Buscar

AVALIACAO FINAL 3

Prévia do material em texto

1 Todos os sujeitos são únicos, cada um é constituído de valores, vontades, uma maneira própria de sentir, sonhar, amar etc. De que conceito estamos nos referindo?
A)  Individualidade.B)  Subjetividade.C)  Particularidade.D)  Identidade.
2 A partir do avanço tecnológico e do processo de globalização, surge um novo tipo de comunidade, a “Comunidade Virtual”. Como se caracteriza este tipo de comunidade?
A)  É o tipo de comunidade que interage através de associações de bairros.B)  É o tipo de comunidade que se envolve através de grupos (igreja, escola etc).C)  É o tipo de comunidade que está presente nas chamadas redes sociais.D)  É o tipo de comunidade que interage através de contatos telefônicos.
3 Duarte (2004) estudou o processo de alienação sob a perspectiva do psicólogo russo Leontiev, para quem o processo de alienação na sociedade capitalista é caracterizado pela dissociação entre o significado e o sentido das ações humanas. O que mais caracteriza o processo de alienação?
FONTE: DUARTE, Newton. Formação do indivíduo, consciência e alienação: o ser humano na psicologia de A. N. Leontiev. Cadernos CEDES, Campinas, v. 24, n. 62, abr. 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622004000100004&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 14 ago. 2012.
A)  A impossibilidade de que grande parte das pessoas se aproprie das grandes riquezas materiais e não materiais já existentes socialmente.B)  O regime de acumulação capitalista promove a igualdade. Portanto, todos as pessoas, classes, grupos e países têm as mesmas condições para se apropriarem da cultura.C)  Trata-se da apropriação coletiva da cultura material e intelectual produzida individualmente e que se constitui patrimônio de todos os seres.D)  A sociedade capitalista procura ajudar a todas as pessoas a acessarem os elementos da cultura humana, de maneira que consigam apropriar-se deles.
4 Silvia Lane e Wanderlei Codo (1984) contribuíram para que ocorresse uma revolução na psicologia brasileira. Os dois autores priorizavam a consciência crítica, o trabalho coletivo, a atenção permanente e comprometida com as urgências e necessidades da população. Eles afirmam que toda a psicologia é social, ou pelo menos deveria ser. Partindo desse pressuposto, analise as sentenças a seguir:
I- Não é possível pensar o sujeito fora de suas relações com o outro, isto é, não há como negar a natureza histórico-social do ser humano.
II- A obra do psicólogo social norte-americano Max Stirner dá ênfase no indivíduo, argumentando que cada um é seu próprio mestre. Postula que todos os indivíduos se concentram em seus interesses pessoais, pois todo o discurso que prioriza o coletivo, na realidade, só serve para que uma minoria de indivíduos egoístas se beneficie do trabalho da maioria da população.
III- A constatação da impossibilidade de estudar o homem como um ser isolado levou ao desenvolvimento de teorias e práticas a respeito da influência dos fatores sociais sobre os processos de pensamento, memória, percepção e motivação.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: LANE, Silvia T. M; CODO, Wanderley. (orgs.) Psicologia social: o homem em movimento. São Paulo: Brasiliense, 1984.
A)  As sentenças I e III estão corretas.B)  Somente a sentença I está correta.C)  As sentenças II e III estão corretas.D)  As sentenças I e II estão corretas.
5 Segundo Bock, Furtado e Teixeira (2002), as três maiores tendências teóricas da Psicologia, neste século, são o Behaviorismo, a Gestalt e a Psicanálise. Sobre estas teorias, assinale a alternativa INCORRETA:
FONTE: BOCK, A. M. B.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. de L. T. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 13. ed. São Paulo: Saraiva, 2002.
A)  Situações experimentais com seres humanos e animais são métodos de estudo da Gestalt.B)  São representantes da Psicanálise: Freud, Lacan e Jung.C)  São representantes do Behaviorismo: Watson e Koffka.D)  O objeto de estudo do Behaviorismo é o comportamento humano observável.
6 Atualmente, a violência urbana tem atingido índices elevados, e são cada vez mais raras as situações em que ocorre a ajuda ao próximo; afinal, o individualismo e o egoísmo têm se sobressaído. Desta forma, a psicologia social tem intensificado seus estudos acerca do comportamento pró-social e do altruísmo. Sobre esse tema, assinale a alternativa INCORRETA:
A)  Altruísmo explicita qualquer ato que beneficia alguém, sem acarretar benefícios para o altruísta; pelo contrário, comumente envolve algum custo pessoal para aquele que presta ajuda.B)  A empatia está relacionada ao altruísmo, já que a preocupação empática por outra pessoa leva a uma motivação verdadeiramente altruísta para ajudá-la.C)  Enquanto que a agressão tem base fundamentalmente social, o altruísmo é uma característica inata, transmitida hereditariamente. Infelizmente, não pode ser desenvolvida nas pessoas que nascem sem essa tendência.D)  Quando uma pessoa põe em risco a sua própria vida, visando salvar alguém que esteja em perigo, sem tencionar receber alguma recompensa, está comportando-se de maneira altruísta.
7 A Psicologia Social é uma área do conhecimento diretamente relacionada com outras áreas. Entre estas outras áreas temos como exemplo a Sociologia, a Antropologia, a Filosofia, as Ciências Sociais, a Ciência Política e outros segmentos da Psicologia. Sobre algumas destas áreas mencionadas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Na Antropologia, temos que o seu objeto de estudo são os problemas fundamentais acerca da natureza da realidade, do valor e do conhecimento. Seu método é distinto ao da Psicologia Social.
(    ) A Filosofia é a ciência que tem como objeto o estudo sobre o homem e a humanidade de forma totalizante, isto é, envolvendo todas as suas dimensões.
(    ) A Sociologia é a área que estuda a sociedade, as instituições sociais e as relações sociais. Pode ser considerada uma "teoria da sociedade". Seu objeto de estudo é quase idêntico ao da Psicologia Social, o que as difere é a maneira como estudam este objeto, seus processos investigativos e a formulação das suas perguntas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A)  F - V - V.B)  V - V - F.C)  F - F - V.D)  V - F - F.
8 Para que um grupo funcione adequadamente, necessita estabelecer normas para serem seguidas por seus integrantes. As normas possibilitam que os membros do grupo se conscientizem da importância de segui-las, caso queiram permanecer no grupo. A respeito do comportamento antissocial e pró-social, analise as sentenças a seguir:
I- A agressão é um comportamento antissocial, que pressupõe ações que visam prejudicar alguém, seja por meio físico ou psicológico.
II- O agente da agressão tem intenção de causar danos a outrem.
III- As causas das ações agressivas são exclusivamente individuais, portanto estão desvinculadas de aspectos sociais.
IV- Uma das formas de prevenir a agressão é estimular os sentimentos de empatia e altruísmo.
V- Generosidade e solidariedade são exemplos de comportamentos pró-sociais, isto é, visam ao bem comum e não só aos próprios interesses.
Assinale a alternativa CORRETA:
A)  As sentenças I, II, IV e V estão corretas.B)  As sentenças II, III e IV estão corretas.C)  As sentenças I e III estão corretas.D)  As sentenças I, II, III e V estão corretas.
9 Silvia Lane é uma das autoras brasileiras que faz parte da história da psicologia social. Um dos seus objetivos era desenvencilhar as determinações da alienação, isto é, a falta de controle da maiorias populares sobre sua própria existência e destino (LANE; SAWAIA, 1995). A dominação de um sobre o outro acontece de várias formas, inclusive cria a alienação dos sujeitos. Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A alienação se mostra no sujeito que não é incentivado ao conhecimento.
(    ) Ser dominado é participar, é melhorar o seu próprio eu.
(    ) A dominação aparece na maioria das relações, problema discutido há séculos e que aparentemente nunca terá fim.
Agora, assinale a alternativaque apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: LANE, S., SAWAIA, B. (1995). La Psicología Social Comunitaria en Brasil. In E. Wiesenfeld & E. Sánchez (Eds.), Psicología Social Comunitária: contribuições latinoamericanas (pp. 69-116). Caracas, Venezuela: Tropykos.
A)  F - F - V.B)  V - V - F.C)  V - F - V.D)  F - V - F.
10 Os instrumentos psicológicos sofrem mudanças qualitativas no decorrer do desenvolvimento humano. A ocasião em que as questões externas são substituídas pelas internas é, provavelmente, a mudança mais importante. Sobre esses aspectos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os aspectos mentais que substituem elementos do mundo real são reconhecidos como processo de internalização.
(    ) Os aspectos mentais da realidade são considerados os principais intercessores na relação do sujeito com o mundo.
(    ) O momento no qual o sujeito aprende o significado de um determinado objeto é conhecido como representação corporal.
(    ) As reproduções mentais não conseguem fazer a ligação entre o abstrato e o real.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A)  V - V - F - F.B)  F - F - V - V.C)  F - V - V - F.D)  V - F - F - V.
11 (ENADE, 2013) A globalização não é um fenômeno recente, seu desenvolvimento histórico adquiriu características próprias e repercussões específicas no contexto social, político e econômico. O seu avanço trouxe a percepção, cada vez mais presente, da ampliação das relações sociais, concomitante ao de encolhimento do mundo.
"As causas de tal percepção podem ser classificadas historicamente em três períodos históricos. O século XV foi palco de conquistas e colonização, a constituição de rotas internacionais marcou o primeiro período. O segundo período, caracterizado pelos grandes eventos do século XVIII, como a Revolução Francesa e a Revolução Industrial, ensejou a globalização do capitalismo e das teorias econômicas, a formação do proletariado e o incremento do comércio mundial. A 'questão social' adquiriu os seus contornos como expressão das condições de vida da classe trabalhadora na esfera capitalista. O terceiro período, com inserção temporal no século XX, caracterizou-se pela demanda substancial das indústrias por novas fontes de energia, a inovação dos meios de transportes, o desenvolvimento da ciência e da tecnologia. Ao mesmo tempo em que as relações sociais se intensificaram, a sensação de 'encolhimento' do mundo se tornou ainda mais forte devido, principalmente, à facilidade e rapidez das comunicações".
RAMALHO, Nélson Alves. Processos de globalização e problemas emergentes: implicações para o Serviço Social contemporâneo. In: Revista Serviço Social e Sociedade. São Paulo: Cortez, 2012, p. 345 a 368 (adaptado).
Com base no texto apresentado, avalie as afirmações a seguir:
I- A economia foi a principal instância propulsora da primeira fase da globalização.
II- A divisão internacional do trabalho instaurada no segundo período foi determinante na inserção periférica dos países do Cone Sul.
III- O crescimento dos aglomerados urbanos e a distribuição mais equitativa de renda caracterizaram o segundo período, no qual a população rural pauperizada foi incluída no processo industrial.
IV- A capacidade de educação do conjunto da sociedade, no terceiro período, é condicionante para que a economia dos países se aproprie do processo de informação, elemento fundamental para a competitividade na esfera global.
É correto apenas o que se afirma em:
A)  II, III e IV.B)  I e II.C)  I e III.D)  I, II e IV.

Continue navegando

Outros materiais