Buscar

Exercício de Jogos Recreação e Educação 2

Prévia do material em texto

Exercício de Jogos, Recreação e Educação Psicomotora - Exercício de Fixação 1 - Tentativa 2 de 3
Questão 1 de 10
A psicomotricidade surgiu a partir da necessidade de perceber como os movimentos se processam e de como eles se desenvolvem. O termo psicomotricidade foi utilizado pela primeira vez na França, em 1920, por:
A - Dupré.
Questão 2 de 10
As condutas psicomotoras se estruturam paralelamente ao desenvolvimento do indivíduo e dependem, para tal, do processo de maturação do organismo, das habilidades psíquicas, físicas e estimulações adequadas, provenientes do meio no qual o indivíduo está inserido. Estão organizadas conforme a evolução neurológica da estrutura psicomotora, conforme veremos a seguir. São as formas mais elementares do movimento, as necessidades vitais, por isso, são as primeiras a serem desenvolvidas. Elas acompanham o desenvolvimento da criança, como o engatinhar, sentar e levantar, rolar, andar, lançar, apanhar, pegar, transportar objetos, subir e descer. Com base nesta contextualização, assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas no que se refere às condutas psicomotoras de base.
( ) A respiração, o relaxamento, o equilíbrio e a coordenação motora global e fina fazem parte das condutas de base.
( ) O freio inibitório é um elemento psicomotor importantíssimo para o processo de escrita, pois trabalha naturalmente com a supressão do movimento no tempo e espaço vividos corporalmente e, depois, graficamente.
( ) O equilíbrio estático (sem movimento) caracteriza-se pelo tipo de equilíbrio conseguido em determinada posição, ou seja, é descrito pela capacidade de manter certa postura sobre uma base.
( ) A coordenação global diz respeito à atividade dos grandes músculos e depende da capacidade de equilíbrio postural do indivíduo. Esse equilíbrio está subordinado às sensações proprioceptivas sinestésicas e labirínticas.
( ) A coordenação óculo-manual se efetua com precisão sobre a base de um domínio visual previamente estabelecido e ligado aos gestos executados, facilitando, assim, a harmonia do movimento como um todo. Essa coordenação é fundamental para a escrita.
É correto apenas o que se afirma em:
E - V, V, V, V, V.
Parte superior do formulário
Questão 3 de 10
Sabe-se que a psicomotricidade é muito importante na educação infantil, bem como em outras fases do desenvolvimento. Autores que têm estudado esse assunto, embora pertençam a linhas de pensamento diferentes entre si, há concordância em alguns pontos básicos desta área. Indique com verdadeiro ou falso as proposições a seguir:
I. ( )A psicomotricidade se propõe a permitir ao homem sentir-se bem na sua pele, permitir que se assuma como realidade corporal, possibilitando-lhe a livre expressão de seu ser.
II. ( ) A psicomotricidade se propõe a permitir ao homem sentir-se bem na sua pele, permitir que se assuma como realidade corporal, possibilitando-lhe a livre expressão de seu ser.
III. ( ) Para que a psicomotricidade se desenvolva, também é necessário que a criança tenha um nível de inteligência suficiente para fazê-la desejar experienciar, comparar, classificar, distinguir objetos.
IV. ( )Uma das formas positivas de desenvolver a motricidade consta em aplicar técnicas de preenchimento de folhas mimeografadas de riscos à direita, à esquerda, verticais, horizontais, colar bolinhas com papéis coloridos, em desenhos, substituindo, desta forma, a vivência corporal dos alunos.
São verdadeiras as proposições:
E - V -V - V – F.
Questão 4 de 10
Condutas psicomotoras de base são as formas mais elementares do movimento, as necessidades vitais, por isso, são as primeiras. Insere-se aqui a respiração, o relaxamento, o equilíbrio e a coordenação motora global e fina. Elas acompanham o desenvolvimento da criança, como o engatinhar, sentar e levantar, rolar, andar, lançar, apanhar, pegar, transportar objetos, subir e descer. A seguir, relacione as condutas psicomotoras de base às suas respectivas características:
(I) Respiração.
(II) Relaxamento.
(III) Equilíbrio.
(IV) Coordenação motora global.
(V) Coordenação motora fina.
( ) Diz respeito à atividade dos grandes músculos e depende da capacidade de equilíbrio postural do indivíduo. Esse equilíbrio está subordinado às sensações proprioceptivas cinestésicas e labirínticas.
( ) Está relacionado ao tônus, ao repouso e ao sono.
( ) Essa conduta psicomotora de base diz respeito à habilidade e à destreza manual.
( )É facilitado no primeiro ano pelo crescimento do cerebelo e, além disso, é condição de nossos movimentos e de nossas ações.
( ) É o fenômeno que possibilita a troca gasosa, eliminando as substâncias nocivas ao corpo e renovando o ciclo energético. É um movimento para ser desenvolvido, pois é fundamental na vida do ser humano.
Marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
E - IV, II, V, III, I.
Questão 5 de 10
Orlick (1989) comenta sobre os jogos cooperativos que podem auxiliar na interação social e destaca que eles têm como objetivo “criar oportunidades para o aprendizado cooperativo e a interação cooperativa e prazerosa” e enfatiza ainda que eles partem da ideia de que a ajuda mútua é necessária para o alcance do êxito. Este autor indica quatro categorias de jogos cooperativos. Indique a alternativa que corresponde a estas categorias:
D - Sem perdedores de resultado coletivo, de inversão e semicooperativos.
Questão 6 de 10
“A psicomotricidade integra _________________ e _______________, de modo a permitir que a criança perceba o seu corpo, domine os seus movimentos e melhore a sua expressão corporal.” Quais palavras completam corretamente a frase acima?
D - Mente e corpo.
Questão 7 de 10
Para Kishimoto (20011), o ato de brincar é uma forma de a criança crescer, lidar com conflitos, sendo considerada um meio de estudar a criança e perceber seus comportamentos. Sabe-se que atualmente para a Educação infantil as brincadeiras fazem parte dos procedimentos metodológicos de escolas que ofertam esta modalidade de ensino. Este autor indica três tipos de brincadeiras: Tradicionais, Faz de Conta e de Construção. Associe estes tipos com sua descrição:
A. Brincadeiras tradicionais infantis.
B. Brincadeiras de faz de conta.
C. Brincadeiras de construção.
( )A criança construir cenários para as brincadeiras de faz de conta. Construindo, transformando e destruindo a criança vai exercitando sua imaginação.
( )A criança retoma seus conhecimentos e vivências e, brincando, vai organizando seu pensamento e aprendendo sobre as coisas do seu mundo.
( ) Neste tipo de brincadeira, o desenvolvimento acontece pela convivência social e fica explícito o que é inerente a todas as crianças: o prazer de brincar.
A sequência correta é:
E - C, B, A.
Questão 8 de 10
Frequentemente, verifica-se que existe uma porcentagem significativa de crianças que têm encontrado dificuldades em acompanhar o desempenho acadêmico e as exigências escolares. Como consequências desses fracassos surgem as desadaptações e, com elas, a ansiedade e os problemas emocionais. Essa frustração continuada leva as crianças a deixarem o sistema educacional. Abandonam as escolas com a sensação de perda, de fracasso, com o sentimento de que são incapazes de assimilar qualquer coisa que seus professores se proponham a ensinar. Ou, então, são encaminhadas para os diferentes profissionais que, “de fora”, tentam fazer seu reajuste e sua reintegração aos bancos escolares. Muitos são os fatores que podem desencadear esta defasagem e fracasso escolar. Sobre estes fatores, é correto afirmar que:
I. Distúrbio da linguagem: o atraso na linguagem, a mudez, distúrbios de articulação, como a troca de letras na pronúncia, a falta de letras e a linguagem infantilizada interferem significativamente no processo de alfabetização. Basta salientar que a aquisição da leitura e da escrita são manifestações de uma linguagem expressiva.
II. Deficiências não verbais: uma criança que tenha inteligência inferior já se encontra limitada em sua aprendizagem, além da dificuldade em lateralidade, orientação temporal, o significado das expressões faciaise limitação de percepção visual.
III. Dislexia: a criança disléxica tem dificuldade de compreender o que está escrito e de escrever o que está pensando, consequentemente, pode alterar a mensagem que recebe ou expressa. Quando tenta expressar-se no papel o faz de maneira incorreta, o que torna difícil para o leitor compreender suas ideias.
IV. Hiperatividade e Distúrbio de Déficit de Atenção (TDAH): os sintomas do TDAH devem estar presentes antes dos 07 anos. Pessoas com TDAH geralmente apresentam desatenção, impulsividade e/ou hiperatividade, porém, com diferentes graus de intensidade.
V. Fatores afetivo-emocionais: a boa evolução da afetividade é expressa através da postura, das atividades e do comportamento. Muitas crianças que têm dificuldades de aprendizagem acabam apresentando algumas perturbações afetivas. Como possuem uma inteligência relativamente boa, sofrem com seus fracassos escolares e, com isso, se isolam mais e se afastam de qualquer atividade que envolva competição.
É correto apenas o que se afirma em:
C - I, III, IV e V.
Questão 9 de 10
A utilização de jogos com fins pedagógicos, embora seja um tema bastante relevante para os dias de hoje, tem sua história iniciada há muito tempo. Em muitas salas de aula, o jogo tem sido usado como recurso pedagógico. Por várias razões, os educadores recorrem aos jogos como um recurso no processo de ensino e aprendizagem. Sendo assim, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas em relação ao jogo:
( ) O jogo corresponde a um impulso natural da criança e, nesse sentido, satisfaz uma necessidade interior, pois o ser humano apresenta uma tendência lúdica.
( ) A atitude do jogo apresenta dois elementos que a caracterizam: o prazer e o esforço espontâneo. O jogo é prazer, pois sua principal característica é a capacidade de absolver o jogador de forma intensa e total, criando um clima de entusiasmo, mas ao mesmo tempo em que vai canalizando as energias no sentido de um esforço total para a consecução de seu objetivo.
( ) O jogo é uma atividade excitante, mas é, também, esforço voluntário. Estes dois elementos coexistem em situação de jogo: o prazer conduzindo ao esforço espontâneo e o esforço intensificando o prazer. Daí ser o jogo uma atividade liberadora da espontaneidade, pois impele à ação.
( ) A situação de jogo mobiliza os esquemas mentais: sendo uma atividade física e mental, o jogo aciona e ativa as funções psiconeurológicas e as operações mentais, estimulando o pensamento.
( )O jogo integra as várias dimensões da personalidade: afetiva, motora e cognitiva.
Marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
E - V, V, V, V, V.
Parte superior do formulário
Questão 10 de 10
Segundo Ajuriaguerra, (1980, p. 210). É pela motricidade e pela visão que a criança descobre o mundo dos objetos, e é manipulando-os que ela descobre o mundo; porém esta descoberta a partir dos objetos só será verdadeiramente frutífera quando a criança for capaz de segurar e largar, quando ela tiver adquirido a noção de distância entre ela e o objeto que ela manipula, quando o objeto não fizer mais parte de sua simples atividade corporal indiferenciada. Considerando a citação, analise as afirmativas sobre a psicomotricidade.
I- No desenvolvimento infantil, a relação que a criança estabelece com o corpo vai muito além da simples descoberta, é um processo de aprendizagem de autoidentificação de si e do outro.
II- No trabalho com a psicomotricidade, três fatores são importantes: o corpo, espaço e tempo.
III- A compreensão e reconhecimento do corpo enquanto movimento, possibilita o desenvolvimento da expressividade, personalidade, linguagem, entre outros.
IV- O trabalho com a psicomotricidade relacional deve se iniciar com crianças que já dominam o processo de comunicação uma vez que crianças menores ainda não compreendem os comandos.
As afirmações corretas sobre a psicomotricidade estão presentes na alternativa:
B - I, II, III.
Parte inferior do formulário