Buscar

Exercício - 2

Prévia do material em texto

QUIAS SÃO OS RISCOS PSICOSSOCIAIS RELACIONADOS COM A ESTRUTURA DA ORGANIZAÇÃO?
	
	
	
	Estrutura da hierarquia: Conhecer a estrutura da empresa e o lugar que cada um ocupa na mesma é importante para o desenvolvimento, tanto dos trabalhadores como da própria empresa. ◦Canais de informação e comunicação: A informação que o trabalhador precisa conhecer, tanto para desempenhar adequadamente o seu trabalho, como para trabalhar sem riscos para a sua segurança e saúde, deve ser transmitido de forma clara e simples e deve chegar a todo o pessoal. ◦Relações entre departamentos e trabalhadores: As boas relações entre os diferentes departamentos da empresa e entre os próprios trabalhadores contribuem para a melhoria do ambiente de trabalho e da produtividade. ◦Desenvolvimento profissional
	
	
	Definição da tarefa: A incerteza/ ambiguidade/ indefinição do modo de realização das tarefas associadas a determinado posto de trabalho pode colocar o trabalhador em situações contraditórias ou de indecisão e geradoras de stresse. ◦Estrutura da hierarquia: Conhecer a estrutura da empresa e o lugar que cada um ocupa na mesma é importante para o desenvolvimento, tanto dos trabalhadores como da própria empresa. ◦Canais de informação e comunicação: A informação que o trabalhador precisa conhecer, tanto para desempenhar adequadamente o seu trabalho, como para trabalhar sem riscos para a sua segurança e saúde, deve ser transmitido de forma clara e simples e deve chegar a todo o pessoal. ◦Relações entre departamentos e trabalhadores: As boas relações entre os diferentes departamentos da empresa e entre os próprios trabalhadores contribuem para a melhoria do ambiente de trabalho e da produtividade. Apenas a interação entre um esforço elevado e um baixo nível de recompensas (instabilidade profissional, falta de perspetivas de promoção, falta de respeito e reconhecimento, etc.), a longo prazo, representa a situação de maior risco para a saúde.
	
	
	Definição da tarefa: A incerteza/ ambiguidade/ indefinição do modo de realização das tarefas associadas a determinado posto de trabalho pode colocar o trabalhador em situações contraditórias ou de indecisão e geradoras de stresse. ◦Estrutura da hierarquia: Conhecer a estrutura da empresa e o lugar que cada um ocupa na mesma é importante para o desenvolvimento, tanto dos trabalhadores como da própria empresa. ◦Canais de informação e comunicação: A informação que o trabalhador precisa conhecer, tanto para desempenhar adequadamente o seu trabalho, como para trabalhar sem riscos para a sua segurança e saúde, deve ser transmitido de forma clara e simples e deve chegar a todo o pessoal. ◦Relações entre departamentos e trabalhadores: As boas relações entre os diferentes departamentos da empresa e entre os próprios trabalhadores contribuem para a melhoria do ambiente de trabalho e da produtividade. ◦Desenvolvimento profissional: A falta de possibilidades de promoção pode provocar a perda de interesse por tudo aquilo não relacionado com a rotina diária e, por outro lado, uma formação inadequada para o desempenho dos trabalhos constituem fontes de stresse. ◦Sistema de recompensas ou compensações: A interação entre um esforço elevado e um baixo nível de recompensas (instabilidade profissional, falta de perspetivas de promoção, falta de respeito e reconhecimento, etc.), a longo prazo, representa a situação de maior risco para a saúde.
	
	
	A interação entre um esforço elevado e um baixo nível de recompensas (instabilidade profissional, falta de perspetivas de promoção, falta de respeito e reconhecimento, etc.), a longo prazo, representa a situação de maior risco para a saúde.
	
	
	Apenas a interação entre um esforço elevado e um baixo nível de recompensas
	
Explicação:
O colaborador precisa ter profundo conhecimento das políticas internas aplicadas, para não cometer erros éticos. Atualmente, o comportamento do indivíduo para com os colegas de trabalho é muito importante para o clima positivo da organização.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Para que a criatividade se desenvolva se faz necessária a interação de múltiplas variáveis, EXCETO:
	
	
	
	Intencionalidade e motivação
	
	
	Orientação para objetivos concretos
	
	
	Ambiente de trabalho estimulante
	
	
	Autocrítica acentuada
	
	
	Inteligência específica na área
	
	
	
	
	 
		
	
		3.
		É característica básica da síndrome de burnout:
	
	
	
	fala descontrolada
	
	
	alcoolismo
	
	
	regressão
	
	
	despersonalização
	
	
	mutismo
	
	
	
	 
		
	
		4.
		A prestação de serviços é caracterizada por um tipo de trabalho no qual não há a produção de objetos materiais, tais como automóveis ou máquinas de lavar, e onde a parte mais importante do trabalho efetivo é invisível. Este tipo de trabalho é denominado:
	
	
	
	Institucional
	
	
	Material
	
	
	Imaterial
	
	
	Efetivo
	
	
	Orgânico
	
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Uma importante forma de prevenção e até mesmo de gerenciamento do stress é o desenvolvimento e manutenção de uma boa rede de suporte social, que se refere à:
	
	
	
	Rede virtual de relacionamentos bastante difundidas na atualidade.
	
	
	Rede de relacionamentos interpessoais que se estabelece nos lugares por onde a pessoa transita.
	
	
	Identificação dos estressores que impedem um relacionamento saudável com outras pessoas.
	
	
	Isolamento social do indivíduo com déficit de habilidades sociais que prejudicam sua qualidade de vida.
	
	
	Amizades eletivas com as quais se divide o que há de mais íntimo.
	
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Pode-se observar que o stress laboral, também denominado síndrome de burnout, afeta prioritariamente os profissionais da saúde e da educação, também denominados care-givers; a predileção por estas áreas se deve a que tipo de característica?
	
	
	
	A síndrome de burnout, sendo um quadro complexo e de início silencioso afeta indistintamente o trabalhador, notadamente na pré aposentadoria, quando o profissional está preocupado com sua própria subsistência.
	
	
	As intensas inovações tecnológicas das áreas de saúde e educação exigem um constante aperfeiçoamento dos profissionais que atuam neste campo fazendo com que, estar em sala de aula novamente, leve os profissionais a quadros intensos de stress.
	
	
	Os profissionais da saúde e da educação normalmente apresentam condições precárias de trabalho o que dificultam a realização plena de seu ofício, frustrando os profissionais que em geral estão altamente motivados.
	
	
	É um equívoco pensar que há uma predisposição das áreas da saúde e da educação para burnout. Sendo uma síndrome complexa afeta indistintamente o ser humano qualquer que seja o seu ofício ou sua ocupação.
	
	
	Os profissionais da saúde e da educação mantêm uma relação constante e direta com outras pessoas, estabelecendo relações de ajuda e utilizando suas características pessoais como ferramentas de trabalho.
	
	
	
	
	
	
	 
		
	
		7.
		As habilidades cognitivas envolvidas na solução de problemas são desenvolvidas pelo sujeito através de que processos?
	
	
	
	através da observação de modelos significativos
	
	
	são geneticamente transmitidas
	
	
	através da leitura de livros didáticos
	
	
	através do ensino direto na séries iniciais de escolarização
	
	
	através da leitura de materiais informativos em geral
	
	
	
	
	
	
	 
		
	
		8.
		É possível observar a maior ocorrência de burnout nos primeiros anos de profissão, qual o fator que faz com que os profissionais com mais anos de profissão consigam ser mais resistentes à síndrome?
	
	
	
	Os salários mais altos que já devem estar recebendo.
	
	
	A educação continuada do profissional.
	
	
	O desenvolvimento de estratégias de coping.
	
	
	O fato de, provavelmente, já estarem trabalhando em diversas instituições.
	
	
	O desenvolvimento de sua estrutura de personalidade.

Continue navegando