Buscar

Metodologia e Conteúdos Básicos de Matemática Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Metodologia e Conteúdos Básicos de Matemática (MAT17)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:670238) ( peso.:4,00)
	Prova:
	34101267
	Nota da Prova:
	-
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	A criança passa a ter contato de maneira formal com os números assim que entra na escola. As atividades lúdicas na Educação Infantil ajudam muito nesse processo. É importante que os professores tornem a prática da contagem uma rotina diária na vida dos alunos e as atividades propostas devem ser dirigidas com finalidade pedagógica. Diante disso, como o professor pode estimular o raciocínio lógico-matemático envolvendo atividades de grandeza e medidas?
	Resposta Esperada:
As crianças passam a ter contato unidades de medidas desde muito cedo. O professor deve elaborar atividades que permitam os alunos ampliar, aprofundar e construir novos sentidos para seus conhecimentos, como atividades que envolvam objetos de tamanhos, pesos, volumes e temperaturas diferentes, se algo está perto, longe, alto, baixo. É importante que o professor possibilite que as crianças informalmente estabeleçam esse contato para que possam comparar os tamanhos, construam novos conhecimentos e novos significados.
As atividades que envolvem a culinária são consideradas importantes, pois trabalham com diferentes unidades de medidas. Atividades que envolvam situações de comprimentos, pesos, tempo e temperatura são indispensáveis, para que as crianças possam refletir e tirar conclusões. Atividades de medir possibilitam que elas observem e comparem os objetos.
	2.
	O Movimento da Matemática Moderna trouxe mudanças significativas nas práticas pedagógicas, influenciando vários países do mundo, e também consideravelmente o Brasil, no qual encontramos essas mudanças nas propostas de ensino. Diante disso, destaque três características elaboradas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais para melhorar o ensino da matemática.
	Resposta Esperada:
* O Ensino Fundamental deve ser oferecido com o objetivo de desenvolver competências básicas necessárias para o exercícios da cidadania e não somente para acumular conteúdos.
* Envolver o aluno de forma ativa na construção do seu conhecimento.
* Explorar a matemática por meio de problemas que contemplem a vivência do aluno, que tenham significado para sua realidade.
* É necessário que o professor trabalhe já no Ensino Fundamental conteúdos de estatística, probabilidade e combinatória.
* O professor precisa inserir a tecnologia na vida do aluno, para que ele realize mudanças no meio em que vive.
Parte inferior do formulário

Continue navegando

Outros materiais