Buscar

DIETA ENTERAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIETA ENTERAL
O que é?
Quando a alimentação pela boca é impossível ou insuficiente, as necessidades nutricionais podem ser satisfeitas por meio da nutrição enteral (NE). Neste caso, um tubo fino, macio e flexível chamado de sonda nasoenteral pode ser passado, pelo nariz, até o estômago ou intestino delgado. 
Em alguns casos, o médico pode preferir a jejunostomia ou a gastrostomia, que consiste em uma sonda colocada no estomago, através da parede abdominal ou no intestino, da mesma forma. 
Dieta enteral 
Os alimentos são administrados diretamente no estomago ou intestino por uma dessas sondas, planejada para fornecer todos os nutrientes normalmente ingeridos pela boca e que são essenciais para a recuperação e manutenção da saúde do paciente.
As dietas enterais podem ser classificadas em artesanais e artificiais. 
Sua indicação é prescrita para pessoas com necessidades nutricionais normais ou aumentadas, como em casos de perda de peso, falta de apetite, incapacidade funcional temporária ou contínua da via oral (boca e esôfago) ou por alguma condição clínica específica que comprometa a deglutição, tais como:
· Disfagia;
· Acidente vascular cerebral (AVC);
· Doença de Alzheimer;
· Doenças neurológicas;
· Tumores;
· Condições que necessitem de repouso, como em caso de cirurgias.

Continue navegando