Buscar

Programa 5S: Aumente a Produtividade e Melhore Resultados

Prévia do material em texto

EMERSON SANTOS DE BRITO
TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
TURMA 21
GESTÃO DE QUALIDADE
PROGRAMA 5S
São Vicente – SP
2021 
Programa 5s
Introdução
A promoção de hábitos e valores culturais mais eficientes nunca foi tão importante no cenário empresarial como nos dias atuais. É por meio de práticas mais sustentáveis que os colaboradores de uma empresa sentem-se mais engajados a cumprir suas responsabilidades com mais empenho e satisfação. Por isso o programa 5S é tão importante.
De origem japonesa, o programa 5S - também conhecido como Housekeeping - traz, ao mesmo tempo, simplicidade e eficiência a um ambiente de trabalho e a todos os funcionários envolvidos - desde chão de fábrica e linhas de produção até escritórios administrativos, salas de reunião e refeitórios industriais.
Apesar do programa 5S ter sido desenvolvido há vários anos atrás depois da segunda guerra mundial, esta ferramenta revela-se ainda como uma poderosa alternativa para promover a conquista de melhores desempenhos e de resultados corporativos muito mais eficazes através de processos mais enxutos, simplificados e organizados.
Neste artigo, você irá compreender a essência de incentivar a sustentabilidade cultural de um negócio, irá entender o que é 5 S e o que cada senso desta técnica representa, além de também conferir as 4 etapas para implantação do programa 5S em uma organização.
O que é o Programa 5S?
O Programa 5S é um programa de qualidade que visa melhorar o ambiente de trabalho e a produtividade, tomando por base cinco sensos, que são:
· Utilização
· Organização
· Limpeza
· Bem estar
· Autodisciplina.
Os cinco sensos vêm das palavras japonesas seiri, seiton, seiso, seiketsu e shitsuke. No qual:
· Seiri - senso de utilização
· Seiton - senso de organização
· Seiso - senso de limpeza
· Seiketsu - senso de conservação
· Shitsuke - senso de autodisciplina.
O grande objetivo do Programa 5S
De forma sucinta, podemos dizer que o grande objetivo do programa 5S é aumentar a produtividade e melhorar resultados.
Para atingir esse objetivo, o programa 5S será desenvolvido em quatro áreas diferentes com objetivos específicos em cada uma delas: Pessoal, Empresa, Segurança e Processos.
Pessoal
· Desenvolver trabalho em equipe;
· Otimizar tempo;
· Aumentar a produtividade.
Empresa
· Facilitar a arrumação interna
· Melhorar a imagem da empresa
· Eliminar desperdícios.
Segurança
· Aumentar a segurança
· Diminuir acidentes de trabalho.
Processos
· Otimizar e racionalizar processos
· Incrementar a eficiência.
Sustentabilidade: entenda a importância de praticá-la na sua empresa!
A adoção de práticas empresariais mais sustentáveis baseadas no programa 5S resulta em processos mais previsíveis e eficientes, colaboradores mais confiantes e motivados e produtos mais competitivos e de alto valor agregado.
Por meio da implementação do programa 5S, uma empresa alcança maior facilidade para executar suas operações e tomar decisões e, como consequência, obter produtos padronizados assegurando a satisfação de seus clientes.
O que cada "S" significa?
1. Seiri
O primeiro senso do programa 5S significa "uso". Isto é, a primeira ação sugerida pela metodologia do programa é definir o que é vital para uso do que não é necessário.
Todo tipo de recurso envolvido em uma operação deve ser levantado, como: máquinas, equipamentos, materiais, instrumentos, ferramentas e por aí vai.
Através deste levantamento, serão, então, avaliados quais recursos são necessários e agregam valor ao processo dos quais não são precisos e podem ser descartados ou destinados para outra área ou setor mais conveniente.
2. Seiton
O segundo senso do 5 S significa "organização". Com base nos materiais avaliados como necessários para uso no primeiro senso, este S do programa possui como finalidade classificar e dar ordem de uso para cada recurso incluído. Isto é, padronizar a quantidade e o local onde cada material deverá estar ao ser coletado ou procurado por um colaborador é a tarefa deste segundo senso.
3. Seiso
O terceiro senso do programa 5S significa "limpeza". Ele tem como objetivo facilitar a limpeza em um ambiente de trabalho. Para isto, ele exige que, ao invés de limpar, antes, é necessário atentar-se ao motivo da sujeira, para que assim, soluções preventivas possam ser efetuadas para eliminar ou, ao menos, reduzir a necessidade dessa atividade.
Locais de trabalho organizados e limpos geram menos estresse aos funcionários envolvidos que, por sua vez, podem executar suas atividades com mais eficiência e exatidão.
4. Seiketsu
O quarto senso do 5 S significa "padronização". Seu propósito principal é padronizar o funcionamento operacional das atividades e responsabilidades de um processo ou setor.
Além disto, ele também possui como objetivo assegurar o estabelecimento de condições propícias para os colaboradores relacionados deste processo ou setor, cumprirem adequadamente e de forma segura e respeitosa as regras e normas de conduta impostas.
5. Shitsuke
O quinto senso do 5 S significa "integridade". A missão deste último S é tornar cultural e costumeiro praticar as ações recomendadas nos sensos anteriores pelos colaboradores.
Executar de um dia para o outro todas as atividades sugeridas pelo programa 5S é uma coisa, agora, garantir que seu cumprimento seja respeitado ao longo de anos e até décadas é outro contexto, não é verdade?
Para se certificar que o emprego dos sensos seja diariamente acatado na empresa, o pleno entendimento de sua importância e da necessidade de seu compromisso por toda a equipe é vital.
Como funciona a implantação do Programa 5S em uma empresa?
1. Divulgação
Conscientização, é disto que se trata a primeira etapa para implantação do programa 5S em uma organização.
Através de recursos de divulgação, como:
· Palestras
· Cartazes
· Memorandos
· Apresentações
· Reuniões
· Diálogos semanais de segurança.
É importantíssimo deixar claro a todos os funcionários da companhia a importância do cumprimento dos 5 sensos que serão implantados e os ganhos esperados com a implantação do programa 5S.
2. Preparação
A etapa de preparação possui como objetivo dividir a implantação do programa 5S em partes menores.
Veja bem, talvez um funcionário de um setor estritamente administrativo não seja o mais adequado para gerenciar a implantação do 5S em uma operação fabril - e vice-versa.
Portanto, separar os responsáveis adequados para implementação do programa em toda a empresa é a tarefa desta fase.
3. Implantação
Esta etapa começa conforme a sequência dos 5 S vistos aqui no artigo - uso, organização, limpeza, padronização e integridade. Em cada um dos setores da companhia incluídos, sua implantação deve considerar 5 perspectivas de atuação: layout (ou arranjo físico), máquinas e equipamentos, instrumentos, documentos e acessórios administrativos.
4. Manutenção
A última etapa de implantação do programa 5S possui como intuito assegurar o cumprimento de todas as novas exigências impostas, de forma que a organização, limpeza e ordem conquistada estejam sendo respeitadas diariamente.

Continue navegando