Buscar

Medicamentos utilizados na UTI

Prévia do material em texto

Adenosina: antiarrítmico indicado para taquiarritmia supraventricular. Age na excitabilidade e na condutividade do estímulo elétrico. Tem como possíveis efeitos colaterais dor torácica, rush facial e cefaleia.
Alteplase: trombolítico utilizado no tratamento de tromboembolia pulmonar. Age na dissolução do trombo em casos de obstrução de vasos sanguíneos. Tem como possíveis efeitos colaterais arritmias, sangramentos e hipotensão.
Atropina: atua no sistema parassimpático em casos de bradicardia. Aumenta a condução do estímulo elétrico e, consequentemente, da frequência cardíaca. Tem como possíveis efeitos colaterais calor, rubor, taquicardia e palpitações.
Clopidogrel: trata-se de um antiagregante plaquetário que reduz eventos de aterosclerose, inibindo a formação da agregação de plaquetas. Pode gerar sangramento.
Diazepam: benzodiazepínico indicado para sedação, crise convulsiva e como miorrelaxante e ansiolítico, agindo no sistema nervoso central. Pode causar dependência química, ataxia, diplopia, tontura, amnésia e ginecomastia em uso prolongado.
Diltiazem: utilizado para tratamento de hipertensão, atua nos canais de cálcio. Tem como possíveis efeitos colaterais hipotensão e arritmias.
Dobutamina: é um cardiotônico não digitálico usado na correção do desequilíbrio hemodinâmico. Estimula os receptores beta adrenérgicos do músculo cardíaco, aumentando a força de contração. Causa aumento da frequência cardíaca.
Dopamina: droga vasoativa inotrópica e cronotrópica indicada para correção do desequilíbrio hemodinâmico, aumentando o fluxo cardíaco e a pressão arterial. Tem a taquiarritmia como efeito colateral.
Epinefrina: droga vasoativa indicada para reanimação cardiopulmonar, reações anafiláticas e asma. Age na vasoconstrição periférica. Tem como efeitos colaterais a diminuição do débito urinário, visão turva e fotofobia.
Fentanil: é um analgésico opioide, de rápida ação, curta duração e elevada potência ( 100 vezes maior que o da morfina). Está indicado para analgesia de curta duração durante o período anestésico ou quando necessário no período pós-operatório imediato. Para uso como componente analgésico da anestesia geral e suplemento da anestesia regional. O uso concomitante com depressores do SNC, especialmente benzodiazepinicos ou medicamentos relacionados em pacientes com respiração espontânea, pode aumentar o risco de sedação profunda, depressão respiratória, coma e morte.
Fenitoína: anticonvulsivante que age no córtex motor, inibindo a propagação da crise de convulsão. Pode causar ataxia, diplopia e depleção de ácido fólico.
Lidocaína: anestésico local e antiarrítmico. Age no sistema de condução elétrica do coração. Tem como possíveis efeitos colaterais confusão mental e alteração do comportamento.
Midazolan: benzodiazepínico de curta duração indicado para sedação antecedendo procedimentos cirúrgicos ou diagnósticos. Quando midazolan é usado concomitantemente com antipsicóticos, hipnóticos, ansiolíticos, antidepressivos, analgésicos, narcóticos, drogas antiepiléticas, anestésicos e sedativo anti-histamínimos, pode ocorrer aumento do efeito depressivo.
Manitol: diurético osmótico para tratamento de edema cerebral. Diminui o edema por diferença de concentração. Pode causar desidratação, cefaleia, náuseas e vômito.
Noradrenalina: droga vasopressora indicada em casos de choque séptico e situações de baixa resistência periférica. Tem como possíveis efeitos colaterais cianose de extremidades, hipoperfusão renal, mesentérica e hepática.
Propofol: é um fármaco de ultracurta-duração da classe dos anestésicos parenterais. A injecção endovenosa de uma dose terapêutica de propofol induz a hipnose, com excitação mínima. É indicado para indução e manutenção de anestesia geral em procedimentos cirúrgicos. Nenhuma incompatibilidade farmacológica foi encontrada, porém, recomenda-se que os bloqueadores neuromusculares atracúrio e mivacúrio, não devem ser administrados na mesma via IV antes de se eliminar os indícios de Propofol. Pode causar diminuição da pressão arterial e dos batimentos cardíacos, dor de cabeça, náuseas e vômitos.
Tramadol: hipnoanalgésico que atua nos receptores localizados no, hipotálamo e sistema límbico. Pode causar depressão do sistema nervoso central e respiratório, constipação, náusea e vômitos.

Continue navegando