Buscar

Av Didatica do ensino superior NPG2466

Prévia do material em texto

Disc.:  DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
	
	Aluno: 202011073471 - ALEXANDRE PEREIRA BACK
		Professor: FABIO MACEDO SIMAS
	Turma: 9002/AB
	
	Avaliação:
5,40
	Nota Trab.:
	Nota Partic.:
	Nota SIA:
	
	 1.
	Ref.: 266330
	Pontos: 0,60  / 0,60
	
	 x valorização dessa diversidade humana. Nesse sentido, somos todos diferentes, o que torna o espaço escolar rico em significados. Diante do exposto, a escola está sendo considerada:
       
		
	 
	 Um espaço sócio cultural
	
	Um protótipo do sistema produtivo e massas
	
	Um projeto ideologicamente dominante
	
	Um canal de fortalecimento da opressão
	
	Um modelo moral a ser seguido
	Respondido em 26/03/2021 00:44:28
	
	
	 2.
	Ref.: 266307
	Pontos: 0,60  / 0,60
	
	A didática em que o professor leva o saber ao aluno como pronto e acabado está de acordo com o modelo tradicional de ensino.  Segundo Paulo Freire (2007), "[...] ensinar não é transferir conhecimentos, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção". Superar esse jeito tradicional de fazer acontecer o processo de ensino aprendizagem para adotar uma perspectiva na qual, segundo Pimenta e Anastasiu (2002) sinalizam para a importância da construção e a parceria na relação aluno professor está de acordo com um modelo:
		
	 
	Dialético
	
	Reprodutivista
	
	Expositivo
	
	Determinístico
	
	Linear
	Respondido em 26/03/2021 00:55:34
	
	
	 3.
	Ref.: 612060
	Pontos: 0,60  / 0,60
	
	Especialmente no contexto de uma perspectiva crítica e intercultural não podemos pensar no processo de ensino dissociado do processo de aprendizagem, cabendo ao professor se questionar sobre o que fazer, porque fazer, como fazer e pra quem fazer. Isso significa dizer que NÃO podemos dicotomizar: MARQUE A INCORRETA
		
	 
	saber popular e cotidiano
	
	ensino e pesquisa
	
	universidade e sociedade
	
	conteúdo e forma
	
	teoria e prática
	Respondido em 26/03/2021 01:00:57
	
	
	 4.
	Ref.: 3047169
	Pontos: 0,60  / 0,60
	
	Para a elaboração de unidades didáticas de qualidade, é necessário:
		
	 
	diagnóstico prévio, seleção do tópico a pesquisar, elaboração de um plano de pesquisa, recursos e materiais adequados, agrupamento dos alunos, organização espacial e temporal, papel do corpo docente, avaliação, redação e apresentação das conclusões finais do trabalho realizado.
	
	diagnose da escola, seleção do tópico já pesquisado, recursos e materiais adequados, agrupamento dos alunos, organização espacial e temporal, papel para redação, avaliação, apresentação das conclusões finais do trabalho realizado.
	
	diagnóstico primário, seleção do tópico já pesquisado, elaboração de um plano de pesquisa, recursos e materiais adequados, agrupamento dos alunos, papel do corpo docente, redação e apresentação das conclusões finais do trabalho realizado.
	
	diagnose das características educacionais, seleção de informações preestabelecidas, recursos e materiais adequados, agrupamento dos alunos, organização do espaço da escola, papel do corpo docente, redação das conclusões finais do trabalho realizado.
	
	diagnóstico situacional, seleção do tópico a pesquisar, elaboração de um plano de pesquisa, recursos e materiais adequados, agrupamento dos alunos, organização da sala de aula, papel do corpo docente, avaliação, redação e apresentação das conclusões finais do trabalho realizado.
	Respondido em 26/03/2021 01:30:48
	
	
	 5.
	Ref.: 571079
	Pontos: 0,60  / 0,60
	
	Na perspectiva de uma abordagem tecnicista/comportamental o educando é visto como um recipiente de informações e reflexões, considerando que:
		
	
	A educação está relacionada a objetivos e prática pedagógica que levem o aluno a adquirir competências e habilidades.
	 
	A educação implica a transmissão cultural, a mudança no comportamento dos indivíduos, de práticas sociais para o controle do mundo/ambiente.
	
	A educação deve preocupar-se com aspectos que podem ser observados e medidos, mediante uma avaliação constante.
	
	A educação tem como função social preparar o aluno para o trabalho e o exercício da cidadania.
	
	A educação deve envolver uma preocupação científica associada ao planejamento e à avaliação do processo ensino/aprendizagem.
	Respondido em 26/03/2021 01:12:33
	
	
	 6.
	Ref.: 1097664
	Pontos: 0,60  / 0,60
	
	Sobre a docência liberal tradicional, marque a alternativa INCORRETA:
		
	 
	É papel do professor mediar os diversos saberes e legitimá-los no processo formativo.
	
	A ênfase é no currículo disciplinar em detrimento do currículo real, vivido.
	
	A função da escola é ajustar o indivíduo ao sistema de ensino e a sociedade.
	
	As avaliações são padronizadas e classificam os alunos.
	
	A sala de aula geralmente é enfileirada e o professor é o detentor do saber.
	Respondido em 26/03/2021 01:29:24
	
	
	 7.
	Ref.: 652208
	Pontos: 0,00  / 0,60
	
	Cada vez mais nos deparamos com a denúncia de uma educação no âmbito universitário desvinculada da vida, abstrata, passiva, na medida em que o aluno não é incluído no processo de aprendizagem, pois o único conhecimento que é legitimado é do professor. Isso significa dizer que o professor, na perspectiva tradicional de ensino, é o:
		
	 
	transmissor do conteúdo
	
	desmistificador dos fatos
	
	articulador teoria e prática
	
	problematizador da ciência
	 
	mediador dos saberes
	Respondido em 26/03/2021 00:51:17
	
	
	 8.
	Ref.: 266288
	Pontos: 0,60  / 0,60
	
	
 O conceito de aprendizagem vem se modificando ao longo dos tempos, mais precisamente, a partir do século XIX quando se exigia do aluno a absorção do conteúdo transmitido pelo professor. Na atualidade, fala-se em aprendizagem significativa que requer envolvimento do aluno, portanto, necessitando de:
		
	
	 Centralização da figura do professor
	 
	Participação ativa nas tarefas acadêmicas
	
	 Hierarquização professor-aluno
	
	Controle do meio
	
	 Memorização de conceitos
	Respondido em 26/03/2021 01:29:38
	
	
	 9.
	Ref.: 1097647
	Pontos: 0,60  / 0,60
	
	Sobre Educação libertadora, marque a alternativa correta:
		
	
	A educação é enciclopedista.
	
	A hierarquia entre professor e aluno é mantida.
	
	Envolve o mecanismo de memorização de conteúdos.
	 
	A Educação é crítica e emancipadora.
	
	O objetivo é o desenvolvimento moral e intelectual do aluno.
	Respondido em 26/03/2021 00:50:01
	
	
	 10.
	Ref.: 571041
	Pontos: 0,60  / 0,60
	
	Partindo do trecho abaixo recolhido do seu material didático aponte a resposta que NÃO é a melhor estratégia pedagógica para solucionar o problema existente no ensino superior com relação à autoria do aluno: ¿Sobretudo para o professor universitário, a disseminação do acesso à internet traz ainda o desafio do plágio nos trabalhos acadêmicos. Não que ele já não existisse anteriormente, mas é recorrente na fala dos professores do Ensino Superior, a constatação de um aumento considerável dessa estratégia estudantil, o que obriga professores a desenvolverem, também eles, estratégias de enfrentamento do problema¿.
		
	
	Criar um clima de debate, diálogo e de discussões em sala de aula incentivando e motivando os alunos a assumirem as suas ideias, refletindo sobre o que os autores dizem sobre os temas estudados, mas assumindo os seus próprios argumentos, mesmo que sejam frágeis e incompletos.
	 
	Analisar o trabalho do aluno apontando todos os trechos copiados e pedindo que o refaça e proibindo o uso da internet em trabalhos da sua disciplina.
	
	Conscientizar o aluno que o plágio de trabalhos alheios é contra a ética profissional e não pode ser aceito como algo natural e decorrente dos tempos modernos.
	
	Estimular o aluno a escrever e realizar o diálogo entre autores que tratam de um tema, apresentando as suas críticas e sugestões.
	
	Oferecer sugestões que enriqueçam os trabalhos apresentados e defender junto ao aluno que ele é capaz através de leituras de acrescentar qualidade aos seus próprios textos.

Continue navegando