Buscar

Visita técnica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Visita técnica
Barcelos, Gustavo
Oliveira, Amanda
Freitas, Ana Laura
Gomes, Larissa 
Ocorreu no dia 05/11 as 15:00h 
A visita foi realidade no restaurante universitário da UENF (Universidade Estadual do Norte Fluminense)
Logo na entrada do estabelecimento, na lateral existem os vestiários e banheiros masculinos e femininos para que ocorra a troca de roupa para que assim os funcionários não tenham que passar por todo o estabelecimento com roupas a quais podem levar alguma contaminação, fazendo com que os funcionários troquem de roupas logo na entrada. 
Após a entrada se direcionando para o lado direito do corredor, vemos a câmara de lixo orgânico (10 *C) de onde sai todos os resíduos da unidade, resto de comida, aparas e logo ao lado o local onde se coloca todo o lixo que pode ser reciclável, como descartável, papelão, vidro, plástico. 
Logo após temos o local de recebimento de mercadoria, recepciona carnes, hortifruti, descartável, poupa de suco, produtos químicos também, todas as mercadorias a quais estão chegando, ao lado da entrada existe uma balança plataforma grande para que seja aferido o peso das mercadorias para saber se estar de acordo com o que foi pedido, logo ao lado tem caixas de plástico, são higienizadas 2 vezes na semana boa parte da mercadoria (hortifruti) vem no papelão ou caixa de madeira,a mercadoria é passada para as caixas de plásticos,as outras mercadorias que não são do hortfruti, como por exemplo arroz ,feijão é retirada e colocada no carrinho e levado ao seu devido setor,carnes nas prateleiras da câmara e o que não for do hortfruti em prateleira e as de hortfruti na câmara. As mercadorias são recebidas quinzenal e semanal, hortfruti 3 vezes na semana,estocável 1 vez na semana ,carne 1 vez na semana ,descartável também ,sucos e produtos químicos são recebidos toda quinzena. 
 O próximo setor onde fica guardada as ferramentas para manutenção,tudo que quebra,queima como batedeira, liquidificador,nessa mesma sala há uma porta local onde são dispostos os DML (materiais de limpeza) e EPIs e na saída da porta tem as fichas técnicas dos produtos químicos, saber a diluição ,caso tenha contato com os olhos,para que serve, essa ficha o fornecedor do produto que fornece. 
E então chegamos no estoque da parte seca onde os alimentos e produtos descartáveis se localizam,ficam em prateleiras vazadas e etiquetadas para circulação de ar e ficam separados por tipo de embalagem, no dia a qual visitamos não tinham muitos alimentos pois foi relatado pela nutricionista que por mais que eles forneçam 1200 refeições no almoço e 400 no jantar lá todos os dias eles recebem mercadorias de alimentos então não trabalham com estoque máximo.Podemos observar ao lado duas fileiras de caixas identificadas (almoço e jantar),mercadorias separadas para o preparo do almoço e jantar do dia seguinte ,tudo separado de véspera,trabalho feito pelo estoquista de acordo com a requisição feita pela nutricionista ,no outro dia o estoquista leva cada caixa a seu devido setor para começar a produção.
Saindo do estoque,entramos na antecâmara, e dos lados são três câmaras de alimentos ,uma de hortifruti que fica mais ou menos a 10 *C,a de carne ,para congelamento menos 10 *C,12 *C (Máximo menos 18*C), e por ultimo a de degelo de carne e sobremesa 10*C, havia chuchu picado e descascado no pré-preparo imersos em água ,para as refeições do dia seguinte,explicado pelo nutricionista o pré-preparo de descascamento de legumes é feito de um dia para outro. Já o pré-preparo da carne consumida no outro dia e cortada no dia anterior e o degelo no dia interior ao corte, foram vistas sobremesas preparadas para serem consumidas no dia seguinte, as câmaras não possuem lâmpada de sinalização caso alguém fique preso, pois conseguem ser abertas por dentro.
Na sala ao lado existe a área de salada, que é dividida em duas salas, a primeira sala é a de pré-preparo,aonde lava faz a higienização ,possui três tanques ,o primeiro lava,tira a terra,areia,o segundo deixa os alimentos imersos no cloro ,para fazer o processo de sanitização e o terceiro é para enxágüe. Observamos uma maquina de descascar legumes e funcionários fazendo o pré-preparo de aboboras ,na outra sala as folhas já vem limpas e lá são cortadas e levadas para o pass throughe depois para o salão de distribuição. 
 Logo após podemos visualizar uma sala exclusiva para a seleção de cereais, no caso a uan em questão realiza a seleção apenas do feijão. Encontramos nessa UAN uma sala de açougue onde é feito o corte das carnes, logo em frente a essa sala tem a sala destinada ao nutricionista e separado dessa a sala de preparo de suco e sobremesas.
 Entrando na cozinha, vemos as três caldeiras usadas para a produção de arroz e feijão. A uma distância das caldeiras temos as duas chapas e logo atrás dessas duas fritadeiras, perto há os dois fogões e dois fornos bem grandes. Ao sair da cozinha, há o setor onde se faz a higienização de todos os materias utilizados na produção da refeição. Poucos passos depois temos a areá destinada à lavagem dos objetos usados pelos alunos na refeição. 
Quase chegando a areá onde é distribuída a refeição tem o pass through, lugar onde a refeição fica durante a distribuição. Quando precisa fazer o reabastecimentos as cubas são retiradas do pass through e levadas para a areá de distribuição. 
 A UAN visitada possui quatro cardápios mensais, cada semana é utilizado um cardápio e ao fechar o mês inicia um novo ciclo. O cardápio tem como composição básica o arroz, feijão, arroz integral, três tipos de salada com uma obrigatoriamente sendo de folhosos, três tipos de carne sendo uma branca, vermelha e vegetariana, uma guarnição, copo de suco e como sobremesa ou uma fruta ou um doce. Para consumir a refeição produzida o graduando deve pagar três reais e para os funcionários da uenf o valor é de 10 reais.

Continue navegando