Buscar

Prévia do material em texto

A arte como meio facilitador do Ensino 
Renata Beatriz Kwiatkowski e Angélica Castro Siwinski
Curso de
Pedagogia
PED2343
APRESENTAÇÃO
INSERIR IMAGEM
https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fwww.youtube.com%2Fwatch%3Fv%3DpscgqqEnKQY&psig=AOvVaw3msKvgMBilswJjoTLfcW-U&ust=1618529729066000&source=images&cd=vfe&ved=0CAIQjRxqFwoTCLjt6tHz_u8CFQAAAAAdAAAAABAL
A educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurado por meio de um sistema educacional inclusivo em todos os níveis de aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem. A inclusão no ambiente escolar ainda é um desafio para muitas entidades, já que envolve desde questões estruturais até a formação profissional da equipe.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ...................................................................................................................................................... 4
OBJETIVO ............................................................................................................................................................ 5
PRIMEIRO TÍTULO ................................................................................................................................................ 6
SEGUNDO TÍTULO ................................................................................................................................................ 8
TERCEIRO TÍTULO ...............................................................................................................................................10 
METODOLOGIA ...................................................................................................................................................12 
CONCLUSÃO .......................................................................................................................................................14 
BIBLIOGRAFIAS ...................................................................................................................................................16
INTRODUÇÃO
Existe uma lei federal que prevê a inclusão e o tratamento da pessoa com deficiência com igualdade, sendo dever do Estado, da família, da comunidade escolar e da sociedade assegurar educação de qualidade à pessoa com deficiência, colocando-a a salvo de toda forma de violência, negligência e discriminação.
É importante salientar que o acolhimento de alunos com deficiência precisa de um preparo por parte da equipe. Professores, coordenadores pedagógicos e direção muitas vezes precisam desenvolver atividades específicas, de acordo com a limitação motora ou psíquica da criança ou adolescente que irão receber. No Atendimento Educacional Especializado (AEE), é importante oferecer aulas de reforço para que a inclusão aconteça de fato e que os alunos com alguma limitação possam acompanhar os colegas. O apoio de professores auxiliares também é importante para garantir o bom andamento das atividades em sala de aula.
OBJETIVO
Criamos essa cartilha com o objetivo de ajudar quem dela fizer uso, seja professor, supervisor, orientador ou qualquer individuo que se interessar pelo assunto a compreender os fundamentos, os princípios e os objetivos da educação inclusiva .Observamos também que a arte esta presente em todas as coisas, todos os momentos, em todas as disciplinas do currículo.
Promover uma educação inclusiva através da escola(diretor, supervisor, orientador)e todos que fazem parte da escola.
Alfabetizar e desenvolver o conhecimento através da arte. 
Perceber a importância da arte na inclusão e formação do aluno.
Eleger a arte como promotora da socialização entre alunos sem e com deficiências.
 Dar oportunidades para as crianças com deficiências de desenvolver suas potencialidades e criatividade através da arte.
Inclusão através da arte
.
Abordaremos nesta cartilha como pode acontecer a inclusão de alunos com deficiências, em escolas e salas de aulas regular.
A direção, a supervisão, os professores os colegas e demais estudantes também irão levar para a vida lições fundamentais aprendidas no convívio com as crianças portadoras de deficiências. Tolerância, respeito, empatia e solidariedade são algumas das características que irão aparecer diariamente.
As formas de comunicação também tendem a se expandir, já que os colegas começam a identificar melhores meios de interagir com colegas deficientes. Seja ensinando, e cada um aprendendo no seu tempo, respeitando o tempo de uma criança autista, brincando de formas diferentes. Desde cedo, os alunos e todos os funcionários da escola perceberão que diferenças existem e é possível conviver com elas, sem preconceito e com acolhimento.
v
INSERIR IMAGEM QUE REPRESENTE O ASSUNTO DESENVOLVIDO NESTE ITEM
educacao.am.gov.br/exposicao-de-arte-favorece-a-inclusao-de-estudantes-com-multiplas-deficiencias
A preparação de professores para educação inclusiva
Corre-se o risco dos profissionais rotularem suas praticas atuais como inclusivas, apenas por terem um aluno especial em sua classe regular, sem nada modificar a sua didática de ensino.
Mas vale ressaltar, que hoje em dia a maioria das escolas já conta com profissionais capacitados na área de educação inclusiva . Obtendo assim, um ensino de maior qualidade a essas crianças, onde cada um no seu tempo aprende o que lhe foi passado. Contribuir para a inclusão, primeiro passa pela informação que devemos, entender e conhecer cada particularidade, para depois adaptar-se a situação e propor alternativas que foquem na possibilidade dos alunos e não em suas dificuldades.
 Porém, o professor precisa estar ciente de sua capacidade para tornar possível o processo inclusivo. Para isso, deverá buscar novos conhecimentos e melhorar sua formação, aprendendo novas formas de pensar e agir para atender as demandas exigidas em sua atuação profissional.
Os sistemas de apoio colaboram com o professor nessa tarefa, mas somente o educador, que está em sala de aula e conhece o processo de ensino e aprendizagem, a convivência com o grupo e a dinâmica de sua docência, poderá eleger os procedimentos de ensino.
Para que o projeto inclusivo seja colocado em ação, é necessário que o professor demonstre que está disponível e tenha atitude positiva para criar uma atmosfera acolhedora na classe. Porém, é preciso lembrar que esse novo desafio não deve ser encarado somente pelo professor. Ele deve pertencer a uma rede de apoio e sentir-se ajudado por toda a equipe de gestores e profissionais da educação especial.
Aqui abordaremos como os professores são preparados para uma educação inclusiva. A formação dos professores para uma pratica inclusiva e um meio de garantir uma aprendizagem adequada para esses alunos. 
v
INSERIR IMAGEM QUE REPRESENTE O ASSUNTO DESENVOLVIDO NESTE ITEM
https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fdesignacao-see-mg.com.br%2F2017%2F08%2F23%2Fcursos-para-professor-de-apoio-da-see-mg-saiba-quais-cursos-fazer%2F&psig=AOvVaw0dEHQXuHiKNpUEwAqSQ6ml&ust=1618531941494000&source=images&cd=vfe&ved=0CAIQjRxqFwoTCLi9lNv7_u8CFQAAAAAdAAAAABAE
Inclusão e papel de todos no âmbito escolar
Os alunos portadores de deficiências também devem participar da vida social da escola,quanto mais presentes estiverem, maiores serão as chances de uma boa aprendizagem.
Durante este processo fica evidente as concepções educacionais da escola, onde a orientação e a supervisão atuam no sentido de auxiliar na aprendizagem desses alunos incluídos e seguir parâmetros para que seus alunos tenham sucesso não somente naeducação, mas que também possam ser independentes e que adquiram um conhecimento para toda a sua vida
A inclusão escolar de crianças com necessidades especiais assume a cada ano, importância maior dentro da perspectiva de atender as exigências no processo de aprendizagem de renovação e de busca incessante de conhecimento. O gestor escolar tem um papel muito importante, pois e através de suas atitudes que a equipe se espelhara a fazer a inclusão e integração desses alunos. Ele e peça fundamental para o desenvolvimento pedagógico, pois ele e capaz de garantir abertura de novos espaços a transformação do cotidiano escolar , portanto, neste sentido deve ser o primeiro a ter consciência da importância da escola inclusiva.
.
Aqui vamos abordar como é feito a inclusão por meio das artes no âmbito escolar, como o professor é auxiliado no ambiente de trabalho, o que lhe proporciona motivação para trabalhar com qualidade de maneira a cuidar, integrar, reconhecer, relacionar-se com crianças com necessidades especiais e, que se diferenciam dos outros. 
 
v
INSERIR IMAGEM QUE REPRESENTE O ASSUNTO DESENVOLVIDO NESTE ITEM
https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Focp.news%2Fcolunista%2Fcolegio-marista%2Fescola-inclusiva-isso-e-marista&psig=AOvVaw1Q-2Bt1OuYDrsc3_SVB4bH&ust=1618536187956000&source=images&cd=vfe&ved=0CAIQjRxqFwoTCPCixbyL_-8CFQAAAAAdAAAAABAM
A arte que gera a inclusão
Como sabemos a arte vai muito além de pintar um desenho ou fazer um desenho ,ela abrange uma vasta área como complemento na aprendizagem, em todas as etapas e modalidades de ensino, esta muito presente em nosso cotidiano desde uma musica que ouvimos, em uma apresentação que é feita na escola ou até mesmo em um quadro pendurado na parede da sala.
Estar em contato com a arte desde cedo pode proporcionar aos alunos um desenvolvimento de vários aspectos importantes, como a sensibilidade, o senso de criatividade, além de potencializar as capacidades intelectuais e aprender a expressar suas emoções, onde crianças com deficiências aprendem e socializam muito melhor, pois muitas vezes só assim conseguem se expressar ,fazendo com que o professor reconheça e valorize esta forma de ensinar e aprender.
Nas aulas de artes ,propicia-se ao aluno sua inclusão, por meio de atividades em grupo, danças, jogos teatrais e em bandas da escola, desta forma aproxima-se o educando do legado cultural e artístico da comunidade e da humanidade, favorecendo ao mesmo tempo a aquisição do conhecimento dos aspectos mais significativos de nossa cultura em suas diversas manifestações.
A arte é o meio que aproxima o conhecimento cientifico ao mundo real do aluno.
v
https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fwww.riodasostras.rj.gov.br%2Fartistas-plasticos-consagrados-inspiram-mostra-da-educacao-inclusiva%2F&psig=AOvVaw2NqTPF3QqtJRxEvsiLUGz8&ust=1618779780183000&source=images&cd=vfe&ved=0CAIQjRxqFwoTCLiL1v2WhvACFQAAAAAdAAAAABAl
CONCLUSÃO
Portanto podemos observar e entender que a inclusão vai muito além de acolher o aluno especial na escola de ensino regular, mas também proporcionar a ele meios para o seu desenvolvimento e para que sua aprendizagem aconteça de forma espontânea.
Verificamos que a inclusão deve acontecer em todos os momentos por todo o grupo escolar garantindo assim um bem estar ao aluno, o que resultara em resultados positivos na sua aprendizagem, e o professor que atende esses alunos deve estar em constante aprimoramento, para que possa assim, ser um bom transmissor do conhecimento, de forma que seja bem aproveitada por parte do aluno suas aulas.
“
“
- Paulo Freire
https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fwww.frasesdobem.com.br%2Ffrases-sobre-inclusao&psig=AOvVaw2KbqGvTFb9oRgZUVHQgkmT&ust=1618781397580000&source=images&cd=vfe&ved=0CAIQjRxqFwoTCOjUvvechvACFQAAAAAdAAAAABAD
BIBLIOGRAFIAS
Foram utilizadas para elaboração desta cartilha imagem tiradas da internet com suas devidas referencias e pesquisamos na internet também sobre o assunto .