Buscar

A experiência de Hawthorne

Prévia do material em texto

A experiência de Hawthorne
A experiência de Hawthorne foi descrita pela primeira vez na década de 1950 pelo pesquisador Henry A. Landsberger, durante sua análise de experimentos realizados durante as décadas de 1920 e 1930. O fenômeno deve o seu nome ao local onde os experimentos ocorreram, a empresa elétrica Hawthorne Works da Western Electric, nos arredores de Hawthorne, Illinois.
A companhia elétrica encomendou uma pesquisa para determinar se havia uma relação entre produtividade e ambientes de trabalho. O objetivo original dos estudos de Hawthorne era examinar como diferentes aspectos do ambiente de trabalho, como iluminação, o tempo dos intervalos e a duração da jornada de trabalho, afetavam a produtividade do trabalhador.
No mais famoso dos experimentos, o foco do estudo era determinar se aumentar ou diminuir a quantidade de luz que os trabalhadores recebiam afetaria a produtividade dos trabalhadores durante seus turnos. A produtividade dos funcionários pareceu aumentar devido às mudanças, mas diminuiu quando o experimento terminou.
O que os pesquisadores nos estudos originais descobriram foi que quase todas as mudanças nas condições experimentais levaram a aumentos de produtividade. Quando a iluminação foi diminuída para os níveis de luz de velas, a produção aumentou. Em outras variações dos experimentos, a produção também melhorou quando os intervalos foram totalmente eliminados e quando a jornada de trabalho foi alongada.
Os resultados foram surpreendentes e os pesquisadores concluíram na época que os trabalhadores estavam realmente respondendo ao aumento da atenção de seus supervisores. Os pesquisadores sugeriram que a produtividade aumentou devido à atenção e não por causa de mudanças nas variáveis ​​experimentais.
Landsberger definiu o efeito Hawthorne como uma melhoria de desempenho de curto prazo causada pela observação dos trabalhadores. Pesquisadores e gerentes rapidamente se apegaram a essas descobertas, mas pesquisas posteriores mostraram que essas conclusões iniciais não transmitiam o que realmente estava acontecendo.
O termo efeito Hawthorne permanece amplamente em uso para descrever aumentos na produtividade devido à participação em um estudo, embora estudos adicionais frequentemente tenham oferecido pouco apoio ou mesmo não tenham conseguido encontrar o efeito.