Buscar

Agenda 03 - A importância do planejamento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Agenda 03
 
· A importância do planejamento
Para fazer um bom planejamento é preciso considerar os seguintes itens: 
	Pesquisa
	Comunicação e inovação
	Previsão do futuro
	Flexibilidade
 
 
Fórum
Assista o vídeo dos três porquinhos <https://youtu.be/xA852SsFfi0> e responda utilizando de 3 a 5 linhas:
Por que o planejamento é importante? Como você acha que ele pode ajudar na solução de problemas futuros?
Na sua opinião, por que o último porquinho construiu sua casa resistente ao assopro do lobo? Qual problema futuro ele previa e qual estratégia utilizou para solucioná-lo?
 
Enquanto os dois primeiros porquinhos pensaram apenas em um objetivo: construir uma casa; o terceiro porquinho foi além e pensou no fato do lobo mau ter força para derrubar palha e madeira. O planejamento é fundamental pois reduz as chances de algo dar errado no futuro, e foi isso que o terceiro lobo fez.
 
Fichário
Imagine que um grande amigo seu resolva convidá-lo para administrar uma pequena papelaria.
Ele conta que, no bairro, há um outro negócio semelhante ao dele. E nos últimos meses ele tem perdido a freguesia para uma terceira papelaria, recém-aberta, maior e mais moderna que a dele.
 
Diante desse cenário, quais seriam suas primeiras atitudes? Com o que você se preocuparia? Qual seria seu plano estratégico?
Como você recuperaria os antigos clientes?
Faça um levantamento especificando os seus objetivos, as ações para alcançá-los, e quais pontos importantes devem ser levados em consideração (prazos, recursos etc.).
 
Antes de tudo, faria uma pequena lista com os objetivos para começar o meu plano estratégico. Depois listaria as ações para os objetivos serem alcançados e os outros pontos necessários, como: pesquisa, inovação, previsão do futuro e flexibilidade.
Objetivos: recuperar os antigos clientes, aumentando o número das vendas e de clientes.
Ações: realizar uma pesquisa aprofundada sobre a área da papelaria, inovar neste meio, prever coisas que podem dar errado futuramente e ser flexível.
Separando em tópicos essas ações ficaria assim:
Pesquisa: será feita uma pesquisa para saber quais produtos os clientes mais compram e também uma pesquisa para levantar os motivos pelos quais os antigos clientes preferiram comprar em outra papelaria, essa pesquisa pode ser feita via telefone ou e-mail. A cada venda terá uma pesquisa de satisfação para aqueles que compraram algo informarem se estão satisfeitos ou não, justificando essa resposta.
Inovação: é uma continuidade da etapa anterior, pois com a pesquisa é possível entender quais produtos devem melhorar, quais devem continuar e quais podem ser descartados da papelaria. A etapa da inovação é importante porque permite que a papelaria se modernisse, assim como a sua concorrente fez. É possível também transformar a papelaria em uma loja presencial e virtual, fazendo com que o cliente se sinta confortável tanto em ir comprar na loja física quanto na online.
Previsão de erros futuros: nessa etapa deve-se também se atentar a pesquisa já feita, para poder prever possíveis erros que podem ocorrer na administração da papelaria. Vendo os erros que podem acontecer, é possível pensar em soluções antes mesmo que esses erros aconteçam. 
Flexibilidade: e por último, estando ciente da mudança necessária para fazer os clientes voltarem, a empresa poderá chegar ao sucesso que tanto almeja. A flexibilidade é sobre mudar a empresa conforme o mercado muda, sempre observando as novas tecnlogias e as preferencias dos clientes.

Outros materiais