Buscar

MOTIVA+ç+âO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A motivação nos remete a muitas perguntas e obviamente, não é considerada só nas grandes realizações. Ela está presente na nossa rotina, nos impelindo a ações especificas, mesmo quando parecemos parados.
MOTIVAÇÃO
Motivo ou motivação refere-se a um estado interno que pode resultar de uma necessidade. É descrito como ativador, ou despertador, de comportamento geralmente dirigido para a satisfação da necessidade instigadora. (Davidoff, 2001, p. 325) 
CONCEITOS
É um fator interno que dá inicio, dirige e integra o comportamento humano. (Murray, 1971)
Motivação = energia do comportamento. (Murray, 1971)
CONCEITOS
A motivação funciona em termos de forças ativas e impulsionadoras. Traduzidas por palavras, funciona como desejo e receio; o individuo deseja status, receia o ostracismo social, a ameaça à sua auto-estima. Além disso, motivação determina meta, para cujo alcance o ser humano gasta energias. (Chiavenato, 2000)
CONCEITOS
Referem-se a um estado interno que resulta de uma necessidade e que ativa ou desperta comportamento usualmente dirigido ao cumprimento de uma necessidade; são de natureza interna.
Motivos
Aplica-se a deficiências que podem basear-se requisitos corporais ou aprendidos ou, ainda , em uma combinação de ambos. A fome constitui a necessidade de busca pela comida, já a preferência pelo fast-food traduz uma necessidade criada pela sua oferta, pela mídia.
Necessidade
Motivos que surgem para a satisfação de ordens fisiológicas básicas (alimento ou água).
Impulsos
É usado para referir necessidades fisiológicas e para padrões de comportamento complicados que parecem ser de origem hereditária.
Instinto
Qualquer coisa que excita a atividade, de natureza externa (qualquer informação captada do meio externo que gere comportamento especifico) ou interna (dor, fome etc.)
Estímulo
O que incita, estimula, de natureza externa. No trabalho, por exemplo, podem ser incentivos para uma produção eficaz: remuneração justa, benefícios,bom clima organizacional, etc.
Incentivo
Atração emotiva exercida por um objeto ideal. Sua natureza é interna.
Hierarquia das necessidades de Maslow
Interesse
Necessidades fisiológicas
Necessidades de segurança
Necessidades sociais 
Necessidades de estima
Necessidades auto realização
HIERARQUIA DAS NECESSIDADES DE MASLOW

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais