Buscar

ANTROPOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Prévia do material em texto

Disciplina: 100955 - ANTROPOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
Parte superior do formulário
QUESTÃO 1
Ideologia, cidadania, multiculturalismo, fundamentalismo e diversidade cultural são questões muito presentes na atualidade e que se relacionam com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária que todos desejamos. A tolerância, o respeito ao outro e os direitos civis estão na base de uma sociedade que se proponha ser menos excludente e mais justa, com igualdade de oportunidades. Mas será que é possível que um indivíduo seja totalmente livre de qualquer tipo de preconceito?
Fonte: IESDE Brasil S/A.
Analisando a imagem anterior assinale a alternativa que melhor define o processo que leva à intolerância e ao preconceito.
a )
Inicialmente, em razão do preconceito, acontece a classificação e a discriminação, o que leva à intolerância.
b )
Inicialmente, em razão do preconceito, acontece a discriminação e a intolerância, o que leva à classificação.
 
c )
Inicialmente, em razão da classificação, acontece o preconceito e a discriminação, o que leva à intolerância.
d )
Inicialmente, em razão da intolerância, acontece a classificação e discriminação, o que gera preconceito.
e )
Inicialmente discriminamos e classificamos, o que gera discriminação e intolerância.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 2
A antropologia surgiu para explicar fatos, fenômenos sociais e visões de mundo que foram sendo construídos e consolidados ao longo de toda a história da humanidade. Seu objetivo é captar o ponto de vista do nativo de uma cultura, decifrar sua lógica, preferencialmente sem traçar nenhum juízo de valor sobre o que encontrar.
Quando se assume essa atitude estamos respeitando a(o)
a )
aculturação.
b )
etnocentrismo.
c )
homogeneidade cultural.
d )
história.
 
e )
alteridade.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 3
Se o que nos caracteriza é a miscigenação e a diversidade, a luta pela igualdade deve ter na escola um espaço de discussão, pois só leis não bastam para construir uma sociedade justa. A começar pela Constituição de 1988, a legislação antirracismo (Lei 7.716/89) e o aumento da pena para o racismo e a injúria racial, já conseguimos várias conquistas, mas seremos nós, cidadãos, que faremos as mudanças acontecerem.
PORQUE
Ainda que a miscigenação seja uma das características da população brasileira, sabemos que o mito da democracia racial que muitos, como Gilberto Freyre, afirmaram existir no Brasil não se sustenta, especialmente quando analisamos a realidade braseira em relação à questão das relações étnico-raciais.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
a )
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
 
b )
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.
c )
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d )
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e )
As asserções I e II são proposições falsas.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 4
O modo de ver o mundo e os julgamentos morais e valorativos, os diferentes comportamentos e até mesmo posturas corporais são produtos de uma herança cultural e vão determinar como veremos a diferença. A consequência do fato de vermos o mundo através da lente da nossa cultura pode levar a julgamentos equivocados e preconceituosos em relação ao outro. Para que isso não aconteça devemos relativizar.
Essa ideia diz respeito a um dos conceitos mais importantes para a antropologia. Estamos falando do(a):
a )
 racismo
b )
etnocentrismo
 
c )
relativismo cultural
d )
diversidade cultural
e )
preconceito
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 5
Quando se estuda a história da educação vemos que as diferenças sempre estiveram presentes, definindo como seria não só o próprio sistema educativo, mas também o perfil do professor e do aluno. Buscar as razões pelas quais essas mudanças aconteceram e avaliar o papel desempenhado pela cultura nesse processo é o objetivo da antropologia da educação.
PORQUE
A humanidade é alteridade, e quando nos debruçarmos sobre a educação a partir de um olhar antropológico, estaremos em busca do que nos aproxima a partir daquilo que nos diferencia. Isso porque o objetivo maior da educação em qualquer lugar do mundo é transmitir a cultura de um povo e socializar os indivíduos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
a )
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
b )
As asserções I e II são proposições falsas.
 
c )
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.
d )
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e )
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 6
O Estado, por meio de leis, diretrizes e outros documentos, tem o objetivo de fazer com que os estudantes conheçam e reflitam sobre questões ligadas à pluralidade cultural, à economia, à política, à sexualidade, à saúde, ao meio ambiente, à ética, às inovações tecnológicas, às relações de trabalho e ao consumo dão ao estudante (e de certa forma também a toda a comunidade que faz parte do processo educativo) as condições de compreender o seu papel na sociedade na qual se insere e como posicionar-se no mundo. Trata-se de construir os conhecimentos relativos a temas tão complexos e importantes para o desenvolvimento do espírito crítico e das competências profissionais que hoje o mercado exige.
Estamos falando de:
a )
Leis de inclusão.
b )
Plano Nacional de Educação.
c )
Temas Transversais.
 
d )
Diretrizes Curriculares Nacionais.
e )
Parâmetros Curriculares Nacionais.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 7
Todo o processo de desenvolvimento da antropologia de alguma maneira tem sido marcado pela ideia de evolução, o que nem sempre foi favorável às populações não-ocidentais ou não europeias e isso muitas vezes implicou em desrespeito e violência. Infelizmente, a visão europeia era de que os povos/os indivíduos que não tivessem atingido o estágio de evolução igual ao seu, estavam "atrasados". A "solução" encontrada foi "ajudar" esses grupos a alcançarem o desenvolvimento desejável, sempre tendo como meta a "civilização". Essa visão, que fundamentou uma corrente teórica que influenciou tanto a sociologia quanto a antropologia, é chamada de
a )
 eugenia.
 
b )
positivismo.
c )
liberalismo.
d )
marxismo.
e )
darwinismo social.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 8
A contemporaneidade é marcada por muitas e intensas transformações, configurando o que se convencionou chamar de pós-modernidade.
Assinale as alternativas que apresentam características do chamado pós-modernismo.
I. Vivemos hoje a chamada sociedade da informação e do conhecimento, caracterizada pelo avanço tecnológico.
II. Temos acesso a um volume gigantesco de informações, que circulam em uma velocidade incrível. Nada mais é duradouro como era antes.
III. A moral que marca nosso tempo tem um caráter humanista, isto é, há uma tendência de que os indivíduos acatem valores morais que atendam aos interesses da coletividade, ainda que isso signifique perder privilégios ou prazer, deixando de lado a satisfação de seus desejos pessoais.
IV. A busca pelo prazer é uma constante e uma das formas de dar conta disso é o consumismo, entendido como o consumo exacerbado, "criando" necessidades que geram um padrão no qual o descarte é regra.
V. As novas tecnologias da comunicação e da informação mudam a maneira como os indivíduos se relacionam entre si e consigo mesmos, especialmente através das redes sociais.
 
a )
I, II, IV, V.
b )
I, II, III, V.
c )
I, III, IV, V.
d )
II, III, IV, V.
e )
I, II, III, IV.
Ver justificativa da resposta
Parte inferior do formulário