Buscar

Prévia do material em texto

1Através das pesquisas e dos estudos desenvolvidos por Woodward, para verificar os princípios da administração utilizados por cem empresas dos mais diferentes tipos de negócio, foram fundamentados por uma classificação das empresas em grupos, segundo o tipo de tecnologia de produção utilizada (três tipos: produção unitária, produção de massa, produção de processos ou automatizada) (RICHTER, 2016, p. 167). Sobre as conclusões de Joan Woodward com relação ao alcance da administração, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O alcance dos chefes de primeira linha aumenta a produção de unidades para a produção em massa e diminui desta para a produção em processo.
(    ) Os empregados dos níveis mais baixos das empresas que produzem por unidade e por processo tendem a fazer um trabalho altamente qualificado.
(    ) Um só chefe pode supervisionar o trabalho de um grande número desses empregados. No entanto, o maior número de chefes nas empresas tecnologicamente complexas exige serviços de apoio - para fazer o trabalho de escritório adicional.
(    ) Quanto maior a complexidade tecnológica da empresa, menor a complexidade do trabalho administrativo. Equipamentos complexos exigem mais atenção em termos de manutenção e programação da população para mantê-los funcionando com baixo índice de utilização.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: RICHTER, Rosana. Fundamentos e teoria organizacional. Indaial: UNIASSELVI, 2016.
A
V - V - V - F.
B
F - F - F - V.
C
V - V - F - F.
D
V - F - V - F.
2Em seus estudos, Taylor observou que os operários aprendiam a maneira de executar as tarefas do trabalho por meio da observação de seus colegas de trabalho, seus vizinhos de tarefa. Percebeu também que, pelo fato de aprender através da imitação e/ou repetição, condicionava os operários a adotarem diferentes métodos para fazer a mesma tarefa, assim como utilizavam uma grande variedade de instrumentos e ferramentas diferentes em cada operação. Ele, então, resolveu investigar o modo mais rápido e um instrumento mais adequado que os demais. Esses instrumentos podem ser encontrados e aperfeiçoados por meio de uma análise científica (CHIAVENATO, 2011). Com relação à Organização Racional do Trabalho - ORT -, analise as sentenças a seguir:
I- Análise do trabalho e do estudo de tempos e movimentos.
II- Divisão do trabalho e especialização do operário; desenho de cargos e de tarefas.
III- Aproveitamento da hierarquia para produção de excedentes e distribuição de ganhos.
IV- Conceito de homo economicus; condições ambientais de trabalho; Padronização.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
A
As afirmativas I, II e III estão corretas.
B
As afirmativas I, III e IV estão corretas.
C
As afirmativas I, II e IV estão corretas.
D
As afirmativas II, III e IV estão corretas.
3As teorias X e Y associam o efeito de motivação à atividade de liderança, cuja forma motivacional está centrada na "auto-realização" e na "satisfação das necessidades" (KWASNICKA, 2010). Sobre as Teorias X e Y analise as seguintes afirmativas:
I- A Teoria X considera que as pessoas são preguiçosas e indolentes por natureza, têm como convicção evitar os trabalhos ou tentam trabalhar o mínimo possível, sempre pensando nas recompensas salariais e/ou materiais.
II- A Teoria Y considera que as pessoas têm uma falta de ambição, muitas dificuldades de assumir responsabilidades, têm tendências de serem dirigidas, sentindo-se seguras nessa dependência. O egocêntrico pensa mais no seu bem do que no bem de toda organização.
III- Para as teorias X e Y, as pessoas não tendem a assumir riscos e garantir sua segurança. Elas têm uma grande dificuldade e resistência na aceitação das mudanças quando sugeridas.
IV- Para as teorias X e Y, as pessoas tendem a determinado tipo de comportamento dentro da organização, sendo visões opostas de agentes da administração presentes nos diversos níveis hierárquicos da instituição.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: KWASNICKA, E. L. Introdução à administração. 6. ed. 6 reimp. São Paulo: Atlas, 2010.
A
As afirmativas I e IV estão corretas.
B
As afirmativas II e IV estão corretas.
C
As afirmativas II e III estão corretas.
D
As afirmativas I e III estão corretas.
4Burns e Stalker desenvolveram uma pesquisa com 20 empresas na Inglaterra, visando verificar a relação que existe entre as práticas administrativas e o ambiente externo, cujos resultados levaram os pesquisadores a classificar as organizações como mecanicistas e organicistas (ANDRADE; AMBONI, 2009). Sobre as características das organizações mecanicistas, analise as sentenças a seguir:
I- Estrutura vertical por meio de uma minuciosa divisão do trabalho.
II- Sistema rígido de controle.
III- As decisões são tomadas em todos os níveis da empresa, de acordo com o tipo e a amplitude.
IV- Amplitude de controle do supervisor com menor número de empregados vinculados, em decorrência da divisão minuciosa do trabalho.
V- Ênfase nos princípios universais da Teoria Clássica.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: ANDRADE, Rui Otávio Bernardes de; AMBONI, Nério. Teoria geral da administração. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
A
Somente a sentença II está correta.
B
As sentenças I, III e V estão corretas.
C
As sentenças I, II, IV e V estão corretas.
D
As sentenças I, II e III estão corretas.
5Segundo Chiavenato (2011), a liderança tem uma função muito importante no desenvolvimento das pessoas. A liderança depende muito do comportamento do líder para que seja seguido e observado como um responsável na área da empresa que está executando suas tarefas. Os humanistas defendem que se pode dividir em vários ângulos a liderança. Sobre essa perspectiva humanista com relação à liderança, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
A
Liderança como um processo de redução da certeza de um grupo: tem como objetivo maximizar problemas de insegurança na execução dos trabalhos, melhorando o comportamento e a satisfação do subordinado.
B
Liderança como um fenômeno de influência interpessoal: se dá por meio da comunicação social, buscando objetivos comuns e a realização de tarefas da organização.
C
Liderança como um processo em função dos colaboradores: o líder deve realizar mudanças conforme sua visão sobre as situações e a própria perspectiva.
D
Liderança como uma relação funcional horizontal: os colaboradores são autoestrategistas na busca da satisfação e desenvolvimento de todas as pessoas que fazem parte da organização.
6Os estudos realizados na Teoria das Relações Humanas identificaram que as pessoas precisavam de necessidades básicas, gerando motivação no ambiente de trabalho, referentes ao comportamento humano na busca de objetivos profissionais e sociais. O homem, com o passar do tempo e suas necessidades, evoluiu em três aspectos essenciais para promover a motivação. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta estas necessidades:
A
Necessidades Humanas, Necessidades Técnicas e Necessidades de Conceituais.
B
Necessidades Fisiológicas, Necessidades Psicológicas e Necessidades de Autorrealização.
C
Necessidades Básicas, Necessidades de Segurança e Necessidades Sociais.
D
Necessidades Primárias, Necessidades Secundárias e Necessidades Terciárias.
7O modelo desenvolvido por Hawthorne buscou humanizar o trabalho das pessoas. Em 1924, através de uma pesquisa supervisionada por Mayo, buscou-se verificar a produtividade no local de trabalho dentro dos princípios da Teoria Clássica (RICHTER, 2016). Sobre as fases do modelo de Hawthorne, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Primeira fase.
II- Segunda fase.
III- Terceira fase.
IV- Quarta fase.
(    ) Trouxe para a organização um novo modelo de coordenação e a criação de entrevistas para identificar os problemas que eram gerados dentro da empresa.
(    ) Identificou-se que a parte psicológicado operário estava sendo afetada pelo fator iluminação.
(    ) Foi verificado que os funcionários, utilizando métodos poucos convencionais, após chegarem ao seu objetivo de produção, passavam a diminuir o ritmo de trabalho.
(    ) Percebeu-se que um trabalho em equipe com intervalos e um ambiente com iluminação adequada proporcionavam o melhoramento da produtividade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: RICHTER, Rosana. Fundamentos e teoria organizacional. Indaial: UNIASSELVI, 2016.
A
IV - III - I - II.
B
I - III - II - IV.
C
III - I - IV - II.
D
II - I - IV - III.
8O mundo está em constante e contínua mudança, e assim a teoria da administração também está em processo de transformação. Tudo ocorre de forma muito acelerada, sendo um dos grandes exemplos disso é o fenômeno da web (RICHTER, 2016). Sobre os três períodos que a Teoria da Administração passa, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para falsas:
(    ) No período Cartesiano e Newtoniano, houve a criação das bases teóricas da Administração iniciada por Taylor e Fayol, envolvendo, principalmente, a Administração Científica, a Teoria Clássica e a Neoclássica.
(    ) No período Cartesiano e Newtoniano, o pensamento linear e lógico predominou na teoria administrativa. Foi um período de calmaria e de relativa permanência no mundo das organizações.
(    ) A abordagem sistêmica trouxe uma nova concepção da Administração e a busca do equilíbrio na dinâmica organizacional em sua interação com o ambiente externo.
(    ) O período atual da Administração teve sua maior influência no movimento do desenvolvimento organizacional (DO) e na Teoria da Contingência. Foi um período de mudanças e de busca da adaptabilidade do mundo nas organizações.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: RICHTER, Rosana. Fundamentos e teoria organizacional. Indaial: UNIASSELVI, 2016.
A
F - V - F - V.
B
V - F - V - F.
C
F - F - V - V.
D
V - V - V - F.
9Considerada a escola mais eclética, a Teoria Neoclássica da Administração se preocupa com a prática administrativa e tem como ênfase a busca pelos objetivos e resultados organizacionais, também conhecidos como um movimento heterogêneo (CHIAVENATO, 2014). Sobre as principais características da Teoria Neoclássica, analise as afirmativas a seguir:
I- Ênfase em aspectos teóricos da administração, visando buscar de forma pragmática resultados concretos e tangíveis.
II- Praticamente todas as estruturas construídas na Escola Clássica são realinhadas e reestruturadas de acordo com a nova abordagem neoclássica.
III- Estabelecimentos de normas de comportamento operacional, considera os trabalhadores operacionais como peça-chave para que a organização obtenha o sucesso.
IV- Pressupõe que as organizações devem estar orientadas, dimensionadas e estruturadas, visando obter seus objetivos e resultados.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto - Introdução à teoria geral da administração. 9. ed. Barueri: Manole, 2014.
A
As afirmativas III e IV estão corretas.
B
As afirmativas II e IV estão corretas.
C
As afirmativas I e III estão corretas.
D
As afirmativas I, II e III estão corretas.
10"Os processos administrativos são também chamados funções administrativas ou funções gerenciais" (MAXIMIANO, 2008, p. 13). Sobre as funções administrativas, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Introdução à Administração. 7. ed. rev. e ampl. São Paulo: Atlas, 2008.
A
Planejar: deve estabelecer uma relação de execução do projeto, observando cada alteração que ocorre no presente.
B
Dirigir: também conhecido como liderar e realizar os processos ou atividades mediante o uso dos recursos humanos, materiais e financeiros, organizados nos processos anterior.
C
Organizar: delinear a estratégia e os caminhos para que no futuro possa se alcançar o êxito, prevendo os riscos e os possíveis problemas.
D
Controlar: fundamental para que o processo administrativo se consolide, o registro e a comparação dos resultados no final das atividades.
11(ENADE, 2015) Sistemas de Informação Gerencial (SIG) fornecem as informações necessárias para gerenciar com eficácia as organizações. Nesse sentido, gerenciar o volume de informações produzidas pelas organizações é um dos assuntos mais importantes nas operações de planejamento e controle. Portanto, é importante que todas as informações relevantes que estão dispersas na organização sejam reunidas.
OLIVEIRA, D. P. R. Sistemas de Informações Gerenciais: estratégias táticas operacionais. 14. ed. São Paulo: Atlas, 2011 (adaptado).
Considerando as ideias do texto, analise a seguinte situação hipotética:
Uma empresa familiar que produz equipamentos agrícolas está planejando ampliar sua linha de produtos. Hoje, os controles operacionais da empresa são manuais e não há integração entre os departamentos. O proprietário da empresa acredita que a implantação de recursos tecnológicos poderá propiciar sucesso na expansão pretendida.
Com base nessas informações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- A implantação de um programa ERP (Enterprise Resource Planning) por essa empresa tornará as operações mais eficientes e rápidas, facilitando o planejamento, o controle e a tomada de decisão.
PORQUE
II- O programa ERP proporcionará à empresa integração dos departamentos, possibilitando automação e armazenagem de informações de negócios.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
B
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
C
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
D
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
12(ENADE, 2015) Uma organização é um sistema de recursos que procura alcançar objetivos. Cada pessoa e cada grupo de pessoas têm atribuições específicas que contribuem para isso. As funções organizacionais são as tarefas especializadas que as pessoas e os grupos executam para que a organização atinja seus objetivos. O princípio que permite superar as limitações individuais por meio da especialização é denominado:
A
Amplitude de controle.
B
Hierarquização
C
Divisão do Trabalho.
D
Formalização.