Buscar

A1 GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES

Prévia do material em texto

A1 - GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES
Por exemplo, a minha pizzaria “ QUERO MAIS “, que levei 7 meses para consolidar a abertura da empresa, principalmente pelo alto número de processos e a dificuldade de acesso às informações necessárias para realizar a abertura. Infelizmente tive que encerrar as atividades devido a muita burocracia e a fatores que hoje enxergo como fundamentais que irei descrever nos tópicos abaixo:
Afinal, é possível reduzir a burocracia nas empresas?
A burocracia nas empresas é um dos principais motivos que levam à perda de eficiência e produtividade. Em nome da boa gestão e da governança, muitas organizações instituíram na rotina diversos elementos que prejudicam a performance dos funcionários. São protocolos, autorizações, processos e longas reuniões. Diante de tantas tarefas, é comum as empresas perderem tempo com serviços burocráticos, em vez de se dedicarem ao que realmente importa , como aconteceu comigo.
De acordo com Weber, o racional-legal é uma base da papelada e é amplamente seguido porque identifica uma forma altamente útil de corporação, enquanto as opiniões em relação à papelada no pensamento popular são basicamente sobre o aspecto de seu design, estilo e eficiência. em contraste. Dentro das avaliações populares, a burocracia é vista como uma forma de organização que é como um equipamento previsível com operações regulares e leva ao atraso desnecessário e ao aumento da obsessão pelas regras.
Proponha e execute reuniões curtas
As conversas devem se tornar mais diretas e eficientes e as reuniões mais curtas, ágeis e dinâmicas, e pôr fim naquelas reuniões longas e tediosas, nas quais nada se decide. 
Conheçer metodologias ágeis
As metodologias ágeis nasceram nas empresas de software e nos projetos de tecnologia. O objetivo inicial era desenvolver programas e funcionalidades no menor tempo possível. De tão bem-sucedidas, essas metodologias são utilizadas em projetos de várias áreas, até mesmo fora do setor de software.
Os métodos ágeis buscam promover a inspeção e adaptação frequentes dos projetos. 
Tenha metas claras
Empresas sem metas claras levam os funcionários a executarem tarefas sem prioridade, o que é péssimo para a produtividade. Para evitar esse problema, mantenha os objetivos sempre atualizados e não se esqueça de comunicá-los a todos os funcionários.
Com clareza nos objetivos, a empresa mantém o foco no que realmente importa e os funcionários passam a priorizar as tarefas corretamente. Na prática, isso significa mais agilidade na execução dos projetos.
Use a tecnologia a seu favor para reduzir a burocracia nas empresas
A tecnologia é uma grande aliada para reduzir a burocracia nas empresas. Um exemplo de destaque são os sistemas de gestão ERP (Enterprise Resource Planning), que integram todos os dados da empresa em um único ambiente virtual, gerando diversas vantagens, por exemplo:
· redução da quantidade de documentos em papel;
· melhora na troca de informação entre os funcionários;
· controlar os processos com mais precisão;
· aumento da produtividade;
· automatização dos processos;
· minimização das falhas humanos, melhorando o tempo de resposta;
· reunião de informações relevantes sobre o negócio;
· auxílio na tomada de decisões, entre outros pontos importantes para a redução da burocracia.
Faça cobranças com boletos registrados
Os boletos registrados vieram para ficar e podem ajudar sua empresa a poupar muito tempo e a reduzir a burocracia. Como funciona? Ao emitir boletos com carteira registrada, sua empresa envia um arquivo de remessa para o banco contratado.
Isso traz mais segurança financeira para sua empresa. Além disso, o boleto registrado também tem a vantagem de permitir um melhor controle por meio de conciliação e relatório dos clientes (que quitaram os boletos). Você terá mais facilidade para controlar o fluxo de caixa.
Dê autonomia aos colaboradores e delegue funções
Proporcionar autonomia aos funcionários é uma questão importante para reduzir a burocracia na empresa. Uma ideia é estabelecer uma lista de tarefas que a equipe pode executar sem a necessidade da realização de processos longos e cansativos.
Em diversas situações, gerar essa autonomia pode influenciar de maneira positiva em vários departamentos, já que a rotina se torna mais dinâmica, os trabalhadores se sentem mais valorizados, motivados e engajados, ficando mais produtivos.
Avalie os processos com frequência
Todos os processos da instituição devem ser avaliados e reestruturados de acordo com a realidade da rotina. Por este motivo, essa tarefa de gestão processual deve ser frequente e levar em conta alguns pontos básicos, como:
· se o processo atual está apresentando um tempo de resposta adequado;
· o processo requisita mais pessoas do que o necessário;
· quais ações atuais estão gerando um aumento da produtividade;
· se um processo determinando está influenciando outro de forma negativa.
Ao realizar essa averiguação em cada etapa de produção, será possível identificar quais serviços aumentam a burocracia em vez de melhorar a produtividade, e elaborar estratégias para reduzir as exigências.
Organize o ambiente de trabalho
Manter o ambiente de trabalho organizado é outra medida importante para reduzir a burocracia de qualquer negócio. Um local devidamente estruturado favorece o fluxo de colaboradores e informações, o que proporciona a agilização dos processos.
Além disso, quando o time labora em um ambiente confortável, arejado e limpo, tendem a sentir bem-estar no dia a dia, o que pode ser também um fator desencadeante de agilidade e produtividade.
Acompanhe as métricas de desempenho e busque melhorar os resultados
Para continuar progredindo, é necessário monitorar os resultados alcançados. Nesse caso, existe uma série de indicadores que podem apontar o excesso de burocracia na companhia e que podem ser usadas na prática, por exemplo:
· taxa de retrabalhos;
· produtividade diária;
· tempo de atendimento aos clientes;
· quantidade de reclamações, entre outros.
Quando existe um nível alto de retrabalhos ou o cliente demora muito tempo para ser atendido, independentemente do canal de atendimento, significa que existe alguma falha acontecendo.
O mesmo ocorre com a produtividade diária: se está baixa, quer dizer que os processos não estão funcionando, ou podem estar travados pelo excesso de tarefas burocráticas. Então, é necessário avaliar, propor soluções e não ter medo de realizar mudanças.
Para atingir um resultado mais efetivo, o recomendável é fazer o levantamento das métricas de forma constante, estabelecer metas de aprimoramento e elaborar estratégias de desenvolvimento.
É muito importante buscar as melhores práticas para reduzir a burocracia dentro da empresa com o objetivo de garantir mais produtividade, agilidade, redução de falhas e segurança nos processos executados, tornando o negócio cada vez mais rentável e competitivo.

Continue navegando