Buscar

Para melhor fixação, apresente um exemplo prático de um processo de comunicação ineficiente que gerou perdas (não apenas financeiras) para organização

Com a compreensão do processo de comunicação em projetos, proponho fazer uma análise de quais ferramentas do gerenciamento da comunicação podem auxiliar o gerente de projetos na gestão da comunicação. Para melhor fixação, apresente um exemplo prático de um processo de comunicação ineficiente que gerou perdas (não apenas financeiras) para organização. Ao final disponibilize seu trabalho no fórum da seção.

💡 2 Respostas

User badge image

Raquel Gomes

Queria saber
0
Dislike0
User badge image

Lucilene Rodrigues

O gerenciamento da comunicação em projetos é uma área crítica que deve ser cuidadosamente planejada e executada pelo gerente de projetos. A comunicação ineficiente pode levar a atrasos, conflitos, perda de confiança, retrabalho e até mesmo ao fracasso do projeto. Portanto, é essencial que o gerente de projetos utilize ferramentas adequadas de gerenciamento da comunicação para garantir que as informações sejam compartilhadas de forma eficaz e eficiente entre todas as partes interessadas.

Uma das principais ferramentas de gerenciamento da comunicação em projetos é o Plano de Comunicação. O Plano de Comunicação é uma documentação que descreve as informações que devem ser comunicadas, o formato, o momento, o responsável e a frequência da comunicação. O Plano de Comunicação ajuda a garantir que as informações sejam compartilhadas de forma adequada e eficaz, levando a um melhor desempenho do projeto e a uma maior satisfação das partes interessadas.

Outra ferramenta importante de gerenciamento da comunicação é o Registro de Questões. O Registro de Questões é um documento que registra todas as questões levantadas pelas partes interessadas durante o projeto. O registro de questões ajuda o gerente de projetos a monitorar as questões levantadas e a tomar ações corretivas adequadas para resolvê-las. Além disso, o Registro de Questões também ajuda a garantir que as partes interessadas sejam informadas sobre as ações corretivas tomadas.

Um exemplo prático de um processo de comunicação ineficiente é o caso do desastre ambiental causado pelo derramamento de petróleo da BP em 2010. A falta de comunicação eficaz entre a BP, seus fornecedores e as autoridades governamentais levou a atrasos na contenção do derramamento e na limpeza das áreas afetadas. A falta de informações claras e precisas também levou a uma perda de confiança por parte das partes interessadas, incluindo a comunidade local e as organizações ambientais. Como resultado, a BP enfrentou não apenas perdas financeiras significativas, mas também um enorme impacto em sua reputação e imagem pública.

Para evitar casos como esse, é fundamental que o gerente de projetos utilize as ferramentas adequadas de gerenciamento da comunicação, como o Plano de Comunicação e o Registro de Questões. Essas ferramentas podem ajudar a garantir que todas as informações relevantes sejam compartilhadas de forma adequada e que os problemas sejam resolvidos rapidamente. Dessa forma, o gerente de projetos pode garantir que o projeto seja concluído com sucesso, dentro do prazo e orçamento previstos, e com a satisfação de todas as partes interessadas

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais