Buscar

Aol4 Gast das Américas 1

Prévia do material em texto

Avaliação On-Line 4 (AOL 4) - Questionário
Nota finalEnviado: 03/10/21 19:07 (BRT)
10
· 
· 
Conteúdo do exercício
Conteúdo do exercício
1. Pergunta 1
A colonização dos Estados Unidos da América foi realizada pela Inglaterra a partir do século XVII. Mesmo antes da chegada dos ingleses, o território americano já era habitado por tribos indígenas, das quais podemos citar os comanches, os apaches, os cherokees, entre outras. Esses habitantes viviam em uma sociedade em que as principais atividades eram a caça e a agricultura. Logo, como primeiros habitantes da América e vivendo em uma sociedade de subsistência, foram os índios que ensinaram aos europeus como trabalhar a terra para o cultivo de alimento.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre gastronomia americana, é correto afirmar que os três alimentos que fundamentaram a alimentação dos índios americanos foram:
Ocultar opções de resposta 
1. soja, algodão e abóbora. 
2. trigo, cevada e centeio.
3. trigo, feijão e abóbora.  
4. milho, trigo e cevada.
5. milho, feijão e abóbora.
Resposta correta
2. Pergunta 2
Leia o trecho a seguir:
“Em meados do século XVIII, os acadianos (colonizadores franceses do Canadá) foram expulsos de suas terras pelos ingleses. Muitos viajaram para a região de bayous de Nova Orleans, na Louisiana, e ali se instalaram. Trouxeram sua língua e suas técnicas de cozinha, que se misturaram com ingredientes nativos para formar um novo estilo de cozinha. O nome ‘acadianos’ acabou se tornando ‘cajun’”
Fonte: INSTITUTO AMERICANO DE CULINÁRIA. Chef profissional. Tradução de Renata Lucia Bottini. 3. ed. São Paulo: Senac. 2009. p. 64.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre gastronomia e culinária regional, a cozinha cajun pode ser caracterizada como:
Ocultar opções de resposta 
1. uma culinária que utiliza temperos locais, com uma influência da cozinha francesa que pode ser percebida nos pratos com molhos cremosos e no uso da base roux, ervas, arroz, raízes e lagostin.
Resposta correta
2. uma culinária onde predomina a cozinha inglesa, com pratos desenvolvidos a partir dos ingredientes disponíveis na região de Nova Orleans, entre eles as carnes de caça e pimentas.   
3. uma culinária de influência europeia, onde se percebem as cozinhas alemãs, escandinava e russa, com pratos desenvolvidos a partir de ingredientes locais, como salmão e frutos silvestres.
4. uma culinária que foi desenvolvida pelos nativos da região de Louisiana e que utiliza na sua base pratos da cozinha africana com temperos fortes e molhos cremosos da cozinha francesa.
5. uma culinária multicultural, com a complexidade da cozinha local produzida, portanto, com alimentos nativos em pratos compostos por aves, milho, trutas, abóbora, milho e pimentas.
3. Pergunta 3
O estado da Louisiana é uma mistura das culturas espanhola, africana, francesa, alemã, italiana, inglesa e indígena. Os habitantes desse estado descendentes dos caribenhos, africanos, indígenas e espanhóis foram
chamados de creole. O termo creole, que tem como significado “nativo de algum lugar”, é de origem espanhola e também usado para definir uma das culinárias da região.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre gastronomia e culinária regional, pode-se afirmar que a cozinha creole é caracterizada como:
Ocultar opções de resposta 
1. uma culinária com a complexidade da cozinha africana com ingredientes da cozinha clássica francesa, em que prevalecem os sabores adocicados.
2. uma culinária com predileção por carne de peixe defumada, batatas e carne de caça, queijo azul e embutidos.   
3. uma culinária em que prevalecem as carnes de caça, os frutos do mar, com destaque para acompanhamentos de batata e amendoins.
4. uma culinária mais sofisticada, com a complexidade da cozinha europeia, de sabor refinado com a presença de peixes, frutos do mar e especiarias.
Resposta correta
5. uma culinária que utiliza ingredientes regionais, com toque tradicional dos temperos nativos e a presença de caldos e carnes picantes.
4. Pergunta 4
A região Meio Oeste teve sua expansão após os Estados Unidos conseguirem a sua independência e a maior parte do território foi colonizada a partir do século XIX e foi a partir da Guerra Civil Americana que as áreas se tornaram realmente habitadas pelos colonizadores. Além de chegarem da Europa, a maioria das pessoas vieram do Leste e trouxeram consigo as suas contribuições culinárias, seja pelos métodos de cocção, pela forma de se alimentar ou pelo uso dos seus ingredientes tradicionais.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre gastronomia e culinária regional do Meio Oeste, as contribuições culinárias, de um modo geral, foram:
Ocultar opções de resposta 
1. dos americanos, o método de cocção escalfado, dos escandinavos, o costume de comer sopas e caldos e, dos alemães e poloneses, o hábito de beber rum.   
2. dos americanos, o método de cocção na lareira, dos escandinavos, o costume de comer peixes defumados e ensopados e, dos poloneses e alemães, o hábito de beber cerveja.
Resposta correta
3.  dos americanos, o método de cocção a vapor, dos escandinavos, o costume de comer carnes suínas e carnes de caça e, dos poloneses e alemães, o hábito de beber vinho.
4. dos americanos, o método de cocção braseado, dos escandinavos, o costume de comer arroz e batatas e, dos alemães e poloneses, o hábito de beber uísque.
5. dos americanos, o método de cocção por fritura de imersão, dos escandinavos, o costume de comer guisados e, dos poloneses e alemães, o hábito de beber.
5. Pergunta 5
A região do Sudoeste dos Estados Unidos possui uma gastronomia que é reconhecida pela mistura de sabores, consequência de uma culinária desenvolvida pelos índios americanos e também pelos mexicanos. Logo, percebemos uma cozinha com temperos e sabores fortes.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre gastronomia e culinária regional, os alimentos e ingredientes que podem identificar a gastronomia do Sudoeste são:
Ocultar opções de resposta 
1. páprica, endro, manjericão e alho.
2. pimentões, pimentas, alho e salsa.
3. cominho, orégano, coentro e pimentas.
Resposta correta
4. curry, pimentas, canela e cravo.
5. cebola, orégano, manjericão e milho.   
6. Pergunta 6
Leia o trecho a seguir:
“Para alguns imigrantes, os alimentos de seus países nativos desempenham papel importante, pois era uma forma tangível de reter a identidade cultural em terra estrangeira. Mesmo hoje, as pessoas do Sudeste têm enorme orgulho de sua região e história.”
Fonte: INSTITUTO AMERICANO DE CULINÁRIA. Chef profissional. Tradução de Renata Lucia Bottini. 3. ed. São Paulo: Senac. 2009. p. 62.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre gastronomia e culinária regional, é correto afirmar que o churrasco típico da região Sudeste dos EUA consiste em:
Ocultar opções de resposta 
1. aplicar cebola e ervas em uma peça de carne de depois assar durante uma hora em fogo a céu aberto.
2. aplicar um tempero líquido em uma peça de carne e depois assar lentamente em fogo a céu aberto.
3. aplicar, em um pedaço de carne, tempero seco e marinar durante quatro horas e após assar em fogo a céu aberto.
4. aplicar um tempero seco ou líquido em um pedaço de carne e assá-lo lentamente em fogo a céu aberto.
Resposta correta
5. aplicar um tempero seco à base de purê de tomate em um pedaço de carne e assar em fogo a céu aberto.   
7. Pergunta 7
Leia o trecho a seguir:
“A cozinha texana é muito variada, e os habitantes do Texas gabam-se de ter quatro estilo distintos: o norte do estado, com característica do velho Sul. O Leste texano favorece alimentos semelhantes àqueles da região do Golfo. A culinária do centro do Texas tem suas raízes na herança dos colonizadores ingleses e alemães. O sul do estado sofreu forte influência mexicana (caracterizada por pratos comumente chamados tex-mex).”
Fonte: INSTITUTO AMERICANO DE CULINÁRIA. Chef profissional. Tradução de Renata Lucia Bottini. 3. ed. São Paulo: Senac. 2009. p. 65.
Considerando essas informações e o conteúdo estudadosobre gastronomia e culinária regional, os alimentos e ingredientes que podem identificar a culinária Tex-Mex são:
Ocultar opções de resposta 
1. tortillas, cutlets e carne suína. 
2. nachos, feijões e carne de vaca.
Resposta correta
3. especiarias, roast e frutos do mar. 
4. tacos, butternut e carne de caça.
5. chilli, acom e aves.
8. Pergunta 8
Os Estados Unidos da América são formados por 50 estados distribuídos por regiões organizadas considerando aspectos políticos, geográficos, sociais e econômicos. Em cada uma dessas regiões, encontramos atividades econômicas específicas, sendo que o setor de criação de gado e a agricultura do país são considerados um dos maiores do mundo.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado, analise os estados americanos apresentados a seguir e associe-os com suas respectivas atividades econômicas.
1) Califórnia.
2) Flórida.
3) Carolina do Norte.
4) Kansas.
( ) Estado produtor de tabaco, carne suína, frango e peru.
( ) Estado produtor de uva, alface, amêndoas e produtos lácteos.
( ) Estado produtor de milho, soja, trigo, produtos lácteos e gado de corte.
( ) Estado produtor de laranja, gado de corte, açúcar.
Agora, assinale a alternativa que apresente a sequência correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 3, 1, 4, 2.
Resposta correta
2. 1, 4, 3, 2.
3. 4, 3, 1, 2.
4.  2, 3, 1, 4.   
5. 3, 2, 4, 1.
9. Pergunta 9
As culinárias creole e cajun se desenvolveram na Louisiana e ambas tiveram influência principalmente da cozinha francesa, espanhola, além da portuguesa, africana e caribenha. Enquanto a cozinha creole é mais complexa e se baseia na culinária mais clássica europeia, a cozinha cajun apresenta sua base com ingredientes da cozinha francesa, no entanto é mais rústica e simples.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre gastronomia e culinária regional, os pratos que representam a cozinha creole e cajun são:
Ocultar opções de resposta 
1. Clambakes, sugaring off e kulach bread.
2. Codfish, har shelled crabs e corned beef.
3. Halibute, king crab e kimchee.   
4. Boudin, gumbo e Jambalaya.
Resposta correta
5. Baked beans, three salad e black bean soup.
10. Pergunta 10
A região da Califórnia, do Oregon e do estado de Washington é banhada pelo Oceano Pacífico em uma extensão de 3.200 quilômetros. O clima da região proporciona o cultivo de milho e trigo. Toda a região sofreu influência de imigrantes que vieram de diversas regiões da Europa e Ásia.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a gastronomia e culinária regional, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) A região da Califórnia, do Oregon e do estado de Washington recebeu elementos da culinária inglesa, escandinava, chinesa, japonesa e alemão, além da herança dos nativos americanos.
II. ( ) A culinária do estado do Oregon apresenta contribuições da cozinha russa, francesa, basca e escandinava, com a presença de preparações com salmão, alcachofra e frutas silvestres.
III. ( ) Foram os índios americanos que habitavam a região de Washington que ensinaram aos colonos como dominar o cultivo de uvas e desenvolver a pecuária de gado de corte.
IV. ( ) A Califórnia é considerada um dos maiores produtores agrícolas dos Estados Unidos e se destaca por apresentar uma gastronomia que valoriza a utilização de produtos locais.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Ocultar opções de resposta 
1. V, V, F, V.
Resposta correta
2. F, F, F, V.
3. V, V, F, F.   
4.  F, V, V, F.
5.  V, F, F, V.
Ajuda para a página atual
Cursos carregados com sucesso
1111111111

Outros materiais