Buscar

TD Marketing de Relacionamento

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING 
ORGANIZADORA:
THAIS SIQUEIRA ITAJAI DE MORAES
CASO ACADEMIA J. FITNESS 
PROF.º RONALDO DE JESUS ALVES
RIO DE JANEIRO 2020
INTRODUÇÃO:
Elaborei uma proposta estratégica para a academia J. Fitness na qual será praticada o marketing de relacionamento, com o objetivo de atrair e fidelizar cada vez mais clientes. Tendo em vista que o mercado está sempre mudando, se atualizando e a empresa ganhou uma forte concorrência. Concorrência essa que fez a empresa repensar em suas práticas e melhorar para cada vez mais atrair público.
	OBJETIVOS DA PROPOSTA
	
1. Realizar uma pesquisa com todos os clientes, para entender as necessidades de cada um deles;
2. Implementar aulas diferenciadas;
3. Criar um programa para atrair e fidelizar mais clientes;
4. Trazer técnicas que modernize a visão da empresa.
 
1.PESQUISA PARA ENTENDER OS CLIENTES:
Primeiramente realizamos a pesquisa com todos os clientes sem distinção, pois todos integram e importam para a empresa. Inclusive os clientes internos, acreditamos que tudo começa de dentro para fora. Baseado nisso, iremos primeiro mudar a forma de se comunicar. Como um cliente se comunica com sua empresa? Como ele vai realizar uma reclamação, realizar um elogio ou até mesmo um dar feedback construtivo? Mais uma vez vamos utilizar a tecnologia a nosso favor, para manter sempre esse diálogo aberto, criando canais de atendimento agregado com redes sociais, o que vem sendo muito utilizado em vários tipos de empresas e de todos os ramos. Com isso a empresa passa a entender mais os seus clientes, interage com eles e evita cancelamentos, pois o cliente se senti acolhido, ouvido e sabe que a academia entende os interesses cada de aluno. Essa captação de informações, ajuda a cada vez mais melhorar a comunicação e ajuda a realizar as melhorias internas na academia que vai estimular o aluno a permanecer na mesma e trazer mais amigos. 
É interessante manter a aclamação da marca com técnicas mais tradicionais, como por exemplo, folders, anúncios, entre outros. Pois quem não é visto não é lembrado, e esse tipo de Marketing ainda tem grande visibilidade.
O Marketing de relacionamento é outra técnica muito importante de se investir, como criar uma página com dicas de nutrição, treinos personalizados, pois a busca por uma vida mais saudável vem aumentando muito, ainda mais nos tempos de hoje. Despertando assim o interesse de outros possíveis alunos e não só o aluno já matriculado. 
2. IMPLEMENTAÇÃO DE AULAS DIFERENCIADAS:
Com a pesquisa realizada, foi identificado a necessidade de implementar aulas coletivas, pois muitos dos alunos costumam se matricular com amigos, namorados(as), irmãos ou até mesmo sozinhos, mas não se interessam por musculação e sim por aulas de dança por exemplo, ou por aulas de Crossfit que vem viralizando. Aproveitando os seus profissionais que já são especializados em dança, aumentaremos o quadro de funcionários especializados e outras habilidades.
3.PROGRAMA DE FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES:
Um dos 4 P’s mais importantes do Marketing e que ainda não foi trabalhado, é o preço. Pensando nisso, iremos implementar um programa que não só vai atrair alunos, mas vai aumentar a estima deles pela J. Fitness.
Descontos em mensalidades por sua frequência, taxa zero de adesão e primeira mensalidade grátis trazendo um amigo no momento da matrícula. 
Será adotada a realização de aulas com temas sazonais, o que ajuda na atração de novos alunos e na retenção de alunos já matriculados, pois o aluno se sente integrado, acolhido e parte importante da academia.
4.TÉCINAS DE MODERNIZAÇÃO E CONCLUSÃO:
Como falamos inicialmente é necessário mudar de dentro para fora, e uma técnica que será adotada é o Marketing Sensorial, que muitos empresários nem imaginam o quão importante é a questão do sentimento em seu empreendimento. Apesar da J. Fitness possuir aparelhos novos e modernos, se faz necessário mudar o ambiente. Será um ambiente mais intimista e dinâmico, com rádio própria e criada pelos próprios frequentadores, cada ambiente terá suas cores, será implementada uma lanchonete onde as dicas de nutrição poderão ser degustadas e será realizada pesquisas mensais através de questionário com os alunos, onde ajudará com treinamentos para os funcionários.
REFERÊNCIAS:
Unidades 1, 2, 3 e 4 da disciplina.
https://listenx.com.br/blog/como-fidelizar-os-alunos-da-academia-otimizando-a-experiencia-de-consumo/
<Acesso em 5 de dezembro de 2020 às 19:55>

Continue navegando