambos por falta grave. Você foi contratado como consultor jurídico para indicar a forma de fazê-lo. O que deve ser feito? 
(a) Ajuizamento de inquérito para apuração de falta grave em face de Tício e Mévio, no prazo decadencial de 30 (trinta) dias, caso tenha havido suspensão deles para apuração dos fatos. 
(b) Ajuizamento de inquérito para apuração de falta grave em face de Tício, no prazo decadencial de 30 (trinta) dias, contados do conluio entre os empregados; e simples dispensa por justa causa em relação a Mévio, independentemente de inquérito. 
(c) Simples dispensa por falta grave para ambos os empregados, pois o inquérito para apuração de falta grave serve apenas para a dispensa do empregado estável decenal. 
(d) Ajuizamento de inquérito para apuração de falta grave em face de Tício, no prazo decadencial de 30 (trinta) dias, caso tenha havido suspensão dele para apuração dos fatos; e simples dispensa por justa causa em relação a Mévio, independentemente de inquérito. 
81. (OAB/Exame Unificado-2009.1) Com base no que dispõe a CLT sobre a ação rescisória e à luz do entendimento do TST sobre a matéria, assinale a opção correta. 
(a) Por falta de previsão legal, a ação rescisória é incabível no âmbito da Justiça do Trabalho. 
(b) A ação rescisória é cabível no âmbito da Justiça do Trabalho e está sujeita ao depósito prévio de 20% do valor da causa, salvo o caso de miserabilidade jurídica do autor. 
(c) É admissível o reexame de fatos e provas do processo que originou a decisão rescindenda mediante ação rescisória fundamentada em violação de lei. 
(d) É dispensável a prova do trânsito em julgado da decisão rescindenda para o processamento de ação rescisória, mesmo porque é admissível a ação rescisória preventiva. 
82. (OAB/Exame Unificado - 2007.2) Pedro e a empresa Mar Grande pactuaram acordo para resolução de reclamação trabalhista. Formalizaram o acordo por escrito, e encaminharam petição ao juiz, com cópia do acordo em anexo, formulando pedido

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?